ratazanas domesticas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
TitoInes
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

segunda fev 02, 2009 9:28 pm

eu gostava de araijar um casal mas nao sei onde aqui perto nao ha pelo menos que eu saiba.. nem em petshops.. se alguem sober onde posso arraijar aqui nao zona das caldas da rainha, torres vedras ou lourinha agradecia muito
Siwain
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

terça fev 03, 2009 4:28 pm

Aconselho dois machos ou duas fêmeas. Um casal produzirá uma ninhada de 8 a 18 crias todos os meses, o que esgotará totalmente a fêmea. As crias ficarão prontas para procriar com cinco a seis semanas de idade (o que lhes faz muito mal, já que não estão totalmente desenvolvidas).

Mesmo que a intenção seja fazer criação, como criador responsável não deverá deixar macho e fêmea estarem juntos a menos que queira obter uma ninhada. Mas as ratazanas não devem viver sozinhas, pelo que o mais correcto a a fazer em qualquer um dos casos é arranjar um companheiro do mesmo sexo para cada uma delas. Ou seja, duas fêmeas ou dois machos, caso não queira fazer criação; e duas fêmeas numa gaiola, e dois machos noutra gaiola separada das fêmeas, caso queira fazer criação.

Outro pequeno pormenor: as fêmeas entram no cio de 5 em 5 dias, aproximadamente, e podem engravidar logo após um parto.

Boa sorte em arranjar as suas ratazanas. :wink:
TitoInes
Membro Veterano

terça fev 03, 2009 9:23 pm

Siwain Escreveu:Aconselho dois machos ou duas fêmeas. Um casal produzirá uma ninhada de 8 a 18 crias todos os meses, o que esgotará totalmente a fêmea. As crias ficarão prontas para procriar com cinco a seis semanas de idade (o que lhes faz muito mal, já que não estão totalmente desenvolvidas).

Mesmo que a intenção seja fazer criação, como criador responsável não deverá deixar macho e fêmea estarem juntos a menos que queira obter uma ninhada. Mas as ratazanas não devem viver sozinhas, pelo que o mais correcto a a fazer em qualquer um dos casos é arranjar um companheiro do mesmo sexo para cada uma delas. Ou seja, duas fêmeas ou dois machos, caso não queira fazer criação; e duas fêmeas numa gaiola, e dois machos noutra gaiola separada das fêmeas, caso queira fazer criação.

Outro pequeno pormenor: as fêmeas entram no cio de 5 em 5 dias, aproximadamente, e podem engravidar logo após um parto.

Boa sorte em arranjar as suas ratazanas. :wink:
muito obrigado pela informacao.. vou ter em atencao a isso
TitoInes
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 7:31 pm

alguem me pode indicar um site para eu ver cores e etc de ratazanas? tipo um site de um craidor
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta fev 04, 2009 8:07 pm

TitoInes Escreveu:alguem me pode indicar um site para eu ver cores e etc de ratazanas? tipo um site de um craidor
Site para cores só o da AFRMA, mas é inglês, portanto não te safas por aí...

Quanto a criadores...
é mais complicado. Os que conheço não têm sites...
TitoInes
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 8:11 pm

jpmf Escreveu:
TitoInes Escreveu:alguem me pode indicar um site para eu ver cores e etc de ratazanas? tipo um site de um craidor

Quanto a criadores...
e na bao obrigado na mesma
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quarta fev 04, 2009 9:23 pm

jpmf Escreveu:

Quanto a criadores...
Das email...dos que conheces 8)
Se procurares por aqui encontrar qualquer coisita... 8)
TitoInes
Membro Veterano

sábado fev 07, 2009 12:17 am

para ver a difrenca de saxo das ratazanas e da mesma maneira dos murganhos?
Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

sábado fev 07, 2009 9:10 am

é mais facil, as ratz sao bastante visiveis, os maxos são bastante avantajados :twisted: :twisted:
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado fev 07, 2009 10:19 am

Em adultos dead, em bébés é exactamente da mesma maneira.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
TitoInes
Membro Veterano

sábado fev 07, 2009 12:06 pm

pois entao parece que fui engadado.. :evil: tenho 4 femeas. o peso e o mesmo o tamanho tudo igual. mas o gajo disse-me que ja tinha criado.. e mesmo agora mande-lhe uma msm e ele garantio-me que era 3 femeas e um macho. sao todas brancas com os olhos vermelhos. nao tenho sorte nenhuma.. agora de tarde vou a casa de um amigo meu que ele diz que sabe ver.. mas ja vi que sao 4 femeas
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 07, 2009 3:09 pm

TitoInes Escreveu:pois entao parece que fui engadado.. :evil: tenho 4 femeas. o peso e o mesmo o tamanho tudo igual. mas o gajo disse-me que ja tinha criado.. e mesmo agora mande-lhe uma msm e ele garantio-me que era 3 femeas e um macho. sao todas brancas com os olhos vermelhos. nao tenho sorte nenhuma.. agora de tarde vou a casa de um amigo meu que ele diz que sabe ver.. mas ja vi que sao 4 femeas
E o que é que tem o peso a ver com a sexagem das ratazanas?
CFFJ
Membro Júnior
Registado: domingo jan 18, 2009 10:44 am

sábado fev 07, 2009 3:15 pm

eu também já li que os machos são muito maiores e tem mais peso mas foi só o que li porque eu não entendo nada de ratazanas
TitoInes
Membro Veterano

sábado fev 07, 2009 3:16 pm

ninguem daqui perto "caldas da rainha" quer trocar uma femea po um macho?
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 07, 2009 3:58 pm

CFFJ Escreveu:eu também já li que os machos são muito maiores e tem mais peso mas foi só o que li porque eu não entendo nada de ratazanas
sim, mas em adultos.
Mas com uma certa idade, os machos têm os testículos salientes e não tem nada que enganar.
Até lá só pela distância entre o anus e o orificio genital
Responder

Voltar para “Exóticos”