Chameleon calyptratus- actualizaçoes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta fev 12, 2009 3:30 pm

É ... alguma distenção muscular por falta de exercício. 8) 8)

Mas porque insistem vocês em agarrar os camaleões? camaleões não são animais de colo, detestam ser agarrados, não stressem os animais sem necessidade. Eu tenho um que foi agarrado por mim 3 vezes, quando me foi oferecido, quando foi retirado do local onde estava e quando foi metido no terrário, depois disso nunca mais foi agarrado e já lá vão 3 meses.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
MikeMoldao1
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 5:36 pm

quinta fev 12, 2009 3:35 pm

Se calhar não me expliquei bem. :oops:

O normal nos camaleões é esticar a língua para apanhar as presas. Se uma pessoa que tem um camaleão o alimentar à mão, perto da boca dele, ele quase não tem que esticar a língua. Assim, ele não exercita os músculos da língua. Se um dia, essa pessoa decidir passar a deixar grilos pelo terrário, o camaleão para os comer tenta esticar a língua. Como a língua não está exercitada, o camaleão pode ficar com lesões muito graves e isto pode levar à sua morte.

Por isso, o melhor é não alimentar à mão

Nota: não falo por experiência própria.Já li isto não sei onde e também já vi num vídeo...mas faz sentido.
<p><strong></strong></p>
MikeMoldao1
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 5:36 pm

quinta fev 12, 2009 3:39 pm

kitten Escreveu:É ... alguma distenção muscular por falta de exercício. 8) 8)

Mas porque insistem vocês em agarrar os camaleões? camaleões não são animais de colo, detestam ser agarrados, não stressem os animais sem necessidade. Eu tenho um que foi agarrado por mim 3 vezes, quando me foi oferecido, quando foi retirado do local onde estava e quando foi metido no terrário, depois disso nunca mais foi agarrado e já lá vão 3 meses.
É verdade...não tenho nenhum camaleão nem pretendo ter, mas em TODAS as caresheets que já li, dizia que eles são muito sensíveis e que stressam facilmente. Todos os répteis são animais de contemplação, mas este especialmente.
<p><strong></strong></p>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quinta fev 12, 2009 8:34 pm

Espetracular o teu camaleo, beyou. É sem duvida um dos meus objectivos a longo prazo, tb um sonho de criança, provavelmente, de todos os repteis os que mais me fascinam. Ainda nao tenho nenhum pq sao animais muito sensiveis e que precisam de equipamento algo dispendioso e quero ter todas as condiçoes quando adquirir um (por exemplo queria fazer um sistema artificial de chuva e talvez uma queda de agua). Mas um dia ei de ter... Aviso, mais uma vez que, e principalmente agora nos primeiros tempos, nao deves mexer no animal, da-lhe tempo para se ambientar á nova casa, mas percebo que o entusiasmo e a exitaçao seja muita :wink: Boa sorte e cumps
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

sexta fev 13, 2009 12:28 am

boas

que fique claro que eu nao ando a passear com ele! simplesmente por vezes nececito de mudar alguma coisa no terrario(altura das leanas, folhas, por a caixa com a comida, limpar a lampada(fica toda suja com o 'vapor' de agua e ainda aquece menos..), etc..) e ele esta num sitio possivelmente prigozo e tal.. so lhe mecho porque tem que ser(muito muito raro) e nao para o por a passear! tenhao calma.. 8)

tens toda a razao MikeMoldao1, o que acontece é quando eles utilizao de novo a lingua(nao exercitada) ja nao tem força nem futura capacidade muscular(os musculos atrofiam!) para recolher a lingua; consequentemente ficao com ela pendurada e destinados a morte.... :cry:
mas por ter conhecimento disso mesmo e tambem para nao stressar animal, nao aproximo a mao dele.. e fico com ela quieta durante 10minutos(talvez isto seja um exagero :roll: ).. se nao se mostrar intereçado coloco o grilo numa zona de seu alcance e deixo-o fazer o resto :twisted:

-- ando muito preocopado com a **** da lampada, nao aquece o soficiente(ate quando esta 'suja/esbranquiçada' por causa dos borrifos baixa logo um grau...)
a temperatura nao tem passado dos 25 graus(deviam ser +-30), e acho que o esta a afectar no que toca á alimentaçao.... ele hoje so comeu um grilo :cry: :cry: e o metodo da caixinha tambem nao da qualquer resultado :evil:
tenho que ir o mais rapido possivel comprar ou outra lampada igual(e fico com 2 no terrario) ou uma lampada de ceramica( mas tenho medo que seja insuficiente como aconteceu com a que tenho agora)!!

JaimeSousa:
afinal nao sou o unico a sonhar com um desde que me lembro 8)
apesar de nao ser muito nesseçario(no caso dos C. de yemen..nao necessitao de muita humidade, +-60%) o sistema de chuvas é uma boa aposta, facilita muito e 'quaze que garante' a hidrataçao do bichinho.
tambem gostava de fazer um :roll:
em relacçao a cascata, é sem duvida a melhor maneira para termos a certeza que ele bebe agua e se hidrata convenientemente, mas cuidado!os camaleoes sao 'conhecidos' por defetarem nas ditas cascatas.. e como acabam sempre por ficar aguas estagnadas, torna-se numa grande fonte de bacterias :?
é perciso muito cuidado com elas :wink:

desculpem o testamento e sobretudo o atentado a lingua portuguesa! :oops: (ja estou como o camaleao, com um olho para cada lado :lol: :lol: :lol: )
cumps
kitten
Membro Veterano

sexta fev 13, 2009 8:41 am

Atentado? eu diria mais, um completo assassinato. Se tem consciência disso porque não usa o firefox? tem corrector ortográfico, ou então faz em word que corrige automaticamente.

Eu não tenho cascatas, limito-me a borrifar o terrário com um aspersor 3 vezes ao dia.
Madalena Marques
BeYou
Membro Veterano

sábado fev 14, 2009 12:35 am

kitten Escreveu:Atentado? eu diria mais, um completo assassinato. Se tem consciência disso porque não usa o firefox? tem corrector ortográfico, ou então faz em word que corrige automaticamente.

Eu não tenho cascatas, limito-me a borrifar o terrário com um aspersor 3 vezes ao dia.
obrigado
se é legivel e se tenho sono e estou cansado, pouco me importa 8)

eu tambem o faço, mas so 2 vezes ao dia..

infelismente ele tem estado a comer pouquissimo :cry:
os primeiros grilos ataca-os com muita voracidade, mas o terceiro ou quarto ele ja nao come, parece que recusa :? sei que costumam comer bem mais por dia...sera da temperatura?

cumps
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado fev 14, 2009 11:34 pm

Se ainda não resolveu o problema da temperatura, provavelmente será daí. Existe uma intima relação entre temperatura e alimentação, bem como o comportamento do réptil. Uma questão: só tem vidro frontalmente e no topo? O resto é tudo rede? (posso ter percebido mal). É que se for, esse pode ser um factor para não ter a temperatura desejada (questiono-me também ser terá a humidade correcta só com 2 borrifadelas/dia).

Estou a gostar do seguimento deste tópico, pois são poucas as pessoas a terem camaleões e a partilharem isso (e ainda bem, tendo em conta a dificuldade inerente, a maior parte das pessoas não teria o controlo necessário das condições destes animais). Vão dando notícias.

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
BeYou
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 1:00 am

Psynapse Escreveu:Se ainda não resolveu o problema da temperatura, provavelmente será daí. Existe uma intima relação entre temperatura e alimentação, bem como o comportamento do réptil. Uma questão: só tem vidro frontalmente e no topo? O resto é tudo rede? (posso ter percebido mal). É que se for, esse pode ser um factor para não ter a temperatura desejada (questiono-me também ser terá a humidade correcta só com 2 borrifadelas/dia).

Estou a gostar do seguimento deste tópico, pois são poucas as pessoas a terem camaleões e a partilharem isso (e ainda bem, tendo em conta a dificuldade inerente, a maior parte das pessoas não teria o controlo necessário das condições destes animais). Vão dando notícias.

Cumps
finalmente ja comeu melhor, hoje comeu 6 :D
poderia ser por nao estar abituado.. espero que melhore de dia para dia :wink:
mesmo assim, tenho que melhorar mesmo a questao da temperatura :?
sim, so tenho acrilico( :wink: ) na frente e no topo, o que afecta sem duvida a temperatura do terrario, mas nao deveria(digo eu) afectar a temperatura mesmo abaixo da lampada(+/- 15cm, e costuma estar entre os 20 e os 25 graus)...
quando construi o terrario, a minha maior preocupaçao foi mesmo a humidade, mas para grande espanto meu, a humidade esta sempre entre 80 e 60's % 8)

ha pouco reparei que os ramos que pus no terrario(sao de oliveira) estao a ficar com um fungo azulado a toda a volta.. sei que é da humidade.. mas nao pensei que isto acontecesse tao rapidamente :o

tambem estou a gostar muito deste topico! é muito directo e socinto(vai ao que intressa se é que me entendem) :D
obrigado pela ajuda e opiniam de todos voces 8)
sei que de momento ha pelo menos um user com o 'projecto' de ir adiquirir um camaleao, participe neste topico :wink:
eheh

paz
BeYou
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 2:16 pm

boas

hoje quando acordei a lampada de aquecimento(sun glo 100w) estava fundida.. quando tirei a lampada do casquilho, reparei que estava rachada.. :o
tenho esta lampada a 1 semana, nao aquecia como era suposto, e agora funde! ele vinha fechadinha no pacote, nao percebo porque tera acontecido isto!! :evil:

alguem me sabe dizer onde encontro uma pet shhop aberta a estas horas e ao domingo? é urgente :?

se eu comprar uma de ceramica como me foi sugerido, esta nao secará demaziado o ar? sera que com 2 borrifadelas por dia conseguirei manter a humidade por volta dos 60%? eque durante a semana(tenho aulas) so tenho mesmo oportunidade para borrifar 2x por dia.. tem funcionado bastante bem(na maioria das vezes ate tenho humidade amais porque a propria divisao é muito humida), mas tenho medo que com a L de ceramica o caso mude de figura.. que acham? :wink:

cumprimentos
BeYou
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 2:32 pm

é mesmo urgente... :? :?

cumpps
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo fev 15, 2009 2:46 pm

BeYou Escreveu:boas

hoje quando acordei a lampada de aquecimento(sun glo 100w) estava fundida.. quando tirei a lampada do casquilho, reparei que estava rachada.. :o
tenho esta lampada a 1 semana, nao aquecia como era suposto, e agora funde! ele vinha fechadinha no pacote, nao percebo porque tera acontecido isto!! :evil:

alguem me sabe dizer onde encontro uma pet shhop aberta a estas horas e ao domingo? é urgente :?

se eu comprar uma de ceramica como me foi sugerido, esta nao secará demaziado o ar? sera que com 2 borrifadelas por dia conseguirei manter a humidade por volta dos 60%? eque durante a semana(tenho aulas) so tenho mesmo oportunidade para borrifar 2x por dia.. tem funcionado bastante bem(na maioria das vezes ate tenho humidade amais porque a propria divisao é muito humida), mas tenho medo que com a L de ceramica o caso mude de figura.. que acham? :wink:

cumprimentos
Pois é muito mau isso acontecer eu cá tenho sempre uma lampada IV sobresselente para esses casos (só mesmo para desenrascar).
Eu colocaria a de ceramica na mesma, penso que uma boa temperatura é tao ou mais importante do que a humidade.
kitten
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 3:00 pm

Aliás não entendo para quê esses problemas com a humidade, isso resolve-se com um aspersor borrifando 3 ou 4 vezes ao dia.
Madalena Marques
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

domingo fev 15, 2009 4:23 pm

Essas lâmpadas fundem com muita facilidade... basta umas gotas de água e o vidro estala. São boas para terrários desérticos.

O melhor é apostar numa de cerâmica... agora atenção à potência! As lâmpadas de cerâmica "queimam" muito o ar por isso é melhor ter extra atenção à humidade. O calor tb é bastante direccionado.

Eu no meu terrário tropical (60x60x45) tenho uma de 100W quase encostada à rede de cima e tenho um fogger que liga 3 vezes por dia 30 minutos de cada vez para além de ter substrato de húmus e algumas plantas. Posso dizer que na ponta oposta à lâmpada tenho entre 65 e 80% de humidade e na ponta mais próxima entre 50 e 60%. A temperatura vai dos 35º aos 18º.

Agora é tentar adaptar isto ao teu camaleão.

Boa sorte!
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

domingo fev 15, 2009 5:31 pm

Com tanta rede à volta, a humidade lá dentro deve ser quase igual à da sala. Eu acho que se devia cobrir uma parte dessa rede até porque não deve ser fácil manter assim a temperatura.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”