duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
barbiedoll
Membro Júnior
Registado: sábado jan 31, 2009 11:28 pm

segunda fev 16, 2009 10:11 pm

olá! adoptei um labrador bebe, mas não é puro, gostaria de algumas dicas do que devo comprar para ele, vou busca-lo na semana que vem, uma cama, devo usar champo no banho? já ouvi falar de sabão de coco...o que devo comprar mais o canito tem 3 meses.....e em termos de ração?
obrigada
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda fev 16, 2009 10:29 pm

não deve dar banho a não ser que seja imprescindível. no entanto, quando o fizer, deve ser dado com shampoo proprio para cães, num local seguro onde o cão não possa fugir ou escorregar, não deve molhar os olhos e os ouvidos, a água deve ser morna e o cão não pode apanhar correntes de ar e ser muito bem seco

o ideal é limpá-lo com toalhetes

em relação à cama, aconselho a não compar nada muito caro, um cachorro vai roer e uma coisa que costumam roer muito é as caminhas. não aconselho camas de verga. o espaço onde por a cama deve ser bem definido, longe do local das necessidades e do local da comida.

deve ir ao veterinário assim que tiver o cão para que ele faça um check up geral e que lhe explique todos os procedimentos de saúde do animal.

um cachorro tem de ser vacinado e desparasitado regularmente. tudo isso fica registado num boletim que é fornecido pelo veterinario e que deverá acompanhar o cão sempre. tenha atenção que o cachorro não deve andar no chão antes de ter o plano de vacinas completo (3 vacinas)! enquanto não possa ir à rua, as necessidades terão de ser feitas em casa e terá de se preparar para tal!

o cão terá também de ser microchipado. o microchip é um dispositivo electrónico que ficará na pele do cão que ao ser lido por uma máquina dá acesso a um código que terá os seus dados pessoais caso o cão se perca ou cause distúrbios. este chip é obrigatório por lei.

outra coisa que terá de fazer quando o cachorro levar a vacina da raiva é registá-lo na junta de freguesia. este registo também obrigatório e obtém a licença de circulação que sem ela o cão não poderá circular na rua.

quando o cachorro poder andar pela rua, deverá andar sempre à trela ou com açaime (neste caso numa zona que seja pouco movimentada que não represente o risco de ele ser atropelado)

a comida deve ser uma ração de boa qualidade adequada à idade e ao peso médio que o animal terá em adulto. rações mais baratas geralmente significam rações de pouca qualidade. atenção a isto!

boa sorte e depois mostre fotos do cachorro ;)
ozzyekika
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am

terça fev 17, 2009 12:19 am

YolaeFifi sempre bastante esplicita! :wink:
Está tudo dito! :D
Sara Moura
barbiedoll
Membro Júnior

terça fev 17, 2009 2:22 pm

muito obrigado, até imprimi para não esquecer, só mais uma pergunta devo escovar o pelo do cao 1 vez por semana? hoje mesmo vou ver um veterinario na zona e os preços e marcar para o cão ir lá e passar na junta para trazer os impressos e ver o preço do registo.
:lol:
ozzyekika
Membro Veterano

quarta fev 18, 2009 1:02 am

Eu escovo o pêlo do meu pelo menos uma vez por semana,e o da minha cadela de dois em dois dias(visto ela ter o pelo mais comprido).

Foi-me aconselhado,se o meu cão vier a ter aquele cheiro caracteristico deles(o chamado cheiro a cão) em vez de me pôr a dar banho a torto e a direito,escova-lo com pó de talco para bebé,(se é o mais correcto ou não,não sei,mas que resultou com o meu,lá isso resultou :D )
Sara Moura
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta fev 18, 2009 12:10 pm

ozzyekika Escreveu:Eu escovo o pêlo do meu pelo menos uma vez por semana,e o da minha cadela de dois em dois dias(visto ela ter o pelo mais comprido).

Foi-me aconselhado,se o meu cão vier a ter aquele cheiro caracteristico deles(o chamado cheiro a cão) em vez de me pôr a dar banho a torto e a direito,escova-lo com pó de talco para bebé,(se é o mais correcto ou não,não sei,mas que resultou com o meu,lá isso resultou :D )
Atenção ao pó de talco que apesar de ser eficaz a eliminar cheiros e manter um pêlo bonito sem a necessidade de tomar banho, é prejudicial para a saúde se inalado.

Logo pode usar o pó de talco desde que tenha atenção que o cão (e até os próprios donos) não inale o pó.

Existem umas toalhitas para cão que fazem o mesmo ou até melhor efeito. :wink:

Pedro
barbiedoll
Membro Júnior

quarta fev 18, 2009 12:41 pm

ok. anotei tudo, precisava tambem de ajuda com a ração, onde ele está come ração junior friskies misturada com a normal, esta normal não sei bem do que se trata.....o que me aconselham a dar?
barbiedoll
Membro Júnior

quarta fev 18, 2009 12:43 pm

ok. anotei tudo, precisava tambem de ajuda com a ração, onde ele está come ração junior friskies misturada com a normal, esta normal não sei bem do que se trata.....o que me aconselham a dar?
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta fev 18, 2009 2:12 pm

barbiedoll Escreveu:ok. anotei tudo, precisava tambem de ajuda com a ração, onde ele está come ração junior friskies misturada com a normal, esta normal não sei bem do que se trata.....o que me aconselham a dar?
Com 3 meses o seu cão deverá apenas comer ração junior. Não misture com mais nenhuma. Depois quando tiver a chegar a adulto aí sim, pode gradualmente ir misturando com ração de adulto até que elimine totalmente a junior, passando a dar apenas a ração de adulto.

Já agora se lhe for possivel economicamente apostar numa ração de qualidade superior á Friskies o seu cão agradecia. Apesar de não ser das mais fracas, a Friskies está longe de ser a ideal para o seu cão, principalmente nesta fase em que ele é jovem e precisa de todas as proteinas necessárias para um crescimento saudavel.

Pedro
Rugeroni
Membro Júnior
Registado: quarta fev 11, 2009 3:11 pm
Localização: Flash 6 meses (Labrador) e Pinky 6 anos (Pastor Alemao)

quarta fev 18, 2009 5:52 pm

olá! dia 3 de Janeiro também fui buscar um labrador, o Flash, que tem crescido imenso desde então. venho apenas acrescentar algumas dicas de treino em casa, que deve começar desde o 1º dia!
habitue o cachorro a fazer o xixi e o coco numa divisão da casa (não tem de ser necessariamente num jornal) e ensine-lhe logo essas palavras - diga-lhe o que é xixi e coco. se o cão estiver consigo em casa, ele vai +/- de hora meia a hora e meia fazer xixi.
dê-lhe muitos brinquedos para roer (de cores e formatos diferentes de qualquer coisa que tenha em casa). se possivel dê-lhe a ração dentro de um brinquedo (faça um buraco numa bola, ou num boneco de borracha, e enfie lá dentro a dose dele - deve comer 2 x dia), nas tijelas eles ficam famintos em segundos e assim brincam enquanto comem e estão entretidos. habitue o cachorro desde logo a sentar-se antes de lhe dar a ração.
apresente o cão ao maior nº de pessoas diferentes possível (principalmente homens e crianças) e leve-o à rua a conhecer mais cães. socialize muito o cão, isso é fundamental!
Boa sorte e vai ver que ganhou um amigo para a vida!
Rita
Don't make the mistake of treating your dogs like humans, or they'll treat you like dogs...
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

quarta fev 18, 2009 6:05 pm

barbiedoll Escreveu:muito obrigado, até imprimi para não esquecer, só mais uma pergunta devo escovar o pelo do cao 1 vez por semana? hoje mesmo vou ver um veterinario na zona e os preços e marcar para o cão ir lá e passar na junta para trazer os impressos e ver o preço do registo.
:lol:
os impressos à junta de freguesia nao se vao buscar..depois de ter dado a vacina da raiva (que geralamente tera de ser dada depois das 2/3 primeiras vacinas) e colocado o chip vai com o boletim de vacinas, bilhete de identidade e contribuinte do proprietario do cahorro e dao-lhe entao um papelito para anexar ao boletim de vacinas...eu paguei a semana passada 6,70eur..mas julgo que depende das juntas..bem como as vacinas

a 1ª 27eur
a 2ª e 3ª 30eur/cada
Chip 20eur
Vacina da Raiva - 28,50

escovar penso que o ideal é uma vez por semana..no entanto nesta altura do ano e no outuno a queda de pelo mais frequente e acho que nao ha mal escovar com mais frequencia..

banho...niguem recomenda antes de ter as vacinas todas..e sinceramente tb axo k nao é preciso...como passa o tempo odo em casa nao se suja por aí alem...há shampos em pó ou entao as toalhitas..

e atencao aos ouvidos...provavelmente no veterinario vao tentar vender-lhe um produto que liquidifica a cera e dps é só passar um bocadito de papel higienioc para tirar o maior que vaivindo para fora...(pelo menos comigo foi assim)

e nao se asuste se o vir sempre com fome..eles sabem é mto!!!o meu come tudo o que pode e nao pode e depois anda de diarreia ou a vomitar..que representam idas extra ao veterinario...
ozzyekika
Membro Veterano

quarta fev 18, 2009 10:00 pm

ElMariachi Escreveu:
Existem umas toalhitas para cão que fazem o mesmo ou até melhor efeito. :wink:

Pedro
Obrigada Pedro nao fazia ideia! :wink:

os impressos à junta de freguesia nao se vao buscar..depois de ter dado a vacina da raiva (que geralamente tera de ser dada depois das 2/3 primeiras vacinas) e colocado o chip vai com o boletim de vacinas, bilhete de identidade e contribuinte do proprietario do cahorro e dao-lhe entao um papelito para anexar ao boletim de vacinas...eu paguei a semana passada 6,70eur..mas julgo que depende das juntas..bem como as vacinas

a 1ª 27eur
a 2ª e 3ª 30eur/cada
Chip 20eur
Vacina da Raiva - 28,50
Depende de cada vet...o chip do meu foi 35€ :evil:
Sara Moura
marizacruz
Membro Veterano

quinta fev 19, 2009 11:51 am

tentei duas vezes ir ao canil municipal onde a raiva custaria 9eur e o chip 12.5eur mas foi uma complicaçao de burocracia que nem eu entendi e la fui para o veterinario mais barato...é conforme as cidades e os sitios onde estao..provavelmente em Lisboa deve ser tudo mais caro
barbiedoll
Membro Júnior

sexta fev 20, 2009 12:05 am

oi! Então nesse aspecto tie sorte aqui no canil de leiria dão as vacinas só temos que as comprar e põe o chip por 12.50. de resto não cobram mais nada é optimo, sempre que puder estou a pensar dar um saco de ração afinal é muito bom contar com o vet do canil, quanto á ração andei a ver preços e composições mas ainda não me decidi, as royal são um pouco caras estou a pensar a pro pln purina one, preciso de ver também a quantidade de ração que vou ter que comprar por mês.
marizacruz
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 10:46 am

barbiedoll Escreveu:oi! Então nesse aspecto tie sorte aqui no canil de leiria dão as vacinas só temos que as comprar e põe o chip por 12.50. de resto não cobram mais nada é optimo, sempre que puder estou a pensar dar um saco de ração afinal é muito bom contar com o vet do canil, quanto á ração andei a ver preços e composições mas ainda não me decidi, as royal são um pouco caras estou a pensar a pro pln purina one, preciso de ver também a quantidade de ração que vou ter que comprar por mês.
é o que eu digo conforme os concelhos...no meu o veterinario so la esta as quartas de manha e da ultima vez que la fui nem o conheci la me deram o recado de que a lei mudou e la para março poderia voltar com o FOX para dar a vacina da raiva..la me preguntou o sr que toma conta daquilo se o FOX tinha 3 meses...mas ele ja fez os 6 portanto tinha de ver resolvida a questao e la fui ao veterinario de sempre...

quanto a comida a maior parte delas tem site é uma questao de ver para ver as quantidades..mas claro conforme os meses vao passando vai aumentado e vai chegar a um ponto que o saco de 15kg por mes nao chega...e se for como o meu vai andar esganado de fome o tempo todo..nem da para ensinar-lhe nada com comida..e estao sempre a dizer-me que o meu FOX é magro..na semana passada la perguntei à VET ao que ela me disse que se calhar as pessoas é que têm os delas gordos..tenho uma colega que com 3 meses de idade dava 400gr por dia de purina one e eu a dar 250gr...parecia uma bolinha o dela e o meu um esganadito de fome!lol
Responder

Voltar para “Cães”