GATA PERSA GRAVIDA REGISTO DE BEBES

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
otherw
Membro Júnior
Registado: quinta out 09, 2008 3:18 pm

terça jan 27, 2009 6:13 pm

Olá a todos !

Aproveito para vos contar que antes de ontem fui por a minha gatinha persa a casa dum gatinho tambem persa puro e parece que eles entenderam se mto bem ! Nao sei se aquilo deu em alguma coisa porque ela estava mesmo no fim do cio... alguem me pode esclarecer acerca disto?

Se tudo correr bem irei ficar com uma gatinha e irei começar a fazer criaçao mas nao estou informada quanto ao registo dos gatinhos... A minha gata foi comprada numa loja, tem LOP e é neta de campeoes.. O gatinho com quem está é puro (ve se perfeitamente e quanto a isso nao tenho duvidas) mas os donos nao o registaram... Como posso registar os gatinhos? Tenho que pagar alguma coisa ? Onde tenho que me dirigir?

Obrigada e por favor tirem me estas duvidas ! lol

beijinhos e mtas festinhas para os vossos animaiszinhos
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça jan 27, 2009 6:30 pm

Se pretendia fazer criação deveria ter esperado mais um pouco.
Agora é uma péssima altura do ano e antes de começar deveria ter tirado todas as suas dúvidas.
Agora fica sujeita a ficar com todos durante mais tempo e ser mais dificil de os vender.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 27, 2009 6:52 pm

Olá.

Bom, na minha opinião deve-se pensar em tudo isso (e em muito mais, já lá vamos) antes de passar à criação propriamente dita.

Já olhou para o LOP da sua gatinha? Quem emitiu o documento? O Clube Português de Felinicultura, certo? Pois é mesmo esse o organismo a que se deve dirigir para tirar as dúvidas relativas a obter o registo dos gatinhos...
Mas uma coisa lhe digo já, quando diz que o macho é puro, espero que queira dizer que também tem LOP, caso contrário... chapéu, não há registo para ninguém nem adianta falar com o CPF! O registo no LOP, vulgo pedigree, só é possível se os pais tiverem LOP, assim como os avós, e os bisavós and so on.

Quanto a esta frase:
minha gata foi comprada numa loja, tem LOP e é neta de campeoes..

Tem duas afirmações que se contradizem uma à outra, pois quando a leio parto do princípio que nos está a dizer por outras palavras que a sua gata é um persa de criação. Ela até pode ser neta de campeões (filha era difícil, tenho cá para mim que os bons criadores com gatos campeões não colocam ninhadas em lojas, mas isso são outros 500) mas comprada numa loja quer dizer que será um persa de companhia o que quer dizer, de forma eufemistica, um exemplar da raça menos bom, ou ainda, um gato que numa expo não pontuaria.
Isto para dizer o quê? Basicamente que quem quer fazer criação como deve ser deve criar com bons exemplares, de preferência avaliados em expo, pois o objectivo da criação é criar exemplares correctos, dentro do padrão da raça.
Se o objectivo da criação é outro, tipo vender uns gatitos e amealhar algum, aí já vale tudo, se é que me entende, até vender gatos vulgares de pêlo comprido como persas, que é o que mais se vê por aí nas lojas e OLX deste país.

Adiante, só queria terminar com o seguinte e no meio disto tudo, o mais importante: espero que esteja alertada para o facto dos partos nas persas terem mais complicações que os partos das gatas normais (as cabeças são grandes e amiúde é preciso intervenção), para o facto de apesar de serem gatas serem mães um bocadinho desligadas (podem rejeitar e não alimentar as crias) e espero também que tenha bom acompanhamento veterinário e que já se tenha informado sobre o ciclo reprodutivo, a gestação, os cuidados a ter com as gatas gestantes e lactantes e com as crias, etc, etc, etc.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

otherw
Membro Júnior

terça jan 27, 2009 6:53 pm

Mas calma la amigo, eu estou aqui é para tirar duvidas... Acho que se estou disposta a fazer criaçao é porque tenho condiçoes e "nao se preocupe" que eu tenho varios interessados em ter persa. Pior altura porque ? Eu nao faço disto negocio... apenas queria ter uma ninhada e se tudo correr bem é que vou com a criaçao para a frente. A minha duvida é como os posso registar e nao me parece que tenha esclarecido as duvidas expostas.

cumprimentos
otherw
Membro Júnior

terça jan 27, 2009 6:54 pm

Mas calma la amigo, eu estou aqui é para tirar duvidas... Acho que se estou disposta a fazer criaçao é porque tenho condiçoes e "nao se preocupe" que eu tenho varios interessados em ter persa. Pior altura porque ? Eu nao faço disto negocio... apenas queria ter uma ninhada e se tudo correr bem é que vou com a criaçao para a frente. A minha duvida é como os posso registar e nao me parece que tenha esclarecido as duvidas expostas.

cumprimentos
otherw
Membro Júnior

terça jan 27, 2009 6:54 pm

cumprimentos
dinodane
Membro Veterano

terça jan 27, 2009 6:55 pm

Li agora com atenção o seu primeiro post e lamento muito mas nunca os vai poder registar.

O pai tem de estar registado no LOP e esse gato não está. Ah, e não são os donos a fazer o registo, é o criador obrigatóriamente.

:wink:

otherw
Membro Júnior

terça jan 27, 2009 7:03 pm

Mot obrigado dinodane ! Sim quanto ao parto estou totalmente esclarecido ate porque estou em Medicina Veterinaria mas a parte dos registos a fundo nao faz parte do nosso programa..

A gata foi comprada a um criador sim, que porventura é dono dessa loja... Nao é uma loja comum as outras... é onde tem as suas gatas e gatos e as ninhadas ficam em exposiçao por cartazes... Ela é realmente neta de campeoes pois qdo a comprei todos os antecedentes e premios recebidos foram provados...

O gatinho é realmente persa, e é mto bonito mesmo com todas as caracteristicas da raça e tudo... Tem 11 meses, é possivel regista lo ? Esta ninhada é so mesmo para eu ficar com outra gatinha, o resto vendo mas nao com aquele intuito de "criadora" digamos assim... Se tudo correr bem, gostaria de ir com isto para a frente. Porque se ela mais tarde acasalar com outro gato com LOP (que tenho varios contactos) ja os posso registar correcto ? Mto obrigado

Cumps !
dinodane
Membro Veterano

terça jan 27, 2009 7:10 pm

Só o criador do gato o poderá registar e com essa idade eu não sei se é possível (as ninhadas são registadas á nascença), esclareça com o CPF, se for possível deve envolver teste ADN e coimas, e isto partindo do princípio que os pais dele têm pedigree, de outra forma é impossível.

Para saber mais sobre o LOP, leia este tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

é sobre o LOP dos cães mas também se aplica ao dos gatos. Só a parte do RI é que eu acho que não se faz para gatos.

otherw
Membro Júnior

terça jan 27, 2009 7:14 pm

Esclarecidissima ! Mto obrigado entao !

C os melhores cumprimentos,

Joana Pereira
Peleve
Membro Veterano

terça jan 27, 2009 11:32 pm

Eu disse que é a pior altura porque já deve ter reparado nos imensos anúncios de persas por vender á séculos. Além disso, estamos no inicio do ano, tempo de crise e normalmente no inicio do ano as pessoas não têm tendência em investir mas sim equilibrar algumas contas ou mesmo gastar o dinheiro em saldos. Lá mais para a frente, a conversa é outra.
Além disso, deveria ter-se informado antes porque querendo fazer criação e registar os bebés, penso que só o conseguirá com o registo de ambos e não é só dizer que um persa é muito bom, falta saber o que está por dentro. Análises feitas, etc...já reparou na quantidade de persas com rim poliquistico??? E porquê??? Porque os criadeiros ( não os criadores ) não se preocupam com certos promenores importantes e depois nascem animais com problemas graves de saúde.
Todas essas coisas têm de se ter em conta antes de começar a fazer algo.
Analisar tudo para não se cair no erro de trazer mais animais com problemas ao mundo.
E isso do ter muitos interessados, há os interessados que querem um persa só para dizerem que têm e nem sequer sabem cuidar e há aqueles que o merecem de verdade e se há coisa que as pessoas adoram fazer é dizer "eu quero" e na hora fica-se pendurado.
É como aquelas pessoas que deixam engravidar as gatas porque já têm N interessados, e depois na hora da verdade, é vê-las andar nos foruns e sites de adopção a pedir por favor que alguém acolha pois não podem ter mais em casa.
No seu caso, pode vir a ficar com eles mais tempo porque não há dinheiro, a cor também influencia, ser macho ou fémea também, e porque o registo para muita gente conta muito...há para além de que quem vende persas normalmente já o faz com as vacinas dadas e desparasitações por isso prepare-se para uma pipa de euros.
Daí eu voltar a dizer, tem de se pensar em tudo antes para não se cometer erros nem arrependimentos. É do tipo fazer primeiro um estudo de mercado e um estudo sobre persas e criação e só depois de tudo bem analisado se passa á frente.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jan 27, 2009 11:39 pm

... É ! às vezes parte-se logo para a rebeldia, sem necessidade... :wink:

É só esclarecer, e já está... :wink:

Abraço.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 27, 2009 11:42 pm

otherw Escreveu: (...)quanto ao parto estou totalmente esclarecido ate porque estou em Medicina Veterinaria (...)

Mas há muito mais a saber para além do parto!!! Será que está dentro de todo o conhecimento necessário e exigível na raça, para procriação de Persas?

Fez exame de "rim poli quístico", à sua gata (?), como referiu e bem a Peleve, ou tem conhecimento de terem sido efectuados ao macho…?
otherw Escreveu: (...)A minha duvida é como os posso registar e nao me parece que tenha esclarecido as duvidas expostas.

cumprimentos
otherw Escreveu: (...)A gata foi comprada a um criador sim, que porventura é dono dessa loja... Nao é uma loja comum as outras... é onde tem as suas gatas e gatos e as ninhadas ficam em exposiçao por cartazes... Ela é realmente neta de campeoes pois qdo a comprei todos os antecedentes e premios recebidos foram provados...
Bem, então se a comprou a um criador, ninguém melhor que ele está tão habilitado para lhe satisfazer todas as suas dúvidas…!
Pelo menos era o que eu faria!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

terça jan 27, 2009 11:57 pm

Ah ainda bem que a Leonilde tocou num assunto que me esqueci.
Ao facto de estar em Medicina Veterinária não quer dizer que já está preparada para tudo e que já está informada de tudo. Depende de muita coisa...o último que há minha frente ( e pessoas já o leram aqui pois já o disse ) disse que estava em medicina veterinária e o paizinho todo orgulhoso com o filho e este todo realizado a pensar que estava informadissimo, faltou pouco para lhe dizer que com aquele pensar ia sair um péssimo veterinário e que desgraçados dos animais que lhe caissem nas mãos.
Eu que não sou veterinária tive de lhe dar uma lição em pleno hipermercado do que eram os virus e do que se devia ou não fazer.
Isto para lhe dizer, não use o curso como forma de dizer que está informada...tem muito que aprender com a realidade pois há certos papeis que em muito foram ultrapassados e quem pensar em seguir tudo o que lá diz em vez de fazer as coisas como a realidade manda, sairá um péssimo veterinário daqueles que espero nunca me aparecer á frente.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quarta jan 28, 2009 1:01 pm

otherw Escreveu:o resto vendo mas nao com aquele intuito de "criadora" digamos assim...Cumps !
E qual é o intuito de "criadora"? Já ouviu falar de "criadeiros"?
otherw Escreveu:Se tudo correr bem, gostaria de ir com isto para a frente. Porque se ela mais tarde acasalar com outro gato com LOP (que tenho varios contactos) ja os posso registar correcto ? Mto obrigadoCumps !
Eu não sou criadora nem nada que se pareça mas penso que não será uma boa opção andar a trocar de parceiro. :wink:

Já agora pergunto-lhe se já está confirmada a gravidez!

[/quote]
Su
Responder

Voltar para “Gatos”