O Mar está bravo...
Moderador: mcerqueira
Cuidado com os passeios à beira mar.
(Jornal de Notícias 27.01.2008)
"Vi uma onda gigante na minha direcção"
José Costa, que foi resgatado na praia da Luz, sofreu apenas escoriações ligeiras.
Cão foi ter a casa Ontem
MARTA NEVES
É uma história com final feliz: José Costa que, este domingo, foi engolido por uma onda gigante na praia da Luz, na Foz (Porto), já teve alta hospital, tendo sofrido pequenas escoriações. Em casa esperava-o Dik, o cão que o acompanhava.
"Apesar de tudo o que me aconteceu, sei que o que aquele episódio no segundo paredão da praia, enquanto passeava com o meu cão, foi 80% de sorte, 15% ajudado pela minha aparência física e 5% de luta de quem se agarra à vida", foi desta forma singular que José Costa, com uma tranquilidade desconcertante, explicou, ao JN, o acidente de que foi vítima na tarde de anteontem, na praia que costuma passear "todos os dias".
"Gosto do tempo bravo e só fui dar aquele passeio porque sabia que a maré já estava a baixar há uma hora. Contudo, quando vi uma onda gigante vir na minha direcção, encostei-me contra o paredão e ela acabou por bater no esgoto e ressaltar. No entanto, veio outra, de apenas uns 30 centímetros, em sentido contrário, que me pregou uma rasteira e me atirou à água", contou José, que "naquela aflição" não se lembra se Dik, o "rafeiro puro" que o acompanhava, também caiu ao mar.
Nos 20 minutos que demorou o seu resgate - por quatro homens, três dos quais empregados de mesa do restaurante A Máscara (ler texto em baixo) - o pintor lembra-se de ter pensado que "estava feito". Ainda assim soltou: "Mas não vou de mão-beijada".
Enquanto era arrastado pela ondulação, José conseguiu despir o blusão, "que impedia os movimentos dos braços", e segurou-se a uma rocha a pedir socorro.
Valeu ao homem, de 58 anos, a rápida intervenção dos populares que o salvaram, tendo sido transportado para o Hospital de Santo António, no Porto, com hipotermia grave.
Mas no dia a seguir ao "grande susto", tendo tido alta ainda na noite de domingo, José confessou, "mesmo com a sensação de ter levado uma imensa porrada", que já tinha ido passear na manhã de ontem para o local onde ocorreu o acidente.
Como companhia teve "o verdadeiro herói de toda a história: o cão Dik", que na tarde de anteontem "conseguiu chegar a casa primeiro que o dono", explicou, a sorrir, José Costa. Certo é que o homem resgatado vai fazer uma visita "brevemente" ao restaurante A Máscara "para agradecer tudo" os que os três jovens fizeram por ele.
(Jornal de Notícias 27.01.2008)
"Vi uma onda gigante na minha direcção"
José Costa, que foi resgatado na praia da Luz, sofreu apenas escoriações ligeiras.
Cão foi ter a casa Ontem
MARTA NEVES
É uma história com final feliz: José Costa que, este domingo, foi engolido por uma onda gigante na praia da Luz, na Foz (Porto), já teve alta hospital, tendo sofrido pequenas escoriações. Em casa esperava-o Dik, o cão que o acompanhava.
"Apesar de tudo o que me aconteceu, sei que o que aquele episódio no segundo paredão da praia, enquanto passeava com o meu cão, foi 80% de sorte, 15% ajudado pela minha aparência física e 5% de luta de quem se agarra à vida", foi desta forma singular que José Costa, com uma tranquilidade desconcertante, explicou, ao JN, o acidente de que foi vítima na tarde de anteontem, na praia que costuma passear "todos os dias".
"Gosto do tempo bravo e só fui dar aquele passeio porque sabia que a maré já estava a baixar há uma hora. Contudo, quando vi uma onda gigante vir na minha direcção, encostei-me contra o paredão e ela acabou por bater no esgoto e ressaltar. No entanto, veio outra, de apenas uns 30 centímetros, em sentido contrário, que me pregou uma rasteira e me atirou à água", contou José, que "naquela aflição" não se lembra se Dik, o "rafeiro puro" que o acompanhava, também caiu ao mar.
Nos 20 minutos que demorou o seu resgate - por quatro homens, três dos quais empregados de mesa do restaurante A Máscara (ler texto em baixo) - o pintor lembra-se de ter pensado que "estava feito". Ainda assim soltou: "Mas não vou de mão-beijada".
Enquanto era arrastado pela ondulação, José conseguiu despir o blusão, "que impedia os movimentos dos braços", e segurou-se a uma rocha a pedir socorro.
Valeu ao homem, de 58 anos, a rápida intervenção dos populares que o salvaram, tendo sido transportado para o Hospital de Santo António, no Porto, com hipotermia grave.
Mas no dia a seguir ao "grande susto", tendo tido alta ainda na noite de domingo, José confessou, "mesmo com a sensação de ter levado uma imensa porrada", que já tinha ido passear na manhã de ontem para o local onde ocorreu o acidente.
Como companhia teve "o verdadeiro herói de toda a história: o cão Dik", que na tarde de anteontem "conseguiu chegar a casa primeiro que o dono", explicou, a sorrir, José Costa. Certo é que o homem resgatado vai fazer uma visita "brevemente" ao restaurante A Máscara "para agradecer tudo" os que os três jovens fizeram por ele.
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Eu vi isto na TV, deu a reportagem do salvamento deste Sr., e vi 3 cães de grande porte, aparentemente soltos, no tal paredão, e por acaso até pensei que fossem, ou um deles, fosse o cão deste Sr...
Felizmente foi um final feliz, mas tem piada que eu estava a ver a notícia e o resgate e perguntava assim ao meu marido: "epá então e o cão? Será um daqueles que ali está???" Porque na reportagem não fizeram referência ao paradeiro do cão...
Felizmente foi um final feliz, mas tem piada que eu estava a ver a notícia e o resgate e perguntava assim ao meu marido: "epá então e o cão? Será um daqueles que ali está???" Porque na reportagem não fizeram referência ao paradeiro do cão...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
Lequinhas
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
- Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd
E somos duas...também pensei que um daqueles cães era o do sr...já que na reportagem ninguém dizia nada do canito. Estava mesmo angustiada que até saí da sala.texuga Escreveu:Eu vi isto na TV, deu a reportagem do salvamento deste Sr., e vi 3 cães de grande porte, aparentemente soltos, no tal paredão, e por acaso até pensei que fossem, ou um deles, fosse o cão deste Sr...![]()
Foi mesmo um final feliz, para os dois
Pois... mas eu não serei o 3.º.Lequinhas Escreveu:E somos duas...também pensei que um daqueles cães era o do sr...já que na reportagem ninguém dizia nada do canito. Estava mesmo angustiada que até saí da sala.texuga Escreveu:Eu vi isto na TV, deu a reportagem do salvamento deste Sr., e vi 3 cães de grande porte, aparentemente soltos, no tal paredão, e por acaso até pensei que fossem, ou um deles, fosse o cão deste Sr...![]()
Foi mesmo um final feliz, para os dois
Claro que me preocupo com o cão e ainda bem que chegou a casa. Mas na altura de ver a notícia nem me passou pela cabeça saber do paradeiro do Dick.
Com toda a franqueza, o que interessa da notícia é o facto de uma pessoa cair ao rio ... (edito e corrijo – mar) (acompanhada ou não por 1 cão). Mais que isso a atitude "heróica" dos salvadores do indivíduo. Numa sociedade com os valores tão por baixo é de louvar a atitude dos empregados do restaurante. Essa é que é a notícia... a grande notícia. O arriscar a vida... conscientemente... Só espero ter a mesma coragem destes elementos um dia que me depare com uma situação parecida.
Depois disto tudo que acabei de dizer, na minha humilde opinião, aí sim... falemos do cão. Óptimo... o "desgraçado" já está em casa...
Última edição por FreeDog em quarta jan 28, 2009 2:40 pm, editado 1 vez no total.
Foi no mar, um rio não tem aquelas ondas todasFreeDog Escreveu:(...)Com toda a franqueza, o que interessa da notícia é o facto de uma pessoa cair ao rio (acompanhada ou não por 1 cão). Mais que isso a atitude "heróica" dos salvadores do indivíduo. (...)
Confesso que só depois de ver que ja tinham "caçado" o homem me perguntei "então e o pobre cão?"...Mas no final da noticia mostrou o cão ja em casa todo feliz e contente (e seco
Mais uma prova que os pormenores não interessam. Mas vou editar o meu post e fazer a correcçãoc_saraiva Escreveu:Foi no mar, um rio não tem aquelas ondas todasFreeDog Escreveu:(...)Com toda a franqueza, o que interessa da notícia é o facto de uma pessoa cair ao rio (acompanhada ou não por 1 cão). Mais que isso a atitude "heróica" dos salvadores do indivíduo. (...)![]()
Confesso que só depois de ver que ja tinham "caçado" o homem me perguntei "então e o pobre cão?"...Mas no final da noticia mostrou o cão ja em casa todo feliz e contente (e seco)
Meu caro amigo, as vezes pequenos pormenores fazem grandes diferençasFreeDog Escreveu:Mais uma prova que os pormenores não interessam. Mas vou editar o meu post e fazer a correcçãoc_saraiva Escreveu:Foi no mar, um rio não tem aquelas ondas todasFreeDog Escreveu:(...)Com toda a franqueza, o que interessa da notícia é o facto de uma pessoa cair ao rio (acompanhada ou não por 1 cão). Mais que isso a atitude "heróica" dos salvadores do indivíduo. (...)![]()
Confesso que só depois de ver que ja tinham "caçado" o homem me perguntei "então e o pobre cão?"...Mas no final da noticia mostrou o cão ja em casa todo feliz e contente (e seco)
. No final... o que ressalta aki, no meu entender, ´foi a actuação destemida dos "salvadores". O resto... é treta!
Se "o meu caro amigo" kiser ser mais específico, terei muito gosto em continuar consigo este diálogo. Se kiser fazer "caixinha"... Boa tarde... e 1 keijo!c_saraiva Escreveu:Meu caro amigo, as vezes pequenos pormenores fazem grandes diferenças
Fike bem!
FreeDog Escreveu:Se "o meu caro amigo" kiser ser mais específico, terei muito gosto em continuar consigo este diálogo. Se kiser fazer "caixinha"... Boa tarde... e 1 keijo!c_saraiva Escreveu:Meu caro amigo, as vezes pequenos pormenores fazem grandes diferenças
Fike bem!
-
texuga
- Membro Veterano
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Oh FreeDog... A notícia já dizia que o homem tinha sido salvo, que estava hospitalizado e fora de perigo, mostraram imagens do salvamento, qual é o drama de pensar no cão??? Se o homem já estava a salvo desde o inicio da notícia???... 
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga Escreveu:Oh FreeDog... A notícia já dizia que o homem tinha sido salvo, que estava hospitalizado e fora de perigo, mostraram imagens do salvamento, qual é o drama de pensar no cão??? Se o homem já estava a salvo desde o inicio da notícia???...
Eu explico texuga, o Obtuso quando vem aqui pensa "vou até aquele forum dos maluquinhos dos cães que gostam mais de cães que de pessoas..."
-
texuga
- Membro Veterano
Pois isso eu sei, mas olha que ultimamente até tenho concordado aí com o cão às cores... só num tópico, já não me lembro qual, mas até concordei com ele... caso raro...c_saraiva Escreveu:texuga Escreveu:Oh FreeDog... A notícia já dizia que o homem tinha sido salvo, que estava hospitalizado e fora de perigo, mostraram imagens do salvamento, qual é o drama de pensar no cão??? Se o homem já estava a salvo desde o inicio da notícia???...
Eu explico texuga, o Obtuso quando vem aqui pensa "vou até aquele forum dos maluquinhos dos cães que gostam mais de cães que de pessoas..."
-
Lequinhas
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
- Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd
Nãao, a malta é que é uma insensível porque TAMBÉM pensou no cão.texuga Escreveu:Oh FreeDog... A notícia já dizia que o homem tinha sido salvo, que estava hospitalizado e fora de perigo, mostraram imagens do salvamento, qual é o drama de pensar no cão??? Se o homem já estava a salvo desde o inicio da notícia???...