Bem relativamente ao assunto com que o topico foi aberto, compreendo muito bem a forista, tambem cresci com alguns familiares que acham que os animais sao fora de casa a comer o que calha e que cada um se salve como puder, e se estiver a chatear muito "arrumar" com ele! Talvez por ter visto coisas assim e por ter sofrido tanto com elas, que hoje amo animais, e acho que devo cuidar dos que posso (embora neste momento nem do meu consiga cuidar sem ajuda, mas isso sao outros 500 da vida).
Comparo sem duvida um animal a um familiar, nao digo que seja para mim mais importante o meu cao do que a minha mae, o meu pai, o meu marido, mas ele é tãão importante para mim que consigo compara-lo claro, nao é incomparavel como para outras pessoas, isso nao

Mas posso dizer que ha uns 8 anos atras, chorei muito mais com a morte de uma cadelinha minha, a peludinha, do que com a morte da minha avó paterna, e porque? Porque a minha avo nunca foi muito dada digamos assim, nao recebia muito mimo dela, a proximidade nao era a esperada! E a minha peludinha, apesar de ter morrido ainda com apenas um ano e pouco, deu-me tanto, fez-me tanta companhia, precisou tanto de mim e dependeu tanto de mim, que me fez sentir muito mais a morte/ falta dela... Podem julgar-me por isto, mas sou sincera, o sofrimento conseguiu ser mesmo maior.
Mas agora se me compararem a falta da minha avo materna que graças a Deus ainda é viva com a falta do meu Muguinho, nao quero perder nenhum, mas a minha avo é a pessoa MAIS importante da minha vida, e um dia que me falte, nao sei se aguento simplesmente! Com o Muguinho sei que iria ser um sofrimento horrivel, para quem conhece o topico dele, sabe que á uma semana e meia atras ele esteve quase a morrer a minha frente, e eu gritei, chorei, berrei, rezei alto, baixo, agarrei-me a ele, falei com ele o tempo todo, e enxarquei-o completamente com as minhas lagrimas, no caminho para a clinica enquanto o veterinario passava sinais vermelhos, eu so queria saber de falar com ele e nao o deixar morrer, pedi-lhe por tudo para nao me deixar, fiz-lhe promessas...enfim, nem é bom lembrar-me do desespero que senti, por isso, SIM O MEU CÃO É DA MINHA FAMILIA!!
Comparo muito um animal (seja o meu ou nao) a um bébe/criança, um deficiente, um doente ou um idoso por exemplo... São criaturas que PRECISAM DE NÓS, DEPENDEM DE NÓS! Para comer, para tomar banho, para ir ao medico, para os livrarmos das pulgas, para controlarmos o peso, a saude, para tratar o pelo, para dar atenção/carinho, para tudo! E um ser que depende nós, devia ter direito, por lei, a todos os cuidados por parte dos humanos.
Ele pode dormir no sofa ou na cama ou no chão numa caminha dele, desde que nao passe frio! Pode comer á mesa, na cozinha, no patio, dos pratos dele ou dos nossos, desde que nao passe fome ou sede! Ele pode ir ao medico das camaras municipais, ou á clinica mais cara, comer raçao da mais barata, ossos, carne, ou da melhor ração que exista, desde que estejam saudaveis e sem necessidades acrescidas! Isso depende de nós, de todos nós, e devia ser uma obrigação... Eles dão-nos muito, treinam a propria inteligencia para nos perceberem e agradarem mais, servem de terapeutas para casais com filhos doentes, ou dao lambidelas e atenção nas criancinhas que estao nos semaforos a pedir dinheiro obrigadas pelos pais... Quem vê este tipo de situações nem que seja uma vez na vida, e quem vive o dia a dia com um animal por perto, sabe que ninguem, mas NINGUEM, mostra tanta alegria quando estamos de volta a casa no fim do dia de trabalho, NINGUÉM.. verdade ou não é? E sabe-se assim, que os animais, devem ser considerados membros do agregado familiar sim, nao so porque merecem, mas porque dependem de nos para ter uma melhor ou pior vida. Sentem como nós e basta!