Corte das guias em aves

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
sobras7
Membro
Registado: sábado mar 29, 2008 1:55 pm

quarta jan 21, 2009 5:28 pm

Boas,
É mal educado;
Mal educado é o Sr., que tenta arranjar argumentos a força toda, para justificar teorias parvas.

Um abraço,
sobras7.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta jan 21, 2009 6:41 pm

Bem,
Este tópico é um assunto que realmente gera bastante controvérsia, pois cada um tem a sua opinião e a sua forma de ver as coisas.
Como disse quando contei o meu caso, acabei dizendo que cada pessoa tem os motivos pelos quais tem aves, logo terá de adaptar as aves à sua forma de ver as coisas, conheço por exemplo um outro forista que tem uma varanda só para os seus papagaios e aí não se justifica ter as guias cortadas, mas lá está, cada caso será um caso e acho que não devemos criticar os outros por terem opiniões diferentes das nossas, muito menos entrar em agressões verbais por discordancia de opiniões.
Agradecia aos Srs. foristas que postassem as vossas experiências e não os vossos ideais.
É com a partilha de experiência que aprendemos.
Ninguém está correcto se formos a ver, as aves foram feitas para viver em liberdade na natureza, o Homem é que decidiu privá-las e domesticá-las de forma a criá-las em casa. Se formos muito extremistas, devemos defender que só devemos ter as aves que nos pousam no jardim e essas sim, alimenta-las e tentar interagir com elas, mas isso já não é tão facil pois não? É muito mais simples ter uma ave na gaiola e brincar quando nos apetece, seja com as guias cortadas ou por cortar.
Postem a boa informação e experiências que têm, não discutam, apesar de com isso também aprendermos, mas aprendemos que a discutir não chegamos a lado nenhum.
Obrigado a todos pois já aprendi muito aqui pelo forum.
mcamedjay
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

quarta jan 21, 2009 6:56 pm

Boas pessoal, tenho estado muito tempo sem aqui passar, falta de tempo :roll: , e neste momento que estava a estudar, lembrei-me de vir visitar o fórum, e abri o primeiro, que foi este, tive a ler, não com muita atenção, mas deu para captar alguma coisa.

quanto ao corte das guias, isso depende de caso para caso, eu pessoalmente sou contra, sou adepto de voo livre, apesar de para já, já não ter nenhuma a praticar isso, mas tenho seguido quem o faça, são dois amazonas um aestiva, e um ocrocéfala, uma ararauna, e uma arara severa etc.. não interessa pra agora.

quem tem a ave sempre solta num poleiro todo o dia, é ridiculo, a ave passa a sua maior seca todo o dia, imagino que seja aborrecido ou não(isso já depende das pessoas), e pra não estar acorrentada cortam-se as guias, como ninguem pode estar a vigiar o que ela faz durante o dia,
sendo assim, seria preferivel mantê-la na sua própria gaiola e só retirá-la quando estiver alguem (nos casos mais comuns é na sala) presente, para lhe dar atenção, podendo assim voar um pouco pela sala, treinar alguma brincadeira, chamar para ver como responde, acabando a brincadeira, volta pra gaiola, ou para o poleiro que se encontra em cima da gaiola, mas sempre com vigilância. A meu ver é preferivel a ave ficar segura, e ter companhia dos brinquedos dentro da gaiola, e ter estas saidas, do que ficar aborrecida sozinha num poleiro, não venham cá com coisas que é feio estar todo o dia numa gaiola etc.. Para não ficarem numa gaiola, era deixá-las na natureza em paz, mas isso não pode ser, pk já não pertencem a esse meio, e foram obrigadas a estarem no nosso meio. e como estão na nossa responsabilidade, é de evitar que sofram.

joaoejoca, não sei como é que mantém as suas aves durante todo o dia, mas pelo que li, ficam todo o dia no poleiro? sem vigilância? um bocado arriscado, neste caso se é para ficar sempre soltas deve-se confirmar que as cortinas estejam corridas (bem no seu caso, já não), para não embaterem no vidro, e as portas fechadas, e claro algo destruivel nesse compartimento, retirá-lo.

Mas cada um é livre de fazer o que acha mais conveniente, e mais seguro para a sua ave.
sobras7
Membro

quarta jan 21, 2009 7:19 pm

Boas,

Penso que o que o forista Joaoejoca quis dizer foi que tem as suas aves num poleiro sim, mas não estão com a tal correntezinha presa a pata, ou seja, estão numa dimensão em que podem brincar a vontade e quando querem comer dirigem-se ao poleiro onde se encontra o alimento, mas posso estar errado. É isso?

Um abraço,
sobras7.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta jan 21, 2009 7:48 pm

sobras7 Escreveu:Boas,
É mal educado;
Mal educado é o Sr., que tenta arranjar argumentos a força toda, para justificar teorias parvas.

Um abraço,
sobras7.
Como estamos num fórum publico, vocêtem toda a liberdade para comentar o que bem quiser e entender. Caí é no ridiculo quando diz que não comenta mais, mas continua a fazê-lo com com o intuito de passar o lustro.

Veja lá, aqui na arca existe o animal da semana, mas não existe o graxa da semana ;)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
sobras7
Membro

quarta jan 21, 2009 7:55 pm

PaulloSantos Escreveu:Veja lá, aqui na arca existe o animal da semana, mas não existe o graxa da semana ;)
Foi para rir ?? AHAHAH teve piada.

Membro

quarta jan 21, 2009 7:59 pm

Caí é no ridiculo quando diz que não comenta mais, mas continua a fazê-lo com com o intuito de passar o lustro.
Onde é que eu digo isso? Sabe ler por acaso? Saber ler até sabe, agora, muito bem...

Membro Veterano

quarta jan 21, 2009 8:05 pm

lmgcardoso Escreveu:Caro forista PaulloSantos

Irei ignorar esta sua última participação pois não merece qualquer comentário.

É pena que tenha partido para a ignorancia pois verifica-se que não tem qualquer tipo de argumentação plausível.

Eu nunca disse que percebia de aves, pois me considero uma pessoa que está sempre a aprender e aprender todos os dias mas todos. Hoje por exemplo aprendi que não devemos perder tempo com gente parva.

Obs. Faça o favor de não lançar mais tópicos se não tem capacidade de os depois argumentar ou participar de forma construtiva.

Realmente é pena que assim o seja, pois se houvesse nível, este tópico seria um tópico para muita discução.

boa sorte
lmgcardoso
Caro imgcardoso

O tópico era e continua a ser um tópico de interesse e aberto à discussão/participação de todos. Se perdeu o interesse foi para si e não para mim.

Eu ando cá para aprender, se possivel, ensinar pouco do que sei, mas sobretudo, para partilhar/discutir ideias.

Se o nivel baixou, foi do seu lado, ao responder com prepotência e fazendo afirmações completamente descabidas e que não viu escritas em lado algum, começando logo pelo facto de dizer que eu condenei tudo e todos.

Este tópico "nasce" de uma troca de ideias entre o joaoejoca, já que, estranhei o facto de ele cortar as guias das asas, sendo ele, um fã do vôo livre.

O joaoejoca, explicou e muito bem, o motivo pelo qual corta as guias as suas aves, situação que compreendi. Até porque, o joaoejoca fá-lo por uma situação muito concreta e não com o objectivo de privá-las do vôo com o objectivo de as domesticar, que é uma situação que ocorre com bastante frequência, sem os resultados desejados.

Quanto aos argumentos que apresentei e que você tanto contesta, ainda não conseguiu até ao momento e no meio de tanta acusação, provar o contrário daquilo que eu afirmei.

Diga-me claramente que o corte das asas é benéfico para as aves e porquê.

Diga-me claramente, que o corte das asas, não pode ser um factor de stress nas aves.

Diga-me claramente, se o corte das asas, trás a uma mais beneficios que maleficios.

Mas, claro, se não quiser responder a estas questões e lhe apetecer mais disparar em todos os sentidos, afirmando que eu condenei tudo e todos por cortarem as guias às aves, pode continuar a fazê-lo, mas pelo menos, veja lá se consegue fazer uma citação dessa minha afirmação, para ficarmos todos a saber onde ela está ;)
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
sobras7
Membro

quarta jan 21, 2009 8:08 pm

Caí é no ridiculo quando diz que não comenta mais, mas continua a fazê-lo com com o intuito de passar o lustro.
Onde é que eu digo isso? Sabe ler por acaso? Saber ler até sabe, agora, muito bem...

Também já esta nas bancas um novo livro que se chama "como aprender a ler sem ter que ir a escola" :wink:

Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quarta jan 21, 2009 8:15 pm

Caro forista mcamedjay

Estou perfeitamente de acordo com sua intervenção, não devemos condenar nem um nem outro caso, devemos sim esclarecer todas as dúvidas e questões que aqui se colocam no forum.

Mas a minha intervenção directa para sí não é para lhe dar "gracha" :wink:

Lí o inicio de sua intervenção e gostaria de lhe fazer um desafio que lancei a algum tempo ao forista Joãoejoca que agora lanço-lhe novamente, também

Sendo a matéria de voô livre uma matéria muito interessante e a qual poderia ser mais divulgada aqui no forum gostaria que você e forista Joãoejoca em conjunto explorassem essa materia lançando aqui no forum um tópico sobre esse assunto, para assim todos ficarmos a saber mais um pouco sobre esta actividade, ao meu ver muito interessante.

boa sorte
lmgcardoso
sobras7
Membro

quarta jan 21, 2009 8:23 pm

E não só estes dois foristas em causa, acho que existem pelo menos aqui no fórum mais dois ou três foristas que praticam vôo livre com as suas aves.

Última edição por sobras7 em quarta jan 21, 2009 8:24 pm, editado 1 vez no total.
mcamedjay
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

quarta jan 21, 2009 8:23 pm

sim é uma boa ideia, e claro assim k tiver oportunidade, posterei algo, bem como link para ver alguns videos.
PaulloSantos
Membro Veterano

quarta jan 21, 2009 8:26 pm

sobras7 Escreveu:

Também já esta nas bancas um novo livro que se chama "como aprender a ler sem ter que ir a escola" :wink:

E vão 3 seguidos onde conseguiu dizer.... nada.

Ó sobras, eu vou tentar explicar-lhe uma coisa de modo muito simples para ver se você percebe.

Pese embora o facto da "discussão" entre mim e o imgcardoso estar a ser mais acesa do que seria desejável, eu continuo a encará-la como uma discussão, onde ambos podemos aprender.

É certo que a "coisa" descambou um pouco, mas como vê, quer os posts do imgcardoso, quer os meus, têm mais de 2 linhas e, sejam ou não os argumentos válidos, não deixam de ser argumentos e nós acreditamos que terão o seu quê de verdade e razão.

Agora diga-me lá.... o que é que os seus posts têm trazido à discussão ?

Quais são os seus argumentos ?

Você faz-me lembrar aqueles rafeirotes que, quando há briga, aparecem só para morder nas canelas, mas nem mossa fazem.

Assim sendo e tendo em conta que do seu lado, nem bons nem maus argumentos, a partir de agora, a única coisa que terá de mim, é desprezo.

Pode continuar por aí a mordiscar nas canelas, mas não lhe ligo pêvas.

Beijocas fofas e votos de uma excelente páscoa.

ps: só um conselho... já que irá certamente continuar a mordiscar, tente pelo menos, dar uma dentada grande e com força de uma só vez, ao invés de estar constantemente a mordiscar a cada minuto que passa. É que, em apenas 12 minutos, deu 3 dentaditas e eu nao senti nenhuma.
<p> </p>
sobras7
Membro

quarta jan 21, 2009 8:27 pm

Eu por exemplo, é uma matéria que me interessa, pois estou seriamente interessado em exprimentar com as minhas aves.

Um abraço.
sobras7
Membro

quarta jan 21, 2009 8:31 pm

Vá, pronto, não vou mordiscar mais nas canelas, afinal, ainda pode ficar triste e eu não quero o seu desprezo, para mim o seu desprezo interessa-me muito sabia? Pronto, mais um patinho feio.

Felicidades e o resto de uma vida feliz, sim?
Responder

Voltar para “Aves”