Recebi um email da minha irmã, que vive na Figueira da Foz, que passo a citar:
Ora bem, arma tranquilizante não se arranja, já o disse à minha irmã, e a solução para o cão ferido vai mesmo ser o abate a tiro o quanto antes. Escusam de criticar, porque quem o fizer dê corda aos sapatos e vá lá buscar e tratar o cão.Não sei se já te tinha falado numa ninhada (já quase adulta agora) de cães que andam a vaguear aqui pela fábrica desde que nasceram.
Esta ninhada, tal como a respectiva mãe, são praticamente selvagens e não permitem qualquer contacto com seres humanos, chegando mesmo a ser agressivos para quem "invade" o seu espaço. Como é "óbvio", já houve quem desse ordem para os fazer desaparecer... algumas pessoas, a D.******* entre elas (claro), andam a tentar apanhá-los à base de tranquilizantes e acompanhados pelo vet de Condeixa, mas mesmo ele disse que nunca tinha visto um cão a resistir tão descontraidamente a uma dose (elevada) de tranquilizante. Ainda assim, não desistem...
O pior é que houve no fim-de-semana um ANIMAL da espécie humana que deu com um ferro na cabeça de um dos cães e partiu-lhe o maxilar todo, deixando o animal com as queixadas caídas e a língua "ao pendurão". A D. ******* estava-me a contar isto e as lágrimas a rebentarem-lhe nos olhos, tal é o estado do cão... diz que é indiscritível...
Apenas ela e mais duas pessoas andaram hoje de manhã a tentar apanhá-lo, mas ele corre que se mata e tem sido impossível. Pediram recursos a quem os podia fornecer (uma rede pelo menos para atirar para cima do cão), mas ninguém quer saber. Agora ao almoço ela pediu ao Dr. ******* (vet municipal) se ele podia cá vir com uma arma tranquilizante, já que ele é o único legalmente autorizado a possuir uma, mas ele disse logo que não tinha e deu um ar de "quanto menos souber melhor"...
A única certeza é que o pobre cão não pode ficar assim, e com a escassez de recursos estão a pensar trazer uma arma e dar-lhe um tiro mortal. Custa, mas custa mais o animal ficar assim e definhar até morrer...
Será que há alguém no fórum que tenha, ou conheça quem tenha, uma arma e tranquilizantes que nos possa trazer com a máxima urgência?
Por favor faz-me um post no fórum com este texto e o maior destaque possível, já que eu não tenho net aqui agora, e vai-me dando um feedback.
Os outros, apesar de selvagens, o vet não quer desistir dele, e tentar uma sociabilização para futura adopção.
Dentro das hipóteses que eu dei à minha irmã, ela respondeu-me o seguinte:
Alguém tem sugestões para apanhar estes animais antes que lhes aconteça o mesmo que aconteceu a um dos irmãos????Sim, eu sei que a adopção é um risco, mas penso que o vet de Condeixa quer tentar sociabilizá-los antes de os abater. E se se tiverem que abater, então que seja de uma forma tranquila e não a tiro...

Obrigado
Xuga
Editado para colocar o NIB: