corn snake aquatica

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça fev 10, 2009 12:24 am

Apalone Escreveu:(...)
As gambusias são animais daninhos, devem ser mortos, os ratos é apenas uma questão psicológica, metem-me nojo, pronto. :oops:
Se pensares no numero de larvas de mosquito que elas comem, passas a gostar delas ;) e se te entrar um mus musculus em casa uns dias...vais achar que ratos são animais daninhos que devem ser comido por cobras :)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
equartin
Membro Júnior
Registado: quinta dez 25, 2008 11:14 pm

sexta fev 13, 2009 6:38 pm

bem abri este tópico ha precisamente uma semana.. na altura disseram-me q a minha cobra devia tar na muda, a verdade é q ja passa uma semana e nada e sinceramente n consigo ver-lhe os sinais q falam da altura da muda.. sao mt obvios?

n me preocupa mt ela n tar mm na muda, so que ela agr n para quieta e ja nao é alimentada ha uma semana, como dizem q n se deve alimenta-las na muda, n sei se lhe devo dar um ratinho ou nao :s
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta fev 13, 2009 7:40 pm

Já não me lembro se disse se a sua cobra era bébé ou juvenil, mas normalmente adaptam-se bem a períodos sem comer, em analogia à sua condição na natureza. Quando são pequenas, esta adaptação é em menor grau, pelo que devem ser alimentadas mais regular e frequentemente de forma a proporcionar um desenvolvimento orgânico, principalmente ósseo, eficaz.
Normalmente recomenda-se não alimentar uma cobra na muda por duas razões (se alguém se lembrar de mais, força): porque a cobra não vai comer (porque não tem fome ou porque se encontra num maior grau de stress derivado do processo de muda) ou porque vai comer e rejeitar de seguida a comida, por não comportar um processo de muda e um processo de digestão simultâneamente (e vómitos em répteis normalmente significa uma alteração em termos de flora digestiva consequente).
Os sinais de muda, amplamente descritos aqui e noutros foruns (até em sites no google) normalmente regem-se pela tonicidade da pele e pela presença de uma película (pele) anterior aos olhos. Nem todos os animais é fácil esta determinação (os animais albinos torna-se mais difícil), mas normalmente antecedendo uma muda, o animal pode adoptar um comportamento ligeiramente diferente do habitual - maior letargia, recusa alimentícia, procura de locais com maior humidade, etc.

Conclusão: Se a sua cobra não apresentar quaisquer destes sinais e se for realmente pequena, eu arriscaria alimentá-la. Da minha experiência, e mesmo com lampros, é que muitas vezes comem e realizam a muda sem problemas, embora tenha consciência de que existem cobras com padrões de «esquisitice» muito maior.

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta fev 13, 2009 8:14 pm

Psynapse Escreveu:Normalmente recomenda-se não alimentar uma cobra na muda por duas razões (se alguém se lembrar de mais, força): porque a cobra não vai comer (porque não tem fome ou porque se encontra num maior grau de stress derivado do processo de muda) ou porque vai comer e rejeitar de seguida a comida, por não comportar um processo de muda e um processo de digestão simultâneamente (e vómitos em répteis normalmente significa uma alteração em termos de flora digestiva consequente).
Os sinais de muda, amplamente descritos aqui e noutros foruns (até em

Conclusão: Se a sua cobra não apresentar quaisquer destes sinais e se for realmente pequena, eu arriscaria alimentá-la. Da minha experiência, e mesmo com lampros, é que muitas vezes comem e realizam a muda sem problemas, embora tenha consciência de que existem cobras com padrões de «esquisitice» muito maior.

Cumps
Estás a ser demasiado categórico... Há cobras que aceitam comida em qualquer altura... Uma das minhas até durante a própria muda (só me apercebi desse facto quando ela estava a 1segundo de atacar). Por outro lado o facto de elas se alimentarem durnate o periodo de pre-muda não significa obrigatoriamente que venha a ter alguns efeitos negativos. Comporta algum risco mas sinceramente nem me parece muito significativo, especialmente se feito no inicio da pre-muda, que em algumas espécies e mesmo alguns individuos se prolonga por muito tempo.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta fev 13, 2009 9:55 pm

Teoricamente, os pressupostos para não alimentar na muda são estes, embora eu também os contorne, porque no meu caso, e nos casos que tenho visto, a muda é um processo bastante eficaz, e a maior parte das cobras alimenta-se sem problemas, até em plena muda (já para não falar em premuda em que o risco é mínimo).
Mas cada caso é um caso, e mais uma vez este comportamento muda não de espécie para espécie, mas de exemplar para exemplar.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”