A KiKi é uma caturra de mutação lutino. Obtive-a em Junho de 2008, segundo o vendedor disse, com uns mesinhos. Ela não era propriamente meiga quando veio lá para casa, ao princípio eu aproximava-me dela e ela bufava e fugia para o outro lado da gaiola. O tempo foi passando e eu ia todos os dias para a frente da gaiola e sentava-me cerca de 30 minutos a falar com ela e a fazer barulhinhos. Também lhe ia oferencendo sementes de girassol. Depois de algum tempo (para aí uma semana em que eu me lamentava de que nunca domesticaria a KiKi) ela começou a não fugir, ficava parada a olhar com curiosidade para mim enquanto eu estava para ali feita parva a falar com ela. Depois aos poucos começou a mostrar interesse pelas sementes e dava dois passos na diração da minha mão e três para trás com medo. Foi assim durante alguns dias, até que finalmente veio, agarrou a semente e fugiu para longe para a comer sem eu a "roubar". Ora isto para mim foi uma enorme vitória, mas eu mal sabia o que vinha pela frente! Isto não foi nada em comparação àquilo que conquistamos uma da outra!!! Após ter começado a vir comer as sementes sem problemas à minha mão comecei a tentar fazer-lhe festas pela grade e passado algum tempo já vinha toda contente até a mim pedir atenção.
Mais tarde comecei a fazer festas com a mão dentro da gaiola o que para mim era um horror já que tinha um medo terrivel aos "bicos curvos". Ela assim tinha medo e fugia da minha mão, até que um dia ( sabe Deus o que me terá dado) agarrei-a e tirei-a para fora da gaiola. Como ela se deixou ficar muito quieta e não me mordeu, pousei-a no meu colo e fiquei eu a olhar para ela e ela para mim! Era o início oficial de uma amizade como nunca vi!!! Hoje em dia ela não me pode ver a entrar na divisão onde está que começa a assobiar estridentemente e segue-me para qualquer lado que eu vá da gaiola. Para a tirar ponho a mão lá dentro e digo: anda KiKi! e ela lá vem a descer pelas grades até a minha mão, depois ponho-a num ombro e vamos passear pela casa. O incrível é que quando dei por ela, ela não só é meiga como nunca vi outro pássaro ser (fica quietinha e pede festinhas nas bochechas, e quando faço as festas fecha os olhinhos toda deliciada) , também constatei que se a deixar num sítio do género de um sofá, o chão, ou outro sítio qualquer e me afastar, ela começa a piar como que a chamar por mim e se eu não for ter com ela rapidamente, vem a voar ou a correr atrás de mim a piar!!!
Eu acho que realmente foi um milagre conseguir que ela ficasse assim minha amiga! Principalmente tendo em conta que não a criei à mão e que já veio para mim grande e brava.
O que agora me está a acontecer é que eu (como é óbvio) não posso passar o dia inteiro com ela. E ela sente muito a minha falta. Sei que na minha ausência se põe a bater as asas dentro da gaiola e acabou por se magoar. Tem manchas de sangue na beira das asas. Já a mudei para uma gaiola maior para que não se magoe tanto ao bater as asas, mas noto que quando a ponho na gaiola ao fim de estarmos juntas ela fica muito triste. E tenho quase a certeza que se passa um dia sem me ver quase nao come.
O que eu pensei fazer era arranjar-lhe um companheiro, só que surgem determinadas dúvidas que gostava de esclarecer convosco:
1-Há quem diga que ao juntar duas caturras, mesmo sendo uma delas mansa, a mansa acaba por se desligar do dono e pode acabar por não o aceitar tornando-se brava. Ora eu não quero que isto aconteça! Adoro a nossa relação e não a quero perder. O que me ocorreu foi adquirir uma caturra bébé e crià-la à mão para que sejam as duas meigas e não se desligem de mim. E assim fazem companhia uma à outra e também a mim!
2- Outro problema é que não sei distinguir em lutinos o macho da femea e queria comprar a nova caturra do sexo oposto à que tenho para poder criar. A única coisa que me faz crer que a minha é fêmea é que às vezes passo a mão no dorso dela e ela começa a piar repetidamente e a abanar as asas fechadas, isto leva-me a crer que é uma fêmea, pois são as fêmeas que levam com os machos em cima e não o contrário, não tinha muita lógica um macho fazer isto.
3- Também gostava de saber qual o sexo que conviria juntar com a minha, isto é, se juntar uma caturra do sexo contrário à minha há mais hipóteses de elas se distanciarem de mim ao terem crias do que se juntar uma do mesmo sexo?
4- Como criar uma caturra à mão? Qual a papa aconcelhável? Quantas vezes dar ao dia e que quantidade? Quando fazer o desmame?
Desculpem estar a ser chata mas eu precisava mesmo de saber isto pois eu queria arranjar companhia para a minha pikena mas não queria prescindir da companhia e amizade com ela.
Obrigada