URGENTE porquinho da índia engasgado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

terça jan 20, 2009 4:40 pm

ola a todos.

Venho, uma vez mais, pedir a vossa ajuda. O meu porquinho da índia está a fazer um barulho como se tivesse engasgado... e parece querer vomitar. Ainda não tive nenhuma experiência com eles no que respeita a constipações... pelo que não sei se poderá ser tosse.... não sei distinguir a diferença :( ele come normalmente e não tem outro sinal de estar mal (ruídos respiratórios, nariz molhado, apatia ou diarreia)... e isto aconteceu dps de ir beber água e acontece com alguma frequência quando come depressa demais... daí pensar que deve estar engasgado. Mas hoje quando começou a fazer isto (14h) nunca mais parou, fazendo o mesmo som de vez em quando.

Portanto, peço a quem ja tenha passado pelo mesmo que me diga se no caso de ser algum alimento preso se isso é comum ocorrer de vez em quanto (eu também me engasgo com alguma frequencia lol) e o que posso fazer para o ajudar (visto que ja lhe dei água e comida para "empurrar" para baixo alguma coisa que la esteja, mas não resultou)

ou se será algo anormal, sinal de alguma constipação ou outro problema... e assim irei de imediato ao veterinário

obrigada a todos

cumprimentos
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jan 20, 2009 7:33 pm

o seu porquinho come feno??
pergunto isto porque eu li que, tal como os gatos, os porquinhos podem acomular bolas de pêlo e se as bolas não sairem podem provocar graves problemas ao animal... e o fêno ajuda bastante...

mas sendo bolas de pêlo, ou constipação, ou outra coisa qualquer, o melhor será mesmo levar o pequeno ao veterinário... já que eles são animais muito frágeis e esse mostra estar bastante incomodado :|

espero que não seja nada, boa sorte...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
LiveToRock
Membro

terça jan 20, 2009 8:41 pm

sim... ele come bastante feno :D Mas felizmente entretanto passou... vou ao vet amanha para ver se esta tudo fino com ele e se me dão umas dicas para perceber então o que se passou :D

obrigada :wink:
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça jan 20, 2009 11:57 pm

Viva,

Em principio não será nada, por vezes os porquinhos fazem esse barulho, principalmente depois de beberem água fria ou comer um vegetal que possa ter vindo do frigorifico. Aconselhava a dar água morna e dar vegetais à temperatura ambiente e ver se continua.

De qualquer maneira se for ao veterinário poderá fazer um check-up e tirar todas as dúvidas. Não é muito normal que passem muito tempo de seguida a fazer esse barulho como se tivessem engasgado, pois o mais comum é só ser pontual e como disse na altura em que bebem.

Sobre os porquinhos fazerem bolas de pêlo seria realmente um acontecimento deveras extraordinário. Mesmo que engolissem pêlos, nunca os poderiam por fora, pois os porquinhos não conseguem vomitar.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jan 21, 2009 8:08 am

miklos Escreveu:Sobre os porquinhos fazerem bolas de pêlo seria realmente um acontecimento deveras extraordinário. Mesmo que engolissem pêlos, nunca os poderiam por fora, pois os porquinhos não conseguem vomitar.
Daí ser tão importante que o feno (que também é essencial para os dentes) faça parte da alimentação deles...
Eu não sou nenhuma expert em porquinhos, estou muito longe disso...
Mas li, ou vi, algo relacionado com esse tema, daí pensar que podesse ser a causa do incómodo do porquinho... e vomitar não é a única forma de deitar fora as bolas de pêlo :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

quarta jan 21, 2009 12:43 pm

miklos Escreveu:Mesmo que engolissem pêlos, nunca os poderiam por fora, pois os porquinhos não conseguem vomitar.
Este meu comentario vai ser off-topic, mas tenho que partilhar isto. Eu tive uma porquinha da índia, que a reacçao adversa que teve a anestesia inalavel foi mesmo o vomito... Ate a propria vet pensava ser algo impossivel, mas aconteceu! E o pior de tudo foi que mesmo assim aconselhou a operar a pequena... :roll:
mOreirinha01 Escreveu: Mas li, ou vi, algo relacionado com esse tema, daí pensar que podesse ser a causa do incómodo do porquinho...
Provavelmente estara a confundir com os coelhos. Nos coelhos e que se tem de ter especial atençao com isso, pois e um dos problemas de saude que podem ocorrer nestes animais. Ha que ter cuidados do pelo dos PDI's, que passa pela escovagem e banho, mas isto julgo que seja so por motivos de higiene e beleza e nao como forma de evitar a formaçao de bolas de pelo.

Em relação ao tema do topico, houve tambem uma vez que constatei que uma das minhas femeas estava com nauseas e que parecia que ia regurgitar, mas foi um acontecimento pontual.

LiveToRock, espero que fique e esteja tudo bem com o seu pequeno... :wink:
StellaR ;)
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta jan 21, 2009 4:48 pm

stellar1 escreveu:
Este meu comentario vai ser off-topic, mas tenho que partilhar isto. Eu tive uma porquinha da índia, que a reacçao adversa que teve a anestesia inalavel foi mesmo o vomito... Ate a propria vet pensava ser algo impossivel, mas aconteceu! E o pior de tudo foi que mesmo assim aconselhou a operar a pequena...
Os roedores são conhecidos cientificamente por não poderem vomitar e daí a grande admiração da sua veterinária ao evento. Como foi efectuado algo que normalmente não acontece no meio natural ( a anestesia) daí se ter registado provavelmente essa reacção atípica.

Por vezes os meus também fazem o barulho típico de como se estivessem a engasgar, mas não é nada de mais. Isso por vezes acontece após beberem água.
LiveToRock
Membro

quarta jan 21, 2009 9:20 pm

ola

Muito obrigada a todos pela ajuda. O meu porquinho já está bem. Falei com o vet, apesar da situação se ter resolvido. Disse-me que deveria ter sido, de facto, uma situação pontual, visto que realmente começou a fazer aquele barulho depois de ele ter bebido água.

cumprimentos

:wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”