O meu filtro é uma m**** Tenho que mudar a agua todas as semanas e as vezes nao chega a uma semana complecta, a agua fica toda amarela acaba por deixar residuos no fundo, enfim...
O meu aqua tem 50x30x25 (compxlarguraxaltura) e encho-o com cera de 15-18 litros. São duas tartas pequeninas (7cm)
Podem-me aconselhar um bom filtro?
(sei que é o melhor mas nao queria externo, são carissimos, ocupam muito espaço e nao sei se compensa pra um aqua pequeno)
Obrigado...
Cumps,
Filtro opiniões
Moderador: mcerqueira
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
se nao queres fazer investimentos,entao esqueçe.
Habitua te a teres que limpar o aqua 2 vezes por semana.
Se eu fosse a ti comprava mesmo um filtro externo,que é sem duvida o melhor, alem disso poupava te muito trabalho.
cumps
Habitua te a teres que limpar o aqua 2 vezes por semana.
Se eu fosse a ti comprava mesmo um filtro externo,que é sem duvida o melhor, alem disso poupava te muito trabalho.
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Eu digo isto porque lembro-me de já ter lido pessoas com filtros internos em que a agua durava 2 a 3 semanas limpads...
Nao é o trabalho que dá a lavar que me custa é o "desperdicio" de agua...
Se nao houver mesmo mais soluiçao e ter que ser externo, vou ter que começar a juntar os trocos. um externo pra este aqua andara por volta dos 50€, nao?
Nao é o trabalho que dá a lavar que me custa é o "desperdicio" de agua...
Se nao houver mesmo mais soluiçao e ter que ser externo, vou ter que começar a juntar os trocos. um externo pra este aqua andara por volta dos 50€, nao?
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Quais são os componentes do teu filtro?? Só tem a esponja?
Posso dizer-te o que fiz no meu aquaterrário mais pequeno, onde tenho um filtro pequeno interno que só tinha a esponja e alterou bastante a rotina das lavagens!!
Comprei uma caixa com carvão activado, que me custou aproximadamente 3.5€ (podes comprar só um saquinho pequeno para experimentar que é mais barato), dá-me para dividir pelos meus aquaterrários todos e a quantidade que traz dura para muito tempo. Coloquei uma pequena quantidade dentro duma meia de lycra dei um nó e adicionei ao tal filtro interno!! A meia podes comprar nas lojas de animais ou usar uma mesmo daquelas das mulheres, que te vai sair bem mais barato.
O carvão vai fazer com que a água fique limpa durante mais tempo, não deita mau cheiro e não fica amarela. Eu lavo o filtro pelo menos 1 ou 2 vezes por semana e mudo o carvão sempre que lavo o aquaterrário (o carvão dura ai um mês).
No meu caso tinha de lavar todas as semanas o meu aquaterrário pequeno, mas agora já consigo lavar de 2 em 2 semanas ou mais e a água está sempre transparente...
É uma questão de experimentares!
Posso dizer-te o que fiz no meu aquaterrário mais pequeno, onde tenho um filtro pequeno interno que só tinha a esponja e alterou bastante a rotina das lavagens!!

Comprei uma caixa com carvão activado, que me custou aproximadamente 3.5€ (podes comprar só um saquinho pequeno para experimentar que é mais barato), dá-me para dividir pelos meus aquaterrários todos e a quantidade que traz dura para muito tempo. Coloquei uma pequena quantidade dentro duma meia de lycra dei um nó e adicionei ao tal filtro interno!! A meia podes comprar nas lojas de animais ou usar uma mesmo daquelas das mulheres, que te vai sair bem mais barato.
O carvão vai fazer com que a água fique limpa durante mais tempo, não deita mau cheiro e não fica amarela. Eu lavo o filtro pelo menos 1 ou 2 vezes por semana e mudo o carvão sempre que lavo o aquaterrário (o carvão dura ai um mês).
No meu caso tinha de lavar todas as semanas o meu aquaterrário pequeno, mas agora já consigo lavar de 2 em 2 semanas ou mais e a água está sempre transparente...
É uma questão de experimentares!

O meu so tem uma esponja
eu já vi à venda umas esponjas de carvão é isso??
Mas tipo tiro a esponja que tá e meto a de carvao na tal "meia", ou meto as duas? eu tenho um saquinho que era de um aspirador de fundo que eu comprei mas que tambem nao resulta nada.
eu já vi à venda umas esponjas de carvão é isso??
Mas tipo tiro a esponja que tá e meto a de carvao na tal "meia", ou meto as duas? eu tenho um saquinho que era de um aspirador de fundo que eu comprei mas que tambem nao resulta nada.
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
-
- Membro Veterano
Não é uma esponja, é mesmo carvão, parece tipo um granulado preto... Se fores a uma loja de animais e pedires carvão activado para filtros, eles lá têm!
No meu eu empurrei a esponja para dentro e coloquei o carvão (dentro da meia) em cima e resultou até melhor do que eu esperava!!
No meu eu empurrei a esponja para dentro e coloquei o carvão (dentro da meia) em cima e resultou até melhor do que eu esperava!!

Vou tratar disso ;]
Obrigado pela sugestão...
Vamos ver se consigo poupar um pouco mais o ambiente dobrando o tempo de mudagem da agua =P
Obrigado pela sugestão...
Vamos ver se consigo poupar um pouco mais o ambiente dobrando o tempo de mudagem da agua =P
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm
eu para tartas aquaticas , apesar de usar,o fluval 2, que ate é porreiro,prefiro os exteriores, mas as tartas crescem bastante, so se comprares um exterior caro mas potente sentao mais vale nao comprares nada
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
-
- Membro Veterano
Concordo plenamente em que mais vale comprar logo um filtro a sério do que ir gastando dinheiro constantemente e sem grandes resultados, no entanto enquanto não se tem o dinheiro todo, sempre se pode remediar com a solução que dei, é barata e até faz alguma diferença... 

Como já disse vou começar a juntar uns trocos para um filtro externo
Por agora estou a pensar em adoptar a ideia da VanesIsa.
Mas se alguém tiver mais ideias é só dizer.... ;]
Por agora estou a pensar em adoptar a ideia da VanesIsa.
Mas se alguém tiver mais ideias é só dizer.... ;]
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
-
- Membro
- Registado: segunda fev 28, 2005 12:59 pm
- Localização: Chinchila Cinza Standard,Testudo Horsfieldi, Testudo Graeca, Pelodiscus sinensis
Sem dúvida um filtro externo e se puderes mantém o filtro interno com o carvao como disse a VanesIsa.
<strong>Sérgio Basílio</strong>