Gecko Leopardo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
BeeLino
Registado: quinta fev 05, 2009 2:53 pm

quinta fev 05, 2009 3:01 pm

Boa tarde,
Tenho um gecko leoprado bastante pequeno (não lhe dou mais de 3 meses), há cerca de duas semanas e ele ainda não comeu! Tenho mantido sempre tenebrios no terrario (grilos não, pq ele foge) mas ele não come! A unica coisa que o consigo por a comer é uma fantastica sopa de tenebrios (basicamente tenebrios esmagados com calcio e água), mas mesmo assim so come umas gotas por dia!
Alguem me pode ajudar, alguma sugestão sobre como meter esta criança a comer?
Muito Obrigado
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quinta fev 05, 2009 3:23 pm

fala-nos das condições em que o mantens, temperaturas e humidades, e tipo de terrário e onde está colocado, bem como actividade que possa existir no local onde tens o terrário, e também onde adquiriste o gecko e se possível as condições em que ele estava antes de o receberes...

Até ele começar a comer, apenas como medida de ultimo recurso, e não muitas vezes, continua a dar-lhe essa "sopa"
BeeLino

quinta fev 05, 2009 3:34 pm

Bem, a temperatura, tenho feito variar, perto dos 30º durante o dia, e mais proxima dos 25 de noite. A humidade tb está nos parametros normais, nos ultimos 2 dias tive de a aumentar pois pareceu-me estar a iniciar uma muda. O terrario em que agora está é pequeno, porque me disseram para o manter assim ate crescer um pouco, pois em espaços grandes stressam, mas o terrario em que vai ficar tem 50*30*30 e é apenas para este gecko...
Eu tento manter ciclos diuro-noturnos, com cerca de 10horas de "escuro", tapando as paredes do terrario se tiver de ter a luz exterior mais tempo acesa!
Quanto ao local da compra, foi-me aconselhado por pessoas que já compraram lá geckos e outros repteis, que se encontram bem!
Este penso ser mesmo pelo tamanho,é muito pequeno!
Obrigado
PedroC10
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 3:42 pm

As temperaturas podes aumentar 2 ou 3 graus de dia. Para as mudas coloca uma toca húmida, um guardanapo serve, e não aumentes a temperatura do terrário, mas sim da toca.

Continuo sem saber se o gecko está stressado por ter muito movimento à volta do seu terrário, se é manuseado muitas vezes, se está obstipado por ter ingerido substrato no local onde morava antes ou mesmo agora, se tiveres areia no terrário, entre outras coisas..
BeeLino

quinta fev 05, 2009 3:52 pm

Eu tenho tentado não andar muito com ele, so mesmo quando estou a limpar o terrario, e tento sempre não o incomodar. Só se stressar quando lhe dou a "sopa", mas ate acho que ele gosta. Para alem disso, durante o dia, raramente passa alguem pelo terrario!
Quanto a substrato, eu não tenho no terrario, tenho papel de cozinha, e na loja, posso estar enganada, mas tambem acho que não tinha substrato!
Ja tenho o esconderijo humido, mas vou tentar aumentar a temperatura lá dentro.
Origado mais uma vez
PedroC10
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 4:07 pm

Bem, assim sendo não estou a ver o que pode estar a causar a não alimentação, sendo uma cria devia de mostrar bastante apetite..

Tenta dar-lhe grilos à noite, com tudo apagado, à entrada da toca, e o mesmo com os tenébrios...
BeeLino

quinta fev 05, 2009 4:12 pm

Ok, vou tentar isso :)
PedroC10
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 4:13 pm

Caso não se alimente durante os próximos dias, é leva-lo ao vet..
Rhinolophus
Registado: quarta fev 04, 2009 5:08 pm

quinta fev 05, 2009 4:31 pm

Esse sintoma é estranhissimo... Existem animais que no inverno comem menos, mas não é normal abster-se completamente de comer...

Segue a indicação do PedroC10, quem melhor te pode ajudar é o veterinário... O animal pode estar com alguma doença vírica ou bacteriológica!

Cumps
Ex-AlunoBioGeo
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

quinta fev 05, 2009 4:54 pm

As causas do teu gecko não comer estão a vista!
Imagem
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quinta fev 05, 2009 5:04 pm

Caso esse nao seja o seu terrário, porque se for acho que nao leste bem o que eles precisavam, experimenta cortar a cabeça de um tenebrio e encostar a "carne" do teenbrio à boca dele. Deixa-o lamber, se ele começar a lamber muito depois pega.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
BeeLino

quinta fev 05, 2009 5:05 pm

... ok, essa foto, foi tirada quando o gecko saiu da loja, essa foi simplesmente a caixa de trasnporte...
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quinta fev 05, 2009 5:07 pm

Experimenta o que te disse, a minha andava sem comer quase, por causa do Inverno, cortei a cabeça aos tenebrios e ela agora adora, mas ja nao corto mais.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Rhinolophus
Registado: quarta fev 04, 2009 5:08 pm

quinta fev 05, 2009 5:07 pm

gekkos Escreveu:As causas do teu gecko não comer estão a vista!
Imagem
Uiiii... espero que seja apenas o local onde ele alimenta o animal, porque se é o terrário dele, deus me livre :evil:
Ex-AlunoBioGeo
BeeLino

quinta fev 05, 2009 5:18 pm

Volto a dizer, a foto foi tirada dentro da caixa onde o gecko veio da loja, quando ele veio da loja, neste momento está num terrario com temperatura e humidade controladas, e esconderijos.
Tenho tentado dar os tenebrios dessa forma, (partidos ao meio) cheira-os, mas depois desvia-se!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”