Comprei uma caixa de areia nova... já andava à algum tempo para comprar uma caixa fechada, mas as boas eram muito caras, as mais baratas eram muito fracas, enfim, fui adiando... quarta-feira andavamos no hipermercado, e lá fui eu para a secção de animais, e vi uma caixa muito boa e bem baratinha, e lá a trouxemos...

Cheguei a casa, montei-a e a Luz cheirou, abri a porta e ela entrou, mas depois não saía... quando levantei a porta ela saiu disparada e não voltou a entrar...
Entretanto tirei a porta e comecei a brincar com ela, para ela se habituar a entrar para a caixa...
Depois coloquei a areia usada que estava na caixa antiga e coloquei a caixa nova no sítio do costume, mas apesar dela entrar não fazia lá nada... durante a noite optei por deixar a caixa sem a parte de cima e ela lá fez o que tinha a fazer... No dia seguinte, logo de manhã, limpei a caixa, mudei a areia e coloquei a parte de cima e vi que ela continuava a usar a caixa como casa-de-banho, sem problemas...
Mas quando coloco a porta...

Quando quer entrar, em vez de empurrar, tenta puxar a porta e como não consegue não entra... e eu não a consigo empurrar através da porta, ela não deixa...
Quando a meto lá dentro e depois fecho a porta ela tenta empurrá-la com as patinhas, não mete a cabeça, e não consegue sair, também tenta puxá-la, mas acaba por trilhar as patas... Eu abro a porta, deixo que ela coloque a cabeça e uma pata cá fora e deixo a porta cair e ela sai muito devagarinho, toda esticada, e depois foge...
Enfim... Ela tenta abrir como se de uma porta "normal" se tratasse, em vez de usar a cabeça, tenta usar as patas...
Há algo que possa fazer para a habituar a usar a porta

É que mostrar como se faz é impossível, já que a caixa é muito pequenina para mim

Falando a sério... Aquilo tem porta, é para ser usada... mas eu não a deixo colocada porque tenho medo que a Luz, ao ver a porta, ande por aí a sofrer até não aguentar mais e que acabe por fazer em locais não próprios...
Ou acham que se deixar a porta ela acaba por arranjar maneira de entrar

Como foi com os vossos

Desde já, obrigada!!