Artigo da arca sobre as top 5 cobras....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta jan 23, 2009 4:03 pm

Nazgul93 Escreveu:Pois,ja o foram em tempos.

Na CITES é claro como a agua,mas a legislaçao portuguesa...enfim.
pode ser que um dia mude,mas por enquanto duvido,

-tenho uma duvida,segundo a lei ao legalizarem Boideos,estam a legalizar Pitonideos??

pode ser que num dia proximo legalizem as duas familias,o que ja devia ter sido feito uma vez que somos os unicos na UE com esta legislaçao.
Depende dos precisos termos da alteração legislativa. Em qualquer caso não é espectável, nem desejável, um levantamento tout cour quer dos boideos quer dos pitonideos enquanto familia, antes de especies ou sub-espécies específicas ou de todas as espécies que cumpram determinados requisitos ou parâmetros.

Já visto o que seria se fosse não só legal como de fácil adquisição uma e. murinus.... Já estou a imaginar alguns users "experientes" aqui do fórum a compraem logo umas 3 ou 4 para as reproduzirem e coloca-las no lago lá do quintal.... Era a loucura!!! :twisted:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta jan 23, 2009 4:09 pm

PedroC10 Escreveu:Eu por um lado acho bem que não legalizem tão cedo esse tipo de cobras. Vamos ver uma coisa, em Portugal está a começar ser moda ter uma cobra, e muitas pessoas que as comprar ou não se informam, ou compram pk é fixe e pa mostrar aos amigos, ou por outras situações.

Mas comprar uma corn ou uma king nessas condições, tudo bem que é mau, mas são cobras mais "sociáveis",, se é que se pode dizer assim, e com relativa facilidade se podem resolver os problemas que elas acarretam para quem não se informa convenientemente antes de as comprar, agora imaginem o que é um tipo que não percebe nada de cobras a comprar uma venenosa numa loja de animais, ou a comprar uma Boa bébe e ver que ao fim de algum tempo ela fica enorme..

Eu penso que em Portugal, ainda não existe maturidade para ser permitido ter esse tipo de cobras.. Mas é so a minha opinião, e vale o que vale..

Pois,eu com a embalagem esquecime de referir isso.
Eu é claro que gostava,agora se era merecido ou nao é que nao sei,pois para mim é bom,pois gosto de me informar e aprender tudo o que puder sobre os animais que pretendo ou nao manter,mas quando se trata das pessoas que passam na loja de animais e dizem "epa aquilo no meu quarto ficava mesmo fixe,mostrar aos amigos,meter umas fotos no hi5 com uma piton e tal" e as compram ja nao concordo com a legalizaçao,pois tal como tu disses-te e bem,é um hobbie relativamente recente e por isso ainda nao ha a mentalidade que ha em paises como os E.U.A e a alemanha por exemplo,nem para os animais que possuimos quanto mais para animais que podem atingir varios metros de comprimento e que podem matar um homem (as maiores especies).
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jan 23, 2009 4:19 pm

PedroC10 Escreveu:(...), agora imaginem o que é um tipo que não percebe nada de cobras a comprar uma venenosa numa loja de animais, (...)..
Só não as encontras em lojas de animais, porque nenhuma loja se lembrou de vender...mas existem especies venenosas legais, que assim como por "lapso" englobaram as pitons nos boideos, não mencionaram um pequeno grupo na proibição quando se referiram a viperideos.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Nazgul93
Membro Veterano

sexta jan 23, 2009 4:34 pm

Thorgarth Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:Pois,ja o foram em tempos.

Na CITES é claro como a agua,mas a legislaçao portuguesa...enfim.
pode ser que um dia mude,mas por enquanto duvido,

-tenho uma duvida,segundo a lei ao legalizarem Boideos,estam a legalizar Pitonideos??

pode ser que num dia proximo legalizem as duas familias,o que ja devia ter sido feito uma vez que somos os unicos na UE com esta legislaçao.
Depende dos precisos termos da alteração legislativa. Em qualquer caso não é espectável, nem desejável, um levantamento tout cour quer dos boideos quer dos pitonideos enquanto familia, antes de especies ou sub-espécies específicas ou de todas as espécies que cumpram determinados requisitos ou parâmetros.

Já visto o que seria se fosse não só legal como de fácil adquisição uma e. murinus.... Já estou a imaginar alguns users "experientes" aqui do fórum a compraem logo umas 3 ou 4 para as reproduzirem e coloca-las no lago lá do quintal.... Era a loucura!!! :twisted:

Exacto,nem mais.

Pois dai o meu "simnao" á legalizaçao,porque temo por episodios como esse...desde comprarem 3 a 4 para repruduzir para por no charco do quintal da frente a comprarem regius e perguntarem se nao pudemos dar repolho ou galleria... :twisted:

ohoh a aquisiçao de especimes destas familias é tao facil. :lol: ,pois ate e.murinus albinas se arranjam (mas este nao é um caso flagrante isolado 8))
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
tiago_carvalho
Membro Júnior
Registado: terça jan 24, 2006 2:15 pm

sexta jan 23, 2009 6:09 pm

Nesta discussão, da possível legalização de boideos em Portugal, há uma coisa que eu acho especial piada. Maior parte das pessoas queria que só as regius fossem legalizadas, por variadas razões, talvez porque seja o boideo que mantenham, o que gostavam de manter ou o único que conhecem que nem cresce assim tanto.
Basicamente e, falo no geral, o pessoal defende que só deveríam ser legalizados os boideos que eles gostavam de manter.
E porque razão todas as pessoas que são apaixonadas por grandes boideos não teríam a mesma oportunidade de os manter, já que nos outros países a quem nos comparamos estas são legais.
Para mim o que deve mudar além da nossa lei é a nossa mentalidade, porque neste momento apesar de ilegal é possível ter-se um animal desses sem grande esforço, e o que é certo é que há muito animal que á margem das leis é trazido por pessoal que os tem em condições miseráveis, portanto não vejo que a legalização piorasse a situação, mas talvez servisse para revelar esses maus tratos e se pudesse fazer alguma coisa para os evitar.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta jan 23, 2009 6:54 pm

tiago_carvalho Escreveu:Nesta discussão, da possível legalização de boideos em Portugal, há uma coisa que eu acho especial piada. Maior parte das pessoas queria que só as regius fossem legalizadas, por variadas razões, talvez porque seja o boideo que mantenham, o que gostavam de manter ou o único que conhecem que nem cresce assim tanto.
Basicamente e, falo no geral, o pessoal defende que só deveríam ser legalizados os boideos que eles gostavam de manter.
E porque razão todas as pessoas que são apaixonadas por grandes boideos não teríam a mesma oportunidade de os manter, já que nos outros países a quem nos comparamos estas são legais.
Para mim o que deve mudar além da nossa lei é a nossa mentalidade, porque neste momento apesar de ilegal é possível ter-se um animal desses sem grande esforço, e o que é certo é que há muito animal que á margem das leis é trazido por pessoal que os tem em condições miseráveis, portanto não vejo que a legalização piorasse a situação, mas talvez servisse para revelar esses maus tratos e se pudesse fazer alguma coisa para os evitar.
Eu concordo contigo...

É triste ter de se falar de certas espécies pela calada, porque tal como há nabos a manter as legais, também os há a manter ilegais e neste momento há ilegais em muito mau etado, ma dessas ninguém pode falar porque estão "proibidas".

Tal como o Tiago disse, o problema, não é se é legal ou não. É mesmo a mentalidadezinha tacanha do Tuga, que acha que o resto do mundo está contra ele.
Com os milhentos posts idiotas de pessoal com cobras, ainda acham que o pessoal aqui na arca (exceptuando uma mão cheia) está preparada para manter qualquer boídeo/pythonideo...

eu sinceramente não acho.
Hajaje
Membro Júnior
Registado: terça jan 20, 2009 9:58 pm

sexta jan 23, 2009 7:53 pm

É normal isto acontecer quando são textos tirados da net.
Trazem quase sempre alguns erros.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jan 23, 2009 8:12 pm

Boas

Ás vezes torna-se complicado entender o pessoal... quando vem alguem aqui perguntar sobre uma espécie de cobra para se iniciar, todos (ou quase todos) indicam as corns e lampros como as mais indicadas, mas como não foi respondido aqui no forum e veio de um artigo já tá mal.
Se o artigo tem falhas, sim tem, mas não são as corns e as lampros as mais indicadas para iniciantes, por vocês mesmos?

Sobre a 2ª,3ª e 4ª cobra do referido top, elas são do mesmo género, não a mesma espécie.

Estas são as características gerais das espécies apresentadas, ou seja, uma Cobra do Milho tende, como espécie, a ser de determinada forma mais indicada, mas existem sempre excepções e os iniciantes devem contar com isso.
Ali parece-me apenas que falta 2 palavras " mais indicada".

ps. não, não fui eu que escrevi o artigo.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta jan 23, 2009 8:21 pm

jpmf Escreveu:
tiago_carvalho Escreveu:Nesta discussão, da possível legalização de boideos em Portugal, há uma coisa que eu acho especial piada. Maior parte das pessoas queria que só as regius fossem legalizadas, por variadas razões, talvez porque seja o boideo que mantenham, o que gostavam de manter ou o único que conhecem que nem cresce assim tanto.
Eu concordo contigo...

É triste ter de se falar de certas espécies pela calada, porque tal como há nabos a manter as legais, também os há a manter ilegais e neste momento há ilegais em muito mau etado, ma dessas ninguém pode falar porque estão "proibidas".

Tal como o Tiago disse, o problema, não é se é legal ou não. É mesmo a mentalidadezinha tacanha do Tuga, que acha que o resto do mundo está contra ele.
Com os milhentos posts idiotas de pessoal com cobras, ainda acham que o pessoal aqui na arca (exceptuando uma mão cheia) está preparada para manter qualquer boídeo/pythonideo...

eu sinceramente não acho.
E das pessoas que falo aqui na arca, muito poucas são as com capacidades suficientes para tal. E essas pessoas são as que menos falam na sua legalização... Eu na sua essência sou contra a "proibição - porque sim", mas também sou contra a sua legalização como acontece no caso das corns e outros répteis legais actualmente!

Na minha forma de ver as coisas devia haver uma autorização especial para se manter répteis em casa, um pouco tipo a nossa carta de condução (por mais estúpida que pareça a analogia) que nos habilita a conduzir um ligeiro de passageiros ou um pesado de mercadorias! Consoante a dificuldade da manutenção do próprio réptil, acederíamos ao mesmo mediante aprovação de uma entidade avaliadora competente. Porque não a APT em parceria com o ICNB?

Agora, se quiserem podem cair-me todos em cima, manterei esta opinião se não me derem alternativas viáveis - Tudo pelo bem dos animais, já tou farto de negligência e parvalheira que aqui vejo todos os dias!
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta jan 23, 2009 8:30 pm

element Escreveu:Boas

Ás vezes torna-se complicado entender o pessoal... quando vem alguem aqui perguntar sobre uma espécie de cobra para se iniciar, todos (ou quase todos) indicam as corns e lampros como as mais indicadas, mas como não foi respondido aqui no forum e veio de um artigo já tá mal.
Se o artigo tem falhas, sim tem, mas não são as corns e as lampros as mais indicadas para iniciantes, por vocês mesmos?

Sobre a 2ª,3ª e 4ª cobra do referido top, elas são do mesmo género, não a mesma espécie.

Estas são as características gerais das espécies apresentadas, ou seja, uma Cobra do Milho tende, como espécie, a ser de determinada forma mais indicada, mas existem sempre excepções e os iniciantes devem contar com isso.
Ali parece-me apenas que falta 2 palavras " mais indicada".

ps. não, não fui eu que escrevi o artigo.
Nisto tens toda a razão! Mea culpa, mas em termos de dificuldade e hábitos comportamentais não são assim tão diferentes que admitam vários postos nesse top 5.

Quanto ao resto, o artigo tem demasiadas falhas, muito pobre mesmo! Desculpa, mas é um artigo deprimente! E que edição é esta que se permite postar um artigo destes? 8)
tiago_carvalho
Membro Júnior
Registado: terça jan 24, 2006 2:15 pm

sexta jan 23, 2009 8:47 pm

Na minha forma de ver as coisas devia haver uma autorização especial para se manter répteis em casa, um pouco tipo a nossa carta de condução (por mais estúpida que pareça a analogia) que nos habilita a conduzir um ligeiro de passageiros ou um pesado de mercadorias! Consoante a dificuldade da manutenção do próprio réptil, acederíamos ao mesmo mediante aprovação de uma entidade avaliadora competente. Porque não a APT em parceria com o ICNB?
Concordo com isto, e até acho que será mais fácil legalizar tudo do que estar a legalizar por partes.
O que eu quis dizer é que não se pode proibir a pensar nas pessoas negligentes, então e as pessoas que gostam e têm capacidade de os manter? Eu sou a favor da legalização em geral e deixar as decisões ao cargo da consciência das pessoas. Se era bom ou mau?, não me cabe a mim julgar a sociedade.
Nazgul93
Membro Veterano

sexta jan 23, 2009 9:38 pm

tiago_carvalho Escreveu:
Concordo com isto, e até acho que será mais fácil legalizar tudo do que estar a legalizar por partes.
O que eu quis dizer é que não se pode proibir a pensar nas pessoas negligentes, então e as pessoas que gostam e têm capacidade de os manter? Eu sou a favor da legalização em geral e deixar as decisões ao cargo da consciência das pessoas. Se era bom ou mau?, não me cabe a mim julgar a sociedade.

Pois,é a razao do meu "simnao",pois ha muita gente em portugal que tem capacidades e que merece a legalizaçao,dai o meu sim.

Mas nao sei ate que ponto será benefico a legalizaçao,por um lado só seria mais uns a juntar á lista de "mal-tratados",pois niglegencia sempre houve e continua a haver com outros animais,estes seriam apenas mais uns a juntar á lista,dai o meu nao.

E como o fred disse,é tudo pelo bem dos animais.

E como eu disse em cima,nos nao temos a mentalidade que paises como os E.U.A ou a alemanha têm, pois como ja disseram,1º ha que mudar a mentalidade das pessoas antes de a legislaçao.
<strong>

Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta jan 23, 2009 10:07 pm

Boas. Quanto ao artigo, concordo que está muito básico e se calhar apropriado para o público alvo que é...os users que não têm reptéis e/ou que não percebem nada de cobras especialmente. É óbvio que quem sabe um bocadinho mais, detecta erros e falta de conteúdos...mas é quase como se de um folheto informativo se tratasse...básico e chamativo com cores é o que se pretende.

Quanto à legislação, concordo que traria à luz vários casos de pessoas que têm animais mal tratados, é quase como a lei do aborto...só se iria legalizar algo que se realiza e continua a realizar e que ainda por cima está escondido na «fora da lei». Ao menos a vigilância seria um pouco diferente e o acesso a esses animais aos cuidados de saúde, maior. Isso não invalida que neste momento não sejam tratados boideos em consultorios, porque são. Mas seria diferente. Quanto à «carta de cativeiro de repteis», isso só teria alguma lógica se fosse transversal a mais animais, porque não são só estes que são alvos de maus tratos/negligência, mas seria uma grande ideia. Não sei se muito exequível na realidade portuguesa, mas mesmo assim, uma ideia boa.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sábado jan 24, 2009 12:14 am

Falando de imprecisões continuam a reportar-se a espécies de pitons como pertencendo à familia boidea..... Mas passando à frente.

Ser preciso um grande ou pequeno esforço acredito que de facto não seja muito dificil adquirir algumas especies proíbidas, pelo menos aquelas mais comuns, quer por cá quer trazendo do estrangeiro, mas isso nada tem de estranho, e por várias razões, que me vou aqui escusar de referir, já que me parecem óbvias.

Quanto ao que alega em relação às pessoas que só defendem a legalização de determinadas espécies pois bem eu posso apenas falar por mim, e a verdade é que é com muita pena minha que defendo, pelo menos num primeiro momento, o levantamento da proíbição para apenas algumas espécies de dimensão relativa. E com muita pena porquê?

Pois tal como o JPMF já referiu não vejo com muitos bons olhos ser fácilmente acessivel em qualquer loja ou criador um cobra de grande porte a qualquer inconsciente que queira por impulso ou porque acha gira decida comprar. Pessoalmente não me importava nada que uma qualquer besta sofresse na pele a sua inconsciência (veja-se-se que besta não é o animal), mas o problema é quando pela inconsciência de uns sofrerem terceiros, de forma directa ou indirecta. Ou acham que face a um qualquer incidente grave derivado da incuria de quem nunca deveria colocar os olhos numa cobra daquelas quanto menos ter uma, não haveria "represálias" e consequências para todos quanto gosta de manter répteis?!?!?!

Se me perguntam " Então nesse caso não seria melhor condicionar-mos o acesso a determinadas espécies em vez de as proíbir-mos?" a minha resposta seria positiva, MAS, acham que isso é viável em Portugal no curto prazo?!?! Com que meios iria esse controlo ser feito, que entidade iria supervisionar, quais os mecanismos e que tipo de registo ou conhecimentos seriam necessários, etc?!?! E acima de tudo, não esquecer que temos que encarar um facto muito importante. Que temos em primeiro lugar que "convencer" as instituições que regulam a matéria da razão que assiste à alteração da legislação, que já assim como assim é dificil em relação a espécies de menor porte podem imgainar tentar explicar a "razoabilidade" de se poder ter uma cobra com um peso superior a 100klgs em casa...e com um feitizinho "especial"!! A resposta seria alguma coisa do género " E já agora um Tigre não?!?!"

Temos que ser realistas.

Se me perguntam se gostaria de poder vir a ter uma Ret., a minha resposta é inequivoca. É sim, quando entendesse que tinha experiência suficiente e estivesse à altura de um animal daqueles....pelo que gostaria que o seu estatuto fosse no mínimo clarificado. O meu problema são os muitos casos que por aqui passam de tremenda incúria e inconsciência, e que aqueles de que não temos conhecimento...

E quem diz uma reticulatus diz uma m. amethistina, ou uma Liasis O., etc....

Mais uma vez digo que temos que ser realistas, e temos que começar por algum lado.

Deixar ao livre arbitrio e consciências das pessoas tem muito que se lhe diga, e EU digo-te claramente que não via com muito bons olhos muitas das pessoas que por aqui terem acesso e manterem a maioria das espécies em causa. Para já não falar de venenosas.... Também achas que aqui devemos deixar ao critério de cada um?!?!
Claramente NÃO.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sábado jan 24, 2009 12:26 am

Thorgarth Escreveu:
Falando de imprecisões continuam a reportar-se a espécies de pitons como pertencendo à familia boidea..... Mas passando à frente.

Ser preciso um grande ou pequeno esforço acredito que de facto não seja muito dificil adquirir algumas especies proíbidas, pelo menos aquelas mais comuns, quer por cá quer trazendo do estrangeiro, mas isso nada tem de estranho, e por várias razões, que me vou aqui escusar de referir, já que me parecem óbvias.

Quanto ao que alega em relação às pessoas que só defendem a legalização de determinadas espécies pois bem eu posso apenas falar por mim, e a verdade é que é com muita pena minha que defendo, pelo menos num primeiro momento, o levantamento da proíbição para apenas algumas espécies de dimensão relativa. E com muita pena porquê?

Pois tal como o JPMF já referiu não vejo com muitos bons olhos ser fácilmente acessivel em qualquer loja ou criador um cobra de grande porte a qualquer inconsciente que queira por impulso ou porque acha gira decida comprar. Pessoalmente não me importava nada que uma qualquer besta sofresse na pele a sua inconsciência (veja-se-se que besta não é o animal), mas o problema é quando pela inconsciência de uns sofrerem terceiros, de forma directa ou indirecta. Ou acham que face a um qualquer incidente grave derivado da incuria de quem nunca deveria colocar os olhos numa cobra daquelas quanto menos ter uma, não haveria "represálias" e consequências para todos quanto gosta de manter répteis?!?!?!

Se me perguntam " Então nesse caso não seria melhor condicionar-mos o acesso a determinadas espécies em vez de as proíbir-mos?" a minha resposta seria positiva, MAS, acham que isso é viável em Portugal no curto prazo?!?! Com que meios iria esse controlo ser feito, que entidade iria supervisionar, quais os mecanismos e que tipo de registo ou conhecimentos seriam necessários, etc?!?! E acima de tudo, não esquecer que temos que encarar um facto muito importante. Que temos em primeiro lugar que "convencer" as instituições que regulam a matéria da razão que assiste à alteração da legislação, que já assim como assim é dificil em relação a espécies de menor porte podem imgainar tentar explicar a "razoabilidade" de se poder ter uma cobra com um peso superior a 100klgs em casa...e com um feitizinho "especial"!! A resposta seria alguma coisa do género " E já agora um Tigre não?!?!"

Temos que ser realistas.

Se me perguntam se gostaria de poder vir a ter uma Ret., a minha resposta é inequivoca. É sim, quando entendesse que tinha experiência suficiente e estivesse à altura de um animal daqueles....pelo que gostaria que o seu estatuto fosse no mínimo clarificado. O meu problema são os muitos casos que por aqui passam de tremenda incúria e inconsciência, e que aqueles de que não temos conhecimento...

E quem diz uma reticulatus diz uma m. amethistina, ou uma Liasis O., etc....

Mais uma vez digo que temos que ser realistas, e temos que começar por algum lado.

Deixar ao livre arbitrio e consciências das pessoas tem muito que se lhe diga, e EU digo-te claramente que não via com muito bons olhos muitas das pessoas que por aqui terem acesso e manterem a maioria das espécies em causa. Para já não falar de venenosas.... Também achas que aqui devemos deixar ao critério de cada um?!?!
Claramente NÃO.
Totalmente de acordo, mai nada :roll:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”