Educação do meu pequeno pastor alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ozzyekika
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am

segunda jan 19, 2009 3:16 pm

Fruntcha Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
c_saraiva Escreveu:
ozzyekika Escreveu:O que acabei de dizer foi o que a vet do meu cão me disse para fazer(isto porque ele tambem nos mordia as mãos,os pés,destruia tudo...)

Este tipo de educação para mim e para a minha familia era novidade(chegou-me a fazer uma certa confusão,mas pelo que sei o cachaço é por onde a progenitora pega nos filhos),estava-mos habituados a lidar com animais pequenos,e o que vejo é que o meu pequeno aprendeu a comportar-se.

Quanto ao AmilcarRP dá a educação que bem entender. :wink:
Se ele ganir, das duas uma, ou é pelo susto que leva quando se ve obrigado numa posição de submissao, ou então a coisa está a ser mal feita...quando se faz isso deve ter-se o cuidado de não beliscar a pele, penso eu de que...
Penso que não seja tão linear assim.

No caso da minha rafeirota passa-se exatamente o mesmo, é uma fiteira de primeira :wink: digna de oscar! Detesta que lhe agarrem o cachaço para a repreender, e quando alguém o faz e lhe diz "NÂO", começa a ganir.

Por exeperiência, testei um dia destes agarrar o cachaço dela ao mesmo tempo que "brincava" com ela.. Resultado? Ganir nem vê-lo :lol: , e nem parecia estar a preocupar-se muito com aquilo.

Já com o Ice é diferente. Seja em que situação for quando lhe agarro pelo cashaço ele fica apreensivo e quieto..

Por isso é que acho que não seja tão linear assim, e que há excepções que devem ser consideradas antes de criticar o método correcto ou não de terceiros.

Pedro
Acontece-me exactamente a mesma coisa!
Tenho um cão que na brincadeira posso-lhe fazer tudo e mais alguma coisa que ele não gane mas se me vou chatear com ele...basta agarrá-lo que ele começa logo a ganir! Nem o abano, nem o aperto com força e ele gane logo.

Graças a deus!
Alguem que percebe o que eu digo!
Sara Moura
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça jan 20, 2009 12:47 am

ElMariachi Escreveu:
c_saraiva Escreveu:
ozzyekika Escreveu:O que acabei de dizer foi o que a vet do meu cão me disse para fazer(isto porque ele tambem nos mordia as mãos,os pés,destruia tudo...)

Este tipo de educação para mim e para a minha familia era novidade(chegou-me a fazer uma certa confusão,mas pelo que sei o cachaço é por onde a progenitora pega nos filhos),estava-mos habituados a lidar com animais pequenos,e o que vejo é que o meu pequeno aprendeu a comportar-se.

Se ele ganir, das duas uma, ou é pelo susto que leva quando se ve obrigado numa posição de submissao, ou então a coisa está a ser mal feita...quando se faz isso deve ter-se o cuidado de não beliscar a pele, penso eu de que...

No caso da minha rafeirota passa-se exatamente o mesmo, é uma fiteira de primeira :wink: digna de oscar! Detesta que lhe agarrem o cachaço para a repreender, e quando alguém o faz e lhe diz "NÂO", começa a ganir.

Por exeperiência, testei um dia destes agarrar o cachaço dela ao mesmo tempo que "brincava" com ela.. Resultado? Ganir nem vê-lo :lol: , e nem parecia estar a preocupar-se muito com aquilo.

Já com o Ice é diferente. Seja em que situação for quando lhe agarro pelo cashaço ele fica apreensivo e quieto..

Por isso é que acho que não seja tão linear assim, e que há excepções que devem ser consideradas antes de criticar o método correcto ou não de terceiros.

Pedro
Boa noite ElMariachi :wink:

Eu não estava a criticar o metodo de agarrar no cachaço para repreender, até porque eu acho que esse é o metodo mais correcto, e é o metodo que eu defendo, acho que os cães entendem melhor essa punição do que uma palmada...os primatas é que dão murros e palmadas uns nos outros :lol:

Só alertei para a hipotese de algo estar a ser mal feito visto que ate agora nunca vi nenhum cão a ganir quando punido dessa maneira...lembrei-me da possibilidade de a ozzyekika poder estar de alguma maneira a magoar o cachorro :wink:
ozzyekika
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am

terça jan 20, 2009 2:34 am

c_saraiva Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
c_saraiva Escreveu:

Pedro
Boa noite ElMariachi :wink:

Eu não estava a criticar o metodo de agarrar no cachaço para repreender, até porque eu acho que esse é o metodo mais correcto, e é o metodo que eu defendo, acho que os cães entendem melhor essa punição do que uma palmada...os primatas é que dão murros e palmadas uns nos outros :lol:

Só alertei para a hipotese de algo estar a ser mal feito visto que ate agora nunca vi nenhum cão a ganir quando punido dessa maneira...lembrei-me da possibilidade de a ozzyekika poder estar de alguma maneira a magoar o cachorro :wink:

Ao que me toca a mim,pode ficar descansado que a ultima coisa que eu gostaria de fazer era magoar qualquer animal,principalmente o meu. :wink:

Com os meus cumprimentos para todos os membros e seus animais! :D
Sara Moura
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jan 20, 2009 10:18 am

Pessoalmente gosto de aproveitar o sentido de presa manifestado pelos cachorros, não o reprimindo, antes direccionando-o para objectos adequados. Abanões no cachaço, bater com o jornal, gritos e coisas que tais frustram o cão e podem condicionar-lhe a formação do carácter.

Nestes casos, uma opção mais "diplomática" e sem efeitos negativos, mas igualmente eficaz, pode ser deixar o cachorro morder as mãos, mas agarrando-lhe a língua, não a largando durante um bom bocado, até ele começar a dar mostras de aflição. Ao mesmo tempo, manter uma postura amigável e de brincadeira, não repreendendo o cão. Isto despersonaliza o castigo - o cachorro "vê" que você colabora na brincadeira, só que esta torna-se desagradável para ele e portanto terá tendência para não a repetir, extinguindo esse comportamento. Meia dúzia de experiências deste tipo costumam ser suficientes para ele deixar de morder as mãos.

Em substituição deve direccioná-lo para esse tipo de mordida (os cachorros brincam com os dentes, não esquecer - dando-lhe um trapo a morder e "lutando" com ele pela posse do trapo. Assim o cão aprende a brincar consigo fortalecendo a relação entre ambos e continuando a desenvolver o seu instinto de caça/presa.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça jan 20, 2009 11:10 am

c_saraiva Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
c_saraiva Escreveu: Eu não estava a criticar o metodo de agarrar no cachaço para repreender, até porque eu acho que esse é o metodo mais correcto, e é o metodo que eu defendo, acho que os cães entendem melhor essa punição do que uma palmada...os primatas é que dão murros e palmadas uns nos outros :lol:

Estou de acordo! :wink:

jcsousa, compreendo o seu ponto de vista e até me revejo em alguns dos pontos que enumerou, mas no fundo, quem somos nós para "criticar" o metodo de ensino ancestral das cadelas para as suas crias e dos lideres da matilha para os seus subordinados?

Sempre deram o seu ensinamento/castigo usando o cachaço como alvo principal e penso que não foi por isso que houve algum tipo de choque ou traumatismo.

Já o uso do jornal e outros métodos mais violentos, salvo algumas excepções que um abanão de cachaço simplesmente já não vai lá, esses sim, poderão provocar efeitos não desejados, amedrontando ou traumatizando o cão.

Mas como sempre fiz, evito sempre ao máximo recorrer a qualquer tipo de castigo, mesmo o do cachaço, para dar o ensinamento ou a correcção necessária aos meus cães. Penso que, se o plano hierarquico estiver bem definido em casa, um simples não, até por vezes apenas um gesto reprovatório é o suficiente para a ordem ser cumprida.

Pedro
ElMariachi
Membro Veterano

terça jan 20, 2009 11:11 am

c_saraiva Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
c_saraiva Escreveu: Eu não estava a criticar o metodo de agarrar no cachaço para repreender, até porque eu acho que esse é o metodo mais correcto, e é o metodo que eu defendo, acho que os cães entendem melhor essa punição do que uma palmada...os primatas é que dão murros e palmadas uns nos outros :lol:

Estou de acordo! :wink:

jcsousa, compreendo o seu ponto de vista e até me revejo em alguns dos pontos que enumerou, mas no fundo, quem somos nós para "criticar" o metodo de ensino ancestral das cadelas para as suas crias e dos lideres da matilha para os seus subordinados?

Sempre deram o seu ensinamento/castigo usando o cachaço como alvo principal e penso que não foi por isso que houve algum tipo de choque ou traumatismo.

Já o uso do jornal e outros métodos mais violentos, salvo algumas excepções que um abanão de cachaço simplesmente já não vai lá, esses sim, poderão provocar efeitos não desejados, amedrontando ou traumatizando o cão.

Mas como sempre fiz, evito sempre ao máximo recorrer a qualquer tipo de castigo, mesmo o do cachaço, para dar o ensinamento ou a correcção necessária aos meus cães. Penso que, se o plano hierarquico estiver bem definido em casa, um simples não, até por vezes apenas um gesto reprovatório é o suficiente para a ordem ser cumprida.

Pedro
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jan 20, 2009 11:23 am

evito sempre ao máximo recorrer a qualquer tipo de castigo, mesmo o do cachaço, para dar o ensinamento ou a correcção necessária aos meus cães
Eu partilho desse ponto de vista, e é por isso que se puder corrigir comportamentos indesejados sem recurso a qualquer castigo, opto por essa via. Na prática trata-se de tornar a brincadeira desagradável para o cachorro, o reforço negativo está lá mas não é entendido pelo cão como castigo. Ele assimila que o dono participa no jogo, só que este deixa de ser agradável para ele. Costuma ser eficaz sem deteriorar a relação entre o cão e o dono.

Quanto à hierarquia, também penso que não é preciso estar sempre a castigar o cão para conseguir situá-lo. O manuseamento adequado da comida, dos passeios e dos jogos costumam bastar para o efeito.

Normalmente só reprimo - contundentemente - um cão quando há agressividade por dominância. Mas neste caso estamos a falar de um cachorro que apenas quer brincadeira. Para quê submetê-lo desnecessariamente?

Se reparar, há muitas fêmeas que permitem essas brincadeiras aos cachorros com uma paciência quase ilimitada...
AmilcarRP
Registado: domingo jan 18, 2009 12:35 am

terça jan 20, 2009 1:24 pm

...e com isto tudo já aprendi mais sobre a educação do que neste tempo todo que tenho pesquisado =D .... grande comunidade aqui neste forum =)

tenho que abrir um post que fotos do aquiles =D
AmilcarRP
Registado: domingo jan 18, 2009 12:35 am

terça jan 20, 2009 1:25 pm

...e com isto tudo já aprendi mais sobre a educação do que neste tempo todo que tenho pesquisado =D .... grande comunidade aqui neste forum =)

ElMariachi
Membro Veterano

terça jan 20, 2009 2:17 pm

AmilcarRP Escreveu:...e com isto tudo já aprendi mais sobre a educação do que neste tempo todo que tenho pesquisado =D .... grande comunidade aqui neste forum =)

Aprendemos todos AmilcarRP..

Digo-lhe que este fórum pode ter muitos defeitos.. que os tem sem duvida, mas foi aqui que eu aprendi a grande parte daquilo que sei sobre cães.
E no fundo não sei nada, e tenho tanto mas tanto que aprender, por isso é que continuo a vir aqui e vou "filtrando" aquilo que me interessa, ouvindo os mais velhos e com mais experiência (afinal de contas sou um "chavalo" de 24 anos) :wink:

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”