caturra com sintomas epileticos!?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Xaly
Registado: segunda mar 17, 2008 12:15 pm

segunda dez 15, 2008 11:15 pm

Tenho uma caturra macho que é muito querido :P se chama KIKO, hoje ouvi ele gritar estranhamente, e dei com ele a torcer-se todo... como se estivesse tendo um ataque epiletico, eu nunca tinha visto tal coisa, fiquei muito preocupada, pensei q ele estva morrendo, liguei ao vet que cuida de meus caes mas ele nao tem experiencia em aves... depois de alguns minutos a sofrer ele voltou ao normal... foi uma experiencia no minimo invulgar para mim... ja tive a pesquisar sobre o assunto, poderá ser falta de vitamina E... gostaria de ouvir a opiniao de alguem q tenha tido uma situação parecida ou q saiba sobre o assunto. Tenho receio que volte a acontecer. :?
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sábado jan 31, 2009 2:27 pm

Cara forista Xaly

Como está o seu Caturras???
Os ataques epilépticos em psitacideos podem acontecer por vários motivos sendo o mais vulgar o de um tumor ou traumatismo craniano devido a uma queda ou pancada violenta na cabeça, nestes dois casos, infelizmente não há nada a fazer a não ser medicar a ave para atenuar e espaçar mais os ataques.

Outro motivo será a falta de vitaminas que se resolve com uma alimentação mais adequada e com a administração de uns multivitaminicos.

Outro motivo mas que é mais comum em papagaios africanos é a falta de cálcio no organismo da ave, para resolver este problema aconselho que vc tenha sempre disponível cálcio para o seu caturras, deixe-o consumir à vontade, não existe problemas se ele consumir cálcio em demasia pois o cálcio em excesso é espelido do organismo pelas fezes.
Se ele não comer o cálcio, aconselho a moer até ficar pó e misturar com a comida, ele acaba por consumir qualquer coisa

Espero que o seu caturras esteja melhor

boa sorte
lmgcardoso
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sábado jan 31, 2009 2:35 pm

Cara forista Xaly

Esqueci de lhe dizer o seguinte:

Embora um ataque epiléptico seja uma coisa aparatosa de se ver, para a ave não existe grande sofrimento continuado.

O q quero dizer com isto???

Um ataque epiléptico numa ave é de grosso modo como um ataque epiléptico num humano.
Ele se contarce todo, fica com os musculos rígidos mas quando volta a sí não se lembra de nada.

Será conveniente sim para a ave não se aleijar.
Que a gaiola não seja alta
Que o puleiro mais alto da gaiola não seja mais alto que que a altura da caturra, para o caso de ela ter outro ataque não caia de alto pois uma queda pode matar, pois a ave cai desamparada.

boa sorte
lmgcardoso
Responder

Voltar para “Aves”