acontecimento na praia de sesimbra

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jul 07, 2003 10:08 am

É completamente normal uma criança ter medo de cães (e de cobras, e de pássaros grandes, e de...)

Aqui voltamos ao velho problema dos paizinhos e da maneira como reagem a estas situações...
Embora com a melhor das intenções (proteger a criança) esquecem-se muitas vezes que o estado da criança depende da reacção deles !

Ié, se os pais ficarem calmos, tiverem uma atitude de controle da situação, desdramatizarem o acontecimento, a criança (que olha sempre para os pais como a medida de todas as coisas) vai tender a acalmar-se.

Se reagirem nervosamente, com susto, com descontrolo, a criança vai sentir que não pode contar com a segurança e a protecção de quem têm essa obrigação (os pais).
Pondo, no lugar do susto, o pânico.

Comigo, têm sido normal serem os pais a trazerem as crianças até à Zorra, para fazerem festas e perderem o medo.
Isto depois de eu dizer que é lab e que não faz mal.
Mas já me aconteceu o oposto.O avô trouxe a criança até mim, ela fazia festas quando vêm o pai, em paranóia, "olha que o cão morde !".
Que disparate !
Que cena disparatada ! Pois se eu e o avô estavamos lá, se estava tudo bem e calminho, que espécie de bicho mordeu aquele homem ?
Conseguiu assustar a Zorra, além do filho...

Seria bom que as pessoas se convencessem que a cabecinha não serve só para pôr gel e a usassem também para medir situações!
sai
Membro
Registado: segunda jun 02, 2003 2:55 pm

segunda jul 07, 2003 10:31 am

oi pessoal.
felizmente nunca presenciei uma situação dessas, pois acho que me passava e era incapaz de ficar qieta, a unica situação que passei com a a minha rott foi em belem, estava a passear com ela, e veio uma menina brincar com a minha cadela, para felicidade da minha linda ficou toda deliciada, mas derepente, aparecem os pais da menina ( nada entendidos sobre cães por~ventura) pois diseram-me assim:
àh tão lindo, tão pequenino, vis - te filha querias um assim?! qual é a raça? perguntou me, e eu respondi, rottweiler, a a senhora ficou tão aterrorizada, agarrou na menina ao colo, a criança foi a chorar, e ainda disse não devia andar solto, assim num tom :evil:
claro que fiquei estupefacta com a quela reação, nunca pensei que pessoas tivessem mentes tão curtas, fiquei mesmo triste.
agora essa situaçãoda praia realmente, é inaceitavel, essas pessoas deviam ser bastante castigadas, a criança, coitada assustou se, mas agora os adultos sinceramente, minmo de inteligencia e bom senso por favor.
bjs
sai
Membro

segunda jul 07, 2003 10:35 am

oi pessoal.
felizmente nunca presenciei uma situação dessas, pois acho que me passava e era incapaz de ficar qieta, a unica situação que passei com a a minha rott foi em belem, estava a passear com ela, e veio uma menina brincar com a minha cadela, para felicidade da minha linda ficou toda deliciada, mas derepente, aparecem os pais da menina ( nada entendidos sobre cães por~ventura) pois diseram-me assim:
àh tão lindo, tão pequenino, vis - te filha querias um assim?! qual é a raça? perguntou me, e eu respondi, rottweiler, a a senhora ficou tão aterrorizada, agarrou na menina ao colo, a criança foi a chorar, e ainda disse não devia andar solto, assim num tom :evil:
claro que fiquei estupefacta com a quela reação, nunca pensei que pessoas tivessem mentes tão curtas, fiquei mesmo triste.
agora essa situaçãoda praia realmente, é inaceitavel, essas pessoas deviam ser bastante castigadas, a criança, coitada assustou se, mas agora os adultos sinceramente, minmo de inteligencia e bom senso por favor.
bjs
sai
Membro

segunda jul 07, 2003 10:35 am

oi pessoal.
bjs
sai
Membro

segunda jul 07, 2003 10:43 am

oi
desculpem a repetição , não sei o que aconteceu :oops:
bjs
Lencarnacao
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm

segunda jul 07, 2003 11:47 am

Olá Sai , independente da raça do cão estes não devem andar á solta , principalmente em zonas onde estão crianças.
sai
Membro

segunda jul 07, 2003 12:06 pm

oi, luis

eu sei que os cães não devem andar a solta, neste momento raras são as vezes que a solto em locais publico, mas naquela situação a minha cadela tinha 4 meses, ou seja pequenina, e estava a brincar com ela com a bola,, não consigo com trela, a menos que vá de rastos.
eu tenho consciencia dessas coisas, mas depende das situações, a minha cadela é mutio meiga e obediente.
bjs
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda jul 07, 2003 1:06 pm

As crianças têm medo dos cães porque os pais as ensinam a ter medo. As crianças nunca têm medo das coisas completamente desconhecidas. Acho uma graça o horror da menina a um cão tão pequenino, tudo porque os pais a ensinaram a ter medo de tudo o que salta e faz barulho. Mas de qualquer forma é muito injusto maltratarem tanto o bicho só por causa de uma mãe estérica. Afinal, que lição aprendeu a menina com essa situação?
crisrodrigues
Membro Júnior
Registado: quinta abr 10, 2003 12:15 pm

segunda jul 07, 2003 2:18 pm

Olá, Boa tarde.
Eu sou mão de um rapaz de 5 anos e de uma cadelita pequinois de apenas 2,5 Kg (que até se torna chata de tão meiga que é).
E sou da opinião de que, por vezes são os pais os culpados dos traumas que as crianças têm. Se não comes vem aí o papão, se fizeres traquinices o polícia vem-te prender, não te aproximes do cão que ele morde, etc. Pois bem, um dia destes estava eu na rua com a minha cadelita, que como podem ver pelo peso é um cão capaz de atemorizar qualquer um, quando se aproxima uma menina que deveria ter mais ou menos a idade do meu filho e começou-lhe a fazer festas. Mal a menina lhe tinha tocado eis que apareceu a mão a gritar, para ela se afastar, que aqueles cães eram perigosíssimos. Eu muito calmamente tentem explicar à senhora que não havia o mínimo perigo, que a cadela era muito meiga, que estava habituada a conviver com crianças, que adorava festas, mas não adiantou. Ela continuou a gritar, e vira-se para mim, como se me quisesse comer e disse-me "Minha Senhora esses cães são muito perigosos e depois de ele lhe morder não já ninguém lhe tira a dentada" e pegou na criança ao colo e saiu a correr. Quando cheguei a casa contei este episódio ao meu marido e depois de ter estado meia hora a rir disse-me, então tu não lhe soubeste responder que sim, que era melhor ela afastar-se, que a NINA era perigosíssima e se ela não conhecia uma senhora na rua de baixo que tinha ficado sem uma perna? Pois olhe que foi ela, fuja.
Às vezes, o melhor é ironizar com estas pessoas, pode ser que se apercebam do ridículo dos seus comportamentos.
Saudações caninas :lol:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jul 07, 2003 3:13 pm

Eu tenho um "problema" há imenso tempo !
Não tenho opinião formada sobre essa história dos cães terem de andar sempre de trela.

Eu faço o possível para a minha Zorra andar sem trela e sempre junto a nós (em zonas onde não corra o risco de ser atropelada) pois não me esqueço daquela senhora que me disse :"claro que não faz mal! Senão, não andava sem trela !".
Por causa disto fiquei a pensar...eu própria desconfio mais dos cães que vão pela trela.
Pe, não me ocorreu, nem por um minuto, que o rott de um conterranêo meu fosse perigoso - ele andava atrás do dono (aí a 1m) sem trela !
Se fosse pela trela acho que desconfiava mais.

É claro que compreendo a regra e até a aceito (genéricamente, falando) mas , por outro lado, cães e pessoas sempre andaram misturados.

De certa maneira ao alimentarmos estas regras estamos a alimentar a separação entre as espécies, entendem-me ?
E cada vez mais o cão parece que pertence a outro mundo, não ao nosso.
Como se fosse um tigre ou um animal selvagem !
O cão pertence ao mundo dos humanos, acho eu.

Claro que com regras, mas não isolado ou separado das pessoas por trelas e muros, grades e jaulas.

Como disse, este é um assunto no qual penso há muito tempo sem me definir.
Enfim...
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

segunda jul 07, 2003 3:21 pm

pois é... já me aconteceram coisas assim parecidas incluindo o meu rott e até o meu rafeirinho (talvez pelo tamanho dele). o que me enerva e não posso dizer que não enerva porque estaria a mentir é que hoje emd ia as pessoas são tão orgulhosas que preferem morrer a admitir que estão erradas, não sabem ouvir uma segunda opinião. com eles sei que já é tarde, mas e com as crianças? elas mais tarde vão ficar iguais... já mudei a cabeça de muitos amigos meus referido ao comportamento dos animais, também já mudei a opinião de uma tia minha mas nunca de outros adultos, insistem (por exemplo) que os rotts são traiçoeiros e porque temd e ser à maneira deles sem nunca terem tido uma unica experiencia. quando vejo que já não há mais nada a fazer digo "então o senhor/a fica com a sua opinião que eu fico coma minha experiencia
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jul 07, 2003 4:56 pm

Olá

Eu acho que há aqui duas questões distintas. Uma tem a ver com o pânico da criancinha que é perfeitamente compreensível, seja o cão pequeno, médio ou grande. Outra tem a ver com a forma como o assunto foi tratado, a meu ver e na opinião da maior parte das pessoas, muito mal.

Não é demais referir que há pessoas que, de facto, têm medo de cães. Também não será disparatado reforçar que, provavelmente, há mais acidentes com cães pequenos do que com cães de grande porte. Isto deve-se a vários factores como também já aqui tem sido dito. Normalmente os donos de cães pequenos não os educam com tanto cuidado, pois partem do princípio que são inofensivos por serem pequenos. Por sua vez as pessoas acercam-se com mais à vontade de um cão pequeno do que de um grande. As criancinhas, essas então, fazem autênticas diabruras aos cães, que nem sempre estão para as aturar.
Estive a fazer um esforço de memória e só me lembro de acidentes (que presenciei ou de que tive conhecimento) com cães pequenos.

O que é mais curioso no meio de tudo isto é que aqui nem sequer houve qualquer acidente. A criancinha guinchou porque se assustou e lá vem o poviléu todo a querer crucificar o cão que, pelos vistos, só queria brincar.
Agora imaginem se por qualquer motivo a cão, provocado pela criança, a tinha mesmo mordido?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

segunda jul 07, 2003 5:08 pm

Ola a todos

Realmente e triste saber que ha quem trate tao mal uma animal...
Em ralaçao as crianças terem ou nao medo dos caes, muitas vezes a culpa e dos pais... eu tenho 2 Rotts que adoram brincar com crianças e tenho um casal amigo meu que tem um filho com 5 anos que tem pavor de caes porque um dia foi mordido por um cao grande (e compreensivel o medo da criança) o que nao e compreensivel e que os pais muitas vezes lhe digam "se nao te portas bem vou chamar o Zeus" (que e o meu cao) eu fico furiosa e ja por varias vezes lhes chamei a atençao, mas nao vale de nada... entao quando eles la vao a casa tenho de fechar os canitos, caso contrario o miudo recusa-se a entrar...
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

quinta jul 10, 2003 9:51 pm

quando eu era piquinina, para ai com uns 3 anitos(já andava aos beijos aos cães vadios, principalmente ao MoK-como eu lhe chamava, e vejam o cão era anibal)andava na rua a brincar com as minhas amigas e passa o Mok, que andava com uma otite na altura, e eu mexia-lhe semprte nas orelhas(ele nunca se tinha importado)e manda-me uma bela dentada ao pé da vista, mesmo na sobrancelha, e sabem uma coisa ninguém tratou mal o cão por isso :D e explicaram-me que o cão não era mau, mas estava doente das orelhitas e doeu-lhe, é claro que chorei, mas a partir desse momento ainda fiquei a gostar + de cães, no dia seguinte já lhe andava às festinhas. :lol:
Final feliz :!:
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jul 10, 2003 11:16 pm

Bloodberry Escreveu: eu nunca disse que era pecado a criança ter medo do cão, ela estava estérica, é verdade, sabem o que é isso?
Estérica? um puto de 4 anos!!! estava era com um legitimo ataque de panico!
uma pessoa estérica grita sem controlo, era isso que eu estava a dizer,
E essa pessoa tinha ou não 4 anos :evil:
, mas como sempre muita gente cá do forum entende as coisas mal e já estavam a insinuar que eu estava a ofender a criança.primeiro, ;)
Afinal o canito tinha dono e você nem sequer o referiu .
Acho estranho que não compreenda o estado de espirito da miúda

SEMPRE!!!! ou sou burro ou alguém não se consegue explicar :(

Olá
a mae devia ter tentado explicar-lhe a situação e não fazer o que fez...
Pois, não deve ser mãe, ou então é uma mãe esclarecida :!:

quando não entenderem direito o que uma pessoa cá no forum escreveu perguntem primeiro
E porque não explicar-se melhor :?:
não é difícil fazer isso
O quê? perceber ou explicar ;)
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”