touros de morte
Moderador: mcerqueira
Sociedade Ética de Defesa dos Animais
Perigo: Discussão sobre Touros de Morte em Portugal volta ao Parlamento
Depois das lamentáveis declarações do Presidente da República em Barrancos,
ironizando com o gravíssimo problema jurídico e ético que todos os anos se
repete ilegal e imoralmente naquela vila, e advogando uma alteração à actual
lei que proíbe as corridas de touros com morte dos animais na arena, também
o Primeiro-Ministro resolveu remeter a decisão sobre os touros de morte em
Portugal para o Parlamento.
O que é mais estranho, porém, é que, em Dezembro de 1999, foram chumbados
pela Assembleia da República quatro projectos-lei que visavam permitir as
touradas de morte em Barrancos (um deles, do Partido Popular, visava
permitir as touradas de morte a nível nacional). Ora, se estamos em 2002 e
ainda não passaram sequer três anos desta decisão, é de facto de estranhar
que se volte a auscultar a Assembleia da República sobre este assunto,
depois de esta se ter pronunciado sobre o mesmo há tão pouco tempo. Mais
espantoso ainda é o facto da actual lei que proíbe as touradas de morte ter
sido aprovada na Assembleia da República (e promulgada pelo Presidente da
República) perto do Verão do ano 2000, ou seja, há cerca de dois anos. Logo,
este debate já foi travado na Assembleia da República, por duas vezes, sendo
que, de cada uma delas, resultou sempre uma decisão contrária à permissão de
touradas de morte.
Só numa atitude de muita má-fé e de desprezo intencional pelos mais
elementares princípios éticos - que são absolutamente desrespeitados pelas
práticas tauromáquicas - é que alguém pode estar tão interessado em ver este
problema novamente discutido na Assembleia da República, evidenciando de
resto a sua parcialidade inaceitável. Fala-se, naturalmente, do Presidente
da República.
Se concorda com o princípio de que a inflicção de sofrimento a animais por
mero divertimento é absolutamente condenável e jamais poderá ser aceite e se
entende que a lei deve continuar a salvaguardar minimamente este princípio
ético, escreva ao Presidente da República (através de
www.presidenciarepublica.pt), ao Primeiro-Ministro (através de
www.portugal.gov.pt) e ao Presidente da Assembleia da República (através de
[email protected]), e transmita às três primeiras figuras do
Estado a sua posição acerca das touradas de morte, nomeadamente dizendo que,
na qualidade de cidadão/cidadã, não quer, de modo nenhum, que as touradas de
morte sejam permitidas por lei.
Mais informações em http://seda.no.sapo.pt ou através de
[email protected]
Perigo: Discussão sobre Touros de Morte em Portugal volta ao Parlamento
Depois das lamentáveis declarações do Presidente da República em Barrancos,
ironizando com o gravíssimo problema jurídico e ético que todos os anos se
repete ilegal e imoralmente naquela vila, e advogando uma alteração à actual
lei que proíbe as corridas de touros com morte dos animais na arena, também
o Primeiro-Ministro resolveu remeter a decisão sobre os touros de morte em
Portugal para o Parlamento.
O que é mais estranho, porém, é que, em Dezembro de 1999, foram chumbados
pela Assembleia da República quatro projectos-lei que visavam permitir as
touradas de morte em Barrancos (um deles, do Partido Popular, visava
permitir as touradas de morte a nível nacional). Ora, se estamos em 2002 e
ainda não passaram sequer três anos desta decisão, é de facto de estranhar
que se volte a auscultar a Assembleia da República sobre este assunto,
depois de esta se ter pronunciado sobre o mesmo há tão pouco tempo. Mais
espantoso ainda é o facto da actual lei que proíbe as touradas de morte ter
sido aprovada na Assembleia da República (e promulgada pelo Presidente da
República) perto do Verão do ano 2000, ou seja, há cerca de dois anos. Logo,
este debate já foi travado na Assembleia da República, por duas vezes, sendo
que, de cada uma delas, resultou sempre uma decisão contrária à permissão de
touradas de morte.
Só numa atitude de muita má-fé e de desprezo intencional pelos mais
elementares princípios éticos - que são absolutamente desrespeitados pelas
práticas tauromáquicas - é que alguém pode estar tão interessado em ver este
problema novamente discutido na Assembleia da República, evidenciando de
resto a sua parcialidade inaceitável. Fala-se, naturalmente, do Presidente
da República.
Se concorda com o princípio de que a inflicção de sofrimento a animais por
mero divertimento é absolutamente condenável e jamais poderá ser aceite e se
entende que a lei deve continuar a salvaguardar minimamente este princípio
ético, escreva ao Presidente da República (através de
www.presidenciarepublica.pt), ao Primeiro-Ministro (através de
www.portugal.gov.pt) e ao Presidente da Assembleia da República (através de
[email protected]), e transmita às três primeiras figuras do
Estado a sua posição acerca das touradas de morte, nomeadamente dizendo que,
na qualidade de cidadão/cidadã, não quer, de modo nenhum, que as touradas de
morte sejam permitidas por lei.
Mais informações em http://seda.no.sapo.pt ou através de
[email protected]
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Peço imensa desculpa, mas não estou de acordo.
Sou adepta de que se acabem com as touradas mas, de acordo com várias conversas que tenho tido, parece-me que o sofrimento do animal é maior quando as touradas não são de morte.
Deixa-se o animal ferido, sem assistência, alvo do interesse das moscas e outros parasitas às vezes fins de semana inteiros porque os matadouros só trabalham à segunda.
Só nessa altura são mortos.
Dado estas informações (se são erradas por favor corrija-me),
considero que as touradas sem morte só pretendem poupar a sensabilidade de um animal : o homem !
O que não se vê não existe.
Longe dos olhos longe do coração.
Compreenda, por favor, que , deste ponto de vista, lutar contra os touros de morte é uma rematada hipocrisia.
Não às touradas , mas se têm de existir, que seja com o menor sofrimento possível para o animal.
Sou adepta de que se acabem com as touradas mas, de acordo com várias conversas que tenho tido, parece-me que o sofrimento do animal é maior quando as touradas não são de morte.
Deixa-se o animal ferido, sem assistência, alvo do interesse das moscas e outros parasitas às vezes fins de semana inteiros porque os matadouros só trabalham à segunda.
Só nessa altura são mortos.
Dado estas informações (se são erradas por favor corrija-me),
considero que as touradas sem morte só pretendem poupar a sensabilidade de um animal : o homem !
O que não se vê não existe.
Longe dos olhos longe do coração.
Compreenda, por favor, que , deste ponto de vista, lutar contra os touros de morte é uma rematada hipocrisia.
Não às touradas , mas se têm de existir, que seja com o menor sofrimento possível para o animal.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
olá,
sabe como são mortos os animais num matadouro? Por insensibilização e só depois sangria.
sabe como são mortos os touros em arena? Sangrados, humilhados, cortam-lhes as orelhas ( acto muito viril..) e depois espetam a sangue frio uma espáda que não causa morte instantânea e que depois ainda a sangrar, é arrastado pela arena em total e completo sofrimento e agonia.
A sangria de um bovino demora, mais que 5 minutos até provocar a morte, provávelmente mais porque o animal não está içado nas patas traseiras para o sangue escorrer. Normalmente o sangue reflui para as vias respiratórias causando asfixia. Que bonito!!! acho que sim que é muito mais humano.
Sabia também que o touro ( numa tourada normal) se não for abatido imediatamente, deve ser tratado e abatido após total recuperação? A carne não sabe bem se estiver à dois dias em agonia.. portanto isso é motivo de rejeição da carcaça no matadouro. Só os abatem dois dias depois se não houver hipótese de recuperação. ( De qualquer forma isso é ilegal, pois na nossa lei, um animal em sofrimento desnecessário deve ser abatido imediatamente, mesmo in loco se não for possivel o seu trasporte para um matadouro... se não se cumpre é porque a policia é inutil em Portugal!)
Além disso muitos destes touros são conservados para reprodução, depois de tratados.
Os touros de morte não têm segundas oportunidades!
Não é melhor nenhuma delas, qualquer uma das touradas é de uma crueldade enorme e repugnante, mas não me venha dizer que morrer na arena é mais piedoso!
sabe como são mortos os animais num matadouro? Por insensibilização e só depois sangria.
sabe como são mortos os touros em arena? Sangrados, humilhados, cortam-lhes as orelhas ( acto muito viril..) e depois espetam a sangue frio uma espáda que não causa morte instantânea e que depois ainda a sangrar, é arrastado pela arena em total e completo sofrimento e agonia.
A sangria de um bovino demora, mais que 5 minutos até provocar a morte, provávelmente mais porque o animal não está içado nas patas traseiras para o sangue escorrer. Normalmente o sangue reflui para as vias respiratórias causando asfixia. Que bonito!!! acho que sim que é muito mais humano.
Sabia também que o touro ( numa tourada normal) se não for abatido imediatamente, deve ser tratado e abatido após total recuperação? A carne não sabe bem se estiver à dois dias em agonia.. portanto isso é motivo de rejeição da carcaça no matadouro. Só os abatem dois dias depois se não houver hipótese de recuperação. ( De qualquer forma isso é ilegal, pois na nossa lei, um animal em sofrimento desnecessário deve ser abatido imediatamente, mesmo in loco se não for possivel o seu trasporte para um matadouro... se não se cumpre é porque a policia é inutil em Portugal!)
Além disso muitos destes touros são conservados para reprodução, depois de tratados.
Os touros de morte não têm segundas oportunidades!
Não é melhor nenhuma delas, qualquer uma das touradas é de uma crueldade enorme e repugnante, mas não me venha dizer que morrer na arena é mais piedoso!
Olá,
Hoje em dia simplesmente não há argumentos válidos para a continuação das touradas, no entanto vivemos em Portugal .....
Tradição ..... também eram tradiçao os Autos de Fé, entao vamos voltar a encher as praças de Portugal queimar as ditas bruxas !! Não nos esqueçamos que multidos assitiam e vibravam com estes espectaculos !!
Sou capaz de perceber a arte das touradas, a emoção delas, mas quando vejo o touro a ser humilhado numa "dança" barbara com o toureiro , abdomino totalmente esta pratica.
Não sei se existe já algumas praças (certamente que em Portugal não é) a usarem uma nova bandarilha, ou seja, em vez de se "espetar o ferro" ( nao sei o termo tecnico), usa-se uma bandarilha que ao tocar no pelo do animal, agora-se ao mesmo, tipo uma ventosa, tendo o mesmo efeito com o ferro.
É claro que o animal continuaria a ser humilhado, gozado mas seria um primeiro passo para acabar com a touradas, visto que não é com medidas radicais que se consgue !
Afinal, não os proprios toureiros que dizem que apreciam é a arte e não o sangue ? Este tipo de bandarilha seria a solução !! A não ser é claro que gostem de ver o animal morrer aos poucos !
Já agora fazem ideia de quanto um toureiro ganha por cada touro toureado ?
Sobre Barrancos - a maior desobediencia civil e arrogancia que alguma vez vi !! Começando pelo sr. ( que de senhor nada tem) Presidente da Camra Local a defender publicamente os touros de morte, ou seja, a contradizer uma lei portuguesa !!
Já basta nestes ultimos dias diversos autarcas e o CDS-PP pretenderem a aprovaçao de um lei que dê contemple Barrancos neste aspecto !!
Incrivel um inteiro país assistir pacificamente, sem nada fazer, a um punhado de gentinha infringir a lei vezes sem conta, e nada lhes acontecer e com a nossa querida e eficiente GNR enconstada a um poste a beber uma cervejinha fresca !!
Hoje em dia simplesmente não há argumentos válidos para a continuação das touradas, no entanto vivemos em Portugal .....
Tradição ..... também eram tradiçao os Autos de Fé, entao vamos voltar a encher as praças de Portugal queimar as ditas bruxas !! Não nos esqueçamos que multidos assitiam e vibravam com estes espectaculos !!
Sou capaz de perceber a arte das touradas, a emoção delas, mas quando vejo o touro a ser humilhado numa "dança" barbara com o toureiro , abdomino totalmente esta pratica.
Não sei se existe já algumas praças (certamente que em Portugal não é) a usarem uma nova bandarilha, ou seja, em vez de se "espetar o ferro" ( nao sei o termo tecnico), usa-se uma bandarilha que ao tocar no pelo do animal, agora-se ao mesmo, tipo uma ventosa, tendo o mesmo efeito com o ferro.
É claro que o animal continuaria a ser humilhado, gozado mas seria um primeiro passo para acabar com a touradas, visto que não é com medidas radicais que se consgue !
Afinal, não os proprios toureiros que dizem que apreciam é a arte e não o sangue ? Este tipo de bandarilha seria a solução !! A não ser é claro que gostem de ver o animal morrer aos poucos !
Já agora fazem ideia de quanto um toureiro ganha por cada touro toureado ?
Sobre Barrancos - a maior desobediencia civil e arrogancia que alguma vez vi !! Começando pelo sr. ( que de senhor nada tem) Presidente da Camra Local a defender publicamente os touros de morte, ou seja, a contradizer uma lei portuguesa !!
Já basta nestes ultimos dias diversos autarcas e o CDS-PP pretenderem a aprovaçao de um lei que dê contemple Barrancos neste aspecto !!
Incrivel um inteiro país assistir pacificamente, sem nada fazer, a um punhado de gentinha infringir a lei vezes sem conta, e nada lhes acontecer e com a nossa querida e eficiente GNR enconstada a um poste a beber uma cervejinha fresca !!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Barrancos é uma terra situada juntinho a espanha com pessoas com, um grande sentido de independência, concerteza ciosos de seus direitos mas nem por isso dos seus deveres. Um regime de excepção irá patrocinar outras tradições. Há meses li no EXPRESSO que uma terra no norte tem por hábito ir a casa das mulheres que se diga serem adúlteras enxovalhá-las e insultar a s suas familias. O ultimo caso deu pancadaria e está em tribunal. Isto é devassa da vida privada mas também tradição com 200 anos. Deve manter-se?
É que se há excepções em barrancos haverá muitas mais e com a excepção dos touros de morte seguir-se-ão outras.
Grandes exportações de barrancos : enchidos e o Zé Maria
Enchidos há muitos e vedetas insufláveis há cada vez mais.
É que se há excepções em barrancos haverá muitas mais e com a excepção dos touros de morte seguir-se-ão outras.
Grandes exportações de barrancos : enchidos e o Zé Maria
Enchidos há muitos e vedetas insufláveis há cada vez mais.
-
- Membro
- Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
- Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos
Será que as pessoas não têm nada mais de interessante para fazer do que andar por aí a espetar facas ou lá o que é nos bichos?
Posso facultar uma lista de coisas interessantes a fazer, que não magoa nada nem ninguém!
Por exemplo:
- LER, seja um jornal, uma revista, um bom livro. Estimula a imaginação e não dói a ninguém.
- PASSEAR, só ou com a família, ou amigos. Faz bem à circulação e relaxa.
- CULTIVAR uma horta biológica: relaxa , os legumes não sangram e fazem bem ao organismo...
Posso facultar uma lista de coisas interessantes a fazer, que não magoa nada nem ninguém!
Por exemplo:
- LER, seja um jornal, uma revista, um bom livro. Estimula a imaginação e não dói a ninguém.
- PASSEAR, só ou com a família, ou amigos. Faz bem à circulação e relaxa.
- CULTIVAR uma horta biológica: relaxa , os legumes não sangram e fazem bem ao organismo...
Queria apenas informar que a ideia das associacoes dos animais, e o que estava previsto na lei de proteccao aos animais proposta na assembleia, era ser obrigatorio a existencia de condicoes "dignas" de abate de um touro, tal como nos maradouros, de modo a que o abate fosse feito aplicando o metodo menos cruel possivel, logo ali na altura, apos a tourada, numas instalacoes ligadas a arena, ou algo que o valesse. Nao haveria portanto nada disso de esperar dois dias para ir ao matadouro.
Claro que os srs das touradas, a quem dinheiro nao falta (infelizmente), nao estao minimamente preocupados com o sofrimento do animal, como e mais que obvio; e portanto, a seguir a tourada e tempo apenas de seguir a tradicao marialvo-tragico-comica, e o animal que se lixe.
Alem disso, nunca aceitariam isto, porque eles estao mesmo a espera e de comecar a implantar paulatinamente as touradas de morte em Portugal.
Concordo plenamente com o Vasco.
Quero com isto dizer que, embora ache que se deveria acabar com qualquer especie de tourada, nao posso baixar os bracos quanto a impedir que instalem os touros de morte em Portugal. A partir dai veriamos totalmente inviabilizada a possibilidade de alguma vez os coitados dos touros poderem sofrer uma morte rapida.
Alem de que, eticamente os touros de morte, enquanto espectaculo tem toda a carga negativa das touradas normais, e ainda por cima a morte agonizante do touro. Raras vezes o touro e morto com um unico golpe de espada.
Lembram-se do maestro Vitorino de Almeida a referir-se na televisao ao "bife vivo" a que assistiu na terra dele algures quando era miudo? Ele e contra as touradas. Ele esta convencido que comecavam a cortar os bifes com o animal ainda vivo, embora ja tivesse sido arrastado etc...
Alem disso, nao sei se repararam, mas nas festas de Barrancos, para alem dos touros nao terem morrido logo ao primeiro golpe (so um morreu com um golpe, acho que num dos casos foram precisos 3 ou 4)...
eu vi o touro ja a ser arrastado e a espernear...
sem mais comentarios..
e sempre por estas alturas que eu sinto tanta vergonha de ser portuguesa... palavra de honra que me sinto humilhada... verdade.
As pessoas sao mas. Se queriam divertir-se com o touro, que criassem jogos ou tradicoes em que estes nao saissem feridos. Sera que so os nossos antepassados e que tinham capacidade para "criar tradicoes"?
E obvio que nao. E este tipo de criatividade permitiria manter a raca.
Sim, porque eles pacam a vida a dizer que se acabassem as touradas acabavam os touros, o que e um perfeito disparate, desde que as pessoas nao sejam brutas e se deem ao trabalho de pensar e inovar um bocadinho.
Faz algum sentido manter tradicoes macabras? NAO.
E o que nao faz sentido nao e de ser mantido... e e mesmo para acabar.
****s
Claro que os srs das touradas, a quem dinheiro nao falta (infelizmente), nao estao minimamente preocupados com o sofrimento do animal, como e mais que obvio; e portanto, a seguir a tourada e tempo apenas de seguir a tradicao marialvo-tragico-comica, e o animal que se lixe.
Alem disso, nunca aceitariam isto, porque eles estao mesmo a espera e de comecar a implantar paulatinamente as touradas de morte em Portugal.
Concordo plenamente com o Vasco.
Quero com isto dizer que, embora ache que se deveria acabar com qualquer especie de tourada, nao posso baixar os bracos quanto a impedir que instalem os touros de morte em Portugal. A partir dai veriamos totalmente inviabilizada a possibilidade de alguma vez os coitados dos touros poderem sofrer uma morte rapida.
Alem de que, eticamente os touros de morte, enquanto espectaculo tem toda a carga negativa das touradas normais, e ainda por cima a morte agonizante do touro. Raras vezes o touro e morto com um unico golpe de espada.
Lembram-se do maestro Vitorino de Almeida a referir-se na televisao ao "bife vivo" a que assistiu na terra dele algures quando era miudo? Ele e contra as touradas. Ele esta convencido que comecavam a cortar os bifes com o animal ainda vivo, embora ja tivesse sido arrastado etc...
Alem disso, nao sei se repararam, mas nas festas de Barrancos, para alem dos touros nao terem morrido logo ao primeiro golpe (so um morreu com um golpe, acho que num dos casos foram precisos 3 ou 4)...
eu vi o touro ja a ser arrastado e a espernear...
sem mais comentarios..
e sempre por estas alturas que eu sinto tanta vergonha de ser portuguesa... palavra de honra que me sinto humilhada... verdade.
As pessoas sao mas. Se queriam divertir-se com o touro, que criassem jogos ou tradicoes em que estes nao saissem feridos. Sera que so os nossos antepassados e que tinham capacidade para "criar tradicoes"?
E obvio que nao. E este tipo de criatividade permitiria manter a raca.
Sim, porque eles pacam a vida a dizer que se acabassem as touradas acabavam os touros, o que e um perfeito disparate, desde que as pessoas nao sejam brutas e se deem ao trabalho de pensar e inovar um bocadinho.
Faz algum sentido manter tradicoes macabras? NAO.
E o que nao faz sentido nao e de ser mantido... e e mesmo para acabar.
****s
desculpem mas não resisti....
fartei-me de rir com a observação da anja e penso exactamente a mesma coisa para comigo quando os toureiros levam "marradas": bem feita foste tu k pediste, pode ser k já não possas ter filhos e outras coisas k podem ferir susceptibilidades...
coitadinhos..tanta pena k tenho deles
piolha
fartei-me de rir com a observação da anja e penso exactamente a mesma coisa para comigo quando os toureiros levam "marradas": bem feita foste tu k pediste, pode ser k já não possas ter filhos e outras coisas k podem ferir susceptibilidades...
coitadinhos..tanta pena k tenho deles
piolha
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Peço desculpa pela minha falta de informação.
Odeio touradas desde pequena e, na realidade, nunca me preocupei em saber o que se passa após as lides, já que as lides em si me horrorizam o suficiente.
As informeções que me deram foram argumentadas no decurso de várias discussões dobre o assunto com gente pró touros de morte.
Evidentemente que eu não tinha conhecimentos para as rebater.
Mas nem por isso perdi as discussões já que, para mim, este é um espectáculo a abater (pura e simplesmente).
Impressionou-me o argumento (desculpem-me, já não me lembro quem o usou) de que se deixarmos ir àvante a tourada de morte, fica mais longe a possibilidade de acabar com as touradas.
Também, e já porque aparece sempre (nas discussões) o argumento de que o fim das touradas implica o fim da arte (de lidar o cavalo, de usar a capa, etc.) e a possível extinção do animal (touro bravo) fui sensível ao argumento de que é possível usar as tais bandarilhas que não magoam o animal.
Gostaria de saber mais sobre isto.Será possível esclarecerem-me ?
Odeio touradas desde pequena e, na realidade, nunca me preocupei em saber o que se passa após as lides, já que as lides em si me horrorizam o suficiente.
As informeções que me deram foram argumentadas no decurso de várias discussões dobre o assunto com gente pró touros de morte.
Evidentemente que eu não tinha conhecimentos para as rebater.
Mas nem por isso perdi as discussões já que, para mim, este é um espectáculo a abater (pura e simplesmente).
Impressionou-me o argumento (desculpem-me, já não me lembro quem o usou) de que se deixarmos ir àvante a tourada de morte, fica mais longe a possibilidade de acabar com as touradas.
Também, e já porque aparece sempre (nas discussões) o argumento de que o fim das touradas implica o fim da arte (de lidar o cavalo, de usar a capa, etc.) e a possível extinção do animal (touro bravo) fui sensível ao argumento de que é possível usar as tais bandarilhas que não magoam o animal.
O jornal "Público" está a promover uma votação on-line (em www.publico.pt) sobre a questão das touradas de morte de Barrancos, com a pergunta "Deve ser consignada na lei a excepção admitida por Jorge Sampaio para as touradas de morte em Barrancos?" Neste momento, a votação está com os seguintes resultados: em 1755 votantes, 704 (40%) respondem "sim" e 1051 (59%) respondem "não". Dado que esta votação pode ter alguma expressividade, é muito importante que todos participamos com um não categórico às touradas de morte. É também urgente divulgar esta mensagem, para que o maior número possível de pessoas exprima a sua oposição a esta medida cruel e retrógrada.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
- Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga
Olá a todos
Este é mais um dos assuntos que me deixam
a ferver! Espanta-me o nº de pessoas que ainda assistem a este tipo de crueldade.
Não entendo que tipo de prazer têm as pessoas que estão sentadas nas bancadas a ver tal espectáculo.
AFINAL DE CONTAS É UM ANIMAL QUE ESTÁ A SER TORTURADO!!!
Sinceramente eu não percebo!!
Mas penso que esta "festa" nunca vá ser proibida pois existe muita coisa por detrás de tudo isto!
Desde os criadores de touros até aos bandarilheiros, todos ganham. E como se não bastasse o POVO ALIMENTA A FESTA!
Na minha opinião isto jamais acabará. À custa de tal tradição, até as leis são gozadas.
Já viram como os barranquenho gozam com a situação??
E como se não bastasse agora até se fala em colocar aquela crueldade como excepção!!!!
Não vou dar opinião sobre se o animal deve ser morto ou não na arena, pois eu defendo dignidade e respeito para com os animais.
Como tal, não concordo com tal violência
As tradições devem evoluír tal como o Homen! Que fazer quando o Homen não evoluí e continua na pré-história????
Beijinhos
Shelly
Este é mais um dos assuntos que me deixam

Não entendo que tipo de prazer têm as pessoas que estão sentadas nas bancadas a ver tal espectáculo.
AFINAL DE CONTAS É UM ANIMAL QUE ESTÁ A SER TORTURADO!!!
Sinceramente eu não percebo!!
Mas penso que esta "festa" nunca vá ser proibida pois existe muita coisa por detrás de tudo isto!
Desde os criadores de touros até aos bandarilheiros, todos ganham. E como se não bastasse o POVO ALIMENTA A FESTA!
Na minha opinião isto jamais acabará. À custa de tal tradição, até as leis são gozadas.
Já viram como os barranquenho gozam com a situação??
E como se não bastasse agora até se fala em colocar aquela crueldade como excepção!!!!
Não vou dar opinião sobre se o animal deve ser morto ou não na arena, pois eu defendo dignidade e respeito para com os animais.
Como tal, não concordo com tal violência

As tradições devem evoluír tal como o Homen! Que fazer quando o Homen não evoluí e continua na pré-história????
Beijinhos
Shelly
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
- Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos
É vergonhoso, que depois de um parecer emitido pela Comunidade Europeia, em que contesta, repugna e abomina por completo, o sacrifício de qualquer vida à face da terra, em prol de culturas ou tradições, o nosso Presidente, ainda tente abrir uma excepção a Barrancos, para uma prática proibida há uma série de anos, em Portugal. Que rico exemplo!!! Sim Senhor!! Quem manda em Portugal, é quem não cumpre a Lei. Muito bem, estou devidamente elucidada! Eu não escrevia ao Presidente, eu escrevia era à CE e denunciava este pais de vergonha. Cambada de mentes captos!
Tradição, na maior parte dos casos, é sinónimo de ignorância.
IGNORÂNCIA. É o que é, a maior parte da sociedade portuguesa: IGNORANTE. Sabem é construir Selvas de Pedra!
Quanto a essa gente aficcionada de touradas e touros de morte, acho-os desprezíveis e merecedores de um destino cruel.
Dá para ver esta porcaria de sociedade que se constrói, quando um canal de televisão, para ver aumentadas as suas audiências, coloca os intervenientes à pancada e aos insultos. Como uma sociedade do futuro, em que tudo é "perfeito"; índice de criminalidade ZERO, mas de vez em quando, escolhe-se aleatoriamente um cidadão e a população lincha-o!! A necessidade de violência, está latente. Sangue, Sangue!!! Cambada de Tarados!
Depois, há a estupidez á mistura: na Índia derramam o sangue de crianças sacrificadas em prol de uma tradição. Acreditam que esse ritual fertiliza a Terra. Se tivessem a tradição de tomar uns banhos de vez em quando, não viviam na m##da física e psicológica - cambada de pedras com olhos!
Quanto mais nos interessamos por conhecer a Natureza, mais ficamos a saber, que nada sabemos. O ser humano diz-se racional, mas essa racionalidade não tem qualquer utilidade num Mundo, em que tudo é matemático e tudo tem o seu tempo de transformação. Essa sua racionalidade, vai servir para se auto destruir ao longo do tempo. Só torço, é que a natureza seja IMPIEDOSA para quem usou, gozou e abusou dela. Cambada de seres inferiores!
Saudações!
Tradição, na maior parte dos casos, é sinónimo de ignorância.
IGNORÂNCIA. É o que é, a maior parte da sociedade portuguesa: IGNORANTE. Sabem é construir Selvas de Pedra!
Quanto a essa gente aficcionada de touradas e touros de morte, acho-os desprezíveis e merecedores de um destino cruel.
Dá para ver esta porcaria de sociedade que se constrói, quando um canal de televisão, para ver aumentadas as suas audiências, coloca os intervenientes à pancada e aos insultos. Como uma sociedade do futuro, em que tudo é "perfeito"; índice de criminalidade ZERO, mas de vez em quando, escolhe-se aleatoriamente um cidadão e a população lincha-o!! A necessidade de violência, está latente. Sangue, Sangue!!! Cambada de Tarados!
Depois, há a estupidez á mistura: na Índia derramam o sangue de crianças sacrificadas em prol de uma tradição. Acreditam que esse ritual fertiliza a Terra. Se tivessem a tradição de tomar uns banhos de vez em quando, não viviam na m##da física e psicológica - cambada de pedras com olhos!
Quanto mais nos interessamos por conhecer a Natureza, mais ficamos a saber, que nada sabemos. O ser humano diz-se racional, mas essa racionalidade não tem qualquer utilidade num Mundo, em que tudo é matemático e tudo tem o seu tempo de transformação. Essa sua racionalidade, vai servir para se auto destruir ao longo do tempo. Só torço, é que a natureza seja IMPIEDOSA para quem usou, gozou e abusou dela. Cambada de seres inferiores!
Saudações!
-
- Membro
- Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
- Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos
Esse "fim da arte", cá para mim implica uns quantos milhões, vivendas no Ribatejo ou quintas no Alentejo, e apartamentos em Lisboa, Jeeps, Mercedes e afins...
(Também, e já porque aparece sempre (nas discussões) o argumento de que o fim das touradas implica o fim da arte (de lidar o cavalo, de usar a capa, etc.) e a possível extinção do animal (touro bravo) fui sensível ao argumento de que é possível usar as tais bandarilhas que não magoam o animal.
[/quote]
(Também, e já porque aparece sempre (nas discussões) o argumento de que o fim das touradas implica o fim da arte (de lidar o cavalo, de usar a capa, etc.) e a possível extinção do animal (touro bravo) fui sensível ao argumento de que é possível usar as tais bandarilhas que não magoam o animal.
[/quote]
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 03, 2002 1:04 am
Olá a todos
Estou totalmente de acordo com a utilização das ditas bandarilhas nos pobres touros.
Para não acabar bruscamente com a tradição das touradas penso k se deviam usar meios k não ferissem os touros.
Já lhes basta serem humilhados, podiam ao menos ser poupados ao sofrimento!
Infelizmente este é um assunto k continua a gerar bastante polémica mas não se vêem soluções.
É inadmissível como os k desrespeitam a lei e continuam a praticar as ditas touradas de morte escapem impunes à lei (com a lei k temos não é de admirar...).
Espero sinceramente k a lei de excepção para Barrancos seja reprovada no parlamento pois acho k da excepção se faz a regra e dentro de pouco temos seria necessário abrir novas excepções...
Assim esta luta nunca terá fim...
Cumprimentos a todos.
Denise
Estou totalmente de acordo com a utilização das ditas bandarilhas nos pobres touros.
Para não acabar bruscamente com a tradição das touradas penso k se deviam usar meios k não ferissem os touros.
Já lhes basta serem humilhados, podiam ao menos ser poupados ao sofrimento!
Infelizmente este é um assunto k continua a gerar bastante polémica mas não se vêem soluções.
É inadmissível como os k desrespeitam a lei e continuam a praticar as ditas touradas de morte escapem impunes à lei (com a lei k temos não é de admirar...).
Espero sinceramente k a lei de excepção para Barrancos seja reprovada no parlamento pois acho k da excepção se faz a regra e dentro de pouco temos seria necessário abrir novas excepções...
Assim esta luta nunca terá fim...
Cumprimentos a todos.
Denise