Como tratar doença?!de piriquito?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Palmira
Membro
Registado: sexta jul 11, 2003 9:54 am
3 Cadelas_ YARA, TARI, MAGUIE (falecidas)
3 cadelas Tari II, NINA e Tweety

quinta fev 05, 2009 5:28 pm

:P
há algum tempo, cerca de 5 semanas, solicitei ajuda sobre este assunto, mas, como estive ausente por motivo de doença, ou não me responderam, ou não detectei a resposta.

Tenho uma periquita com cerca de 3 meses, novinha portanto, e apareceram-lhe á volta do bico e sobre um olho uma coisa esquisita semelhante a "caspa"?? nem sei explicar o que aquilo é, porque nunca tal me tinha acontecido, e já faço criação há mais de 6 anos!
Tentei resolver a situação, passando com betadine n'um cotonete, devagarinho para não a aleijar, mas, não me parece que esteja a resultar...

Alguém me pode ajudar a resolver este problema? e isto é contagioso?

Obrigada
<strong>MiraMartins</strong>
mcamedjay
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

sexta fev 06, 2009 12:22 am

Boas, bem o k podes ter, é tipo "sarna", ocorre de vez em quando nos periquitos, é causado por um ácaro Knemidocoptes pilae, para tratares isso, tens que arranjar ivermectina, pra dar ou oralmente, ou tópicamente, ou arrnajas outro tipo de desparazitante que seja acaricida.
se não conseguires entretanto, o k podes utilizar pra ir atrasando o desenvolvimento, é aplicar óleo, mas não é tratamento defenitivo, apenas reduz a carga parasitária, fazendo com k tape os respiradouros dos ácaros
boa sorte com o tratamento
Palmira
Membro

sexta fev 06, 2009 9:54 am

mcamedjay Escreveu:Boas, bem o k podes ter, é tipo "sarna", ocorre de vez em quando nos periquitos, é causado por um ácaro Knemidocoptes pilae, para tratares isso, tens que arranjar ivermectina, pra dar ou oralmente, ou tópicamente, ou arrnajas outro tipo de desparazitante que seja acaricida.
se não conseguires entretanto, o k podes utilizar pra ir atrasando o desenvolvimento, é aplicar óleo, mas não é tratamento defenitivo, apenas reduz a carga parasitária, fazendo com k tape os respiradouros dos ácaros
boa sorte com o tratamento
:lol: :lol: :P
Obrigada mcamedjay, vou seguir o teu conselho....
Realmente ficou incomodada com o aspecto da coisa, porque receio que seja contagioso e ela (a periquita é mesmo linda, uma das crias mais bonitas que já tive!.
Bom fim de semana
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 06, 2009 7:11 pm

Se forem acaros e se essa piriquita está com outras aves, é natural que todas as aves já o tenham. Aconselho a fazer por isso tratamento a todas as aves. Se quiser eu posso-lhe dizer por PM o nome de um medicamento com ivermectina, que se aplica apenas uma gota em cada ave, debaixo da asa junto ao ombro, onde se possam desviar as penas e colocar em directo na pele.
OSilva
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 4:39 pm

quinta fev 12, 2009 11:29 am

Olá, como bem diz o Paulo o melhor é aplicar um produto á base de ivermectina, há varios disponiveis, uns melhores outros nem por isso, já existe um topico de sarna onde se fala no melhor para esses casos.
Deve aplicar na ave doente e em todas as outras, pois concerteza todas já estarão contaminadas, possivelmente em menor grau.
Rápidas melhoras para a ave,

A. Silva - www.glosters.eu
Palmira
Membro

quinta fev 12, 2009 12:31 pm

OSilva Escreveu:Olá, como bem diz o Paulo o melhor é aplicar um produto á base de ivermectina, há varios disponiveis, uns melhores outros nem por isso, já existe um topico de sarna onde se fala no melhor para esses casos.
Deve aplicar na ave doente e em todas as outras, pois concerteza todas já estarão contaminadas, possivelmente em menor grau.
Rápidas melhoras para a ave,

A. Silva - www.glosters.eu

:P :x Obrigada pelos vossos comentários.

Já fui ao veterinário, comprei uma solução com componente de ivermectina, e parece que está a resultar...quantos aos outros, não têm indícios de contaminação, mas vou estar atenta!
Um abraço
Responder

Voltar para “Aves”