cara leonilde...
(qto ao seu pedido de uma "mãozinha" minha para ajudar gatuxus eu respondo mais abaixo)
a minha segunda participação neste topico foi qdo disse:
os veterinarios têm a obrigação de saber lidar com todo o tipo de gato... claro, mas principalmente, têm os donos de saber lidar com os seus animais!
(acho que não percebeu o sentido que eu dei as reticencias)
em resposta a SiameseMaria que disse:
Os veterinários têm a obrigação de saber lidar com qualquer tipo de gato.
Eu tenho 4 gatos e um deles, o Siamês, que até é o mais mimado de todos, pura e simplesmente não gosta de ir ao "médico".
Enquanto o Vet. não lhe toca, tudo tranquilo, quando tem mesmo que o agarrar aí é vê-lo a "bufar" e atentar morder de tal maneira que até dá medo... Mas ele agarra-o logo pelo cachaço, de tal modo que ele fica completamente imobilizado. E quando chega à parte das vacinas... simples: passo-o da transportadora para uma jaula, em que um dos lados se move e vou apertando até ele ficar confinado num dos lados. E pronto! Leva a vacina. Esta é uma jaula, que ele chama para gatos mais ariscos.
foi aqui que um outro forista (mOreirinha01) achou que eu estava a ser injusta com os donos dos bichanos!
(até aqui não falei de si)
a questão é que não estava a ser injusta... ja trabalhei numa clinica veterinaria e sei do que falo! são todos os dono que têm medo? provavelmente não, mas são a maioria! e se o veterinario tb não tem muito a vontade com "gatos selvagens" então é o descalabro, ninguem faz nada!
se vir mais abaixo eu voltei a dizer... são os donos que têm de saber lidar com os seus animais... os veterinarios tb? claro... mas os donos é que são os responsaveis pelos seus animais, não os medicos! (é diferente sendo um animal da rua)
eu agarro qq animal meu, são meus, é completamente diferente agarrar uma gato/cão de outra pessoa ou da rua, que agarrar um gato/cão que nos pertença!
(continuei a não falar de si, nem de ninguem em particular)
um veterinario tem tb a "obrigação" de saber lidar com um qq animal, no entanto essa "obrigação" vem tb com a experiencia do medico (não se pode pedir o mesmo a vontade de um veterinario recem formado, que se pede de um veterinario já com anos de experiencia, conheci uma optima veterinaria que mexia em tudo o que é cão, seja, mas já com os gatos...)
(aqui vem a sua intervenção, no que diz respeito ao seu panico)...
acabo por estorvar ao trabalho do Vet e assistente porque o que sinto, sinto como se eu própria fosse o gato naquela altura de pânico...
aqui da a entender que fica em panico tal como o animal, e ai sim, falei de si... nunca antes! e respondo isto:
medo... panico... no fundo acaba por dar no mesmo! o panico vem do medo...
se entra em "parafuso" é por que se revê na situação do gato e vem ao de cima os seus medos mais primarios... logo tudo se resume ao medo! seja por ser mordido/arranhado ou qq outro!
qdo eu falo em qq outro medo, inclui-se os medos por "simpatia"! é que o panico, vem mesmo do medo... e vc falou em panico(por "simpatia"), o seu panico de se ver como o gato, encurralada!
no entanto, volto a frisar, são os donos que têm a obrigação de saber lidar com os seus animais...
Se formos pela ordem de que os donos, etc... então nunca nenhum animal assilvestrado, sem donos, era tratado porque não se deixam manipular
Há Vets, e convenha-se que é uma grande verdade e eu já assisti a esta realidade, mais que uma vez, que têm medo de lidar com felinos difíceis!
qdo vc diz a frase acima, esta a falar de casos especificos de animais sem donos, logo sem qq ser humano que tenha responsabilidade de saber lidar com eles... a não ser aqueles que (como vc e, espante-se, eu) os tentam ajudar!
Duma vez por todas, não tente tapar uma contradição "desdizendo-se a si próprio"!
eu não me "desdigo a mim proprio", por que que para me "desdizer a mim proprio" teria de mudar o meu nome para Filipe...
ou seja, vc so cita aquilo que lhe interessa... eu so me referi a si, dp da sua intervenção, nunca antes! ai sim, referi-me a si (tal como eu ja lhe tinha dito) e assumo que me referi a si! a si e ao seu panico (que se pode desmembrar como: panico = ansiedade + medo)
não fui rude consigo, apenas se vc fala em panico eu não posso falar de jardinagem... gosto muito de viajar na maionese, mas não com animais!
agora, respondendo ao seu amavel (e ironico) pedido de ajuda para tratar dos gatos, se morar na zona de cascais terei todo o gosto em ajudar... alias, eu faço voluntariado a tratar de gatos da rua!
um bom dia...