Treino de rua (chichis)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

joaojotta
Membro
Registado: domingo nov 16, 2008 9:49 pm

sexta fev 13, 2009 10:58 pm

Desculpem se acham que estou a abrir um tópico à toa... feel free to delete it.

Imagem
(terrenos privados, para que vos quero)

Pois é. O Java já vai com quase 4 meses e a experiência tem sido tudo menos negativa (vá, umas coisas que ele roeu e tal mas é normal).

Só há coisa de duas semanas (FINALMENTE) é que começou a ir à rua. Com toda a coisa das vacinas e tal, a veterinária achou por bem esperar este tempo todo.

Em termos de socialização, acho que não há nada a assinalar:
Dá-se bem com as pessoas todas e liga pouco aos cães (mas os cães aqui em Almada também pouco lhe ligam) a não ser aos da minha sogra que se dá lindamente. Ela tem agora uma rafeira alentejana com dois meses e qualquer coisa e dão-se que é uma beleza! Parece que sempre cresceram juntos! O mais velho é que parece que não está para aturar os filhos dos outros. eh eh

Mas agora a verdadeira questão:

Em termos de ir à rua, o Java dá-se lindamente com tudo! Não puxa demasiado a trela, gosta de ir ao meu lado, não come nada do chão, corre que nem um louco quando o solto (sempre em segurança), faz o seu cocó mas... os chichis espera sempre por chegar a casa.

Alguém tem alguma dica sobre como motivá-lo a fazer os chichis na rua?
Eu bem o levo para sítios onde andam outros cães (não sei se faço bem) se modo a ver se ele também marca o seu território mas não tenho tido sucesso...
ozzyekika
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am

sábado fev 14, 2009 2:47 am

Boas!

Na minha opinião,visto que ele já faz os cocós sem qualquer problema,não tarda muito também há-de fazer os xixis...

Com o meu pequeno passou-se quase a mesma coisa,apenas fazia os xixis na rua e os cocós em casa :lol:
Não sei quanto tempo passa com com o seu Java,mas eu como estou desempregada tenho o tempo todo para estar com o meu o que me facilitou,levantava-me cedo ia direitinha com ele à rua e levava uns quantos biscoitos,quando ele fizesse alguma coisa era recompensado com o biscoito e com bastantes elogios e mimos,caso ele fizesse algo em casa ralhava com ele,sem nunca bater nem "esfregar" o focinho nas necessidades!

Com o meu resultou,se estiver errada ou faltar algo à minha explicação,agradecia que fosse corrigido. :wink:

e boa sorte joaojotta! :D
Sara Moura
joaojotta
Membro

sábado fev 14, 2009 11:54 am

Bem, estou mais ou menos na mesma situação e dou grandes passeios com ele, não dou aquelas voltinhas de 5 minutos apenas.

Essa dos biscoitos é que é capaz de resultar, desde que ele não veja logo os biscoitos e depois não me largue...

Bater ou ralhar ralho, quando ele ESTÁ a fazer em casa. Li que resulta ralhar se ele for apanhado no acto e levar logo à rua mas depois de feito já não ralho nem nada.
karula
Membro
Registado: quinta ago 11, 2005 8:42 am

sábado fev 14, 2009 5:10 pm

O meu Obama tem quase 5 meses e já faz tudo na rua.
Ao principio só fazia os cocozitos na rua mas depois passou a fazer tb os xixis. Quando ia com ele à rua passear às vezes demorava quase 2 horas :o e quando ele fazia xixi dava-lhe um biscoitinho. Ele passou a fazer os xixis mais rápido e sempre lhe dei o biscoito como prémio.
Agora mal vai à rua fica a fazer xixi... mas os biscoitos acabaram-se :D LOL
Experimente a técnica dos biscoitos e dê mtos miminhos quando ele fizer os xixis no sitio certo. Vai ver que ele aprende.
Boa sorte
ozzyekika
Membro Veterano

sábado fev 14, 2009 11:35 pm

joaojotta Escreveu: Li que resulta ralhar se ele for apanhado no acto e levar logo à rua mas depois de feito já não ralho nem nada.
também ja tinha lido algo do genero...e foi o que também me ajudou(esqueci-me de referir isso :roll: ),mas penso que não ha nada como um biscoito! Hoje em dia ele já pede para ir à rua e mal faz o seu chichi ou cocó,vem direitinho ter comigo para lhe dar um biscoito! :lol:
Sara Moura
Rugeroni
Membro Júnior
Registado: quarta fev 11, 2009 3:11 pm
Localização: Flash 6 meses (Labrador) e Pinky 6 anos (Pastor Alemao)

domingo fev 15, 2009 9:37 pm

O flash, por acaso, começou logo a fazer xixis e cocos na rua. mas quando primeiro fazia em casa, eu muito graficamente dizia-lhe "(isto é) xixi" "(isto é) cocó" - apontando para o sítio, ou ao mesmo tempo que o fazia, ou seja, ele começou por entender a palavras xixi e coco.
comece por aí - ensinar-lhe essas duas palavras.
depois pode experimentar "vedar-lhe" o acesso ao sítio do do xixi em casa - para ele ir "prendendo" ou fazer fora do sítio. Assim que fizer fora do sítio, repreenda-o e leve-o logo à rua, e repita a palavra xixi na rua. eles quando acordam de manhã e depois de grandes sestas fazem logo xixi. e com 4 meses já aguentam a bexiga + de 2 horas. vá gerindo também a quantidade de água que ele bebe - assim, pode controlar que aquela saída à rua pode ser xixi ou não.
o biscoito é sempre óptima solução, porque eles têm uma recompensa e percebem-na bem. e faça a maior festa do mundo no dia em que fizer o 1º xixi na rua - para ele perceber que o fez a si feliz. eles no fundo, só nos querem fazer felizes.
Don't make the mistake of treating your dogs like humans, or they'll treat you like dogs...
joaojotta
Membro

segunda fev 16, 2009 4:04 pm

Rugeroni Escreveu:... eu muito graficamente dizia-lhe "(isto é) xixi" "(isto é) cocó" - apontando para o sítio, ou ao mesmo tempo que o fazia, ou seja, ele começou por entender a palavras xixi e coco.
Epá, isso soa muito bem. Vou experimentar, sem dúvida!

Obrigado!
karula
Membro
Registado: quinta ago 11, 2005 8:42 am

terça fev 17, 2009 9:53 am

Sim, eu tb digo sempre as palavrinhas "mágicas" e ele agora já sabe.
joaojotta
Membro

quarta fev 18, 2009 1:18 pm

NEWSFLASH!!!

Então não é que o raio do Java aprendeu a saltar para a banheira e fazer lá os chichis?
Agora ando sempre a desinfectar o raio da banheira (não me perguntem porquê mas não, não posso fechar a porta).
Rugeroni
Membro Júnior
Registado: quarta fev 11, 2009 3:11 pm
Localização: Flash 6 meses (Labrador) e Pinky 6 anos (Pastor Alemao)

quarta fev 18, 2009 5:40 pm

acho que agora o melhor é arrancar a banheira e levá-la para a rua :D
Don't make the mistake of treating your dogs like humans, or they'll treat you like dogs...
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

quarta fev 18, 2009 6:16 pm

joaojotta Escreveu:NEWSFLASH!!!

Então não é que o raio do Java aprendeu a saltar para a banheira e fazer lá os chichis?
Agora ando sempre a desinfectar o raio da banheira (não me perguntem porquê mas não, não posso fechar a porta).
o meu ja sabia fazer no jornal e foi fazer no sofa onde antes estava a dormir a soneca...ficou proibido de ir para o sofa..acho que as vezes eles descuidam-se..

nao tera dado a entender que estava a fazer mal no sitio onde antes ele fazia? e o cachorrito assustou-me e foi procurar um lugar mais recatado a ver se ninguem notava?!

o meu tem 6 meses..desde os 4 que vai a rua e surpreendam-se...só a semana passada é que começou a fazer na rua..vamos todos os dias, 2 vezes por dia..de manha uns 15 min e ao final do dia 30min...

eu dizia que era o cao mais limpo do mundo..pois ele chegava a casa do passeio e ia a correr ao sitio onde o habituámos fazer..ficava piursa..mas nunca reclamei..nao fosse ele pensar que estava a fazer no sitio errado...agora faço mega festa quando ele faz na rua...nao dou biscoitos...porque ele faz tudo só para nos ver feliz..mesmo o sentar, deitar e ficar (ate quando vai para cima da cama e o mandamos sair..ele detesta mas sai)..nunca dei biscoito e ele faz sempre o que mandamos...mais la para frente..se for necessario. Mas acho que depende dos caes..cada qual com a sua personalidade
joaojotta
Membro

quinta fev 19, 2009 10:50 am

Não. Aliás: ele costuma fazer sempre no corredor da entrada (em azulejo) e só ralho com ele assim de mansinho, com a técnica do chichi, e digo que aquilo é na rua, para ver se ele associa as duas palavras.

Ele começou a saltar para a banheira desde que conseguiu fazê-lo sozinho, para ir lamber tudo o que é gotinha que fica depois do banho, mesmo tendo sempre água fresca junto à comida. Antigamente tentava saltar mas era pequeno demais. Agora é quando lhe apetece...
Curiosamente, ADORA banhos. Tenho a impressão que tomava banho todos os dias como as pessoas, se pudesse (ele, não eu - eu já tomo).
Última edição por joaojotta em quinta fev 19, 2009 1:27 pm, editado 1 vez no total.
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

quinta fev 19, 2009 11:43 am

entao agora para perder o habito vai ser bonito..e começam a chegar onde antes nao conseguiam é uma festa para eles...o meu ja bebeu 1 l de oleo, comeu umas 500gr de pao feito em casa, 1 sabonete, comida dos gatos.. e esta manha uns 7 comprimidos...tudo coisas k estavam em sitios em k ele nunca tinha ido e conforme vai crescendo vai nos surpreendendo...e se vir bem..ate da jeito ele fazer na banheira lol...limpa-se melhor:)
joaojotta
Membro

quinta fev 19, 2009 1:24 pm

marizacruz Escreveu:1 sabonete
O Java, a primeira vez que o vimos na banheira sozinho (sem ter ido à casa de banho por alguém ter ido também) também foi apanhado com um sabão daqueles da roupa na boca. Não o comeu porque o tirámos.
De resto, só vasos de plástico que tira da varanda e as borrachinhas de apoio do nariz dos óculos. Ele gosta muito é de roer mantas e cobertores mas nunca rasgou nada a não ser quando brincamos com ele e ele puxa (sempre com as mandas dele).

Hoje, curiosamente, ainda não saltou para lá. Será porque lhe meti a caminha à janela, a levar com o sol da manhã? eh eh
ozzyekika
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 10:40 pm

joaojotta Escreveu:
marizacruz Escreveu:1 sabonete
O Java, a primeira vez que o vimos na banheira sozinho (sem ter ido à casa de banho por alguém ter ido também) também foi apanhado com um sabão daqueles da roupa na boca. Não o comeu porque o tirámos.
De resto, só vasos de plástico que tira da varanda e as borrachinhas de apoio do nariz dos óculos. Ele gosta muito é de roer mantas e cobertores mas nunca rasgou nada a não ser quando brincamos com ele e ele puxa (sempre com as mandas dele).

Hoje, curiosamente, ainda não saltou para lá. Será porque lhe meti a caminha à janela, a levar com o sol da manhã? eh eh
O meu já enfiou o ficinho na "bola" do detergente da roupa(obvio que bebeu uma certa quantidade de detergente),tudo o que era tapetes era para roer e fazer xixi(graças a deus ja nao :) )ainda gosta de nos roubar os chinelos e andar a correr com eles na boca para irmos atrás dele...enfim,isto é com cada peripecia aqui em casa... :lol:
Sara Moura
Responder

Voltar para “Cães”