Situação dificil....para mim

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sábado jul 05, 2003 8:49 pm

Boa noite a todos os foristas,

Nas traseiras do meu prédio tem um jardim onde as pessoas costumam ir passear os seus canitos. Ontem quando passeava a minha Juma, veio um basset hountt ( não sei se é assim que se escreve ), que costuma andar a passear sózinho enquanto o dono esta no café. Pus a trela á Juma ( é uma labradora com 5 meses ) depois de conseguir que ela viesse ter comigo e o cão começou a por-se em cima dela. :oops: :oops: . Como é um cão encorpado e fui operada á pouco tempo vi-me aflita para tirar de lá a Juma :? :? . Puxei-a pela trela e lá a consegui tirar ( e o dono nem vê-lo ). O que fasso numa situação destas :?: . Começei logo a pensar que quando ela estiver com o cio ainda vai ser pior pq geralmente os cães aqui andam soltos :?
Já agora se alguem me poder indicar algum tópico que fale das esterelizações das cadelas agradecia pq eu tenho muitas dúvidas acerca disso, e precisava de as esclarecer.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 05, 2003 8:52 pm

Se não efectuar as esterilizações pode recorrer a umas cuecas das que se usam para cadelas com cio. Pode parecere parvo mas é eficaz.

de qualquer forma a melhor opção seria esterilizá-la para evitar azares, os cães são extremamente engenhosos para lá chegar ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 05, 2003 8:58 pm

CasadeAnaval Escreveu: Se não efectuar as esterilizações pode recorrer a umas cuecas das que se usam para cadelas com cio. Pode parecere parvo mas é eficaz.

de qualquer forma a melhor opção seria esterilizá-la para evitar azares, os cães são extremamente engenhosos para lá chegar ;)
Obigada pela sua resposta
Pois eu gostava de evitar os azares e os vizinhos a chatearem-me por causa dos cães á porta do prédio.
Mas ouvi dizer que as cadelas para serem esterilizadas tem que ter pelo menos uma ninhada senão ficam com disturbios, mas a criadora tb me disse que isso não tem nada haver e que até é melhor elas serem esterilizadas antes de terem crias para evitar de futuro gravidez psicológica.
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado jul 05, 2003 10:36 pm

Mas ouvi dizer que as cadelas para serem esterilizadas tem que ter pelo menos uma ninhada senão ficam com disturbios
Como já foi dito e redito aqui neste fórum isso não corresponde minimamente à verdade.

Seria ideal aconselhar-se com o veterinário.

Cumprimentos

JoseLuis
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

domingo jul 06, 2003 2:51 pm

Susana, eu também tenho uma cadelinha Retriever do Labrador com cinco meses e penso esterilizá-la quando chegar a altura (pelos onze meses, mais coisa menos coisa). O que tem a fazer é conversar com o veterinário da sua menina e pôr-lhe a hipótese da esterilização antes do primeiro cio. :)

Eu também tive muitas dúvidas e coloquei-as muitas vezes neste fórum. :roll:

Deixo-lhe aqui um tópico sobre os mitos da esterilização do membro Nanico e um sobre a melhor maneira de protegermos as nossas meninas das investidas dos machos... :p que eu própria criei:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6663

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... teriliza+o

Boa sorte e muitas felicidades com o seu bonbom! :D
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 07, 2003 3:46 pm

monikestarr Escreveu: Susana, eu também tenho uma cadelinha Retriever do Labrador com cinco meses e penso esterilizá-la quando chegar a altura (pelos onze meses, mais coisa menos coisa). O que tem a fazer é conversar com o veterinário da sua menina e pôr-lhe a hipótese da esterilização antes do primeiro cio. :)

Eu também tive muitas dúvidas e coloquei-as muitas vezes neste fórum. :roll:

Deixo-lhe aqui um tópico sobre os mitos da esterilização do membro Nanico e um sobre a melhor maneira de protegermos as nossas meninas das investidas dos machos... :p que eu própria criei:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... teriliza+o

Boa sorte e muitas felicidades com o seu bonbom! :D
Obrigadinha :lol: a sua informação foi muito útil. As nossas cachorrinhas teem quase a mesma idade ;)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda jul 07, 2003 5:17 pm

Ola Susana,

Por favor nao leves isto a mal: estou a preparar um site com informacao sobre esterilizacoes e uma das coisas que gostava de tratar sao os mitos respeitantes a esterilizao. A ti disseram-te que se a cadela nao tivesse pelo menos uma ninhada iria ficar com "disturbios". Disseram-te que tipo de disturbios? Alias, que mais te disseram para te convencer a nao esterilizar?

Se outros foristas se lembrarem de mitos sobre a esterilizacao ou de "razoes" para nao esterilizar que nao foram tratadas neste topico,
agradecia que me informassem.

Obrigada a todos,

Joana
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 07, 2003 8:57 pm

Nanico Escreveu: Ola Susana,

Por favor nao leves isto a mal estou a preparar um site com informacao sobre esterilizacoes e uma das coisas que gostava de tratar sao os mitos respeitantes a esterilizao. A ti disseram-te que se a cadela nao tivesse pelo menos uma ninhada iria ficar com "disturbios". Disseram-te que tipo de disturbios? Alias, que mais te disseram para te convencer a nao esterilizar?

Se outros foristas se lembrarem de mitos sobre a esterilizacao ou de "razoes" para nao esterilizar que nao foram tratadas neste topico,
http//arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6663
agradecia que me informassem.

Obrigada a todos,

Joana
Boa noite Nanico,
É claro que não levo a mal, e respondo com muito gosto. Não lhe posso precisar quem me disse isso pq são coisas que oiço desde piquena :p .
São, pelos vistos aqueles mitos populares, que as cadelas ficam gordas e que principalmente faziam de futuro gravideses psicológicas. Nada diferente daquilo que já referiu no seu tópico, que já tive oportunidade de ler. Não foi nada em relação a esta cadela, pq inclusive o criador disse-me que não fazia mal e que até era benéfico esteriliza-las antes de ter filhotes.
Só pus o tópico para tirar um pouco as "teimas", entre aquilo que se diz e aquilo que é realmente a realidade.
É uma decisão importante que não pode ser tomada sem nos informar-mos :D

Cumprimentos
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda jul 07, 2003 9:33 pm

Nanico,

O meu pai é caçador e tem muitos amigos caçadores.
Eu recomendei-lhe a esterilização da Spotty, a cadela cruzada de Braco Alemão que ele adoptou (apareceu abandonada na abertura da época de caça). Ele concordou porque ela está a viver com o Nero, apesar dele ser muito maior e não a conseguir "montar", uma vez que ela já teve 2 cios e não engravidou. Só que nessas alturas ele fica muito agressivo com os outros cães e já saltou a vedação do quintal para se pegar com os cães do vizinho, o que é desagradável, apesar do vizinho não ligar aos cães (é uma zona de oficinas e armazéns).

Agora a novidade, foi que os amigos caçadores do meu pai lhe disseram para não esterilizar a cadela pois assim ela já não prestaria para a caça, perdendo o faro e capacidade de trabalho, entre outras baboseiras...

É claro que eu o convenci do contrário e a cadela vai mesmo ser esterilizada, se possível ainda este mês, mas esta das cadelas de caça, uma vez esterilizadas perderem as faculdades de trabalho, para mim foi novidade!

Cumprimentos,
Susana
mcguida
Membro
Registado: segunda jul 07, 2003 2:18 pm

segunda jul 07, 2003 10:02 pm

olhe a minha cadela tem dois anos e n e esterelizada nem m parece q o va ser...quanto aos mitos o meu primo recolheu uma cadela da rua q ele depoix mandou esterelizar...ela q esta gorda esta,que esta agressiva (desconfiada)esta,e tem um tumoresinhos a nascer... :cry: :|
Arsssr
Membro
Registado: terça mai 13, 2003 6:12 pm

terça jul 08, 2003 8:01 am

Bem esta é uma situação que eu tenho vindo a adiar e as minhas meninas já têm 3 anos e 3 anos e meio, mas segundo me constou a questão de engordarem depois da esterilização é real. Isso preocupa-me pois a minha rott já não é propriamente muito "leve" e tenho medo que ela fique tipo elefante :p . Quanto à Dalmata até nem lhe fazia mal ganhar umas gramitas porque ela em especial no verão ou durante os cios parece um passarinho a comer (embora aquele truque do oleo de soja tenha resultado razoavelmente).
Quando as minhas meninas vieram lá para casa pensei sempre em fazer umas ninhada com cada uma porque gostava de ficar com um filhote delas.... Mas cheguei à conclusão que devo deixar isso para os profissionais porque além da trabalheira e da despesa que dá (sim eu compreendo que os criadores tem mesmo muitas despesas com uma criação) corro o risco de não encontrar donos que eu goste para todos os cachorros.
Quanto à melhor altura para fazer a esterilização: devo esperar pelo cio que deverá ser este mês e fazer em seguida???
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

terça jul 08, 2003 8:54 am

Olá.

Realmente..."ele há cada coisa" :roll: :roll: :roll:

De facto já tinha ouvido pessoas a argumentarem contra a esterilização das cadelas porque fazia mal, causava distúrbios, etc, etc...porque deviam pelo menos ter uma ninhada, etc...

A única razão pela qual se deve aguardar pelos 11-12 meses para esterilizar uma cadela é o tamanho do útero e ovários, i.e. porque antes disso, como são mto pequenos, dificulta um pouco a cirurgia. Para além disso, nessa idade também é possível verificar se o desenvolvimento do animal foi harmonioso, sem os factores inerentes à cirurgia atrapalharem a avaliação.

Depois disso, se não se pretender ter ninhadas...deve-se sempre optar pela esterilização: diminui o risco das tais gravidezes psicológicas (2 meses após o cio a cadela apresenta um comportamento maternal, com produção de leite e tudo :o, fica mto ansiosa pois não encontra os filhotes, e pior ainda, não tem como "se livrar do leite" nas mamas - o que causa mamites), diminui o risco de tumor mamário e de complicações uterinas.

Em contrapartida, nada indica que a cadela deva ter pelo menos uma ninhada na sua vida...bem como nada indica que o cão deva "cobrir" fêmeas pelo menos uma vez na vida...só pq "faz bem" :roll: :roll:

O problema das cadelas "engordarem após a esterilização" também pode ser questionável, i.e. dp da cirurgia há sp o período de recuperação...no durante o qual o animal tem o seu exercício físico reduzido. Isso sim, é um factor de "engorda".
Dp, quem resolve esterilizar a sua cadela, normalmente fá-lo qdo esta já está mais velhota...o q tb contribui para menos exercício físico e ...mais engorda :cry:

Então, se resolverem esterilizar a cadela ainda jovem, os cuidados a ter são os ususais, i.e. exercício físico e alimentação adequados à idade e raça do animal.

A favor temos a paz de espírito, nossa, dos vizinhos, dos cães e cadelas, a não contribuição para o problema de cães abandonados e indesejados e a diminuição de probabilidades de ocorrerem problemas de saúde para a cadela, mais tarde.

Contra...temos o factor de risco que está sempre associado a qualquer intervenção cirúrgica e mais o preço a pagar por esta :(

Portanto, na minha opinião, os argumentos a favor da esterilização NO CASO DE NÃO SE PRETENDER FAZER CRIAÇÃO, claro, são bastante mais fortes ;)

Espero ter contribuído para "desmistificar a esterilização" :D
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

terça jul 08, 2003 8:59 am

Olá.

Realmente..."ele há cada coisa" :roll: :roll: :roll:

De facto já tinha ouvido pessoas a argumentarem contra a esterilização das cadelas porque fazia mal, causava distúrbios, etc, etc...porque deviam pelo menos ter uma ninhada, etc...

A única razão pela qual se deve aguardar pelos 11-12 meses para esterilizar uma cadela é o tamanho do útero e ovários, i.e. porque antes disso, como são mto pequenos, dificulta um pouco a cirurgia. Para além disso, nessa idade também é possível verificar se o desenvolvimento do animal foi harmonioso, sem os factores inerentes à cirurgia atrapalharem a avaliação.

Depois disso, se não se pretender ter ninhadas...deve-se sempre optar pela esterilização: diminui o risco das tais gravidezes psicológicas (2 meses após o cio a cadela apresenta um comportamento maternal, com produção de leite e tudo :o, fica mto ansiosa pois não encontra os filhotes, e pior ainda, não tem como "se livrar do leite" nas mamas - o que causa mamites), diminui o risco de tumor mamário e de complicações uterinas.

Em contrapartida, nada indica que a cadela deva ter pelo menos uma ninhada na sua vida...bem como nada indica que o cão deva "cobrir" fêmeas pelo menos uma vez na vida...só pq "faz bem" :roll: :roll:

O problema das cadelas "engordarem após a esterilização" também pode ser questionável, i.e. dp da cirurgia há sp o período de recuperação...no durante o qual o animal tem o seu exercício físico reduzido. Isso sim, é um factor de "engorda".
Dp, quem resolve esterilizar a sua cadela, normalmente fá-lo qdo esta já está mais velhota...o q tb contribui para menos exercício físico e ...mais engorda :cry:

Então, se resolverem esterilizar a cadela ainda jovem, os cuidados a ter são os ususais, i.e. exercício físico e alimentação adequados à idade e raça do animal.

A favor temos a paz de espírito, nossa, dos vizinhos, dos cães e cadelas, a não contribuição para o problema de cães abandonados e indesejados e a diminuição de probabilidades de ocorrerem problemas de saúde para a cadela, mais tarde.

Contra...temos o factor de risco que está sempre associado a qualquer intervenção cirúrgica e mais o preço a pagar por esta :(

Portanto, na minha opinião, os argumentos a favor da esterilização NO CASO DE NÃO SE PRETENDER FAZER CRIAÇÃO, claro, são bastante mais fortes ;)

Espero ter contribuído para "desmistificar a esterilização" :D

No caso de pretender adiar esta opção, para além de poder utilizar as "cuecas" referidas pela CasadeAnaval, ainda poderá recorrer a um spray para disfarçar os cheiros. Pode aplicá-lo na cadela, na casa e noutros objectos.
Chamo a atenção para o facto de qdo uma cadela está em cio, o "cheiro" (que não é detectado pelos nossos narizes rudimentares de humanos) passa para as roupas e demais objectos q estejam em contacto com a cadela... :( o q faz com q mtas vezes os donos de cadelas em cio sejam alvo de "assédio" de machos mais ansiosos... :o :o :o :o

Xau
Responder

Voltar para “Cães”