Boas Tarde,
Tenho-me abstido de responder no forum pois há muito que cheguei á conclusão de que andam aqui uns a gastar o latim pra outros nem sequer considerarem que ate pode ter utilidade, uma vez que estão demasiado ocupados a se sentirem ofendidos .... mas desta vez sinto que tenho de fazer apenas uns reparos.
Debora20, como já foi aqui referido não duvido que queira, ou pense que quer, o melhor para a sua DA ... resta saber se sabe realmente o que é isso!
A primeira evidencia de que não o sabe é o facto de a cachorra já estar fora da mãe ... nesse aspecto deverá assumir metade da falha porque a outra metade será de quem a tirou da mãe tão cedo, a ElsaDT ... mas dessa personagem falaremos mais adiante.
Digo que deverá assumir a falha nao por culpabilização mas para que realmente interiorize que um DA é um cão muito especial e acredite que nem depois de os termos anos a fio e acharmos que sabemos o que é melhor para eles, temos as respostas todas de cor ... quanto mais quem agora começou e ja teve um começo torto! Por isso quanto mais assumirmos as falhas que temos com eles, mais aprendemos e melhores donos pra eles seremos.
Quem aqui tem escrito, não o faz para a atacar mas antes para adverter directamente e de forma nua e crua pois são pessoas as quais, algumas, já passaram as "passinhas do Algarve", como se costuma dizer, com os seus DA's e, apesar de frias e directas, estão a pensar no bem da sua cachorra e inerentmente no seu.
A senhora que tem apelidado de criadora (dizer isso é um tamanho insulto aos reais criadores) é personagem que já conheço faz uns anos, tantos quantos tem a minha Blackie, e a impressão que sempre tive foi de que naquela pessoa não reina nem bom senso nem integridade e muito menos sensatez ... o facto de ela presentemente ter feito uma cruza com os cães que fez e ainda por cima qd estes foram adoptados so reforça a minha ideia e postura quando á ElsaDT.
A ElsaDT, na altura em que a minha Blackie me foi dada, foi-lhe tambem dada uma irmã dela, de seu nome Katrina ... o resto da historia, para quem tiver curiosidade e paciencia, poderão ler no link anexo:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Debora20 Escreveu: ...é verdade já gastei com ela mais do que estava a pensar inicialmente, mas que se lixe, para o ano não há férias...
Entretanto gostei particularmente desta sua observação:
já gastei com ela mais do que o previsto .... Vou-lhe contar uma historia apenas relata a minha ultima semana :
O meu DA mais novo, o Buga, infelizmente tinha entropian extremament pronunciado, de tal forma que ou era operado rapidamente ou iria ficar cego, pois em especial no olho esquerdo já apresentava uma lesão profunda na córnea.
Foi operado na sexta-feira passada, faz hoje uma semana ... a operação correu bem e ele estava com os olhos lindos, com umas costuras limpinhas e suaves para não ficar com marcas. Domingo de manhã acordo para ver o meu DA com o focinho a escorrer sangue e com todas as costuras abertas! Apesar de ele estar com o colar isabelino, assumi que ele tinha de alguma forma conseguido coçar e assim arrancar os pontos todos ... Domingo eram 10.00h e o Buga estava a ser todo cozido de novo!
Nessa noite, para evitar sarilhos, dormi (dormitei se tanto) no chão ao lado dele para poder controlar os seus movimentos ... de manhã, e sem eu perceber como, duas das costuras do Buga estavam abertas novamente ... Segunda ás 11.00 da manhã o o Buga estava a ser cozido novamente!
Nessa noite não dormi ... a preocupação já era tanta que fiquei a noite toda acordada, apenas deitada ao lado dele agarrada a ele. Terça de manhã o Buga tinha novamente as costuras abertas, agora com a agravante de que estas escorriam pus abundantemente ...
Resumindo, o Buga fez rejeição dos pontos de sutura, os quais eram daqueles que se hidrolizam e são absorvidos com o decorrer do tempo, acompanhado de uma brutal infecção uma vez que o corpo reagiu como se a linha de sutura fosse um corpo estranho... Terça às 16.00h o Buga estava a ser operado pela segunda vez.
Infelizmente ainda não foi com esta segunda operação que tudo ficou resolvido pelo que o Buga teve que ser novamente operado ontem á tarde.
Se agora achou que já gastou mais com ela do que pensava inicialmente então prepare-se porque com um DA nunca se gasta aquilo qe se julga ... eu tambem julgava que ía apenas fazer uma cirurgia sem complicações de maior e neste momento tenho 3 cirurgias para pagar, fora medicamentos, fora internamentos, fora curativos, fora sei la mais o quê .... digamos que todos aqui que têm um DA neste momento estão com pena das minhas finanças !!!!
Isto para não falar nas noites não dormidas, seguidas de 9 e 10 horas de trabalho porque o mundo infelizmente não para só porque o meu cão tá doente!!
Está preparada para isto Debora20 ... tendo em conta que aquilo que contei aqui é apenas 1 gota num oceano de coisas que acontecem com os DA's ?
Isto tudo, não é só para bater no ceguinho, mas apenas para lhe evidenciar e fazer ver que: Não tenha nada por garantido e acredite que se somos brutos, directos e criticos é apenas porque achamos que a Debora20 ainda tem muito a aprender e que deverá ter humildade de aprender para bem da sua DA.
So desejo que ela seja muito feliz, sempre saudável e que a Debora20 tenha realmente vontade de querer saber o que é melhor para ela.
Abraços
Rosário