Rosicoler

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
eskilo69
Membro Júnior
Registado: segunda set 15, 2008 7:16 pm

sexta fev 06, 2009 7:15 pm

Boas malta, abri este tópico, porque hoje fui ver o ninho dos meus rosicolers e a fêmea esta a chocar seis ovos, será normal tanto ovo?
E se os ovos tiverem galados, as anilhas metem-se mais ou mens aos três dias de vida não é, comprimentos malta
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sábado fev 07, 2009 9:05 pm

Boa noite a todos!
Eu tinha um suposto casal de roseicollis e foi mesmo por ver que tinha muitos ovos de uma vez que descobri que não era casal :? ...eram duas fêmeas e fartavam-se de por ovos e não nascia nada :roll: ...mas não quer dizer que seja o caso claro...
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo fev 08, 2009 7:31 pm

Seis ovos é o máximo que uma femea pode por em cada postura, existe a hipotese de ser natural e nascerem todos e nesse caso aconselho que possas ajudar a femea com papa de criação e uma seringa fininha, para que a femea nao se "canse" demais. Aproveitas e domesticas logo as crias.
Não sei há quantos dias estão os ovos no ninho mas se vires que a fêmea fica no choco mais de 25 dias e não nasce nada, podes retirar os ovos e ver se estão ou não galados e caso não estejam o mais provável é teres mesmo duas femeas. Alguma vez os viste a galarem-se, é que os rosicolies são como os periquitos, galam repetidamente mesmo após a femea ter posto os ovos.
eskilo69
Membro Júnior

segunda fev 09, 2009 7:30 pm

Não os vi a galarem-se, mas eu penso que é um casal porque o suposto macho, está sempre á porta do ninho como se estivesse a vigiar, e raramente o vi dentro do ninho, mas só me resta esperar mesmo, e comecei a fazer as contas do choco a partir do 2 ovo, espero mesmo que sejam um casal, só mais uma coisa no caso de nascerem as crias, com quantos dias devo anilhá-las? mais uma vez muito obrigado
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

segunda fev 09, 2009 11:01 pm

se o suposto macho levar coisas po ninho desconfia!o melhor é dar ramos de pinheiro fresco tds os dias e da logo para ver se leva
pedrolm
Membro Veterano

segunda fev 09, 2009 11:02 pm

se o suposto macho levar coisas po ninho desconfia!o melhor é dar ramos de pinheiro fresco tds os dias e da logo para ver se leva
pedrolm
Membro Veterano

segunda fev 09, 2009 11:03 pm

ceres
Membro Júnior
Registado: quarta mai 02, 2007 4:41 am

terça fev 10, 2009 1:20 am

Ramos de pinheiro fresco???? De onde é que saiu essa ideia? Tanto quanto sei as resinosas, tal como o pinheiro , devem ser evitadas. Folhas secas de palmeira já tinha ouvido falar, agora pinheiro...
Quanto a ser um casal, se o que fica sempre à porta não participa de todo na construção do ninho muito provavelmente é mesmo macho...agora pode é não estar a cumprir com as suas "obrigações". Acontece.
eskilo69
Membro Júnior

terça fev 10, 2009 6:59 pm

ok malta, muito obrigado pela ajuda até agora, se alguém tiver mais opiniões são sempre bem-vindas, abraço
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça fev 10, 2009 11:17 pm

o que deves por para construirem ninho são folhas de palmeira de leque. Podes dar serralhas para comerem, atenção, lava sempre bem. Será um bom elemento na alimentação no sentido da criação.
eskilo69
Membro Júnior

sábado fev 14, 2009 1:46 pm

Boas malta o mistério tá desfeito, afinal é mesmo um casal fui lá agora mesmo e dos 6 ovos tão lá já dois pequenitos, reta-me agora saber se vão nascer os seis, ou se só dois ovos tavam galados, resta-me esperar, só mais uma ajuda malta com quantos dias devo anilhá-los?
abraço
Responder

Voltar para “Aves”