Mais de 250 mil cães e gatos já têm microchip!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

terça jan 20, 2009 11:19 am

Mais de 250 mil cães e gatos constam do Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos (SICAFE), criado para travar o abandono dos animais, mas que ignora quantos donos recuperaram os seus bichos graças a este registo. :o

Criado em 2003, este sistema obriga à identificação electrónica (microchip) dos cães e gatos desde Julho de 2008, para os animais nascidos a partir dessa data. 8)

Já antes disso, as juntas de freguesia começaram a receber os registos dos animais e a encaminhá-los para o SICAFE. :)

Este organismo revelou à Lusa que estão registados no SICAFE 258.930 animais (258.732 cães e 198 gatos). Um número que o presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) considera aquém da realidade.

«As autarquias-freguesia têm uma fraca capacidade de meios para responder de uma forma mais intensa ao registo dos animais», disse Armando Vieira.

Apesar de considerar que um registo com mais de 250 mil animais é «significativo», este número é, contudo, muito inferior ao dos cães e gatos que se estima existirem em Portugal, um valor que falta apurar.

«O cidadão é um pouco avesso a cumprir este tipo de obrigatoriedade», disse.

O papel das freguesias tem sido, por isso, de «identificar e sensibilizar» as pessoas para a importância de registarem os seus animais.

A grande vantagem deste sistema é que, no caso de se perderem ou serem roubados, os animais podem ser identificados através da leitura do chip subcutâneo, onde constam os dados do dono.

Contudo, quando questionada sobre o número de animais que os donos recuperaram graças ao SICAFE, a DGV limitou-se a responder que o mesmo «não está preparado para fornecer dados estatísticos sobre esta matéria, até porque apenas regista os desaparecimentos, nos termos legalmente previstos para o efeito».

Também as juntas de freguesia desconhecem este número. Para o Presidente da ANAFRE, a questão é simples: «Se a DGV não sabe, como é que nós vamos saber?».

O SICAFE facilita, no entanto, o processo, já que se o animal estiver registado na base de dados, as autoridades (DGV, médicos veterinários e forças de segurança) podem consultar as informações que constam do chip e contactar o dono do animal encontrado.

«Os detentores dos animais que não estão registados no SICAFE não dispõem de tal vantagem», segundo a DGV. :o

O SICAFE não é contudo, a única base de dados que contém a informação dos animais e proveniente do microchip que é colocado sob a pele do animal e tem um número de identificação único no mundo.

Existe ainda a base de dados do Sindicato dos Médicos Veterinários (SIRA). Através desta, as clínicas veterinárias comunicam ou recebem informação sobre os animais desaparecidos ou encontrados.

A coexistência destes dois sistemas tem recebido críticas por parte de veterinários que se queixam do excesso de burocracia.

A Lusa sabe que o sistema deverá em breve ser alterado, uma mudança que visa, nomeadamente, facilitar o preenchimento dos formulários a enviar para as autoridades.
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

terça jan 20, 2009 4:52 pm

os meus caes so estao registados na SIRA entao se mos roubarem ou os perder nao podem ver os meus dados????
Dorby
Membro
Registado: quinta jun 19, 2008 8:17 pm

terça jan 20, 2009 6:04 pm

Resgatei uma cadelinha da rua(num Sábado) que tinha microchip registado no S.I.R.A., leveia à vet. e na segunda-feira já tinham identificado o proprietário!
Como vê, resulta. :)
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

terça jan 20, 2009 7:27 pm

A informação que me passam os meus Vets (e desculpem se estiver errada) é que o SICAFE não funciona bem, acho que algo ligado com o atraso da inserção de dados. Várias pessoas já me confirmaram isto. O SIRA é mais fiavel :wink: (volto a dizer que esta informação me foi passada por vários Vet's e alguns amigos que têm cães para adopção)
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

segunda fev 02, 2009 1:42 am

Daquilo que sei, qnd um animal é chipado, é inserido na base de dados do SIRA, que nao é tao abrangente como o SICAFE. So é inserido no SICAFE os que estao registados na junta tb.
Conclusao, mal o animal seja registado na junta, nao so fica na base de dados do SIRA, como passa tb a ser inserido na do SICAFE. Fica nas duas bases de dados. O SIRA é uma base de dados mais "contida"... O SICAFE é a nivel nacional e é a unica base de dados que esta completamente difundida pelas autoridades competentes, ou algo do genero. Nao me sei expressar mt bem em relaçao a este tema, mas fui aconselhada pelo vet a registar na junta pq a base do SICAFE é melhor q a do SIRA.
Em relaçao ao registo na junta, é preciso ter em atençao, vou deixar aqui o meu exemplo:
O meu cao nasceu a 2 de Março de 2008. Em junho ja tinha a terceira vacina tomada e pode começar a ir a rua, o vet (na altura era em Santo Tirso) agendou a vacina da raiva para Outubro, altura em q o cao tinha ja 7 meses. Em Agosto mudei me para Vila Nova de Gaia e entretanto comecei a ir a outro vet. Em Outubro, conforme agendado levei o cao para tomar a vacina da raiva e colocar o chip... A junta nao esta aberta em horarios pos laboral nem na hora de almoço, o que dificultou para podermos fazer logo o registo do menino. Em Dezembro, porque estava de ferias, fui a junta para registar a fera, muito bem, levava tds os documentos... mas a menina la disse que eu tinha de pagar uma coima, que estava prevista na lei, mas q so estava afixado o decreto de lei... Pois é, o meu cao tinha de ser registado na junta entre os 3 e os 6 meses, caso contrario, teria de pagar uma coima... que ela me informou de ser de 50€!
Conclusao: nao registei o cao!
Ela disse que os caes podem levar a vacina da raiva aos seis meses e que o facto de eu nao saber foi pq n fui bem informada pelo vet!
Pois, mas acreditem ou nao, tanto um vet como o outro que tratam dos meus 4 patas, nao sabiam da referida coima!!!
Questionei a menina da junta para a possibilidade de ter adoptado o cao, ou de o ter retirado da rua, como seria entao... A resposta foi: tem de me aprsentar um documento que comprove a adopçao, senao so regista o cao se pagar a multa...

Pensem o que quiserem, nao sou mais que ninguem, acho sim que se deve penalizar as pessoas para q cumpram a lei, mas como é possivel haver uma lei tao exigente como esta, e nao haver para quem trata mal dos animais, para quem abandona. Quer dizer, ter um animal é mesmo um luxo... quantas pessoas nao vao a medicos particulares pq o dinheiro nao é muito, mas acolhem animais de rua? E digam me... dinheiro para vacinas, chip e afins??? vao morrer a fome para cumprir esta lei?

Temos um pais que por muito que me orgulhe dele, so o faço quando estou no estrangeiro, so tenho saudades de MINHA CASA, DOS MEUS, E DA NOSSA COMIDINHA!Porque de resto, ha tanta coisa que me envergonha este Portugal :(
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

segunda fev 02, 2009 1:46 am

Ahhhhh e mais...
na junta tb me disseram que so valia a pena chipar os gatos se tencionasse sair do pais com eles, caso contrario nao seria necessario, uma vez que ainda n tem o sistema devidamente enquadrado para tratar do registo dos gatos!!!!!!!!!!!!! :evil: :!: :!: :!: :!:
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

segunda fev 02, 2009 4:43 pm

:o :o :o
Responder

Voltar para “Gatos”