GATOS MANTIDOS NUMA VARANDA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

celica
Membro Júnior
Registado: sexta jan 11, 2002 7:01 pm

sexta fev 06, 2009 10:22 am

Num prédio contiguo ao meu, os moradores (por acaso cidadãos brasileiros) mantêm
na sua varanda (2,50X1,00) aberta, 2 gatos(até ontem 3) em condições
deploráveis.
A varanda está virada a Norte e toda esta intempérie os atinge.
Ontem à noite, quando cheguei a casa vi um dos gatos na rua a miar
para cima e os outros dois no parapeito da varanda, a miar para o que
estava na rua.Vendo esta situação dirigi-me à porta de entrada com
todo o cuidado para não assustar o animal que estava na rua, mas
infelizmente este fugiu. Toquei à campainha, entrei no prédio e após
ter batido várias vezes à porta, um adolescente abriu a porta.
perguntei-lhe quantos gatos tinha na varanda e ele confirmou que tinha
3, ao que eu disse que então era melhor ir à rua porque tinha acabado
de cair um deles. Qual não é o meu espanto quando obtenho como
resposta que "deixa estar ele volta". Em seguida questionei o porquê
de ter os animais na varanda ao que ele me respondeu que era para não
andarem pela casa.Confrontei-o com o facto de estar mau tempo e a
chuva e o vento estarem sempre a "bater" contra aquela varanda, e mais
uma vez com toda a calma ele diz-me que não havia problema porque eles
tinham uma casinha.
Fui-me embora, e ele não foi à procura do gato que caiu.
Esta gente não pode ter estes animais não são dignos de ter qualquer
animal, mas encontro-me num dilema... não tenho qualquer sitio para
colocar 2 gatos e se chamo o canil vão ser abatidos...
O que devo fazer?
Será que podem ajudar-me?
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta fev 06, 2009 1:01 pm

Há gente que relamente não tem coração. Pode chamar o SEPNA. Eles não podem ter os animais nessas condições.

Neste Site tem o e-mail para o qual pode enviar a denuncia. Concerteza não corre risco de represálias pois num prédio qualquer morador poderia ter feito a denuncia.

http://www.ci.esapl.pt/ecoesa/SOS%20ambiente.htm

Vá dando noticias :wink:
Su
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

sexta fev 06, 2009 10:26 pm

Olá, situações como esta são de denunciar........
Por favor,não perca tempo.
Quando puder dê noticias, gostaríamos.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta fev 06, 2009 11:17 pm

Suzana1 Escreveu:Há gente que relamente não tem coração. Pode chamar o SEPNA. Eles não podem ter os animais nessas condições.

Neste Site tem o e-mail para o qual pode enviar a denuncia. Concerteza não corre risco de represálias pois num prédio qualquer morador poderia ter feito a denuncia.

http://www.ci.esapl.pt/ecoesa/SOS%20ambiente.htm

Vá dando noticias :wink:
É... realmente são situações muito delicadas e que se devem denunciar, porque se ninguém denunciar infelizmente continuam...

No entanto, acho que deve agir com muita cautela! :wink:

Nunca se sabe com quem se lida e falo com conhecimento de facto, porque às vezes as situações descontrolam-se e o tipo de pessoas com quem estamos a lidar não é o melhor... não quero assustar, apenas alertar... :wink: porque a denuncia requer um "tratamento muito especial"!

Va dando noticias...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta fev 06, 2009 11:24 pm

celica, poque não vai lá e pede para falar com alguém adulto? É que por vezes consegue-se uma conversa mais adulta com um adulto que com um adolescente :wink: . Se não resultar, então denuncie para o Sepna, SIM.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano

sábado fev 07, 2009 10:08 am

Bem como não sei se a celica não diz nada por falta de tempo, vou tomar a liberdade (e espero que ela não me leve a mal) de dizer que ela já ligou para o SEPNA e que estes disseram que se àrea for igual ou superior a 3m2 que está dentro da Lei ( e que Lei é esta que permite que um animal fique confinado a vida toda a 3m2). Mas dizem que vão ao local ver se a documentação está em dia e se os animais têm condições de habitabilidade em termos de higiene. Dizem que por norma não retiram os animais aos donos mas que passam coimas.

Só nos resta esperar que o susto que esta gente vai tomar com a policia à porta (ainda por cima são estrangeiros) os leve a tratar melhor os animais que têm em casa.
O que me preocupa é o gato que saltou cá para baixo. Não sei qual é o andar mas o bichinho pode neste momento estar a agonizar num canto qualquer.
Su
Iznougud
Membro
Registado: segunda dez 08, 2008 9:40 pm

sábado fev 07, 2009 11:18 am

Chama o SEF
Suzana1
Membro Veterano

sábado fev 07, 2009 11:28 am

Se ele tiverem legais não vai adiantar de nada. Se não tiverem e forem deportados os gatos vão para onde?
Su
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado fev 07, 2009 11:31 am

Não sei se vocês sabem mas o Sepna se retirar os animais entrega-os ao canil a menos que,alguem esteja na altura no local e se responsabilize por eles.

Ando farta de "gente"
Suzana1
Membro Veterano

sábado fev 07, 2009 11:41 am

Pois, não sei o que é pior. É que a vida que eles levam também não deve ser nada agradável...

Mas o que eles dissera é que vão lá dar um susto naquela gente. Vamos torcer para que corra tudo bem.

Bem Lagu, sendo assim não se pode confiar em ninguém. Deviamos ter uma alternativa a ter de chamar o SEPNA que os leva para o canil. Em vários paises existem intervenções especiais em não levam os bichinhos para ser abatidos. Este pais é uma miséria em todos os aspectos realmente.

O pior é o sentimento de impotência perante situações destas
Su
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado fev 07, 2009 12:09 pm

Eu fui ver de onde era a forista que postou esta situação e é de Lisboa portanto o canil é aquele que todos conhecemos.
Mas tambem pode ter escrito Lisboa e ser zona de Sintra por exemplo e aí a situação já será outra.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sábado fev 07, 2009 4:51 pm

Qd penso que na G. Bretanha até os gansos e os lagartinhos são socorridos e levados para locais onde depois arranjam quem os adopte!... Que País e que gente que o habita!
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo fev 08, 2009 9:29 am

BetaPat Escreveu:Qd penso que na G. Bretanha até os gansos e os lagartinhos são socorridos e levados para locais onde depois arranjam quem os adopte!... Que País e que gente que o habita!
Não é bem assim, eles abatem os animais que considerem não adoptáveis.

Já agora sugeria muito cuidado nas abordagens. Apesar dos milhares de cidadãos brasileiros honestos e trabalhadores que cá estão e que são a maioria estamos presentemente no meio de uma vaga de habitantes das favelas a virem para cá, daqueles para quem a sua vida vale menos que a de um caracol e que lhe podem tratar do sarampo somente porque sim... cuidado com as suas abordagens.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo fev 08, 2009 2:43 pm

TheGreatDane Escreveu:
BetaPat Escreveu:Qd penso que na G. Bretanha até os gansos e os lagartinhos são socorridos e levados para locais onde depois arranjam quem os adopte!... Que País e que gente que o habita!
Não é bem assim, eles abatem os animais que considerem não adoptáveis.

Já agora sugeria muito cuidado nas abordagens. Apesar dos milhares de cidadãos brasileiros honestos e trabalhadores que cá estão e que são a maioria estamos presentemente no meio de uma vaga de habitantes das favelas a virem para cá, daqueles para quem a sua vida vale menos que a de um caracol e que lhe podem tratar do sarampo somente porque sim... cuidado com as suas abordagens.
Hummm são assim no País deles porque cá já pensam que "quem tem cu, tem medo". Muitos deles estão ilegais e não estão para cair nas malhas da Lei.
Eu própria tratei dum assunto com um casal de Brasileiros, que viveram toda a vida em favelas, e fui bem sucedida, precisamente porque não querem ter arrufos que envolva a Lei :wink:
Contudo, uma abordagem com civismo, educação e algum cuidado, obviamente, requere-se em qualquer circunstância e raça...seja Brasileira, favelas, não favelas, etc...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
celica
Membro Júnior
Registado: sexta jan 11, 2002 7:01 pm

domingo fev 08, 2009 5:14 pm

Olá a todos peço desculpa por não vos ter mantido a par da situação, dos gatos mantidos na varanda, mas não tive tempo.
Peço-vos por favor que não façam disto algo pessoal contra os estrangeiros, pois são estrangeiros como podiam ser portugueses.
Em relação à situação, como já sabem pela membro Su, que fez o favor de vos informar, falei para o SEPNA e o que me disseram é que não recolhem os animais, apenas verificam as condições de habitabilidade e a documentação dos mesmos, e se a área for 3m2 estão perfeitamente legais. Em relação ao outro animal que caiu (foi de um 2º andar normal) só espero que alguém da familia o tenho posteriormente ido buscar, pois eu nunca mais o vi. :(
Neste momento não pretendo falar mais com esta gente, até porque como é óbvio, vão perceber que fui eu que chamei as autoridades.
Obrigada pela atenção e pelas dicas,
Quando eu falar novamente para o SEPNA (fiquei de fazê-lo a meio da semana) ponho-vos a par da situação
Responder

Voltar para “Gatos”