corn snake aquatica

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sábado fev 07, 2009 3:34 pm

Psynapse Escreveu:«a temperatura deve estar entre os 25 e os 29 (eu opto por 27 constante) no caso das corns» Não percebi, a temperatura do terrário é sempre 27? Em todo o lado? Seja dia ou seja noite?

Quanto ás amplitudes da temperatura que referiram, está correcto perguntar se 22º é na zona fria ou quente do terrário. Usar um tronco, ou algo rugoso para prender a pele como disseram seria óptimo. Borrifar, com água morna terá um resultado melhor e será menos desconfortável para o animal (se tivermos em conta que a temperatura ambiente é maior) do que a agua fria.

Existem corns e lampros que comem sempre, estejam ou não na muda, mas normalmente recomenda-se que não se alimente. Como a digestão é um processo, a própria muda também o é. Embora eu tenha uma cobra que come sempre e outra que nem por isso.

Pedro, é sempre necessário monitorizar a humidade DENTRO do terrário, pois com o aquecimento ligado, o ambiente ficará mais seco e com uma consequente humidade menor, comparativamente com o ambiente externo. Posso estar a dizer alguma asneira, e se estiver aí alguem que perceba de fisica que me rectifique, mas se a água evapora tão depressa, é porque o ambiente está quente e seco (se estivesse húmido, não evaporava tão rápido).

Espero ter ajudado,

Cumps
óbvio que é na parte quente.
E tendo ela um grandiente térmico dentro do faunário não existe a necessidade de fazer baixar as temperaturas á noite, coloca-se no faunário conforme as temps lhe agradam.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado fev 07, 2009 3:58 pm

Então como tem um gradiente térmico no faunário, não faz o dropping de temperatura à noite? Bom, se tiver tocas nos dois lados, poderá escolher, mas essas não são decerto as melhores amplitudes a manter á noite. O ritmo circadiano/dia-noite não se baseia só na presença de luz ou não, mas também das próprias temperaturas e humidade. Se existe em todas as caresheets um apontamento para a amplitude térmica diurna e uma temperatura específica nocturna, não ligar a isso parece-me ou negligência ou uma adaptação das rotinas ao material disponível. Na natureza também existe uma amplitude diurna e nocturna e os animais adaptam-se à mesma, no seu caso é sempre dia, mas sem luz.

Para esses casos, normalmente pode-se usar um cronotermostato ou nós próprios regularmos a temperatura para a noite.
Se encontrar alguma coisa que fundamente essa atitude, agradeço-lhe, que posso estar mal informado/desactualizado.

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sábado fev 07, 2009 4:03 pm

Psynapse Escreveu:Então como tem um gradiente térmico no faunário, não faz o dropping de temperatura à noite? Bom, se tiver tocas nos dois lados, poderá escolher, mas essas não são decerto as melhores amplitudes a manter á noite. O ritmo circadiano/dia-noite não se baseia só na presença de luz ou não, mas também das próprias temperaturas e humidade. Se existe em todas as caresheets um apontamento para a amplitude térmica diurna e uma temperatura específica nocturna, não ligar a isso parece-me ou negligência ou uma adaptação das rotinas ao material disponível. Na natureza também existe uma amplitude diurna e nocturna e os animais adaptam-se à mesma, no seu caso é sempre dia, mas sem luz.

Para esses casos, normalmente pode-se usar um cronotermostato ou nós próprios regularmos a temperatura para a noite.
Se encontrar alguma coisa que fundamente essa atitude, agradeço-lhe, que posso estar mal informado/desactualizado.

Cumps
Bem, cada um trata os seus animais como acha melhor.
Eu sigo as opiniões de quem, para mim, percebe realmente disto e que mantem cobras há largos anos :wink:
Psynapse
Membro Veterano

sábado fev 07, 2009 6:26 pm

Eu não estou a duvidar de que se baseia em alguém conhecedor e que trata de forma excelente os seus animais, mas de facto não tem muita lógica em vez de estabelecer uma temperatura de 29/30º na zona quente e 24/25º na zona fria diurnamente e durante a noite descer, manter SEMPRE uma temperatura média de 27º na zona quente, seja dia seja noite. Trata-se de uma questão de bom senso, para além de que normalmente acarreta maior stress para a cobra, tornando-se muitas vezes mais agressiva, e pode levar a uma esperança média de vida mais curta. Tal pode ser visto também nos peixes, que muitos crescem bastante em temperaturas quentes (em comparação com a temperatura fria), mas têm consequentemente um decréscimo do seu período de vida, devido ao aumento do seu metabolismo basal, estimulado pelas altas temperaturas (falando de uma espécie que normalmente é de agua fria). Crescem mais e mais rápido, mas duram bem menos.
A minha opinião é esta, pois é algo que está bastante claro, não só em termos científicos como em caresheets espalhadas pela net de vários criadores por esse mundo fora, que a temperatura nocturna é normalmente mais baixa. Contudo, não julgo quem faça o contrário até me demonstrar por A+B que isso se torna proveitoso, pois também não essa a minha finalidade.
Peço-lhe então que me envie algum link com essa informação para eu poder também aprender (decerto que foi pesquisar as coisas acerca do seu animal, mesmo tendo sido um entendido a explicar-lhe).

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado fev 07, 2009 8:34 pm

Explica-me lá em que é prejudicial a um animal, que nunca conheceu o "ritmo circadiano/dia-noite", o facto de não ter um arrefecimento nocturno?
Estamos a falar na maioria, para não dizer unanimidade de animais que nasceram em cativeiro, não sabem se a noite é mais fria ou não.
Digo eu...

quanto ao facto de estar dentro de água....
A mim não admira nada. A minha fêmea Blizzard, assim que come, mete-se dentro da "banheira" e fica lá durante dias...
Psynapse
Membro Veterano

domingo fev 08, 2009 8:31 pm

Porque a temperatura está intimamente ligada a quase todos os processos do organismo e consequentemente ao padrão do sono, induzido não só pela presença ou não da luz, como das constantes de humidade e temperatura. Isso não «se aprende» na natureza. É biológico. Fazendo uma analogia connosco (que não tem muito a ver por não sermos ectotermicos), em noites de muito calor temos mais dificuldade em dormir (mesmo sem luz), porque não conseguimos diminuir a nossa temperatura corporal necessária para essa actividade. Resultado? A nossa frequência cardíaca não baixa o suficiente (consequentemente). Desta forma, porque é que baixando a temperatura, os animais, mesmo em cativeiro, hibernam? Um animal que nunca conheceu estações do ano e que se manteve sempre com uma temperatura estável, não deveria hibernar, seria contra a sua natureza «em cativeiro». No entanto, os animais mantêm esse comportamento termo-dependente.

Negar isso, é também dizer que todos os autores de caresheets, sejam criadores, experts, veterinários, biológos por esse mundo fora estão errados.

Se encontrar algo que refute esta teoria, não hesite em enviar.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo fev 08, 2009 8:48 pm

Psynapse Escreveu:Porque a temperatura está intimamente ligada a quase todos os processos do organismo e consequentemente ao padrão do sono, induzido não só pela presença ou não da luz, como das constantes de humidade e temperatura. Isso não «se aprende» na natureza. É biológico. Fazendo uma analogia connosco (que não tem muito a ver por não sermos ectotermicos), em noites de muito calor temos mais dificuldade em dormir (mesmo sem luz), porque não conseguimos diminuir a nossa temperatura corporal necessária para essa actividade. Resultado? A nossa frequência cardíaca não baixa o suficiente (consequentemente). Desta forma, porque é que baixando a temperatura, os animais, mesmo em cativeiro, hibernam? Um animal que nunca conheceu estações do ano e que se manteve sempre com uma temperatura estável, não deveria hibernar, seria contra a sua natureza «em cativeiro». No entanto, os animais mantêm esse comportamento termo-dependente.

Negar isso, é também dizer que todos os autores de caresheets, sejam criadores, experts, veterinários, biológos por esse mundo fora estão errados.

Se encontrar algo que refute esta teoria, não hesite em enviar.
Concordo a 100% embora poucos animais em cativeiro têm esse previlegio...á bastantes anos eu só percebi isso dessa forma simples, quando falando sobre duvidas, com um amigo Brasileiro no Brazil, entendido em iguanas e repteis em geral...quando ele disse...baixa a temperatura á noite zé, deixa o bixo descansar na paz ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

segunda fev 09, 2009 9:02 pm

Pois, parece ser o caso da importância da descida da temperatura no sono dos camaleões.
Desculpem a pergunta básica mas se essa espécie é aquática pode-se substituir na alimentação os ratos por espécies aquáticas?
Native
Membro Veterano

segunda fev 09, 2009 9:12 pm

Apalone Escreveu:Pois, parece ser o caso da importância da descida da temperatura no sono dos camaleões.
Desculpem a pergunta básica mas se essa espécie é aquática pode-se substituir na alimentação os ratos por espécies aquáticas?
O aquatico era gozo pela panca estar sempre na agua...mas as sirtalis são semi aquaticas e consegue-se faze-las comer só ratos...mas peixinho é do melhor...se não fosse a manutenção pelo o tipo de terrario e o cheirinho que elas mandam, eu teria uma :)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

segunda fev 09, 2009 9:24 pm

é como eu, se eu axo ja o xeirinho das snakes normais bacano, o que não será uma piscivora
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
Apalone
Membro Veterano

segunda fev 09, 2009 10:01 pm

Ok, já percebi. Bem, quando era catraio tive as Natrix que mantinha com minhocas, gambuzias, girinos e coração a abanar na ponta de um arame, mas o cheiro nunca notei porque o aqua tinha filtro, o que eu acho uma vantagem em relação às terrestres. Mas vou procurar info sobre essas sirtalis, desde que não tenha de dar ratos para mim é bom. :D
Native
Membro Veterano

segunda fev 09, 2009 10:53 pm

Apalone Escreveu:Ok, já percebi. Bem, quando era catraio tive as Natrix que mantinha com minhocas, gambuzias, girinos e coração a abanar na ponta de um arame, mas o cheiro nunca notei porque o aqua tinha filtro, o que eu acho uma vantagem em relação às terrestres. Mas vou procurar info sobre essas sirtalis, desde que não tenha de dar ratos para mim é bom. :D
Não sei como mantinhas as Natrix maura, mas estas devem ter um terrario com zona seca e outra parte com agua, como a meu ver para ficar bonito em adulta precisaria de uma zona com alguma altura de solo para ficar ao nivel do topo de zona aquatica e imagino que o solo deve absorver muita trampa e e muito se deve ser levada para dentro de agua pela cobra...deve ser uma chafurdice tão grande que prefiro nem arriscar lol...mas qual é o teu poroblema em dar ratos mortos, se consegues alimentar com gambusias vivas??
( Denis Diderot )

Apalone
Membro Veterano

segunda fev 09, 2009 11:14 pm

Tive a N maura e N natrix, entre outros repteis nacionais mas há mais de vinte anos atrás. Tinha apenas uma cortiça, nada de terra, na altura era o que sabia, não havia net, nem acesso a livros, poucos discutiam estes assuntos.
As gambusias são animais daninhos, devem ser mortos, os ratos é apenas uma questão psicológica, metem-me nojo, pronto. :oops:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda fev 09, 2009 11:28 pm

Apalone Escreveu:(...)As gambusias são animais daninhos, devem ser mortos, os ratos é apenas uma questão psicológica, metem-me nojo, pronto. :oops:
Há quem partilhe da mesma opinião que tu em relação aos ratos. 8)
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça fev 10, 2009 12:23 am

A meu ver a descida nocturna das temperaturas está a par com a questão da duração do ciclo dia-noite, no que à luz diz respeito. É uma reacção puramente biológica, e que afecta todos os repteis não obstante terem nascido em cativeiro. Ainda à pouco em conversa me referiram que por exemplo os DB´s (especialmente as fémeas), nascidas em cativeiro, e mesmo mantendo uma temperatura interna estável sem grandes flutuações e a luz sem variação chegam ao inverno e abrandam, por vezes de forma significativa o seu ritmo. É o relógio biológico.

Assim como reduzimos a duração do periodo de luz para simular o inverno e baixamos as temperaturas para estimular a hibernação ou torpor (e potenciar a reprodução), mesmo em exemplares que nunca tiveram essa experiência na natureza, também a descida das temperaturas nocturnas, a meu ver e nas espécies em que isso se verifica na natureza, é bastante positivo, permitindo-lhe regular melhors os seus cíclos internos.

Na verdade uma das minhas cobras assim que desco a temperatura mete logo a cabeça de fora da toca, examina os seus dominios e vem explorar...

Algumas espécies necessitam de uma amplitude maior do que outras. Na minha lamprophis por exemplo tenho por vezes 33º no spot diários descendo a temperatura por vezes para os 27º máximos, enquanto noutra espécie desco apenas dos 30.5º ( com uma pequena variação diária entre os 30º e os 31º) para os 29º ( que acaba por origina um abaixamento até aos 28.3 (mais coisa menos coisa), e que tem um efeito directo na humidade relativa, simulando também aqui o seu habitat natural.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”