Reportagem da BBC na SICNOTICIAS sobre cães de raça?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

segunda jan 19, 2009 12:30 pm

Eu não percebo nada do assunto, mas já defendi esta ideia...

"Houve cães com boas classificados que ultrapassaram o limite de 65cm. Mas se fosse juiz não prejudicaria um cão porque tem 66cm ! não veria mal um limite mais alto ,por exemplo 67cm e daí haver penalisações. "

Um escalão é um escalão...

Eu veria mal e desclassificava o cão de imediato e nem sei o que é um SZ H VV XPTO...

Isso é como ir lutar na categoria dos pesos 75 a 80 kilos e ter 81 kilos... é bom lutador, não deixa de o ser, mas tem que lutar nos 80 a 85.

Se o pastor tem 65 maximo, tem que continuar a ter, a solução é criar com os que cumprem os requesitos... foge do escalão... nao é apto para criar, é bonito, pode ate ter um temperamento bom, mas não está no escalao.

Eu penso que ou se é assim radical ou qq dia tenho um pastor alemao do tamanho de um dogue alemao.

"Você quer um Pastor Alemão ou um cavalo ?"
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jan 19, 2009 12:47 pm

Ok, já estamos a falar de temas que interessam à raça e não de questões pessoais.
Porque é que os pastores negros são um bom princípio, se sempre existiram?
Sr.Sousa Do ponto de vista da variedade genetica.qualquer limitação que se faça vai de uma certa maneira limitar também a variedade genetica
Os pastores pretos sempre existiram, tal como os que têm pelagens admitidas pelo standard. O problema é que, sobretudo nas linhas de beleza, esses cães não são utilizados na reprodução. Assim de momento não me lembro de um cão preto a ser utilizado nas linhas de beleza, e mesmo cães cinza nos ultimos anos só me lembro de um, o Timo v. Berrekasten e alguns dos seus filhos, como o Unfull v Haus Cliff. De modo que por muita variedade que haja se não se fizer uso dela (o que tem custos) é a mesma coisa que não haver.

Houve cães com boas classificados que ultrapassaram o limite de 65cm. Mas se fosse juiz não prejudicaria um cão porque tem 66cm ! não veria mal um limite mais alto ,por exemplo 67cm e daí haver penalisações.
Grande parte dos cães mais utilizados na reprodução têm bastante mais que 67 cm, embora pareça que o SV tem tentado nos últimos anos contrariar essa tendência. Isso é criar fora do estalão. Por outro lado, em termos de korung admite-se uma variação de 1 cm, portanto os tais 66 cm, para atribuir o Korung de 1ª, isso está regulamentado.

Quanto aos tais 67 cm, discordo, uma vez que o excesso de peso e tamanho retira funcionalidade ao cão. Para além de, ao admitir-se 67 cm se estar a dar uma indicação aos criadores para apostarem no aumento do tamanho, e pouco tardaria em que começassem a aparecer cães de 69, 70cm...
.Olhe, obrigação de testes de ADN é um exemplo!
mas neste asunto gostaria de saber o que pensa e o que aconselharia,que caminho deveriamos seguir ?
A questão do ADN, no meu entender, é importante apenas para garantir a ascendência dos cachorros, e portanto evitar ninhadas com falsas paternidades. Penso que seria uma medida positiva, embora por cá ache que há outras prioridades, dado o estado de que partimos. No entanto, é já possível requerer a execução de testes de ADN em caso de dúvidas sobre a paternidade de um cão. Daí que não entenda a implementação dessa medida como uma coisa prioritária em Portugal.
jjri
Membro
Registado: domingo jun 01, 2008 11:41 pm

segunda jan 19, 2009 1:04 pm

Sr.Sousa ,o problema é este ,fala-se em 67cm e já falam em 70cm.Estica-se a corda e arrebenta. Entendo mas, penso que 65cm é pouco e 70 cm demasiado ,por isso o nº67cm como tecto maximo.

Sr.Sousa ,diga a nós todos que lemos o forum o que acha que seria prioritario fazer no PA ?

Sei que tem ideias ,partilhe conosco.

Abraço
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

segunda jan 19, 2009 1:06 pm

Bom dia a todos.

Sr José Carlos na minha opinião o ADN seria essencial, devido a tudo o que expôs aqui. Penso que pode referir alguns pontos tal como disse prioritários ao ADN, mas não será assim tão dificil aplicar este processo, que aliás penso que já deve estar em curso. E claro está, algo que melhore a criação será sempre bem vindo.

Quanto ao crescimento, o que se está a passar com a raça e com muitas outras, também é verificável em toda a natureza nas mais variadas espécies. O crescimento é natural, cada vez os animais estão maiores. Vejamos o caso dos humanos, existem variados estudos que comprovam que estamos a crescer.

Tenho como opinião que os animais adequam-se ás suas necessidades, e se estes estão a crescer é porque o necessitam. Por outro lado tocou no ponto essencial , será que o pastor alemão ao ficar mais alto perderá a sua funcionalidade ?

Até que ponto a selecção artificial poderá ajudar a manter o pastor alemão no seu estalão?

Muito Obrigado
Diogo Sá Campos
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 19, 2009 2:12 pm

Quanto ao tamanho dos cães, é óbvio que, como disse o Diogo, as condições ambientais, sobretudo a alimentação, podem ser a explicação para o aumento de tamanho. Para mim a questão é saber se se deve combater essa tendência, e a minha opinião é muito clara - acho que sim. Sendo o PA um trotador e um cão criado para o trabalho, acho que um aumento de estatura e consequentemente de peso iria prejudicá-lo no trote e retirar-lhe agilidade, como parece óbvio deduzir. Daí que me pareça que o aumento da altura no PA arrastará também uma perda de funcionalidade, da mesma forma que as hiper-angulações traseiras, agora também já menos "na moda", prejudicam o desempenho do cão.

Respondendo ao Diogo, penso que a solução para o problema será afastar da criação cães que sobrepassem claramente os 60 (F)/ 65(M) cm. Como disse antes a questão da altura já está suficientemente regulamentada para obtenção do Korung de 1ª, é preciso é pô-la em prática e não fazer vista grossa na altura de julgar os exemplares. Sabemos que isto mexe com muitos interesses instalados, mas não assumir uma posição firme não fará mais do que agravar o problema.

Quanto ao ADN concordo que é uma medida positiva, mas em Portugal e pelo que se tem lido neste forum, há questões muito mais urgentes a resolver, como seja um combate à displasia de anca e cotovelo, por exemplo. Dado que o clube da raça dispõe, ao que julgo, apenas de uma minoria de criadores, talvez fosse bom trabalhar junto do CPC no sentido de não serem registadas ninhadas oriundas de progenitores sem os despistes, o que será tarefa difícil visto uma vez mais se afrontarem interesses financeiros e um certo facilitismo reinante.

O problema mais precupante que eu vejo no PA de beleza a nível internacional é sem qualquer sombra de dúvida (pelo menos para mim) o afunilamento genético e, talvez por isso, a frequência de exemplares com mau temperamento. E atendendo a que este tipo de defeitos têm uma taxa de transmissão genética da ordem dos 50%, ou se tomam medidas decididas para resolver o problema, ou ele cada vez será mais difícil de combater. É hoje muito complicado investir num cachorro de PA, porque não se têm as garantias de antes quanto à fiabilidade do seu temperamento. Este estado de coisas, e a ausência de prioridades dos compradores, vêm transformando paulatinamente o PA de beleza num cão de companhia.
jjri
Membro
Registado: domingo jun 01, 2008 11:41 pm

segunda jan 19, 2009 2:50 pm

Penso que o Diogo ,o Ricardo e Sr.Sousa falaram de uma coisa interessante . Aceitando PA, maiores e com mais peso ,pode-se alterar as capacidades funcionais reconhecidas no PA . É dado adquirido que existe evolução no tamanho e acho que a deveremos aceitar-las mas ,o limite será o momento em que esta evolução em tamanho poderá prejudicar o PA em funcionalidades adqueridas.
Pergunto se 2 cm ,os tais 67cm,terá impacto na funcionalidade do cão ?

Outra coisa importante é um tema abordado pelo Sr.Sousa que é o que o comprador procura e como aumentar o seu nivel de exigencia ?
O que é que o comprador dá preferência? à beleza ou a funcionalidade do PA ?

Mas neste assunto ,todos os que gostam dos PA podem dar informação a esse nivel no sentido que o nivel de exigência dos potenciais compradores seja mais elevado ou informado e que, saiba valorizar mais o que quer comprar ou que está a procura.
Falando do assunto aqui no forum ajuda porque há muita gente que vem dar aqui uma espreitadela!

Agora ,o CPC ,clubes de raça,revistas da especialidade podem também ajudar mas, é ao CRIADOR que lhe cabe o papel mais importante que é saber valorizar o seu produto explicando ao comprador o que tem de bom os seus cães e o quanto foi necessario investir em tempo e dinheiro para conseguir aquilo que ele neste momento está a propor vender-lhe.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 19, 2009 5:26 pm

A questão do tamanho/peso acho que não levanta dúvidas: para um trotador qualquer acréscimo de peso lhe diminui a capacidade de trote. E sendo o PA um trotador... Por outro lado, a um acréscimo de altura corresponde uma diminuição da agilidade, e isto é nocivo para um cão que se quer polivalente.

Não podemos ter uma altura no standard e passar olímpicamente sobre ela como se não existisse. Aqui não se trata de gostos pessoais, trata-se de criar segundo o estalão, que é obrigaçao de todo o criador. Se cada criador se marimbasse para o estalão e criasse segundo os seus próprios critérios, imagine-se o que não seria...

A questão dos compradores é a ignorância do que deve ser um pastor alemão. Aqui há 30 anos comprava-se um cachorro e tinha-se a certeza de que seria um fiel guarda da casa e um defensor da família. Quem é que hoje pode ter essa certeza ao comprar um cachorro de linhas de beleza?
hdamaso
Membro Veterano
Registado: terça jan 15, 2008 5:57 pm

quarta fev 25, 2009 8:22 pm

Sempre tive uma certa desconfiança... Afinal o conhecido Pastor Alemão é perigoso ou não? :|
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta fev 26, 2009 9:24 am

Bom Dia a todos os foristas....

É perigosíssimo caro hdamaso..... é cada um..... fuja deles......
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta fev 26, 2009 2:04 pm

jcsousa Escreveu: (... a frequência de exemplares com mau temperamento. E atendendo a que este tipo de defeitos têm uma taxa de transmissão genética da ordem dos 50%, ...)
Aproveito este tópico (esperando que o autor do mesmo não se importe) para colocar duas questões:

- Posso deduzir que esta percentagem de transmissão genética dos desvios ao temperamento é extensível a outras raças, por se tratar da mesma espécie? Independentemente de querer aprender, tento sempre particularizar no cocker (inglês), raça sobre a qual tento saber sempre mais.
- E sobre as displasias, deve fazer-se o despiste em todas as gerações ou pode saltar-se alguma?

Que leituras poderia fazer para saber mais sobre estes assuntos? Não é fugir ao trabalho de procurar (embora seja sempre um pouco) mas como não tenho conhecimentos suficientes para excluir fontes, sempre era uma ajudinha.

Cumprimentos,
claudialobo
Registado: quinta set 20, 2012 11:11 pm

quinta set 20, 2012 11:24 pm

Falaram-me hoje dessa reportagem/documentário da SIC Noticias e tive entretanto oportunidade para ver.... acho que nesse lado, os cães são um bocado como as pessoas, umas nascem para viver cheias de problemas e outras raramente ou nunca têm problemas de saúde.
Eu tenho um PUG ainda cachorro mas que não tem tido problemas nenhuns como me diziam, para não ficar muito tempo ao calor/sol porque pode desmaiar etc..., o cão adora sol e adora dormir ao calor e corre imenso seja com 10º ou com 30º.... tenho vários amigos com Pug's, com 6 anos, com 2 anos etc... e são super saudáveis que nunca tiveram problemas de saúde, vejo imensos em Lisboa, por outro lado conheci uma senhora que tem um e que o cão teve problemas de pele, problemas respiratórios, fungos no nariz, etc...!

Ontem estavam dois Bulldogs Franceses na praia, debaixo da torreira do sol (mais de 30º) e brincaram e correram horas e horas e fala-se que tenham os mesmos problemas que os Pugs....

Não me querendo focar apenas nos Pug's, aqui há uns anos tive um Doberman que infelizmente morreu de cancro com 6 anos tal como todos os irmãos (problemas de ninhada?) .... na altura o rótulo dos Doberman era que ficavam malucos em adultos.... nunca tive problemas nesse sentido com o meu, era um óptimo cão e tenho imensa pena do que ele sofreu aquando da doença....

Uma amiga minha teve um pastor alemão durante muito anos que era lindo e tão bem educado, até o elevador ele chamava para irem à rua.

Por isso, acho que com tudo o que possam dizer, é preciso é ter sorte com o animal que se tem em casa, são exactamente como as pessoas, uns faceis de ensinar, outros mais desconfiados, outros com mais problemas de saúde outros sem nenhuns!!!! Eu estou feliz com o meu Pug, e é a minha maior felicidade, é uma alegria e muito brincalhão, ao contrário do que dizem.

Espero não ter fugido muito ao tópico mas precisava de dizer isso....os cães ficam na moda e parece que aparecem logo o lado mau da raça.

Cumprimentos a todos
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”