Bolas de pêlo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
As consequências da não expulsão das bolas pêlo podem ir desde vómitos, obstipação e perda de apetite, até à obstrução intestinal sendo que esta última é grave.
Para melhor controlar a expulsão das bolas de pêlo eu dou pasta de malte às minhas gatas, e esta mais não faz do que propiciar a eliminação das ditas através das fezes.
Existem também rações pensadas com essa finalidade.
Ainda há quem opte pelas ervinhas - que encontra por exemplo nos hipermercados na secção dos animais -, ou então adicionar óleo vegetal ou de milho à ração.
Se por acaso tem algum gato/a que não expulsa as bolas de pêlos o meu conselho é consultar o vet a fim de se avaliar se alguma das situações acima descritas se verificam, e depois começar a controlar esse problema com qualquer uma das soluções que existem.
!
Para melhor controlar a expulsão das bolas de pêlo eu dou pasta de malte às minhas gatas, e esta mais não faz do que propiciar a eliminação das ditas através das fezes.
Existem também rações pensadas com essa finalidade.
Ainda há quem opte pelas ervinhas - que encontra por exemplo nos hipermercados na secção dos animais -, ou então adicionar óleo vegetal ou de milho à ração.
Se por acaso tem algum gato/a que não expulsa as bolas de pêlos o meu conselho é consultar o vet a fim de se avaliar se alguma das situações acima descritas se verificam, e depois começar a controlar esse problema com qualquer uma das soluções que existem.

<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Muito obrigada pela ajuda.
Tenho um gato que tem o pêlo grande mas é muito raro ( muito mesmo) "expulsar" as bolas de pêlo, mas não tem perda de apetite nem diarreia nem obstrução intestinal. Pode haver outro problema que não seja visivel aos nosso olhos?
De qualquer das maneiras no Sabado vou leva-lo ao Vet.
Obrigada mais umas vez
Tenho um gato que tem o pêlo grande mas é muito raro ( muito mesmo) "expulsar" as bolas de pêlo, mas não tem perda de apetite nem diarreia nem obstrução intestinal. Pode haver outro problema que não seja visivel aos nosso olhos?
De qualquer das maneiras no Sabado vou leva-lo ao Vet.
Obrigada mais umas vez
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
O seu gato toma paste de malte ou qualquer outro tipo de solução para controlar o problema?
É que nesse caso ele até pode expulsar as bolas de pêlo através das fezes e a Meu1amigo não se aperceber.
Se ele vomitasse as bolas pêlo era sinal que teria, no caso da pasta de malte, de aumentar a dose que eventualmente lhe daria por semana.
Sendo um gato de pêlo longo é preciso ter muito cuidado com isto pois por esse facto ele ingere mais pêlo do que um gato de pêlo curto.
Por isto o meu conselho e digo já que faz muito bem em levá-lo ao vet pois aos nossos olhos até pode parecer que está tudo bem.
O vet melhor do que ninguém poderá avaliar o que se passa e fazer um possível diagnóstico mais preciso da situação.
Boa sorte
!
É que nesse caso ele até pode expulsar as bolas de pêlo através das fezes e a Meu1amigo não se aperceber.
Se ele vomitasse as bolas pêlo era sinal que teria, no caso da pasta de malte, de aumentar a dose que eventualmente lhe daria por semana.
Sendo um gato de pêlo longo é preciso ter muito cuidado com isto pois por esse facto ele ingere mais pêlo do que um gato de pêlo curto.
Por isto o meu conselho e digo já que faz muito bem em levá-lo ao vet pois aos nossos olhos até pode parecer que está tudo bem.
O vet melhor do que ninguém poderá avaliar o que se passa e fazer um possível diagnóstico mais preciso da situação.
Boa sorte

<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
Eu escovo o pelo do meu gatinho, e aparentemente está tudo bem com ele, só que me preocupa um pouco nao ver ele a "vomitar" bolas de pelo como via nos outros gatos que ja tive. De qualquer das maneiras vou leva-lo ao vet no Sabado..
Obrigada pela vossa ajuda!
Obrigada pela vossa ajuda!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
A minha gata não tem pêlo comprido... mas também nunca vomitou bolas de pêlo...Meu1amigo Escreveu:Eu escovo o pelo do meu gatinho, e aparentemente está tudo bem com ele, só que me preocupa um pouco nao ver ele a "vomitar" bolas de pelo como via nos outros gatos que ja tive.
Eu dou a pasta de malte... escovo-a... e ainda tenho uns vasinhos com erva para ela comer...
Mas ir ao vet não faz mal a ninguém

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
O meu Nunca expulsou Bolas de pêlo...Nem tive esse,ou não,privilégio para ver as tais bolas de pêlo.Meu1amigo Escreveu:Ola
O que fazer quando um gato não "expulsa" as bolas de pêlo?
O que pode acontecer?
Obrigada
Dou de dois em dois dias +-, Pasta de Malte e ele adora!!!....
Nem sei muito bem se a pasta faz "vomitar" ou elimina mesmo os pelos via Intestino. Se alguem me souber explicar a técnica...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Há imensos tópicos em que se fala da "técnica"...e acho que ninguém melhor que o seu amigo Vet, que trabalha no Estrangeiro, para lhe explicar direitinho a técnica… Contudo, aqui vai:imas Escreveu:
Nem sei muito bem se a pasta faz "vomitar" ou elimina mesmo os pelos via Intestino. Se alguem me souber explicar a técnica...![]()
![]()
A pasta de malte funciona mais ou menos como um "laxante..."!
Lubrifica o estômago e também a flora intestinal do animal, dando-lhe a possibilidade de expulsão das ditas bolas de pêlo, mais naturalmente (pelas fezes e ou até por via vómito) com muito mais facilidade que se não ingerisse a dita pasta ou similares.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Só uma questão: o oleo de milho ou vegetal poe substituir a pasta de malte? Se sim, em que quantidade deve ser dado?
Coloco esta questão porque dos meus gatis só uma adora que até lambe a bisnaga, todos os outros é um Carnaval... nem colocando na pata: aí fiquei com a cozinha toda suja de pasta pois eles enquanto não limparam a pasta às parede não descansaram!!!!
A outra sugestão da vet foi colocar a pasta no céu da boca... conculsão valentes dentadas e arranhadelas.
E devido ao sabor também não consigo disfarçá-la na ração húmida.
Obrigada
Teresa
Coloco esta questão porque dos meus gatis só uma adora que até lambe a bisnaga, todos os outros é um Carnaval... nem colocando na pata: aí fiquei com a cozinha toda suja de pasta pois eles enquanto não limparam a pasta às parede não descansaram!!!!
A outra sugestão da vet foi colocar a pasta no céu da boca... conculsão valentes dentadas e arranhadelas.
E devido ao sabor também não consigo disfarçá-la na ração húmida.
Obrigada
Teresa
-
- Membro Veterano
Mas cuidado... a última vez que fiz isso levei com a pasta na testa, por isso, é bom que espalhe bemSuzana1 Escreveu:Pode sempre coloca-la com o seu dedo no queixo ou numa das patas, eles acabam sempre por lamber tudinho para não ter aquilo no pêlo, quer gostem quer não gostem

-
- Membro Veterano
É verdade...Suzana1 Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Até já estou a imaginar!!!!!!!Ficas-te bem "melada"!!!!!!!
E, para cúmulo, descobri que aquilo era escusado, porque, depois de cheirar um bocadinho, ela passou a adorar aquilo