Sindroma de cushing

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sábado jan 17, 2009 11:59 pm

Boa noite ,

O meu Snoopy está doente :( !
Parece que tem "Sindroma de Cushing".
Fez analises hoje e vai fazer uma ecografia na proxima terça feira para confirmar o diagnostico.
Segundo o VET, caso se confirme, não será uma situação incuravel, pois parece que há medicação que controla a doença , medicação essa que terá que ser feita todos os dias e por toda a vida do Snoopy.

Gostaria se saber se algum dos foristas tem alguma experiencia em situação identica, se os animais reagem bem á medicação etc....

Vou pesquisar sobre a matéria, mas não há como saber de quem vive a experiencia...

Muito obrigado pela v/ ajuda
Cumprimentos
Cristina
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo jan 18, 2009 12:15 am

Tive um cão com essa doença, morreu em Outubro passado com insuficiência renal e falência hepática.

O síndrome de Cushing é causado por um tumor de desenvolvimento lento que se pode localizar na hipófise ou nas glândulas supra-renais. O seu nome "técnico" é hiperadrenocorticismo. Quando ele surge, a hipófise desregula-se e começa a produzir gluco-homonas em excesso, sobretudo a cortisol. As supra-renais aumentam de tamanho, só uma ou as duas, o que é detectado pela ecografia. O cão pode vir a tornar-se diabético. O fígado começa a funcionar mal e os rins ressentem-se. O animal começa a manifestar um apetite devorador, comendo tudo o que encontrar pela frente, quer em casa, quer na rua, e engorda excessivamente. Também poderá começar a desenvolver cataratas.

Sim, há um medicamento que o cão tomará para o resto da sua vida, depois de devidamente doseado conforme a resposta individual. Com o meu, infelizmente, já não fomos a tempo...
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo jan 18, 2009 12:23 am

Já tinha ouvido falar precisamente aqui no forum.
Fiz uma pesquisa e encontrei o tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=cushing
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
jujubele
Membro Veterano

domingo jan 18, 2009 12:55 pm

Obrigado pelas v/ respostas.
Já pelo menos há dois anos que venho estranhando certos sintomas estranhos que o VET dizia serem normais.
Sempre achei estranho a gordura que o Snoopy acumulava na barriga que o VET dizia ser de ele comer muito.
O facto do Snoppy estar muitas vezes a arfar mesmo estando frio. O Vet dizia que era de ele estar muito gordo. Escultava-o e dizia que o coraçao estava normal... O que é certo á que o Snoopy continuava bem disposto e com a hiperactividade e boa disposição caracteristica....E um apetite voraz.

Comecei a estranhar ele nos ultimos dias se ressentir quando lhe levantava as patas trazeiras para o limpar quando ele vem da rua... ele gania baixinho, por vezes parece que as patas não tem tanta força....
Falei com o VET que disse poder ser reumatico , ele já tem 10 anos e o tampo frio etc....

Comecei a pesquisar na NET e perante todos os sintomas que ele vem apresentando , acrescidos de beber muita agua, cheguei ao Cushing...

Ontem fui com ele ao VET e falei no Cusnhig.... Fez analises ao sangue ´e o valor do figado estava a 1500 quando deveria ser inferior a 130...
Com valores desses ou um tumor no figado ou Cushing...

O açucar e os valores do rim estao normais, só o figado está alterado.
Vai fazer ecografia segunda ou terça feira e se for realmente cushing tem que tomar medicaçao para toda a vida.
Segundo o VET será medicaçao muito cara atendendo ao peso do cão (+ de 40 kg. de peso) Custará mais de 150 euros por mes....
Vamos ver ....Como se custuma dizer "vão os aneis mas fiquem os dedos"
E o Snoopy é um dedo muito importante em todo o meu corpo, que é a FAMILIA!
Darei noticias logo que souber mais informaçoes-
Mais uma vez obrigado.
LucNun
Membro Veterano

domingo jan 18, 2009 2:13 pm

Com esse valores de fígado, as perspectivas não são as melhores, lamento dizê-lo.

E o que contou em relação ao vet foi exactamente o que se passou com o meu cão e me levou a mudar de médico, pois um profissional que desvaloriza sinais tão evidentes ou não está para se ralar, ou é mesmo incompetente. Eu não ficaria sossegada e não confiaria muito daqui em diante...

Fique atenta à cor da urina do seu cão: com o fígado nesse estado, não se admire se ele fizer xixi castanho e tiver diarreias quase pretas.

O medicamento é caro, sim. Mas tem de ser cuidadosamente balanceado, pois é muito agressivo para o fígado e os rins do cão.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
jujubele
Membro Veterano

domingo jan 18, 2009 7:14 pm

Por enquanto a urina do Snoopy é clara e as fezes são normais, ele está bem disposto, não vomita.

Acho que o problema deste VET é inexperiencia mesmo, pois é jovem e nunca lhe deve ter aparecido nenhum caso identico... Uma coisa é o que aprendem nos livros a outra é a pratica...

A culpa tambem é um pouco minha porque deveria á mais tempo ter consultado um outro vet mas acomodei-me um pouco visto este ter o consultorio mesmo ao lado da porta do meu predio.
Passamos a vida a correr é o emprego o cuidar da casa do marido e dos filhos e então acomodamo-nos e quando eles nos dizem que está tudo bem queremos acreditar que é verdade e que só estamos a ser paranoicos...
:cry:
Vou estar mais atenta, procurar informar-me o mais possivel acerca desta doença e esperar pela ECO para se confirmar o diagnostico e se vir necessidade irei procurar outra opinião médica ouvi dizer que há optimos veterinários na Clinica João XXI...não sei se será verdade...

Não vou desistir do meu Snoopy, mesmo que custe os olhos da cara não vai ficar sem tratamento....

Agradeço o v/ interesse e todas as experiencias que me possam ajudar, mesmo no que diz respeito a bons VETs e medicação a usar nesse caso particular.

Obrigado
Cristina
LucNun
Membro Veterano

domingo jan 18, 2009 7:28 pm

A Jujubele é de Lisboa? E se for, por acaso não será da zona de Benfica?

É perfeitamente compreensível o seu "comodismo", mas infelizmente quando surgem doenças graves nos nossos animais temos mesmo de arranjar tempo para eles, já basta a falta de informação que temos a respeito delas... :(

Vou enviar-lhe uma MP com os dados dos meus vets.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
jujubele
Membro Veterano

domingo jan 18, 2009 7:38 pm

Obrigado.
Moro na Povoa de Sta.Iria perto de Alverca.
Agradeço que me envie os contactos de bons vet's.
Será sempre bom quando tiver os resultados da ECO junto com as analises procurar uma segunda opinião.
jujubele
Membro Veterano

segunda jan 19, 2009 10:57 am

Mais alguma experiencia?
Responder

Voltar para “Cães”