O Periquito Australiano e o Periquito Inglês, são ambos da mesma espécie... Melopsittacus undulatus.
A diferença entre estas aves, centra-se sobretudo no facto de o Periquito de standart Inglês, ser uma ave, fruto de uma selecção, com o objectivo de criar uma ave tipicamente de exposição, obedecendo a determinadas caracteristicas (padrão/standart) que ao longo dos anos foram sendo determinadas pela WBO (World Budgerigar Organization).
Neste sentido, cruzar um Periquito "normal" com um Inglês, não trás grandes vantagens e a trazer alguma, será únicamente a de conferir ao Periquito "normal" algum tamanho que foi perdendo, fruto de cruzamentos consanguineos completamente descontrolados e feitos ao acaso.
Quanto ao Periquito Inglês, este cruzamento, não lhe irá trazer beneficio algum, já que, ao ser cruzado com um "normal" irá perder algumas das caracteristicas que a selecção lhe tem conferido.
Olhando para a parte comercial, temos de pensar no seguinte:
Quando nos dedicamos a criar aves, inevitávelmente, temos de acabar por vender algumas.
O Periquito "normal" por si só, já não é uma ave muito valorizada e os intermédios, fruto de cruzamento entre "normal" e inglês, raramente se tornam mais valorizados por isso.
Assim sendo, é sempre mais interessante, cruzar inglês X inglês, já que as aves daí resultantes, têm um valor mais interessante
