CHINCHILAS
olá, acabei de me registar no forum da arca com apenas uma razão. D esde a uns tempos para ca fiquei o que se pode chamar de obsecado por chinchilas e vou aproveitar que faço anos em breve para comprar a mim mesmo um novo amigo. Alguem me sabe dizer de algum criador na zona norte??? Não queria comprar numa loja pois os niveis de stress são muito elevados para os animais.
obg
obg
olha antes de comprares 1 chinchila tem atençao e estuda muito bem a especie pois ja houve muita gente que gostava muito delas mas depois esqueceram se dos cuidados e das caracteristicas delas e deram ou deixaram morrer por exemplo eu tenho 6 e cada 1 e diferente a sua maneira mas todas tem as suas necessidades e "apetite" voraz por roer tudo o que apanham nem as paredes escapam. Quanto as lojas nem todas tem esse dito stress ja vi muitas em que elas estavam mal tratadas com o pelo cheio de "oleo" bebedouros sujos e como alimento comida para coelhos mas tambem ja vi o oposto o que e constante nas lojas e pagares mais mas por vezes compensa mais
jmfc eu sei e ja li tudo q podia existir sobre elas e mais alguma coisa q a net tenha:P
inclusive este forum...so me falta mesmo a chinchila...vi duas lojas aqui na regua uma n tinha nem vendia a outra tinha uma assim tipo coitada mesmo mal s mexia tremia toda e tava td suja podia comprar mas preferi nao...se souberes algum criador daqui do norte eu desloco me para comprar etc...agradeço tudo e um muito obrigado:)
inclusive este forum...so me falta mesmo a chinchila...vi duas lojas aqui na regua uma n tinha nem vendia a outra tinha uma assim tipo coitada mesmo mal s mexia tremia toda e tava td suja podia comprar mas preferi nao...se souberes algum criador daqui do norte eu desloco me para comprar etc...agradeço tudo e um muito obrigado:)
por acaso nao conheço sou da margem sul e as minhas fui achando contatos na net 1 delas tive que ir buscar a santarem ve no site OLX por vezes la tem contatos 1 delas comprei por intermedio deste forum mas no meio de tanta gente tem de haver algum criador aqui do norte
e fizeste bem em nao comprar a chinchila ela ate podia estar bem de saude mas basta ela ter sido afastada dos pais para ficarem tristes e tambem tens que ter em conta que ela sao animais nocturnos por isso durante o dia ficam quietinhas no seu canto ou na sua casinha como te disse e 1 incognita pois no final de contas e dinheiro que perdemos se comprar mos 1 animal doente e o facto de nos afeiçoarmos ao animal

Se eu tivesse no teu lugar e gostasse mesmo desses animais comprava aquela que viste mal tratada, levava-a a um vet e tentava fazer com que ela melhora-se, nao a deixava a sofrer na loja... Mas claro que isto é um risco porq podes gastar o dinheiro e ela nao te sobreviver muito tempo, mas tambem ia ser muito gratificante conseguires "salva-la". Opinioes... 

http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
A questão de comprar na loja porque se tem pena dos animais é muito tentador, mas a meu ver é também muito errado. Está a dar-se dinheiro, muitas vezes, por um animal doente, e a fazer com que a seguir a loja reponha o stock e que trate os futuros animais da mesma maneira.
O mais acertado seria fazer queixa da loja e fazer com que passe a dar aos animais todas as condições que estes necessitam.
O ideal seria mesmo comprares a um criador. Além de te dar mais segurança do bem estar do animal, se for um bom criador podes sempre contar com a ajuda dessa pessoa no que respeita à melhor maneira de tratares da tua chinchila.
O mais acertado seria fazer queixa da loja e fazer com que passe a dar aos animais todas as condições que estes necessitam.
O ideal seria mesmo comprares a um criador. Além de te dar mais segurança do bem estar do animal, se for um bom criador podes sempre contar com a ajuda dessa pessoa no que respeita à melhor maneira de tratares da tua chinchila.
em primeiro lugar queira agradecer ao jmfcp pla ajuda:) em seguida respondendo a questao de comprar ou nao na loja e levar ao vet um animal acabado d comprar que teoricamente deveria vir saudavel energico e alegre para mim esta fora de questao nao sou propriamente rico, e por mais boa vontade que tivesse nao o faria pois em primeiro lugar estao todos os animais que ja tenho um pastor alemao uma pincher e um gato siames que ja me dao trbalho e gastos de sobra...nao me estou a queixar alias so lhes devo gratidao pois alegram me a vida e nao m dao desgostos...mas e uma realidade.
com isto tudo nao quer dizer que quando tiver a minha chinchila a vou negligenciar e s ela precisar n a vou levar ao veterinario pois ela tera todo o tratamento dedicaçao e atençao a que tem direito...simplesmente nao sou e assim tao estupido ao ponto de comprar um animal doente a precisar d cuidados medicos...os veterinarios n sao propriamente baratos... e como ja disse o dinheiro para mim nao cai do ceu... mas se tivesse podem ter a certeza que o faria...
com isto tudo nao quer dizer que quando tiver a minha chinchila a vou negligenciar e s ela precisar n a vou levar ao veterinario pois ela tera todo o tratamento dedicaçao e atençao a que tem direito...simplesmente nao sou e assim tao estupido ao ponto de comprar um animal doente a precisar d cuidados medicos...os veterinarios n sao propriamente baratos... e como ja disse o dinheiro para mim nao cai do ceu... mas se tivesse podem ter a certeza que o faria...
jmfcp ola mais uma vez obrigado:)
bem coincidencia das coincidencias ofereceram me uma chinchila no aniversario:P que foi ontem e adivinha qual?lol a da tal loja:P
agora q a deixo solta ja ta mais vivinha e com melhor aspecto mas estou com algumas duvidas e uma curiosidade que sao:
em primeiro la na loja disseram que desde q a tinham cerca d 3 meses nunca lhe deram o "banho" d pó... eu ontem e hoje tentei e ela n liga nenhuma a coisa:S sera q s desabituoi e que agora nunca mais vai fazer?? este assunto esta a preocupar me imenso:S:S:S
segundo gostava q me disesses como utilizar o feno e quanto lhe devo d dar...e depois mais ainda e em relaçao a comida como lhe devo d dar como n sei para ja tenho o pratinho sempre atestado...e na base da gaiola pus bastante serrim...isto porque nao faço ideia do que meter e pronto gostava se que respondesses a estas duvidas para que ela se torne saudavel e alegre se continuar a ver melhorias n levo ao vet mas se n melhorar significamente la terei de ir ... desculpa o testamento:P hugz
bem coincidencia das coincidencias ofereceram me uma chinchila no aniversario:P que foi ontem e adivinha qual?lol a da tal loja:P
agora q a deixo solta ja ta mais vivinha e com melhor aspecto mas estou com algumas duvidas e uma curiosidade que sao:
em primeiro la na loja disseram que desde q a tinham cerca d 3 meses nunca lhe deram o "banho" d pó... eu ontem e hoje tentei e ela n liga nenhuma a coisa:S sera q s desabituoi e que agora nunca mais vai fazer?? este assunto esta a preocupar me imenso:S:S:S
segundo gostava q me disesses como utilizar o feno e quanto lhe devo d dar...e depois mais ainda e em relaçao a comida como lhe devo d dar como n sei para ja tenho o pratinho sempre atestado...e na base da gaiola pus bastante serrim...isto porque nao faço ideia do que meter e pronto gostava se que respondesses a estas duvidas para que ela se torne saudavel e alegre se continuar a ver melhorias n levo ao vet mas se n melhorar significamente la terei de ir ... desculpa o testamento:P hugz
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
Infelizmente, depois de ler isto e ver as dúvidas que ainda tens sobre os banhos, os fenos e tudo o resto, até tenho medo de responder...tiagox Escreveu:jmfc eu sei e ja li tudo q podia existir sobre elas e mais alguma coisa q a net tenha:P
inclusive este forum...so me falta mesmo a chinchila...
Só te posso dizer que se leste tudo o que a net tem, a tua net é muito pequena e precisas alargar um bocado a banda, porque nunca passaste nos sites que devias ter passado.
Já agora um conselho: Que o dinheiro não cai do céu, já todos sabemos, mas a tua chinchila até caiu... agora, bem, agora vai dar alguma despesa porque não come qualquer coisa e precisa de um viveiro em condições!
Como habitualmente gostamos de dizer:
SE NÃO TEM CONDIÇÕES PARA TER UM ANIMAL, ENTÃO NÃO TENHA!
O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
sr paulo monteiro pensei k isto fosse para ajudar lol e nao para deitar a baixo...e sim as pessoas podem ler muito e saber muito da teoria mas depois as duvidas aparecem e na pratica tudo se torna mais complicado...por isso o k eu estava a tentar era obter ajuda e nao comentarios altamente desnecessarios como os seus sem mais nada a dizer um "forte" abraço:D
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india
concordo...especialmente da parte de salvar, resgatar a menina de um ambiente que lhe deve estar a causa algum desconforto e até mesmo sofrimento...Malva Escreveu:Se eu tivesse no teu lugar e gostasse mesmo desses animais comprava aquela que viste mal tratada, levava-a a um vet e tentava fazer com que ela melhora-se, nao a deixava a sofrer na loja... Mas claro que isto é um risco porq podes gastar o dinheiro e ela nao te sobreviver muito tempo, mas tambem ia ser muito gratificante conseguires "salva-la". Opinioes...
"Olha os outros como se fosses tu mesmo"
-
- Membro
- Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
- Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india
Olá Tiagox
Em primeiro lugar peço desculpa por só agora te responder, pois não tenho tido possibilidades de vir á net devido a assuntos profissionais.
De facto, fikei de te dar um contacto de uma pessoa da régua que cria chinchilas, mas a verdade é que perdi o contacto dele e tentei descobrir através de outras pessoas, mas sem sucesso.
Em segundo lugar, fico contente por já teres a tua chinchila.
Se for como a minha no inicio, então vais precisar de muita paciência.
Olha, eu fui como tu. Nunca tinha tido ligação com chinchilas antes de ver uma numa loja. Apaixonei-me por elas e começei a pesquisar tudo o que podia,inclusivamente contactei com algumas pessoas que tinham chinchilas já há algum tempo. Pesquisei durante cerca de 3 meses antes de finalmente me aventurar em comprar uma.
A primeira coisa que aprendi foi que teria de ter muita paciência! Aos poucos fui conquistando a confiança delas (pois, arranjei mais uma pouco depois de comprar a primeira). Passadas 3 semanas elas aínda não se deixam mexer muito bem, e duvido se alguma vez o vão deixar fazer, mas ao menos já vêm ter comigo e se eu estendo o braço, elas trepam por mim acima, lol.
Eu tenho aquela areia para gatos no fundo da gaiola, mas vou substituir por aparas de madeira que me disseram que é o melhor. Aconselharam-me uns rolos de madeira chamado CATS BEST. Já pesquisei na net e de facto parece ser muito bom. Como não tenho aqui nenhuma loja de animais completa, tive de encomendar de uma loja online na Inglaterra.
O feno costumo ter sempre em abundância para eles durante o tempo todo. Eles precisam para manter os dentes gastos e também para ajudar com os intestinos.
A comida dou cerca de 30 gramas de cada vez. Meto sempre de manha, por volta das 6 da manha e volto a dar á noite, quando trato delas (dou sempre o banho ás 8, limpo a gaiola e solto-as a essa hora também). Elas parecem satisfeitas com esta rotina.
O banho de areia meti numa tijela de tamanho suficiente para elas rebolarem lá dentro. Também encomendei uma banheira da tal loja online que ainda não chegou. Desde a primeira vez que meti a tijela lá que elas foram directamente a ela e começaram a rebolar. Não sei se a loja costumava dar banho a elas, mas o certo é que cada vez que passo por lá não vejo vestigios de terem tido banho de areia. Experimenta raspares com os dedos na areia para ver se elas vão lá. Isto é um instinto natural e elas deveriam ir automaticamente.
A comida delas não deverá ter nada de misturas. Devem ser pellets uniformes. Eu dou ás minhas uma ração chamada Chinchila Complete. Elas gostam muito. Também dou misturada alguns pellets de alfalfa e de vez em quando mistura seca de cenoura vérde.
Depois de as soltar dou sempre uns cubinhos de maçã desidratada e elas ficam todas contentes. 3 vezes por semana dou uma passa a cada uma. Elas simplesmente adoram passas, mas como não são boas para o intestino delas, só podemos dar 2 ou 3 por semana. Eu até ás vezes parto uma ao meio e assim posso dar mais vezes.
Não te esqueças também que elas precisam de gastar os dentes, por isso convém ter coisas para elas roerem. Blocos de madeira de pinho não tratado ou podes comprar brinquedos em madeira proprios para elas. Desde que tenham coisas em madeira para roerem os dentes gastam-se. Lembra-te que a madeira tem de estar livre de colas, gomas, pesticidas, etc.
Eu também tenho um bloco de cálcio na gaiola.
Se precisares de ajuda, deixa mensagem.
Felizmente para pessoas como nós ainda há muita gente por aqui disposta a ajudar e acredita que são bem mais do que aqueles que só conseguem fazer comentários inuteis e ridiculos.
Não desistes de querer dar o melhor para a tua menina, pois eles nos darão também muitas alegrias e bons momentos.
Em primeiro lugar peço desculpa por só agora te responder, pois não tenho tido possibilidades de vir á net devido a assuntos profissionais.
De facto, fikei de te dar um contacto de uma pessoa da régua que cria chinchilas, mas a verdade é que perdi o contacto dele e tentei descobrir através de outras pessoas, mas sem sucesso.

Em segundo lugar, fico contente por já teres a tua chinchila.
Se for como a minha no inicio, então vais precisar de muita paciência.
Olha, eu fui como tu. Nunca tinha tido ligação com chinchilas antes de ver uma numa loja. Apaixonei-me por elas e começei a pesquisar tudo o que podia,inclusivamente contactei com algumas pessoas que tinham chinchilas já há algum tempo. Pesquisei durante cerca de 3 meses antes de finalmente me aventurar em comprar uma.
A primeira coisa que aprendi foi que teria de ter muita paciência! Aos poucos fui conquistando a confiança delas (pois, arranjei mais uma pouco depois de comprar a primeira). Passadas 3 semanas elas aínda não se deixam mexer muito bem, e duvido se alguma vez o vão deixar fazer, mas ao menos já vêm ter comigo e se eu estendo o braço, elas trepam por mim acima, lol.

Eu tenho aquela areia para gatos no fundo da gaiola, mas vou substituir por aparas de madeira que me disseram que é o melhor. Aconselharam-me uns rolos de madeira chamado CATS BEST. Já pesquisei na net e de facto parece ser muito bom. Como não tenho aqui nenhuma loja de animais completa, tive de encomendar de uma loja online na Inglaterra.
O feno costumo ter sempre em abundância para eles durante o tempo todo. Eles precisam para manter os dentes gastos e também para ajudar com os intestinos.
A comida dou cerca de 30 gramas de cada vez. Meto sempre de manha, por volta das 6 da manha e volto a dar á noite, quando trato delas (dou sempre o banho ás 8, limpo a gaiola e solto-as a essa hora também). Elas parecem satisfeitas com esta rotina.
O banho de areia meti numa tijela de tamanho suficiente para elas rebolarem lá dentro. Também encomendei uma banheira da tal loja online que ainda não chegou. Desde a primeira vez que meti a tijela lá que elas foram directamente a ela e começaram a rebolar. Não sei se a loja costumava dar banho a elas, mas o certo é que cada vez que passo por lá não vejo vestigios de terem tido banho de areia. Experimenta raspares com os dedos na areia para ver se elas vão lá. Isto é um instinto natural e elas deveriam ir automaticamente.
A comida delas não deverá ter nada de misturas. Devem ser pellets uniformes. Eu dou ás minhas uma ração chamada Chinchila Complete. Elas gostam muito. Também dou misturada alguns pellets de alfalfa e de vez em quando mistura seca de cenoura vérde.
Depois de as soltar dou sempre uns cubinhos de maçã desidratada e elas ficam todas contentes. 3 vezes por semana dou uma passa a cada uma. Elas simplesmente adoram passas, mas como não são boas para o intestino delas, só podemos dar 2 ou 3 por semana. Eu até ás vezes parto uma ao meio e assim posso dar mais vezes.
Não te esqueças também que elas precisam de gastar os dentes, por isso convém ter coisas para elas roerem. Blocos de madeira de pinho não tratado ou podes comprar brinquedos em madeira proprios para elas. Desde que tenham coisas em madeira para roerem os dentes gastam-se. Lembra-te que a madeira tem de estar livre de colas, gomas, pesticidas, etc.
Eu também tenho um bloco de cálcio na gaiola.
Se precisares de ajuda, deixa mensagem.
Felizmente para pessoas como nós ainda há muita gente por aqui disposta a ajudar e acredita que são bem mais do que aqueles que só conseguem fazer comentários inuteis e ridiculos.

Não desistes de querer dar o melhor para a tua menina, pois eles nos darão também muitas alegrias e bons momentos.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
Palocas, os meus sinceros e muito honestos Parabéns pela tua resposta.
Não retiro o que disse e continuo a achar que a arrogância e prepotência do autor, ao dizer que já leu tudo e já sabe tudo e mais alguma coisa sobre elas, antes sequer de ter o animal... e depois ainda vem ser xxx dizendo que a teoria e a prática são isto e aquilo, quando nem a teoria tinha, senão sabia que uma chinchila come em média 30 a 35 gramas de ração e não uma gamela cheia.. enfim...
Eu quando tenho que dizer mal, digo e tu sabes isso. Não suporto violações a Regras, nem maus-tratos aos animais, mas quando tenho que dizer bem, também sou o primeiro a fazê-lo, por isso, mais uma vez:
Parabéns pela tua excelente resposta.
Pena não teres recursos mais perto onde poderias comprar tudo e mais alguma coisa para elas.
Saudações
Não retiro o que disse e continuo a achar que a arrogância e prepotência do autor, ao dizer que já leu tudo e já sabe tudo e mais alguma coisa sobre elas, antes sequer de ter o animal... e depois ainda vem ser xxx dizendo que a teoria e a prática são isto e aquilo, quando nem a teoria tinha, senão sabia que uma chinchila come em média 30 a 35 gramas de ração e não uma gamela cheia.. enfim...
Eu quando tenho que dizer mal, digo e tu sabes isso. Não suporto violações a Regras, nem maus-tratos aos animais, mas quando tenho que dizer bem, também sou o primeiro a fazê-lo, por isso, mais uma vez:
Parabéns pela tua excelente resposta.
Pena não teres recursos mais perto onde poderias comprar tudo e mais alguma coisa para elas.
Saudações
O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Tiagox e normal teres duvidas e a medida que o tempo vai passando vais conhecendo melhor a raça e as suas necessidades em relaçao ao banho da lhe tempo ele acabara por tomar banho eu para as minhas tenho 1 daquelas formas em inox rentagular de forma a elas andarem e rebolarem a vontade outra coisa feno elas têm sempre ao dispor raçao eu dou cerca de 35gr por cada 1 tambem tenho 1 bloco de calcio para elas desgastarem os dentes .Outra coisa tem imenso cuidado com o que tens ao alcance dela porque seja o que for ela vai cravar o dente no fundo da gaiola uso 1s aparas de madeira prensada que na minha opiniao e mais higienica e facil de limpar e o preço e praticamente o mesmo.
Se precisares de mais ajuda podes enviar PM que assim que possa respondo
PS- senhor PauloMonteiro pelo que tenho lido o tiagox fez o que muita gente nao faz estudou o que pode apenas nao se pode saber tudo pela net e ca estamos para ajudar conheço muitos casos de pessoas que compram animais por caprixo e depois deixam morrer e nem se xateiam e nesse campo estou plenamente no seu lado
SE NÃO TEM CONDIÇÕES PARA TER UM ANIMAL, ENTÃO NÃO TENHA!
Se precisares de mais ajuda podes enviar PM que assim que possa respondo
PS- senhor PauloMonteiro pelo que tenho lido o tiagox fez o que muita gente nao faz estudou o que pode apenas nao se pode saber tudo pela net e ca estamos para ajudar conheço muitos casos de pessoas que compram animais por caprixo e depois deixam morrer e nem se xateiam e nesse campo estou plenamente no seu lado