Incubadora

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

MikeMoldao1
Membro
Mensagens: 97
Registado: quinta jan 15, 2009 5:36 pm

domingo fev 08, 2009 10:49 pm

rglove Escreveu:E já tenho, mas e para a incubadora. Por enquanto não quero criar, mas quero ja ter tudo pronto para depois mais tarde criar. Eu ja li muito sobre a reprodução dos geckos leopardo, mas não penso criar já e se criar este ano só vou fazer umas 2 ou 3 posturas, mais que isso não, pois a minha gecka e nova.
Ao menos não faças já este ano...

...e o macho?
<p><strong></strong></p>
rglove
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

domingo fev 08, 2009 11:10 pm

O macho nao e meu.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

domingo fev 08, 2009 11:14 pm

rglove Escreveu: este ano só vou fazer umas 2 ou 3 posturas, mais que isso não, pois a minha gecka e nova.
Já agora ensina lá como é que escolhes quantas posturas a fêmea vai fazer.
Ricardo Leitão
Calsonic
PedroC10
Membro Veterano
Mensagens: 960
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo fev 08, 2009 11:18 pm

Quando ela fizer a 3a postura, ele corta-lhe na alimentação para ela parar 8)
PedroC10
Membro Veterano
Mensagens: 960
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo fev 08, 2009 11:20 pm

No fundo não sei o que é pior, se o facto de já teres tudo planeado se o facto de teres metido na cabeça que queres fazer reprodução..
PedroC10
Membro Veterano
Mensagens: 960
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo fev 08, 2009 11:37 pm

E pah, peço desculpa mas parece que estamos a falar com um grande entendido em geckos leopardo.

http://geckilarionline.com.sapo.pt/contactos.html
Alojamento

Os geckos leopardo são originários do norte da Índia e do Paquistão. Nesses sítios não há areia. Nesses sítios há rochas e pedras, por isso esqueça a areia e outros substratos soltos, pelo menos enquanto os geckos ainda não forem adultos, pois pode causar compactação intestinal.
O substrato deve ser papel de cozinha enquanto os geckos forem pequenos, no entanto também há outros substratos bonitos, que não são soltos, como argila com areia colada e envernizada, walls feitos de esferovite com cimento cola e pintado com tintas de água, a relva sintéctica, etc.
O terrário deve ter no mínimo 50x30x30 para um gecko jovem (até aos 5/6 meses), mas o ideal é um 60x30x30, que dá para a vida inteira do gecko, e até para mais outro.
Se optar por ter várias fêmeas num terrário terá que comprar ou construir um de 60x45x45, que dá para um máximo de 3 fêmeas, isto porque não se deve juntar um macho com mais fêmeas, porque irão estar sempre a cruzar e porque não se pode juntar 2 machos, pois eles irão lutar até à morte.
O terrário deve ter água sempre disponível (esta deve ser trocada diariamente) e cálcio.
Também deve ter no mínimo 2 tocas, uma no lado quente e outra no lado frio, esta última deve conter húmus, pois esta toca é importante para as mudas de pele do seu gecko.
O aconselhado são 3 tocas, uma húmida do lado quente, uma seca nesse mesmo lado e outra fria no lado frio.
Para a decoração pode colocar umas pedras e uns troncos. Estes devem ser desinfectados/fervidos durante 15 minutos para matar as bactérias.

Aquecimento

Para que os geckos façam a digestão e aqueçam o sangue precisam de aquecimento. A temperatura da zona quente deve estar entre 29 e 32 graus e no lado frio devem estar 26 graus aproximadamente.
Para conseguir essas temperaturas é necessário um tapete de aquecimento, um cabo de aquecimento, uma lâmpada de infra-vermelhos ou uma lâmpada de cerâmica, todos ligados a um termóstato, preferencialmente com sonda.
De noite a temperatura deve descer para os 26/28 graus.
Deve-se criar um gradiente térmico, isto é ter uma zona quente e uma zona fria, para que o gecko possa fazer a termoregulação, por isso o aquecimento é só em metade do terrário.

Alimentação

Os geckos leopardo alimentam-se de grilos (que é o alimento base), de tenébrios, baratas, larvas de buffalo, larvas da cera (no máximo 2 vezes por semana pois são muito gordas), etc.
Em pequenos os geckos devem comer os grilos com cálcio todos os dias, mas se não for possível deve comer de 2 a 3 vezes por semana com cálcio.
À medida que vai crescendo vai-se reduzindo, até chegar a 1 vez por semana em adulto.
As crias devem ser alimentadas todos os dias, já os geckos adultos podem ser alimentados dia sim, dia não. Em adultos também podem ser dados pinkies.

Iluminação

Não é necessário qualquer tipo de iluminação, no entanto uma lâmpada de uv’s não faz mal nenhum ao animal e ajuda a fixar o cálcio. É melhor não usar mais nenhumas lâmpadas, pois os geckos leopardo são nocturnos, para eles quanto mais escuro estiver, melhor.

Manuseamento

Os geckos leopardo não gostam de ser manuseados, apenas o toleram, por isso tente não andar com ele na mão.
Quando o seu gecko chegar ao novo terrário não lhe toque durante 7 dias, para evitar stress.

Higiene

Os geckos defecam sempre no mesmo sítio, por isso coloque um guardanapo no sítio onde defecou a primeira vez.

Tens um site todo catita.. Só é pena realmente não teres experiencia em dimorfismo sexual dos geckos, ou isso foi só quando escreves-te a care sheet? Provavelmente agora já sabes isso tudo, se queres fazer criação


Mal li o teu site, fiquei logo a perceber mt mais sobre geckos.. Aliás, escreves como uma certa pessoa que eu conheço.

:wink: :wink:
Como não tenho experiência nesta parte, vou deixar algumas fotos que mostram bastante bem o dimorfismo sexual entre os geckos leopardo:






Macho Fêmea

Para além disto, geralmente os machos são mais mansos que as fêmeas, têm um pescoço mais comprido e também vivem mais tempo.

Agora o site original:
Pois é pessoal, tenho reparado que de vez em quando aparecem membros com dúvidas acerca de geckos leopardo, a sua manutenção, alimentação, entre outros.

Quando fui eu a ir atrás das informações, procurei, pesquisei, mas aprendi a maioria das coisas "apenas" com uma pessoa que cria geckos, venho deixar aqui tanto um contributo para o pessoal da Arca, como também um enorme agradecimento ao Gezzmo por tudo o que me ensinou acerca destes animais fantásticos.

E também parece que pegou moda deixar tópicos muito interessantes a enriquecer este nosso forum, deixo também aqui o meu contributo passo a passo sobre a criação e manutenção de geckos leopardo.

Antes de comprar

Antes de mais nada, quem tiver interessado em adquirir sáurios, como o gecko leopardo, deve ter a clara noção que estes animais não são como um cão ou um gato. Apesar de a maioria destes animais se tornarem bastante mansos, não pense domestica-lo para lhe dar a pata.
Para além disso, é também preciso saber que os materiais necessários para manter um réptil não são baratos, se não tem possibilidades financeiras, o melhor é arranjar outro tipo de animal de estimação.
São animais nocturnos, e de habitos terrestres, que podem viver até 20 anos!


Terrário e Acessórios

Os geckos leopardo são animais nativos do clima desértico do norte da Índia e Paquistão, mas não do deserto do Sahara! Se está à espera de ver um terrrário com muita areia e um gecko leopardo, esqueça, pois de onde estes animais vêm não há areia, mas sim rochas, rochedos, pedras e "calhaus". Como tal, deve arranjar um terrário com um mínimo de 60cm de comprimento por 35cm de largura por 40cm de altura para ter dois ou três exemplares. Deve ser bem arejado, construido em vidro ou madeira própria.
Deve possuir no terrário rochas e troncos, para que o gecko descance nas rochas ou trepe os troncos, três tocas escuras, que podem ser simples tupperwares virados ao contrário, uma delas húmida (pode usar um guardanapo molhado, é simples e eficaz), pois na altura da muda de pele estes animais requerem um ambiente mais húmido. Eu pessoalmente dou também umas borrifadelas de água no terrário nesta altura, apenas para não correr riscos. Um sinal que o gecko está a mudar a pele é este ficar com a pele muito esbranquiçada. A dura demora entre um e dois dias. Não facilite no que toca às tocas humidas, pois trocas de pele mal efectuadas podem levar mesmo até à morte do seu gecko.
Basta ver este tópico para ver o quano perigosa se pode tornar uma muda:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51342

O substrato deve ser composto enquanto o gecko for jovem por papel de cozinha ou então toalhetes daqueles usados em restaurantes. Mesmo em adultos, este é o melhor substrato a usar. NÃO USE AREIA OU OUTROS SUBSTRATOS FINOS E SOLTOS, pois os geckos, assim como a maioria dos répteis, utilizam a língua para "cheirar" tudo o que lhes aparece à frente, e a ingestão da areia que vai agarrada à língua do gecko pode levar a compactação intestinal que na maioria dos casos é fatal.
Como bebedouro basta usar uma tampa de boião ou outra coisa que sirva para o efeito, depende dos gostos e imaginação de cada um. Deve haver água fresca no terrário todos os dias.



Aquecimento

Para aquecimento, utilize uma lâmpada de cerâmica de 60 ou 100w, ligada a um termostato, e verifique as temperaturas com um termometro de preferência digital, com sonda. As temperaturas diurnas na zona mais quente devem ser de 30/32º e durante a noite baixar para os 26/28º. A lâmpada não deve estar no centro do terrário, pois deve-se criar um gradiente de temperatura, isto é, devemos ter uma zona quente, imediatamente abaixo da lâmpada, e uma zona fria, no outro extremo do terrário.


Iluminação

Como são animais nocturnos, não necessitam de luz artificial para produzir cálcio. No entanto, uma lampada de ultra-Violetas de baixa potência não fará mal nenhum ao animal e ajuda a recriar o ciclo dia/noite dentro do terrário. Procure ter a lâmpada ligada cerca de 12 horas por dia, até 14 nos meses de verão: Durante a noite pode também usar uma lâmpada nocturna, simula a luz da lua, dá um aspecto bonito no terrário e não prejudica o animal, e também ajuda a manter as temperaturas da noite. Dependendo do tamanho do terrário, uma lâmpada nocturna até 50w é o suficiente.

Alimentação
A alimentação dos geckos deve ser rica e variada, no entanto deve acentar numa base de alimentos. No meu caso, e como não tenho acesso a alimento vivo variado na minha zona, baseio a alimentação em larvas de tenébrio e grilos, mas devem ser dadas também baratas argentinas, larvas de buffalo, gafanhotos e a geckos adultos também podem ser dados pinkis. Deve ser dado alimento de dois em dois dias, preferêncialmente à noite, e de 3 em 3 doses deve ser adicionado o complemento vitaminico . Se cria o seu próprio alimento vivo, tenha atenção à alimentação que dá aos seus insectos. Procure dar dietas equilibradas, para que também os geckos beneficiem indirectamente da boa alimentação dos insectos.


Manuseamento

os geckos leoardo, apesar de aceitarem bem o manuseamento se forem habituados desde de pequeninos, não gostam de serem mexidos, apenas o toleram, assim como a maioria dos répteis.
Como tal, evite andar sempre com ele na mão, ou evite expo-lo demasiado ao clima fora do terrário pois isso pode ser muito stressante para o animal.
Nos primeiros tempos, evite totalmente manusea-lo, deixe-o habituar-se ao terrário, e não se descuide com as temperaturas e luzes, pois isso também stressa o animal.

Higiene

Os geckos são animais bastante asseados e limpos, procure o local onde o sseu gecko defecou a primeira vez e coloque lá um guardanapo ou algo do genero, pois ele certamente vai utilizar essa zona como "casa de banho"
Dimorfismo Sexual

Como não tenho experiência nesta parte, vou deixar algumas fotos que mostram bastante bem o dimorfismo sexual entre os geckos leopardo:

Um macho


A fêmea


Para além disto, geralmente os machos são mais mansos que as fêmeas, têm um pescoço mais comprido e também vivem mais tempo.

Fases

Existem inumeras fases de geckos leopardos, que resultaram de cruzamentos de caracteristicas mais vincadas nos primenris exemplares domesticados.

As mais comuns são:
Normal


hi-yellow


blizzard


Super Hypo tangerine Carrot tail


Mack snow

Gezzmo, desculpa lá usar uma foto do teu mack snow, mas é dos mais bonitos que vi

RAPTOR

etc

Bem , penso que isto é o essêncial, se mesmo depois disto tiverem muitas duvidas, digamos, técnicas, existem muitos bons sites para procura, ou então muitas pessoas com geckos que certamente são capazes de ajudar quem mais precisa.

por fim, deixo aqui a imagem do gecko mais bonito que vi até hoje, e espero que este tópico ajude os membros mais novos, pois foi algo deste género que me fez falta quando me iniciei no mundo dos répteis.

Aqui está o Diablo Branco:
Wink

Sem mais pessoal, espero que gostem e comentem, e tambem corrijam possiveis erros que eu tenha escrito no meu texto.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51886

Há coisas fantásticas, não há??

É que para além de não teres experiencia nenhuma com geckos, pensas que vais sacar e criar como se as coisas fosse favas contadas, metes informação na net como se fosses tu a escrever e não dás cavaco a quem por algum motivo teve trabalho com isso.. Ée um puto mimado, que anda com a cabeça no mundo da Lua e que sonha que percebe alguma coisa desta porra quando o que devia estar a fazer era jogar Zoo Tycon em vez de andar a fazer *** e a plagiar os outros... Boa sorte para ti e para a coitada da tua gecka, que não tenha o destino de outros...
gekkos
Membro Veterano
Mensagens: 1230
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

segunda fev 09, 2009 1:00 pm

Aqui na arca a tópicos que mostram como montar uma incubadora!

Muito útil
- http://www.albeysreptiles.com/incubate-eggs.htm
voorh
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: domingo jan 18, 2009 3:56 pm

segunda fev 09, 2009 2:22 pm

Isto cada vez esta melhor, eu so pergunto onde isto vai parar com peplo como este, que tem os animais a dois dias e pensa que ja sabe tudo, e o mais espectacular é que venhem para aqui dizer ha e tal tenho um projecto para fazer uma encubadora e logo em seguida a eu nao fazer criaçao. entao vao fazer uma encubadora para expor em casa?Eu so tenho isto a dizer lembrem-se fazer criaçao de detreminada especie nao é jogar a bola, é preciso saber aquilo que vai fazer e pensar nos animais e nao nos lucros que isso pode trazer!
zwara
Membro
Mensagens: 189
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

segunda fev 09, 2009 2:55 pm

ja agora que tocas-te na parte dos lucros...


que tipo de lucros poderas vir a ter??? portugal anda infestado de geckos, espanha idem aspas ja se teve lucro com criacao de geckos agora com criacoes so tens trabalho e despesa porque para vender os geckos depois é um cabo dos diabos.... agora criar geckos so mesmo se for para satisfacao pessoal ou realizacao de determinados projectos pessoais quem vai atras do lucro vai ter uma valente desilusao...

quanto a incubadora pesquisa mais um bocadinho bem grande porque primeiro esferovite nao considero o material adequado segundo ha muito ponto ai no teu projecto que falta aprimorar...

boa sorte com isso e pensa bem antes de fazer alguma asneira.
rglove
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

segunda fev 09, 2009 5:05 pm

zwara Escreveu:ja agora que tocas-te na parte dos lucros...


que tipo de lucros poderas vir a ter??? portugal anda infestado de geckos, espanha idem aspas ja se teve lucro com criacao de geckos agora com criacoes so tens trabalho e despesa porque para vender os geckos depois é um cabo dos diabos.... agora criar geckos so mesmo se for para satisfacao pessoal ou realizacao de determinados projectos pessoais quem vai atras do lucro vai ter uma valente desilusao...

quanto a incubadora pesquisa mais um bocadinho bem grande porque primeiro esferovite nao considero o material adequado segundo ha muito ponto ai no teu projecto que falta aprimorar...

boa sorte com isso e pensa bem antes de fazer alguma asneira.
Eu não quero criar para ter lucros, também quero ficar com alguns geckos. Quero criar porque acho uma coisa interessante, é interessante ver os ovos a eclodirem é uma experiencia diferente. E só quero incubar parte dos ovos.

E volto a dizer que não é para agora, ja fiz o projecto para a incubadora e ja tenho muitas coisas em mente, mas só as vou realizar no fim da epoca reprodutiva ou então só em 2010.

E PedroC10, eu admito que copiei o Dimorfismo sexual, mas o resto foi feito por mim. Claro que me baseei em muitas care sheets e se reparares referi coisas que tu não referiste e não referi outras que tu referiste.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
rglove
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

segunda fev 09, 2009 5:09 pm

gekkos Escreveu:Aqui na arca a tópicos que mostram como montar uma incubadora!

Muito útil
- http://www.albeysreptiles.com/incubate-eggs.htm
Já tinha visto, mas obrigado na mesma.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda fev 09, 2009 5:12 pm

rglove Escreveu:(...)E PedroC10, eu admito que copiei o Dimorfismo sexual, mas o resto foi feito por mim. (...).
Mas nestes casos pede-se autorização ao autor e coloca-se a fonte no caso de ter autorização da parte do mesmo...são pequenas coisas que evitam problemas e ficam bem. Para alem de presunção e agua benta cada um toma a que quer...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
rglove
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

segunda fev 09, 2009 5:18 pm

Native Escreveu:
rglove Escreveu:(...)E PedroC10, eu admito que copiei o Dimorfismo sexual, mas o resto foi feito por mim. (...).
Mas nestes casos pede-se autorização ao autor e coloca-se a fonte no caso de ter autorização da parte do mesmo...são pequenas coisas que evitam problemas e ficam bem. Para alem de presunção e agua benta cada um toma a que quer...
Peço desculpa, quando chegar a casa vou alterar.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”