domingo jan 25, 2009 9:58 pm
Para poderes "domesticar" um agapornis com um ano de idade ou até com mais alguns, vai exigir de ti, muita, dedicação, esforço, persistência e muito rigor. Deves tê-lo sozinho na sua gaiola e descobrir quanto come por dia, da seguinte forma:
1º dia- Retirar completamente a comida à noite antes de dormir.
2º dia- De manhã, começando por ter comida na mão e tentar que venha comer através das grades, durante uns 3 a 4 minutos, depois colocar uma dose de comida suficiente para o dia pesando quanto colocaste. À noite retirar a comida e tornar a pesar. A diferença entre o peso de manhã e o peso ao final da noite é a quantidade que terá comido durante esse dia.
3º dia- Repetir o 2º dia.
4º dia- repetir o 2º dia
5º dia- Repetir o 2º dia
Atenção, todos estes dias deve ter mais comida do que aquela que possa comer à disposição.
Ao final de 5 ou 6 dias já sabes qual a quantidade de comida que consome por dia, mais grama menos grama.
6º dia- De manhã repetir em primeiro a comida pela mão, 3 ou 4 minutos, depois colocar apenas 80% da dose diária
Exemplo: Se come 40 gramas por dia, dar apenas 32 gramas e ao final da tarde, tornar a dar pela mão os restantes 20% da dose diária. Se mesmo assim não quiser vir à grade comer pela mão, repetir mas no dia seguinte colocar apenas umas 25 gramas.
Ir fazendo isto diariamente até que venha comer através da grade assim que te aproximas.
7º dia- Repetir a alimentação à mão de manhã, colocar os 80% da dose diária e ao final da tarde, com todas as janelas fechadas, abrir a porta da gaiola e chamá-lo para que venha comer da mão os 20% restantes da dose diária. Repetir durante vários dias até que esteja habituado a que a mão é sinónimo de alimentação.
Quando estiver manso, voltar a colocar toda a quantidade de alimento necessário e algum excedente, dando sempre à mão aquilo que mais gosta, não sei se sabes o que são serralhas mas são umas ervas que adoram e lhes fazem muito bem ou, se a comida favorita for fruta, essa dar sempre pela mão.
Depois de conseguires esta fase ensino-te mais umas coisas que podes ensinar ao teu agapornis.
Quanto a criar à mão, é uma tarefa mais complicada mas também muito eficaz quanto a ter uma ave mansinha.
Lembra-te sempre, terás de ter muita paciência pois nos primeiros dias o teu agapornis não fará a menor ideia daquilo que queres, tens de ter paciência e fazer com que perceba que da tua mão só vêm coisas boas, e ainda por cima, comidinha que lhe faz falta. Nunca deixes que a ave passe fome, nos primeiros dias, pode prescindir de 20% da dose mas tens de ter a certeza que não está a passar fome, se nos primeiros dias apenas conseguires dar tipo metade dos restantes 20% da dose diária, a seguir podes deixar a outra metade para que não passe fome. Se não comer da tua mão nada, então não te preocupes, é porque não tem fome, aí deixa que amanha já lhe sente a falta.
Depois se decidires usar esta técnica posta os resultados, boa sorte