As curiosidades caninas chegaram ao fim por falta de assunto.
Presumo que o eventual interesse do tópico terá sido mais pelas ilustrações do que pelo conteúdo das curiosidades em si. Por isso, tenho-me questionado se o tópico teria tido o mesmo interesse sem as ilustrações...
Não pretendendo com isto salientar a minha qualidade humorística. De qualquer modo, reconheço que algumas piadas tiveram alguma graça, outras nem tanto, mas atendendo ao fraco panorama humorístico que se faz a nível profissional em Portugal, julgo que os bonecos passam mais ou menos bem... Fica aqui a presunção.
Por outro lado, esta tem sido uma das muitas formas de manifestar o grande amor que dedico aos meus “lingrinhas”.
Vou abrir um novo ciclo mas mantendo o mesmo figurino.
Quando me “iniciei” aqui na arca não percebia nada de cães. Hoje ainda pouco percebo e há muito que deixei de me importar com isso. Mas quando comecei a fazer o meu site, e para ampliar os meus conhecimentos, fui tentado a comprar uns fascículos da editora Planeta de Agostini sobre raças de cães. Completei a colecção e praticamente nunca a consultei...
Mas, à falta de curiosidades caninas, tive a ideia de “pescar” nessa edição alguns aspectos sobre cada raça e transformar isso numa curiosidade, tal como se apresenta a seguir.
Como percebo muito pouco de raças, não consigo avaliar a credibilidade do conteúdo dessa edição. Por isso, se notarem um qualquer erro, até agradeço que corrijam.
Espero que este novo ciclo vos agrade.
Sabia queo harrier pertence a uma das raças inglesas mais antigas? Há muitos séculos que o harrier caça lebres na Grã-Bretanha, tal como o seu nome indica (hare, de onde lhe vem o nome, significa lebre). A sua história remonta ao século XVI.
Embora o harrier seja excelente para formar grandes matilhas, é utilizado sobretudo para caçar sozinho ou em grupos de quatro ou cinco elementos. Resistente e perseverante, pode seguir o rasto de uma presa durante horas.
Como trabalhava o harrier? Precedia os caçadores, que iam a pé, seguia a caça, prevendo o seu percurso. Dotado de um faro excepcional e concentrado na sua missão, fazia maravilhas. A tal ponto que os ingleses começaram a dar o honroso nome de harrier a todos os cães que caçavam lebres com ímpeto, o que certamente não favoreceu a pureza da raça.
Em 1825 o harrier foi cruzado com o fox hound para melhorar ainda mais a sua rapidez e a sua agilidade.
Peso: cerca de 40kg.
Fonte:Planeta de Agostini