LuMaria Escreveu:É muito redutor este argumento de que quem levanta a voz contra determinado parâmetro da ciência é anti-ciência.
Bem, se ler com sem ideias pré-concebidas o que escrevi, aperceber-se-á que não reduzi coisa nenhuma, apenas tentei rebater uma opinião imobilista...
Se Fleming soubesse que iríamos beber antibiótico como quem bebe água se calhar tinha pensado duas vezes.
Ou se calhar não. Fleming não tem culpa do mau uso feito hoje em dia da sua descoberta, que por acaso até está um bocado posta de lado em benefício de outros princípios activos mais recentes. O que habitualmente guia um cientista ao fazer uma descoberta é a ideia de a pôr ao serviço de quem precisa dela.
O que está em causa não é a clonagem, mas a aplicação da mesma.
Exacto, e por isso mesmo eu escrevi:
LucNun Escreveu:...A clonagem ainda está nos primórdios, levanta muitas questões éticas e morais que ainda não foram resolvidas, mas pode vir a ser muito útil. É cedo para nós, leigos, sabermos o que fazer com ela
A resposta que dei dirigia-se a uma pessoa que repudiava a clonagem na sua totalidade só porque acha que é antinatura. E eu, porque sou leiga no assunto, não me meto a recusar liminarmente algo que ainda está no seu começo, etc., etc. Limito-me a esperar que quem tem mais informação, formação específica e tudo o resto associado e necessário para o caso vá desenvolvendo e ampliando a técnica científica.
Mas recuso os julgamentos apressados e retrógrados cuja única base é a ingorância sobre o assunto e os aproveitamentos comerciais de uma coisa que pode vir a ser um muito importante meio de tratamento de doenças e acidentes. Interessa-me menos ter o gato da minha paixão reproduzido até ao mais ínfimo pormenor do que ver reconstituir a face a uma criança gravemente queimada num incêndio com tecidos clonados a partir dela própria, por exemplo...
Uma máquina de suporte de vida é um evento extraordinário quando usada para ajudar uma vida a ganhar tempo para reagir contra o problema de que é alvo. Quando se usa a mesma máquina ou os mesmos princípios para prender um corpo a uma cama durante 20/ 30 anos é completamente errado. E depois lá vêm os pensos rápidos que o Ser Humano tanto gosta e um dos assuntos deste século será certamente a eutanásia.
A clonagem enquanto banco genético das espécies para preservação das mesmas é qualquer coisa de extraordinário. Quando utilizada para “melhoramento” de espécies, já é muito discutível, principalmente quando nos querem colocar a comer animais clonados e clonagem como negócio florescente de traga o seu pet de volta… sem comentários.
Absolutamente de acordo.
LucNun Escreveu:E há ainda outra coisa: um animal clonado nasce com a idade daquele que lhe forneceu as células clonais. Ou seja, a ovelha Dolly nasceu com a idade madura que tinha a ovelha que forneceu as células para a clonagem. E morreu quando o seu organismo chegou ao fim da sua vida, bastante mais cedo do que morreria se tivesse sido gerada pelos processos naturais.
E não só. Os primeiros animais clonados sofriam de graves problemas de saúde. Ao que parece, agora não acontece com tanta frequência. Não obstante continua a acontecer. A taxa de sucesso é pequena e para lá chegar muitos fetos morrem, muitos animais morrem e bastantes nascem defeituosos e com graves falhas genéticas.
É verdade, mas é o preço que se tem de pagar por um progresso que pode vir a ser muito importante. Mesmo que ao escrever isto dê a impressão de que estou pacoviamente de braços abertos a tudo o que seja manipulação genética e experimentação animal, o que não é de todo o caso, continuo a manter-me expectante em relação à clonagem. Não se consegue fazer omeletas sem partir ovos, infelizmente.
LucNun Escreveu:Mas nada disto nos deve levar a repudiar a técnica em si.
Porquê? Ora se a própria comunidade cientifica se divide na utilização do processo, porque não há-de o comum mortal dividir-se também?
Pois, porque não?

É o que se tem estado a fazer aqui, tanto quanto vejo... Alguém argumenta, eu contra-argumento, a LuMaria rebate-me...
Chama-se a isto debate de ideias e defesa de posições e opiniões.