Boa noite,
Gostaria de saber se, em Portugal, existem criadores de Collies. Se sim, quem?
Obrigada.
Collies
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro
- Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm
Olá Susper. Havia dois criadores de Collies, mas infelizmente faleceram ambos. Neste momento, a única pessoa que deverá ter Collies é o Sr. Jorge Baptista, em Coimbra, com o afixo Jorbat y´Anna e talvez o canil Razart, que eu não sei se mantém a criação de Collies. De qualquer maneira, se precisar de informação mais detalhada pode contactar-me através de uma mensagem privada ou através do forum, que eu terei o maior prazer em ajudar no que for preciso.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Não é bem assim. Gente com Collies que faz criação e vai a exposição são muito mais que esses (assim de repente, estou a ver, pelo menos, mais 3 criadores). Não acho bem que esteja aqui a dizer que há só um.
De qualquer forma, nestes casos, nada como pedir a lista de criadores ao CPC - e ter cuidado na escolha.
De qualquer forma, nestes casos, nada como pedir a lista de criadores ao CPC - e ter cuidado na escolha.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro
Quem são? Além dos de Braga, que por lapso esqueci, não estou a ver mais criadores de Collies. Pelo menos, habituais nas exposições eram o Ilson e o Roberto. Aparecem é cães de criação deles, que não são de criadores própriamente ditos. Só se se está a referir à Dr.ª Sofia, mas essa que eu saiba também não faz criação, e se estava a pensar fazer era a "reboque" Do Ilson e do Roberto. Repito que não sei se o Ilson mantém o canil e a actividade de criador, uma vez que o "motor" era o Roberto.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
- Contacto:
Olá,Susper Escreveu: Boa noite,
Gostaria de saber se, em Portugal, existem criadores de Collies. Se sim, quem?
Obrigada.
Em primeiro lugar de que variedade de collie está a falar.
As respostas que até agora foram dadas são em relação ao Rough Collie, mas como existem mais variedades, talvez seja melhor especificar...
-
- Membro Veterano
Lamento informar que a Dra Sofia faz criação, e o Carlos provavelmente também fará, mais cedo ou mais tarde .
Também não sei se o Ilson continuará, espero que sim. Aliás vai brevemente retomar a participação em exposições.
Também não sei se o Ilson continuará, espero que sim. Aliás vai brevemente retomar a participação em exposições.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro
Não lamente! Aliás não sei que bicho lhe mordeu, mas cada vez que responde a um post meu é com três pedras na mão. Fique sabendo que folgo em saber que o Ilson vai continuar porque criadores de collies precisam-se. Acima de tudo gosto da raça e gostaria de poder continuar a comprar cães a pessoas que conheço e de preferência cá em Portugal. Quanto à Dr.ª Sofia, ainda bem para ela. Aías, a cadela que ela tem é excelente, embora o cão deixe algo a desejar. Resta acrescentar que eu também participo em exposições, e que enquanto puder vou assegurar que o nome da Maria Julia não seja esquecido.
Quanto às Guerrinhas da raça, como pode imaginar, neste momento são totalmente desprovidas de sentido, aliás como sempre foram. Já o disse e repito, as guerras foram largamente fomentadas pela Maria Júlia e pelo Roberto, que infelizmente já cá não estão. E olhe que eu nunca gostei do Roberto, o que não impede que lamente a sua morte.
Não vejo qual seja o seu interesse nos Collies para tomar sempre partido pelo canil Razart. Se a guerra não era minha, muito menos era sua.
Quanto às Guerrinhas da raça, como pode imaginar, neste momento são totalmente desprovidas de sentido, aliás como sempre foram. Já o disse e repito, as guerras foram largamente fomentadas pela Maria Júlia e pelo Roberto, que infelizmente já cá não estão. E olhe que eu nunca gostei do Roberto, o que não impede que lamente a sua morte.
Não vejo qual seja o seu interesse nos Collies para tomar sempre partido pelo canil Razart. Se a guerra não era minha, muito menos era sua.
-
- Membro Veterano
Simplesmente não acho bem estar a publicar aqui no Fórum informações parciais. E se parto sempre em defesa dos "outros" é porque sinto sempre da sua parte um ataque velado.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
-
- Membro
Sem ressentimentos, não tenho nada contra si, nem posso. Quero só esclarecer que não faço ataques velados, quando os faço são directos.
A triste conclusão a que cheguei é que, após a morte de uma pessoa de quem gostava muito, seguida da morte do Roberto, não vale de todo a pena as pessoas degladiarem-se por coisas sem importância. Depois de tanta briga ficou o quê? Rigorosamente nada.
Quanto a informações parciais, quero só esclarecer que na informação que dei falei do canil Razart. Como bem sabe, o canil Belaju, infelizmente, já não está activo. Apenas disse que não sabia se o Ilson teria coragem para continuar sozinho. Para lá de tudo isto, quem sabe se algum dia eu e o Ilson não chegamos a um entendimento. Foi pessoa que sempre me falou e que é acessível. O ano passado, na exposição de Lisboa, passei os meus cães com trelas que o Ilson me emprestou. Portanto, como vê, não estou de tão má fé como possa parecer.
Não me interprete mal.
Até breve
A triste conclusão a que cheguei é que, após a morte de uma pessoa de quem gostava muito, seguida da morte do Roberto, não vale de todo a pena as pessoas degladiarem-se por coisas sem importância. Depois de tanta briga ficou o quê? Rigorosamente nada.
Quanto a informações parciais, quero só esclarecer que na informação que dei falei do canil Razart. Como bem sabe, o canil Belaju, infelizmente, já não está activo. Apenas disse que não sabia se o Ilson teria coragem para continuar sozinho. Para lá de tudo isto, quem sabe se algum dia eu e o Ilson não chegamos a um entendimento. Foi pessoa que sempre me falou e que é acessível. O ano passado, na exposição de Lisboa, passei os meus cães com trelas que o Ilson me emprestou. Portanto, como vê, não estou de tão má fé como possa parecer.
Não me interprete mal.
Até breve