Cio depois de Esterilização?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

segunda jan 19, 2009 5:30 pm

Estou com uma dúvida, a minha Julieta foi esterilizada em Novembro, altura em que fez 7 meses, no entanto durante este mês de Janeiro tem tido atitudes algo comuns a uma gata com cio.. corre que nem uma maluca (pelas paredes inclusive), mia muito (mais durante a noite), rebola-se no chão, esfrega-se em tudo o que possa... a pergunta é: as gatas mantêm os sintomas de cio mesmo depois de esterilizadas? isto é possível?

Peço desculpa pela ignorancia na pergunta mas nunca tive gatas... Agradeço desde já qualquer resposta, mais que não seja para tentar perceber o que se passa com a Julie...

Obrigado,
VCRC
Puffynha
Registado: sábado dez 27, 2008 2:18 pm

segunda jan 19, 2009 5:42 pm

Também tenho uma gatinha que anda com o cio, mas não sei, porque ela nunca foi estrelizada, comprei-lhe hije uma pílula, e espero que os comportamentos parem, porque ela tem os mesmos sintomas... :oops:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda jan 19, 2009 6:12 pm

VCRC Escreveu:Estou com uma dúvida, a minha Julieta foi esterilizada em Novembro, altura em que fez 7 meses, no entanto durante este mês de Janeiro tem tido atitudes algo comuns a uma gata com cio.. corre que nem uma maluca (pelas paredes inclusive), mia muito (mais durante a noite), rebola-se no chão, esfrega-se em tudo o que possa... a pergunta é: as gatas mantêm os sintomas de cio mesmo depois de esterilizadas? isto é possível?

Peço desculpa pela ignorancia na pergunta mas nunca tive gatas... Agradeço desde já qualquer resposta, mais que não seja para tentar perceber o que se passa com a Julie...

Obrigado,
VCRC
O que ela fez foi a remoção total do aparelho reprodutivo?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda jan 19, 2009 6:14 pm

Puffynha Escreveu:Também tenho uma gatinha que anda com o cio, mas não sei, porque ela nunca foi estrelizada, comprei-lhe hije uma pílula, e espero que os comportamentos parem, porque ela tem os mesmos sintomas... :oops:
~

A pilula tras imensos problemas e nem sei se tomada depois de começado o cio é efectiva ou não.
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

segunda jan 19, 2009 6:17 pm

Como só foi esterelizada em novembro, poderá acontecer de algumas hormonas ainda estarem presentes, e surgir este cio. Depois deste não deverá surgir mais nenhum.

Penso que com a minha Xana também aconteceu o mesmo, mas foi coisa de pouquíssimos dias. Não fez o ciclo completo.
Se estiver errada, corrijam por favor. Mas acho que pode acontecer.

Com a pilula, acho que os sintomas estão presente, assim como a vontade da gata de procurar o macho; apenas impede que ela fique prenhe. Mais uma vez, corrijam-me se estiver errada.

Cumprimentos,

:wink:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda jan 19, 2009 7:35 pm

A esterilização consiste basicamente numa vasectomia no caso dos machos, e a uma laqueação das trompas nas fêmeas. Como os orgãos sexuais não são retirados e desta forma o processo hormonal mantem-se, as fêmeas podem continuar a entrar em cio e os machos a fazer marcação de território.

Quando um animal é sujeito a uma castração, no caso dos machos os testículos são removidos e nas fêmeas são os ovários e o útero. Aqui o processo hormonal deixa de acontecer e por consequência a entrada em cio, a marcação de território, etc.

Posto isto VCRC, se a Julie continua efectivamente a entrar em cio é porque apenas foi esterilizada, em vez de castrada, e nesse caso nada mais natural :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda jan 19, 2009 7:46 pm

curioso... eu sempre pensei que fosse ao contrário... esterilização quando o aparelho é removido e castração quando há apenas laqueação de trompas, isto no caso das fêmeas... :lol:

quando é feita laqueação, por vezes pode o sistema reprodutor unir-se e a gata volta a ficar fértil...
o melhor será falar com a veterinária e saber exactamente o que foi feito... quando mais não seja, fica mais descansada... já que se o aparelho foi removido, a gatinha não ficará prenha nunca :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

segunda jan 19, 2009 8:36 pm

Eu penso que por esterilização considera-se a OVH (ovario-histerectomia) ou seja, a remoção cirúrgica dos ovários e do útero. Pelo menos quando marquei a esterilização da minha gata, chamei-a por este nome e o veterinário automaticamente percebeu que era uma OVH. Algumas operações desta natureza consistem na remoção apenas do útero ou do ovário. Se apenas o útero for removido e continuar lá os ovários, a gata continuará a ter cios e a atrair os machos, apenas não engravidará. Isto li eu algures. Claro que penso que o melhor será mesmo a OVH, pois para além de prevenir a gravidez, evita riscos de tumores nos ovários e no útero e claro, elimina os chatíssimos cios. Se calhar é melhor telefonar ao seu vet e perguntar se de facto a sua gata foi realmente submetida a uma OVH (o que eu acho que sim) ou se a qualquer outra operação "contraceptiva".
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda jan 19, 2009 9:14 pm

Esta distinção entre esterilização e castração aprendi aqui mesmo neste fórum com foristas muito experientes.
Antes pensava que o termo castração só se aplicava aos machos e o termo esterilização às fêmeas. Como tenho 3 gatas, sempre usei o termo estarem esterilizadas, quando na realidade, e vim a saber depois, estavam castradas.
Quanto à ovariohisterectomia, são sempre removidos ambos os ovários e o útero pode ser removido apenas parcialmente - leia-se na sua quase totalidade.

A explicação que dei acima foi-me dada a grosso modo pela vet que acompanha as minhas gatas. Foi isto que eu entendi que se passa aquando de uma esterilização ou castração.
Deixo-lhe ainda um link para um tópico que fala precisamente nisto:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... tra%E7%E3o
leonildecarvalho Escreveu:O que me parece que possa estar na consideração dos Ingleses... é a forma do procedimento cirurgico, em si. Isto é:
Numa laqueação das trompas de falópio, na maioria das vezes, nem precisa de incisão abdominal e a have-la será uma muito menor! Logo, menos tempo cirurgico dispensado...menos trabalho e o uso dum anestésico de menor concentração...!

Ainda, a permanência de cios numa gata, pela opção duma "esterilização parcial" (não existe. Ou é esterilizada/castrada, ou não o é. O termo correcto é a castração total envolvendo a remoção de útero, trompas e ovários, ou parcial com a remoção de parte dos orgãos, como ovários, p.e.), compromete a saúde da gata a vários níveis...!
Esta citação da leonildecarvalho serve também como um alerta para a VCRC no caso da sua Julie efectivamente ter sido apenas sujeita a uma esterilização - não é benéfico para a gatinha a continuidade dos cios.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 20, 2009 10:08 pm

VCRC Escreveu:Estou com uma dúvida, a minha Julieta foi esterilizada em Novembro, altura em que fez 7 meses, no entanto durante este mês de Janeiro tem tido atitudes algo comuns a uma gata com cio.. corre que nem uma maluca (pelas paredes inclusive), mia muito (mais durante a noite), rebola-se no chão, esfrega-se em tudo o que possa... a pergunta é: as gatas mantêm os sintomas de cio mesmo depois de esterilizadas? isto é possível?

Obrigado,
VCRC
Convém que fale com a sua Veterinária sobre a possível castração...ou sobre uma eventual "esterilização", se foram uma ou outra efectuadas e para que ela possa avaliar a origem do comportamento actual da gatinha...?! Mas, vá mesmo (!) porque por vezes, na remoção dos ovários, basta que tenha ficado um pouco de tecido ovarico para continuar a fazer cios, embora que mais leves!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

quarta jan 21, 2009 2:28 pm

Obrigado a quem respondeu.. e aos esclarecimentos. logo que tenha novidades volto a postar!
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

domingo jan 25, 2009 11:39 pm

A minha gata também teve aquilo que parecia ser o cio durante mais algum tempo, é normal.
Mesmo depois de esterilizados/castrados os animais não ficam logo impavidos e serenos ainda andam "maluquinhos" durante algum tempo, especialmente no mês de janeiro que é o mês dos gatos.
E quanto á pìlula,para quem dá, não tira o cio, só não deixa que a gata fique prenha.
E não é nada bom dar isso a animais que tão em casa porque pode trazer complicações futuras.
Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Gatos”