Opiniões sobre o não-reconhecimento do APBT como raça

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça American Pit Bull Terrier! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: grchjeep

pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

quinta fev 05, 2009 6:03 pm

eu qd os levei ao vet pela primeira vez ainda nao tinha saido esta lei estupida mas o meu irmao teve um pitt e fomos ao vet e dissemos-lhe para o por cm sdr e ele disse que nao podia fazer isso
UltraPiTT
Membro
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

quinta fev 05, 2009 6:13 pm

a vet dos meu canitos, tenho 7 , e já me conhece desde pequeno assim como a minha familia sabe como tratamos os animais , mesmo quando fazia criação de cães ela era a vet de apoio, isto á anos , eu pedi-lhe na intenção não de fazer criação de apbt e deixar de lado a esterlização do cão, nada disso, mas para o cão ter mais paz, alias tenho no shanti e na kaya. Ela tem 5 anos n esta est e nunca teve crias .

Abraços
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 05, 2009 6:32 pm

Desde quando os veterinários são juízes de raças para saberem se um cão é pit ou amstaff ou puro streetdog? O olhómetro deles é infalível? Há alguma cadeira na faculdade que os ensine a identificar inequívocamente cada uma das mais de 300 raças de cães que existem, a atestar pureza de raça? Até parece que sim!

Na maioria das vezes é o dono do cão que insiste em que o vet coloque na caderneta "pitbull"... assim como é o dono que insiste em "artilhar" o cão de todas as maneiras e feitios de modo a "pitbulizá-lo" ainda mais. Ou o (ou a :P ) pelosanimais acha que os seus cães não podiam passar por rafeiros na boa? Bastava retirar-lhes os peitorais e as coleiras de bicos para fora!

Eu acho que face à lei anormal que temos (nós e mais uns poucos países, e, pasme-se, até o PRÓPRIO país de origem da raça) o dono de um pit bull deve ter um certo low profile.

CindelP,
84 países membros não reconhecem a FCI como organismo máximo
Ahh shut up... quando quiser pedir um afixo em cada um destes 84 países, Portugal incluído, solicita a sua aprovação a quem? Entre outras coisitas, assim de somenos importãncia? :P

Bom, a conversa entre nós sobre os clubes e essa história toda para mim está mais que arrumada porque não nos entendemos nesse capítulo e a coisa já se começa a tornar chata.

À frente:

Não entendo a frase "têm de parar de meter o CPC ao barulho". Afinal de contas os tais "livros de origens reconhecidos" que aparecem na lei são reconhecidos por quem? Pelo organismo máximo da canicultura no nosso país. Que é quem? O CPC.
...o pressuposto desta Lei sempre foi delegar um Livro de Origens de APB a alguma associaçao que se dedicasse à sua gestão
HEHE, deve ser por isso que nunca mais se ouviu falar da pretensão e petição da APO... mas qual pressuposto?? Onde é que isso está escrito, ou melhor, aonde é que se SUBENTENDE uma afirmação dessas? Não me diga que os legisladores contaram-lhe isso em confidência... :lol:

Só lhe dou razão numa única afirmação que faz:
Afinal, se "traçarem" os pedigrees dos AST a umas 10 gerações atrás, vai tudo parar a Pits.
É a mais pura das verdades.

Mas a verdadinha verdadinha é que os puristas da época sempre quiseram preservar o temperamento do cão, o tal game, em detrimento da morfologia. Também não gostaram que o AKC tenha mudado o nome da raça para se demarcar das lutas e isto que escrevo não é invenção nem opinião, é o que se pode ler em diversos livros e sites de amantes da raça que relatam a história e evolução da raça.

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

grchjeep
Membro
Registado: terça fev 26, 2008 2:54 am

quinta fev 05, 2009 6:53 pm

dinodane Escreveu::lol:

Por pontos, vamos lá dissecar isto, apesar do grchjeep não ir à bola comigo, isso não impede que possamos ter um debate interessante e, sobretudo, bem fundamentado, pode ser?

3º ponto:
Quem reconhece a FCI como organismo máximo da canicultura a nível mundial? Cerca de 84 países membros.

4º ponto:
Quanto aos livros de origens reconhecidos, os tais OUTROS que refere são os livros de origens de outros clubes filiados na FCI ou reconhecidos por ela , por exemplo o LOE. Os livros de origens do UKC não entram nesta categoria, como muito bem sabe.

Cumprimentos.
quanto ao 3 º ponto não confunda países com clubes de canicultura, nenhum dos 84 países reconhecem, a FCI mas sim os seus filiados, que não passam de associações, devo lembrar que em Espanha não existe apenas um livro de origens, tal como existem até países sem livro de origens, um deles de uma associação Espanhola chamada FCI que coincidência, e decretado valido o seu livro de origens pelo ministério da Agricultura Espanhol.
Quanto ao 4º ponto não vejo onde diz FCI na lei, ainda bem que a postou pois assim todos podemos constatar que no decreto não existe nenhuma menção ao que referiu, mas a dinodane interprete como quiser eu interpreto como me disseram para interpretar. Quanto ao que disse relativamente aos SRD sim é uma escapatória á lei mas penso que isso só deveria servir para quem tem cães sem pedigree. Quem os tem com pedigree na minha opinião têm de assumir aquilo que têm.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 05, 2009 7:16 pm

dinodane Escreveu:quando quiser pedir um afixo em cada um destes 84 países, Portugal incluído, solicita a sua aprovação a quem? Entre outras coisitas, assim de somenos importãncia
A quem será? Às tantas ao sistema que me quiser associar.

Se quiser participar em exposições FCI, requisito à FCI.

Se quiser participar num sistema paralelo, peço à entidade que gere esse sistema.

E mesmo, assim, com afixo FCI ou não, não há qualquer reconhecimento por Lei ou pelo País. Apenas há um reconhecimento pelo sistema onde foi registado.

Nada mais :roll:

dinodane Escreveu: Não entendo a frase "têm de parar de meter o CPC ao barulho". Afinal de contas os tais "livros de origens reconhecidos" que aparecem na lei são reconhecidos por quem? Pelo organismo máximo da canicultura no nosso país. Que é quem? O CPC.
Não.

O Ministério da Agricultura delegou a gestão ao CPC das raças que o CPC quizesse.

O CPC , por sua vez, gere o Livro Geneologico das Raças reconhecidas pela FCI.

Nada impede, e a propria legislação admite isso, do Ministerio da Agricultura entregar a gestão de outro livro geneologico de uma ou de várias raças a outro Clube de Canicultura, Associação de Raça e afins ..

Aliás, nos Bovinos e Ovinos é muito comum este caso ...

dinodane Escreveu:HEHE, deve ser por isso que nunca mais se ouviu falar da pretensão e petição da APO... mas qual pressuposto?? Onde é que isso está escrito, ou melhor, aonde é que se SUBENTENDE uma afirmação dessas? Não me diga que os legisladores contaram-lhe isso em confidência... :lol:
Se me contaram em confidência, só a mim diz respeito, né?

Mas diga lá, quem lhe disse que não era essa a intenção?

Até porque, sejamos realistas, se fosse intenção da BSL acabar com os Pits em Portugal, tinham-no feito claramente. Ou acha, que tinham um odiozinho especial pelos APBT e um mais-ou-menos pelas outros 6 raças ...
E a propria adenda a "LOP e outros reconhecidos oficialmente" abre portas para isso mesmo ... delegação de um LG para Pits.

Às tantas ninguém se chegou à frente, só isso ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
UltraPiTT
Membro
Registado: segunda dez 15, 2008 11:44 am

quinta fev 05, 2009 8:38 pm

dinodane escreveu[Desde quando os veterinários são juízes de raças para saberem se um cão é pit ou amstaff ou puro].

Uma das melhores dicas ;), uma boa verdade.

Abraços[/quote]
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quinta fev 05, 2009 8:47 pm

CindelP Escreveu: Vcs têm de parar meter o CPC ao barulho :roll:

Já no Reino Unido existe BSL para Pits, Filas e afins e essas raças também não são reconhecidas pelo KennelClub.

So what?

O unico defeito da lei - neste aspecto - é não especificar o que é um Rott, um Pitt, um Amstaff, um Tosa e por aí diante ...
A lei não especifica o standard das raças potencialmente perigosas porque há quem o especifique e seja reconhecido em Portugal... o Clube Português de Canicultura... por isso enquanto não houver outra associação reconhecida em Portugal capaz de reconhecer os individuos das raças, o CPC tem que ser chamado ao barulho quando falamos de leis que envolvem algumas raças.
CindelP Escreveu: O AST é um APBT ...
Nem eu disse que não. Apenas me parece que não foram registados individuos de todas as linhagens de APBT como AST, e por isso são reconhecidas diferenças entre as raças. Mas é verdade que no fundo os AST's são APBT... resta saber que linhagens foram "seleccionadas" para serem legalizadas. Eu digo sem dúvidas que gosto mais do aspecto da minha APBT do que dos AST que conheço.
Acho que reconhecer a diferença entre APBT e AST é como que reconhecer diferenças entre linhagens de APBT.
CindelP Escreveu: E essa de dizer que Presas Canarios parecem-se com Pits, deixa muito a desejar ...
Conhece muitos presa canários? Eu conheço alguns. E nunca disse, como você citou, que "Presas Canarios parecem-se com Pits"... acrescentei-lhe a palavra "alguns"... não "todos" nem sequer "a maioria". Mas se não conhece muitos presa canários, pode pesquisar no Google por imagens dos mesmos e verificar se não há alguns mais parecidos com os Pits mais pesados do que alguns AST... (sem qualquer tipo de ofensa, porque uma afirmação deste tipo está sempre dependente da opinião de cada um)
<p></p>
dinodane
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 9:27 pm

grchjeep Escreveu:
dinodane Escreveu:...
quanto ao 3 º ponto não confunda países com clubes de canicultura, nenhum dos 84 países reconhecem, a FCI mas sim os seus filiados, que não passam de associações, devo lembrar que em Espanha não existe apenas um livro de origens, tal como existem até países sem livro de origens, um deles de uma associação Espanhola chamada FCI que coincidência, e decretado valido o seu livro de origens pelo ministério da Agricultura Espanhol.
Quanto ao 4º ponto não vejo onde diz FCI na lei, ainda bem que a postou pois assim todos podemos constatar que no decreto não existe nenhuma menção ao que referiu, mas a dinodane interprete como quiser eu interpreto como me disseram para interpretar. Quanto ao que disse relativamente aos SRD sim é uma escapatória á lei mas penso que isso só deveria servir para quem tem cães sem pedigree. Quem os tem com pedigree na minha opinião têm de assumir aquilo que têm.
Grchjeep, para alguma coisa já serviu esta troca de palavras, pois vejo que já começou a referir-se aos clubes como associações e não como empresas, menos mal! :lol:

E das duas umas, ou é muito casmurro, ou não nos conseguimos entender de maneira nenhuma, se assim é, lamento.

Diga lá onde é que disse que a FCI é citada na lei. O que eu disse é que os livros de origens reconhecidos citados na lei são os reconhecidos pelo CPC, que até ver, é o clube máximo da canicultura em Portugal. Não é assim, é mentira? Vai para o saco.

Quanto ao "não confunda países com clubes de canicultura": OK, em cada um desses 84 países há um clube nacional de canicultura, como cá, que também tem os seus filiados. Esse clube rege-se pelos ditames da FCI. É mentira? Vai para o saco.

Diga lá quais são os outros livros de origens para além do LOE, em Espanha. Epá, não precisa, há de facto uns registos paralelos como essa tal de fci espanhola que servem, nomeadamente, para legalizar as produções das puppy-mills espanholas que não se conseguem encaixar no LOE (por idade dos pais, por nº de ninhadas por ano, etc). Tem toda a razão, grchjeep.

Cumprimentos.

Hakuma
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 9:32 pm

Ficam algumas fotos...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mas faço o meu acto de contrição e reconheço ser muito discutivel a parecença... apesar de os exemplares que conheço pessoalmente o serem, talvez pelo corte de orelhas à pit. :wink:
Já agora, desculpa dinodane (criadora do tópico) o offtopic, mas fica o exercício... quais os pits e quais os presa canario? :lol:
<p></p>
dinodane
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 9:35 pm

Mas diga lá, quem lhe disse que não era essa a intenção?

Até porque, sejamos realistas, se fosse intenção da BSL acabar com os Pits em Portugal, tinham-no feito claramente. Ou acha, que tinham um odiozinho especial pelos APBT e um mais-ou-menos pelas outros 6 raças ...
E a propria adenda a "LOP e outros reconhecidos oficialmente" abre portas para isso mesmo ... delegação de um LG para Pits.

Às tantas ninguém se chegou à frente, só isso ...
ó CindelP... não sei se ria se chore. :lol:

ó senhora, a esterilização só não é obrigatória para os outros 6 porque o CPC CHEGOU-SE À FRENTE e usou da pouca influência que teve no caso para que se abrisse essa excepção!! :lol:

Ninguém se chegou à frente? :lol:

Então o que foi isto:
Petição para o reconhecimento da raça American Pitbull Terrier pelo Estado Português

No dia 14 de Abril, o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, emitiu um despacho que visa na sua medida mais profunda a erradicação da raça American PitBull Terrier do território Português. Isto sucede pois contrariamente a todas as outras raças contidas na lista de “potencialmente perigosas”, esta não é reconhecida pelo Clube Português de Canicultura, entidade que rege as raças caninas em Portugal, colaborando directamente com o Ministerio da Agricultura/DGV. Consequentemente, será aquela à qual este despacho irá prejudicar de forma mais gravosa.

Neste ponto surge a primeira de muitas contradições da lei, como é que o estado pode não reconhecer uma raça, mas ao mesmo tempo mencioná-la na lei e identificá-la como raça a exterminar, não existindo sequer em Portugal mecanismos e/ou entidades capazes de afirmar que um determinado animal é ou não American PitBull Terrier .

De modo a combater uma das muitas lacunas da lei, a Associação Pitbull Oeste (APO), munida de toda a experiência e trabalho realizados nesta área, disponibiliza-se a reconhecer a raça, elaborar registos e iniciar/manter um Livro de Registos Genealógicos do American Pitbull Terrier no nosso país .
Se considera que o reconhecimento da raça American PitBull Terrier, é fundamental para o controlo dos exemplares existentes em Portugal, identificando assim o pressuposto problema de modo a poder resolvê-lo, assine a petição que a APO levará á Assembleia da Republica e a todas a entendidades Governamentais e Judiciais por forma a evitar a enorme injustiça e descriminação à qual os animais estão a ser sujeitos.

A petição encontra-se Aqui
Eu desisto de esgrimir argumentos just because, sim CindelP?

Cumprimentos.

dinodane
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 9:38 pm

Hakuma, eu não sei responder!! :D

CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 05, 2009 9:59 pm

Hakuma Escreveu:
A lei não especifica o standard das raças potencialmente perigosas porque há quem o especifique e seja reconhecido em Portugal... o Clube Português de Canicultura...
Se a Lei se regesse pelo CPC ou se oficialmente se regesse pelo CPC:

- todos os cães sem LOP eram automaticamente rafeiros,
- todos os registos de JF tinham que ser autenticado por LOP ou por CPC
- toda a avaliação feita pelo Vet Municipal tinha que ser suportada pelo CPC

O que não acontece, em nenhum dos pontos. Portanto, o CPC está fora ...

Hakuma Escreveu:por isso enquanto não houver outra associação reconhecida em Portugal capaz de reconhecer os individuos das raças, o CPC tem que ser chamado ao barulho quando falamos de leis que envolvem algumas raças.
Nunca disse que não. Não queiram é incutir responsabilidades ao CPC quando não as tem, ou quando nem as pode ter ...

Hakuma Escreveu:Conhece muitos presa canários? Eu conheço alguns. E nunca disse, como você citou, que "Presas Canarios parecem-se com Pits"... acrescentei-lhe a palavra "alguns"... não "todos" nem sequer "a maioria". Mas se não conhece muitos presa canários, pode pesquisar no Google por imagens dos mesmos e verificar se não há alguns mais parecidos com os Pits mais pesados do que alguns AST... (sem qualquer tipo de ofensa, porque uma afirmação deste tipo está sempre dependente da opinião de cada um)
Tendo em conta que o peso minimo, pelo estalão de um Presa é de 60cm e de 40kg (-10kg ao estipulado), I rest my case ...

Sobre as imagens, não as consigo ver.
Última edição por CindelP em quinta fev 05, 2009 10:04 pm, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 05, 2009 10:02 pm

dinodane Escreveu:
ó CindelP... não sei se ria se chore. :lol:

ó senhora, a esterilização só não é obrigatória para os outros 6 porque o CPC CHEGOU-SE À FRENTE e usou da pouca influência que teve no caso para que se abrisse essa excepção!! :lol:

Ninguém se chegou à frente? :lol:
Dispense lá os smiles, que só lhe ficam mal ...

Com que então a esterilização foi por causa do CPC? O que a dinodane sabe ...

A esterilização não foi mais que um copianço da lei de outros países.

Se fosse como a Dinodane dizia, estaria mais que estipulado no mesmo decreto de lei, que para todo e qualquer Pit a esterilização era obrigatoria. O que não o é ...

E novamente, não há nada que proibida (antes pelo contrario e já imensos exemplos de ) o Ministerio da Agricultura de delegar Livros de Origens para Pits a outros Clubes/Associações.

Daqui a dias também dizem que os criadores que não registam os cachorros no LOP (isto falando de outras raças), também são automaticamente maus criadores ...

dinodane Escreveu:Então o que foi isto
Sobre o facto de que ninguem se chegou à frente, mantenho o que disse. O que é que tem esse petição a ver com o caso?
Às tantas comprova mesmo isso ... que ninguém se chegou mesmo à frente ...
dinodane
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 10:15 pm

CindelP, não estou de acordo consigo e não nos entendemos. :lol:

Relembro este tópico, onde nós tivemos um debate parecidíssimo com este, (que estive agora a reler, também foi aqui que o grchjeep se desentendeu comigo e eu já nem me recordava disso, de qualquer modo nunca há necessidade de nos ofendermos uns aos outros por estarmos em desacordo... tsk, tsk :wink:) onde também não chegamos a consenso nenhum. Portanto, não tenho interesse em continuar a rebater o que diz.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

BTW, alguém sabe se esta proposta chegou a ser considerada?

Cumprimentos.

Hakuma
Membro Veterano

quinta fev 05, 2009 10:15 pm

CindelP Escreveu:
Se a Lei se regesse pelo CPC ou se oficialmente se regesse pelo CPC:

- todos os cães sem LOP eram automaticamente rafeiros,
- todos os registos de JF tinham que ser autenticado por LOP ou por CPC
- toda a avaliação feita pelo Vet Municipal tinha que ser suportada pelo CPC

O que não acontece, em nenhum dos pontos. Portanto, o CPC está fora ...
...

Nunca disse que não. Não queiram é incutir responsabilidades ao CPC quando não as tem, ou quando nem as pode ter ...
Por alguma coisa ainda não há muitos casos de autuações por infracção da polémica lei... pelo menos eu não conheço nenhum pessoalmente. Não há quem garanta que um APBT é um APBT...
Suponho que o que você quer dizer é que o CPC não é uma autoridade para fazer cumprir leis ou ajudar no cumprimento das mesmas, e com isto eu concordo. Mas os senhores agentes que supostamente fariam aplicar a lei têm que se basear em algum standard para identificar univocamente os individuos. Concerteza que tendo os standards caninos definidos de uma associação reconhecida em Portugal, são esses que usam... digo eu que não entendo nada da legislação portuguesa, que na maioria das vezes só funciona por acusatório ou quando as proprias pessoas declaram a sua situação.
CindelP Escreveu: Tendo em conta que o peso minimo, pelo estalão de um Presa é de 60cm e de 40kg (-10kg ao estipulado), I rest my case ...
:wink:
O que eu quis dizer no fim do post das fotos, é que exagerei com a comparação... mas com as fotos bem escolhidas dá para confundir. Faça lá o exercício! :lol:
<p></p>
Responder

Voltar para “American Pit Bull Terrier”