Dragão Barbudo...iniciação!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

zemamado
Membro Júnior
Registado: quarta dez 10, 2008 10:27 pm

domingo jan 25, 2009 5:56 pm

Psynapse Escreveu:Espero que quanto às lâmpadas já se tenham orientado...Uma coisa é uma lâmpada de cerâmica para aquecimento, sempre ligada a um termostato, e o local onde o seu foco se localiza é que se designa basking spot (local onde na natureza o reptil se coloca para receber calor e UV A e B), outra coisa é a lâmpada de UV que se deverá colocar próximo da fonte de calor por ser o mais aproximado da natureza (um sol artificial). A noite a uv pode ser desligada e a temperatura deve diminuir, regulando o termostato da lâmpada. Há quem use tapete de aquecimento à noite para imitar o calor vindo do solo, desligando lâmpadas.
Esterilizar troncos e outros objectos, já está exposto noutros tópicos, mas posso adiantar que na primeira fase passa por uma cozedura em água com uma parte de hipoclorito de sódio bastante diluida e numa segunda fase, colocar os objectos no forno a uma temperatura alta. Isto servirá para aniquilar a maior parte dos organismos resistentes a desinfectantes e a temperaturas altas. Espero ter clarificado um pouco mais.

Cumps
Boas,

No meu caso já tenho uma lâmpada repti glo 10.0 de 30W, depois vou comprar a de cerâmica de 100W e uma tight beam basking spot de 75W.

A nível de termostato onde posso arranjar a preço razoável tens ideia? Ou algum em especial que aconselhes.

Não vou optar pelo menos caso contrario se verifique mesmo necessário o tapete de aquecimento.

Espero estar a fazer a melhor opção.

Abraço.
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

domingo jan 25, 2009 6:18 pm

Psynapse Escreveu:Espero que quanto às lâmpadas já se tenham orientado...Uma coisa é uma lâmpada de cerâmica para aquecimento, sempre ligada a um termostato, e o local onde o seu foco se localiza é que se designa basking spot (local onde na natureza o reptil se coloca para receber calor e UV A e B)....
Uma lâmpada de cerâmica não faz de lâmpada spot! As lâmpadas de cerâmica nao aquecem um unico foco! São duas lâmpadas completamente diferentes!

Eu pessoalmente apenas uso uma spot durante o dia e a noite, no inverno, troco por uma de cerâmica para menter as temperaturas nocturnas!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
Hajaje
Membro Júnior
Registado: terça jan 20, 2009 9:58 pm

domingo jan 25, 2009 6:38 pm

No meu caso já tenho uma lâmpada repti glo 10.0 de 30W, depois vou comprar a de cerâmica de 100W e uma tight beam basking spot de 75W.

Deixa ver, Glo 10.0 nessa a unica duvida e se vai ser compacta ou das compridas e so fica ligada de dia :)

Quanto a de ceramica, penso que é igual a de infra-vermelhos mas com a vantagem de nao emitir luz a noite esta pode ficar ligada o dia td, so n percebo a grande difrenca de preco. :)

Tight beam basking spot tambem ja estou esclarecidoe tambem e so para de dia.

Agora quanto a posicao delas no terrario.
Tou a pensar por a de ceramica do lado esquerdo por exemplo, a glo 10.0 do lado direito juntamente com a de spot, pois quero causar uma difrenca de tempratura entre o lado esq. e dir. do terrario para o DB poder regular a sua tempratura. Quanto ao tapete se o comprar vou polo do lado esq. do terrario.
So me falta ver a voltagem das lapadas para o terrario(120x60x50).

Corrigam-me se tiver errado, obrigado a tds pela ajuda!

Abr!
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda jan 26, 2009 12:29 am

Acho que não percebeu o que eu quis dizer. So queria que percebessem que o «basking spot» é o nome que dão à lâmpada exactamente por proporcionar um «basking spot», ou seja, a lâmpada tem um foco de aquecimento (um spot). Quanto às lâmpadas de cerâmica, eu não tenho nenhuma para saber se emitem num só foco ou se propagam as ondas de calor a uma grande distância, mas obviamente que do lado da lâmpada deve haver uma emissão de maior calor comparativamente ao lado sem lâmpada nenhuma. O que não quer dizer que substitua uma lâmpada «basking spot» como vocês lhe querem chamar, só que ambas servem para aquecer...uma coisa bem montada e podem apenas (dependendo dos terrários) usar uma lampada para aquecer e outra de uv, se tiverem luminosidade natural na divisão do terrário. Obviamente que existem users com essas lâmpadas todas, alguns por segurança, outros porque têm terrários grandes. Desde que as condições óptimas sejam proporcionadas, é o que interessa.

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jan 26, 2009 12:59 am

zemamado Escreveu:
Psynapse Escreveu:Espero que quanto às lâmpadas já se tenham orientado...Uma coisa é uma lâmpada de cerâmica para aquecimento, sempre ligada a um termostato, e o local onde o seu foco se localiza é que se designa basking spot (local onde na natureza o reptil se coloca para receber calor e UV A e B), outra coisa é a lâmpada de UV que se deverá colocar próximo da fonte de calor por ser o mais aproximado da natureza (um sol artificial). A noite a uv pode ser desligada e a temperatura deve diminuir, regulando o termostato da lâmpada. Há quem use tapete de aquecimento à noite para imitar o calor vindo do solo, desligando lâmpadas.
Esterilizar troncos e outros objectos, já está exposto noutros tópicos, mas posso adiantar que na primeira fase passa por uma cozedura em água com uma parte de hipoclorito de sódio bastante diluida e numa segunda fase, colocar os objectos no forno a uma temperatura alta. Isto servirá para aniquilar a maior parte dos organismos resistentes a desinfectantes e a temperaturas altas. Espero ter clarificado um pouco mais.

Cumps
Boas,

A nível de termostato onde posso arranjar a preço razoável tens ideia? Ou algum em especial que aconselhes.

Não vou optar pelo menos caso contrario se verifique mesmo necessário o tapete de aquecimento.

Espero estar a fazer a melhor opção.

Abraço.
acho que estas a 'trabalhar bem' :D
termostatos tens da leiritronica com sonda a 13€ e tal.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jan 26, 2009 1:02 am

Hajaje Escreveu:

Deixa ver, Glo 10.0 nessa a unica duvida e se vai ser compacta ou das compridas e so fica ligada de dia :)

Quanto a de ceramica, penso que é igual a de infra-vermelhos mas com a vantagem de nao emitir luz a noite esta pode ficar ligada o dia td, so n percebo a grande difrenca de preco. :)

Tight beam basking spot tambem ja estou esclarecidoe tambem e so para de dia.

Agora quanto a posicao delas no terrario.
Tou a pensar por a de ceramica do lado esquerdo por exemplo, a glo 10.0 do lado direito juntamente com a de spot, pois quero causar uma difrenca de tempratura entre o lado esq. e dir. do terrario para o DB poder regular a sua tempratura. Quanto ao tapete se o comprar vou polo do lado esq. do terrario.
So me falta ver a voltagem das lapadas para o terrario(120x60x50).

Corrigam-me se tiver errado, obrigado a tds pela ajuda!

Abr!
as lampadas de ceramica nao têm nada a ver com as de Infra vermelhos. as iV dao luz e sao muito mais frageis...estas irão manter o animal acordado durantes a noite e desregular lhe o sistema todo provocando lhe stress..a minha iguana ate deixou de comer tive que comprar logo uma de ceramica e ate agora ás mil maravilhas :D
quanto ao tapete nao acho necessario se tiveres a lampada de ceramica e uma de spot
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jan 26, 2009 12:27 pm

As lâmpadas de cerâmica são muito mais económicas do que as de IV pelo simples facto de que conservam melhor a temperatura após o termostato as ter desligado. As IV rápidamente perdem a carga térmica...

Em relação à luz vermelha emitida poder desregular o animal pois bem não é claro. A minha Holbrooki por exemplo parecia ver a luz vermelha criada pela minha máquina fotográfica no entanto nem ela nem nehuma das outras parecem reagir à da lâmpada de IV que estou a utilizar agora...
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda jan 26, 2009 3:49 pm

Falando no assunto dos termostatos, algum de vocês sabe onde posso comprar um cronotermostato com sonda por um bom preço? Os que falaram aqui há uns tempos da merloy ou lá o que era estão esgotados há 3 meses e só vêm na próxima promoção, (que não sabem quando vai ser).

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jan 26, 2009 3:56 pm

Psynapse Escreveu:Falando no assunto dos termostatos, algum de vocês sabe onde posso comprar um cronotermostato com sonda por um bom preço? Os que falaram aqui há uns tempos da merloy ou lá o que era estão esgotados há 3 meses e só vêm na próxima promoção, (que não sabem quando vai ser).

Cumps
Pois eu termostatos tenho comprado da marka AKO, e devo dizer que estou muito satisfeito. Tenho o modelo básico, com duas casas decimais, com vários parâmetros programáveis, e que fica por volta dos 28 euros. O único contra é que temos que ser nós a fazer as ligações, por isso a este valor temos que juntas mais uns quantos euritos, mas o resultado final é muito bom. Tenho que ver se eles têm alguns modelos com vários programas por um lado, e se tambem têm algum modelo de controlo de humidade....
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda jan 26, 2009 4:09 pm

Psynapse Escreveu:Falando no assunto dos termostatos, algum de vocês sabe onde posso comprar um cronotermostato com sonda por um bom preço? Os que falaram aqui há uns tempos da merloy ou lá o que era estão esgotados há 3 meses e só vêm na próxima promoção, (que não sabem quando vai ser).

Cumps
Atençao que os do merlyn eram sem sonda,pelo menos os que eu comprei nao tinham sonda e andei la a procura com sonda e nao tinham.
Mas com alguns teste ao colocar o cronotermostato consegue se um bom resultado ( eu estou satisfeito)

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Hajaje
Membro Júnior

segunda jan 26, 2009 5:37 pm

Boas!
Hoje fui a carpintaria ver se conseguia saper +/- o preço a que fica cada metro quadrado de madeira, mas o boss n tava e o senhor que me atendeu n sabia.
Estou na duvida entre o pinho e o mdf. li que um colega como ia reproduzir um clima desertico optou pelo mdf, mas n diz porqu nem nada e fikei na duvida.
Os termostatos consegue-se em k tipo de loja, ja vi uma de elctricista com mnt aparelhos vou ver se tem la.
zemamado
Membro Júnior

segunda jan 26, 2009 6:06 pm

Hajaje Escreveu:Boas!
Hoje fui a carpintaria ver se conseguia saper +/- o preço a que fica cada metro quadrado de madeira, mas o boss n tava e o senhor que me atendeu n sabia.
Estou na duvida entre o pinho e o mdf. li que um colega como ia reproduzir um clima desertico optou pelo mdf, mas n diz porqu nem nada e fikei na duvida.
Os termostatos consegue-se em k tipo de loja, ja vi uma de elctricista com mnt aparelhos vou ver se tem la.
Eu optei na construção de por mdf de 16mm, as 5 placas de 1,22 comp. x 61 larg. não chegou aos 40 euros fora a publicidade na MaxMatt, assim ficas com este valor de referência não vá o carpinteiro esticar-se no preço.

Quanto ao termostato hoje não fui com o intuito de encontrar mas já que andava a ver umas coisas fui procurando, vou tentar arranjar este (1) que tem tido bom feedback por alguns utilizadores. Terás é que fazer tu a ligação depois.

Se encontrar em alguma loja em que possa ser acessível a ti também eu depois digo.

(1) http://img148.imageshack.us/img148/5687 ... zamze6.jpg

Abraço.
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

segunda jan 26, 2009 6:58 pm

Faz o terrário com mdf, o pinho a altas temperaturas liberta vapores tóxicos!
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
Hajaje
Membro Júnior

segunda jan 26, 2009 7:03 pm

Equecime de dizer que ja encontrei uma loja com DB baby baratos.
O proprietario disse que andavam enre os 25 e 30 euros.
So espero que nao mude de ideias quando for comprar o meu.

Abr!!!
zemamado
Membro Júnior

terça jan 27, 2009 12:42 pm

Boas,

Hoje já completei o subtracto para o Db em pasta de moldar terracotta.

Falta envernizar e juntar areia para ajudar na tracção.

Ainda sobrou pasta de moldar e deu para fazer 2 esconderijos. À medida que for fazendo vou metendo fotos.

Um abraço.

http://img147.imageshack.us/img147/9657 ... 011kv5.jpg

http://img147.imageshack.us/img147/6660/dsc02673ql2.jpg
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”