Cada um a seu dono!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça jan 20, 2009 8:27 pm

Sempre ouvi dizer que um gato escolhe o seu dono!
Ora bem, no meu caso isso verifica-se nas minhas duas gatas mais velhas. Já na mais nova a história é outra :?!

A minha Cd considera-me a mim sem dúvida alguma como a sua dona :P! Isto começou a ser notório logo desde pequenina. É uma gata algo arisca com a generalidade das pessoas e comigo, embora também o seja às vezes, tem efectivamente uma relação diferente do que com as outras pessoas que moram comigo, permitindo-me coisas que não permite a mais ninguém.

A Miona tem um carinho muito especial pela minha mãe e há coisas que só a ela permite e a ela faz. Dá-se muito bem comigo e também há um certo número de coisas que só a mim faz. No entanto, quem ela considera como sendo seu dono é o meu irmão, e é uma delícia vê-la interagir com ele e observar como se derrete quando ele lhe faz festinhas ou pega nela ao colo :D!

Em relação à Tusca nunca houve demonstração da parte dela de preferência por alguém em particular. Dá-se bem com todos e o que permite a mim também permite à minha mãe ou ao meu irmão; tanto salta para o colo de um como de outro; é capaz de dormir um dia comigo e no outro já mudou de hotel para passar a noite. Esta gata claramente não elegeu ninguém para seu dono :?!

Como é que é com os vossos meninos e meninas? Eles(as) elegeram alguém como seus donos ou nem por isso?
Partilhem as vossas experiências :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jan 20, 2009 8:59 pm

A minha gata veio cá para casa muito pequenina... e eu sempre brinquei ao dizer que ela se vê como uma pessoa, ou que nos vê como gatos...
Ela tem uma relação diferente com cada um de nós... e acho mesmo que ela não escolheu um dono...

A minha gata derrete-se com a minha mãe, adora os mimos dela faz rumrum que é uma coisa louca, fala com ela, e a minha mãe faz-lhe as vontadinhas todas, mas a Luz abusa imenso com ela, o respeito que lhe tem é muito pouco... também gosta de receber mimos do meu pai, mas os mimos entre eles acabam sempre em brincadeira e aferruadela, mas com ele a Luz já não abusa tanto, aliás, não abusa quase nada, basta ele falar-lhe com uma voz mais grossa e ela pára logo tudo, às vezes ainda vai fazendo uns testes para ver até onde pode ir, mas geralmente vai logo embora...
É giro de ver que assim que eles chegam a casa ela corre na direção deles, estica o focinho para eles, rebola pelo chão e pressegue-os até ter a certeza que os dois a cumprimentaram...
Às vezes, quando os vê deitados, vai para o colo de um deles, coisa que não faz comigo...
No que toca a comida, quando tem fome pede a qualquer um, não é esquisita... embora saiba que sou eu quem lhe costuma dar a ração, sabe que se pedir muito eles também lhe dão uns miminhos...
Dormir, ora dorme comigo, ora dorme com eles... há noites em que adormece ao pé de mim e depois, a meio da noite, vai dormir para a cama dos meus pais, e vice-versa...

Comigo...
Ela não me pede mimos... mas sabe quando lhos vou dar e aceita-os bem... É do tipo, eu chego ao pé dela e ela fecha os olhinhos estica o focinho para receber miminhos, ou então estica o focinho e dá-me beijinhos (coisa que ela não faz com os meus pais), aliás, eu peço beijinho e ela dá ^^
Ela não procura o meu colo... mas sou a única que consigo pegar nela a qualquer altura sem resmungos...
Também sou a única que lhe consegue cortar as unhas... Ou que a consegue acalmar quando está mais assustada...
Ela procura-me muito mas é para brincar... volta e meia lá vem ela toda maluca aos pinchos, mesmo a desafiar e lá ando eu pelo chão, ou lá vou eu a correr atrás dela, ou lá vou eu a fugir dela...
Também consigo que ela me respeite... quando está a Luz a fazer asneiras sou eu que lá tenho de ir... e se ela se estica comigo começa a olhar para mim muito desconfiada para ver até onde a deixo ir...
Se passar muito tempo longe dela ela fica chateada comigo, fica muito amuada...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça jan 20, 2009 11:14 pm

Na questão do respeito, a Tusca é uma desavergonhada :lol:! E lá está, como ela não tem alguém que considere como seu dono torna-se difícil impôr-lhe algum respeito. Com isto não quero dizer que faça o quer e lhe apetece, mas se muitas vezes ela compreende o "não" ou até uma palmada, outras tantas vezes simplesmente ignora por completo :roll:!
Com a Miona é pacífico e sendo ela muito meiga e doce nunca há problemas de maior. Se por acaso faz algo que não gostamos rapidamente compreende que é errado, e tanto vale ser o meu irmão, a minha mãe ou eu para ela acatar.
A Cd demonstra ter muito respeito por mim. Basta eu dizer um assertivo "não" e levantar a mão fingindo que lhe vou dar uma palmada para ela compreender logo que não deve fazer. Mas isto é comigo porque com a minha mãe e o meu irmão faz orelhas moucas e rosna e bufa :?!

Quanto ao carinho, sem dúvida a Miona é a mais carinhosa. Aquela gatinha é um poço de doçura e muitas vezes basta algumas festinhas para começar imediatamente a fazer ronron. Normalmente ela reage assim comigo e com a minha mãe, mas com o meu irmão essa reacção é verdadeiramente potenciada :)!
A Cd é muito arisca e só comigo mesmo é que tem laivos de ternura. De longe a longe lá ronrona (principalmente à noite na cama) e até gosta de estar ao meu colo e que lhe faça festinhas. Uma coisa engraçada que acontece com ela e com o meu irmão, é que se ela não se aperceber que é ele que lhe está a fazer festinhas deixa-se estar, mas assim que vê quem é desata a bufar e tenta mordê-lo :evil:!
Já a Tusca tem momentos e é carinhosa qb. Penso que ela funciona como um intermédio entre a Miona e a Cd. Gosta de festinhas sobretudo no queixinho e quando está a dormitar e normalmente ronrona nestas ocasiões, mas estar no colo já não é com ela :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

terça jan 20, 2009 11:25 pm

Cá por casa eu fui, definitivamente, elegida como dona, e disso não há qualquer sombra de dúvidas! Como já disse muitas vezes, o meu gatito tem um feitiozinho daqueles... Só dorme comigo, só eu posso dar mimos, só eu posso pegar pegar ao colo (ai de quem se atreva a tentar tocar-lhe quando ele não está a ver!), só procura o meu colo, só é carinhoso comigo e só me obedece a mim.
Além de mim, tolera mais quatro pessoas: a minha mãe e a minha avó (que moram cá em casa), e duas das minhas sobrinhas (que vêm cá frequentemente). De resto, o meu pai (que também cá mora) e os meus 3 irmãos são corridos a bufadelas e muito rosnanço. Nem vale a pena referir que quanto as estranhos... Nem pensar!!
Mariana
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

terça jan 20, 2009 11:44 pm

Bem, os meus felinos sao muito engraçados... escolheram nos aos dois (a mim e ao meu namorado) para seus donos... Passo a explicar:
Se estamos na sala, por norma preferem ir para onde esta o meu namorado... se estamos no quarto procuram me a mim.
A Mathilde associa o nome dela a algo de negativo, por isso se chamar por santinha, princesa da mae dela, ela olha e ate vem ter comigo... se disser o nome dela, seja la o q for que esta a fazer... ela pára! Se o meu namorado assobiar, ela olha logo e vem logo ter com ele... Gosta de mimos, umas vezes mais que outra... Se ou ao wc, ela vai logo atras de mim, e os outros tambem... vao em fila :). A Mathilde so tem um problema, nao divide o espaço com os outros. se ela for a primeira a chegar ao quarto, sobe para a cama, mas basta chegar um dos outros que a Dona Mathilde da logo a vez! ela da se bem com o Mookie, mas mesmo assim nao ha grandes confianças, ja do meu namorado ela deixa o fazer td o que ele quiser, especialmente de estiver com o cio!
A Maria é mazinha, mas é a unica que basta dizer o nome dela e ela olha logo e vem ter connosco, no sofa tb prefere o meu namorado, mas na cama dorme ao lado da minha almofada. so ultimamente se começou a deitar no sofa ao pe de nos. O mookie na sala tanto procura um como outro, ainda é muito pequenino e ele quer mesmo é mimos... esta constantemente a fazer ronron, e quer é colo, seja meu ou do meu namorado. Dorme sempre em cima de mim ou nas nossas almofadas, e apesar de se dar melhor com a Mathilde, nao se importa de partilhar a nossa cama com a Maria e vice versa.
Ca em casa nao ha cestos para eles, nem caminhas, eles dormem onde querem, mas tenho um predio deles montado na cozinha(feito por mim), r/c e 1º andar, onde eles trepam e se deitam a dormir. Mas nao tem sitio certo, é mais no disponivel. adoram trepar td... e claro, sao gatos e deixamos :).
Nao pedem comida... tenho sempre disponivel raçao e agua. Mas a Mathilde tem uma mania de beber agua fresca logo de manha, mas nao da que lhes ponho, tem de ser numa taça so dela, e num local a parte, mas durante o dia procura o espaço comum aos tres :). Mas de manha pede me a agua fresquinha e so dela!
Quando chegamos a casa, eles vem tds ter connosco a entrada e deitam se para a festinha de chegada :) e la vao a vida deles :).
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

terça jan 20, 2009 11:45 pm

Bem, os meus felinos sao muito engraçados... escolheram nos aos dois (a mim e ao meu namorado) para seus donos... Passo a explicar:
Se estamos na sala, por norma preferem ir para onde esta o meu namorado... se estamos no quarto procuram me a mim.
A Mathilde associa o nome dela a algo de negativo, por isso se chamar por santinha, princesa da mae dela, ela olha e ate vem ter comigo... se disser o nome dela, seja la o q for que esta a fazer... ela pára! Se o meu namorado assobiar, ela olha logo e vem logo ter com ele... Gosta de mimos, umas vezes mais que outra... Se ou ao wc, ela vai logo atras de mim, e os outros tambem... vao em fila :). A Mathilde so tem um problema, nao divide o espaço com os outros. se ela for a primeira a chegar ao quarto, sobe para a cama, mas basta chegar um dos outros que a Dona Mathilde da logo a vez! ela da se bem com o Mookie, mas mesmo assim nao ha grandes confianças, ja do meu namorado ela deixa o fazer td o que ele quiser, especialmente de estiver com o cio!
A Maria é mazinha, mas é a unica que basta dizer o nome dela e ela olha logo e vem ter connosco, no sofa tb prefere o meu namorado, mas na cama dorme ao lado da minha almofada. so ultimamente se começou a deitar no sofa ao pe de nos. O mookie na sala tanto procura um como outro, ainda é muito pequenino e ele quer mesmo é mimos... esta constantemente a fazer ronron, e quer é colo, seja meu ou do meu namorado. Dorme sempre em cima de mim ou nas nossas almofadas, e apesar de se dar melhor com a Mathilde, nao se importa de partilhar a nossa cama com a Maria e vice versa.
Ca em casa nao ha cestos para eles, nem caminhas, eles dormem onde querem, mas tenho um predio deles montado na cozinha(feito por mim), r/c e 1º andar, onde eles trepam e se deitam a dormir. Mas nao tem sitio certo, é mais no disponivel. adoram trepar td... e claro, sao gatos e deixamos :).
Nao pedem comida... tenho sempre disponivel raçao e agua. Mas a Mathilde tem uma mania de beber agua fresca logo de manha, mas nao da que lhes ponho, tem de ser numa taça so dela, e num local a parte, mas durante o dia procura o espaço comum aos tres :). Mas de manha pede me a agua fresquinha e so dela!
Quando chegamos a casa, eles vem tds ter connosco a entrada e deitam se para a festinha de chegada :) e la vao a vida deles :).
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta jan 21, 2009 2:33 am

Cá em casa os meninos também têm todos comportamentos diferentes. Não é para me gabar mas para eles sou a " number one ", penso que por passar mais tempo com eles, os mimar mais, brincar e dar-lhes a paparoca. :D
Todos são diferentes:
A Pitinha ( a minha estrelinha ), era uma gatinha super meiga comigo, era o meu bébé. Quando eu me sentava, ela saltava para o meu colo e aninhava-se como um bébé quando está a mamar, ficava assim e a ronronar o tempo que eu a deixásse ficar. Dava-me muitos beijinhos na face, parecia que não se cansava.
Era muito elegante a andar, passava no meio de objectos sem deitar nada abaixo, nunca arranhou nada. Quando a Diana chegou ficaram amigas brincavam e dormiam juntinhas. vinham as duas para o meu colo.
Com a chegada do Lourenço, ela e a Diana começaram-se a desentender por ciumes, havia algumas vezes em que não se queria vir juntar a nós no quarto (com receio da Diana), ficáva na cozinha onde também tinha uma caminha. Quando eu me afastava, vinha para o corredor chamar-me, mal me via dava um enorme salto no ar e voltava para a cozinha a pedir colinho.
Com os outros elementos da casa, não era uma gata fácil, deixava que lhe fizessem duas festas, à terceira batia o rabito e levantava a patinha, à quarta dava mesmo patada, acompanhada de um valente rrrrrr....
Com algumas visitas, nem deixava fazer a primeira festinha, começava logo a avisar com o rabo....e a mostrar os dentes...
Embora fosse uma gatinha pretinha, não gostava de pessoas de raça negra, nunca entendi porquê, ela veio bébé para minha casa, não sei se foi algum trauma...
Depois da recuperação da última cirurgia, não voltou a dormir fora do nosso quarto, dormia na cama ao lado da minha almofada, parece que foi um presentimento que não teria muito mais tempo para estar ali. Quando a Diana se metia com ela, para tentar afastá-la ela começou a responder-lhe também com umas valentes patadas, em vez de fugir como fazia antes.....o relacionamento com as outras pessoas ficou igual...esta gatinha foi e será sempre a minha gatinha.... :cry:

A Diana veio muito pequenina, tinha só cinco semanas, era gatinha de rua, talvez por isso já vinha espevitadinha. Sempre demonstrou que teria que ser ela a mandar.... a dona eleita fui também eu, duas ao colo até cabiam bem, ou em cima de mim quando estava deitada, a Diana tinha que ficar sempre à frente da outra.
Esta gatinha desde bébé que é uma ronronadora. É muito meiga, adora dar cabeçadinhas, dorme debaixo da roupa aconchegadinha nas minhas pernas e barriga. Sempre que pode está ao meu colo, se me deito lá está ela empoleirada em cima de mim. Quando não me tem disponível, não tem qualquer problema em arranjar outro colinho e dar cabeçadinhas é a gata mais mimalhas que já vi. Se deixarmos dorme também uma sestinha ao pé da minha mãe, o que ela gosta mesmo é de companhia. Quando vou de férias e ela fica em casa já sei que no meu regresso tenho uma Diana zangada. Não me liga nenhuma importância à chegada, no dia seguinte lá se vai aproximando e então é um matar de saudades e fazer queixinhas...
Quando está zangada é uma autêntica fera, ou seja quando lhe tento cortar as unhas ou quando vai ao vet.
A Diana aceitou muito bem o Lourenço que era bébé, passou a lambe-lo e a dormir juntinho com ele, como se fosse sua mãe. Se ouvisse um ai do Lourenço corria logo atrás da Pitinha como se ela fosse culpada, penso que foi isso que as foi afastando.

O Lourenço também desde bébé que não se mete em confusões. Dava-se bem com ambas as meninas. Tem um feitio muito calmo e sabe muito bem como conseguir o que quer de nós, quer seja uma porta aberta (ele detesta portas fechadas), como uma latinha ou simplesmente uma festa.
Não gosta de deixar mal nenhum de nós. Se eu me vou deitar antes do meu marido ele vem comigo para a cama, fica lá algum tempo aconchegadinho a mim...depois sorrateirinho lá vai ele direitinho à sala ter com o dono e aninhar-se ao colo dele....quando o dono se vai deitar ele deita-se ao lado dele com a cabecinha na almofada do dono e a ronronar de consoladinho....o mau feitio vai só para o deixar cortar as unhas e para quando vai ao Vet .....tirando os sofás que estão quase um passador, apesar de sempre ter tido arranhadores ao dispor dele....

O Ulisses, é um gatinho carente, também para um gatinho abandonado o que é que se pode esperar...chucha nas mantinhas...no meu dedo...é meiguinho....gosta de colinho, deixa-me cortar as unhitas sem reclamar...é bonzinho a tomar os medicamentos, calminho no Vet...deixa que qualquer pessoa lhe pegue ao colo...gosta de ir para o colo do dono, deixa que este lhe faça festas e até lhe dá a barriguinha....mas em casa a companhia ideal dele para brincadeiras é o Dinis, para mimo a Eva (cadela). Tem ciumes se vê a Diana comigo e isso fez com que levassem quase um ano a entender-se e de vez em quando ainda se zangam...

O Dinis parece a minha sombra anda sempre atrás de mim...talvez considere que sou a mãmã dele...fui a mãe que ele não teve...é um gatinho muito meigo e brincalhão como qualquer gatinho bébé....um grande traquina....adora dormir no espaço entre as nossas almofadas, mas sempre viradinho para mim e se acordado a fazer traquinices no meu cabelo...não tenho duvidas que também sou a doninha numero 1 para ele.

Estamos a falar de gatos, mas custa-me deixar aqui a minha "cadelota" sem uma palavra. É uma cadela irreverente( estou a tentar educá-la), mas muito meiga...Sou eu que a acompanho mais, ela mesmo tendo mais pessoas em casa, anda sempre atrás de mim....sou eu quem lhe dá mais mimo, a comidinha e também os ralhetes...mas acho que ela me considera a dona principal, no essencial respeita-me e já é a minha amiga... :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 21, 2009 11:28 pm

A Nanocas, após a Leo cá ficar, passou a ser do dono. A primeira coisa que ela faz. logo após o dono acabar de jantar, é ir roçar-se nas pernas dele a lembrá-lo para ele ir para o sofá para ela se sentar ao colinho dele :wink:

Todas as outras, a dona sou eu e só a mim obedecem!

O Matateu, sou também a sua única dona!

Nenhum dos meus gatos obedece ao meu marido :P . Nem mesmo a "dele" :twisted: Todos me obedecem :wink:

O Obama, esse é um oferecido! Acho que até ao cão obedece :P :lol:

O cão, apesar de se estar a falar em gatos, obedece ao dono mas mais á dona :D

O papagaio/"a" obedece ao dono :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”