Fases (geckos leopardo)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
ruisilva08
Membro Júnior
Registado: terça fev 10, 2009 9:17 pm

terça fev 17, 2009 5:39 pm

boas. Estou com muita curiosidade para saber como funcionam os genes, pois eu não compreendo bem isto. Queria, se possível, um site com as fases dominantes e co-dominantes. Acho que co-dominantes são só mack snows e mack super snows, mas nao tenho a certeza...

Depois o que me confunde um bocado é o heterozygous e homozygous.
Acho que heterozygous significa que o gecko tem os genes do pai e da mãe e homozygous significa que o gecko só tem os genes de um deles não é?

Imaginem (só a imaginar) que penso cruzar um gecko SHTCT het RAPTOR com uma gecka high yellow.
As probabilidades das crias nascerem com as morphs dos pais são estas:

25% Het. High Yellow,
25% Het. High Yellow, Het. SHTCT,
25% Het. High Yellow, Het. RAPTOR,
25% Het. High Yellow, Het. RAPTOR, Het. SHTCT

Está correcto o que fiz? Se não em que é que falhei? É que eu não percebo mesmo nada disto e gostava de compreender melhor isto das fases.

PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

terça fev 17, 2009 10:34 pm

Completamente errado..

Nao existe het SHTCT pois SHTCT é line bred, ou seja, foi uma morph aprefeiçoada apartir da morph normal, logo um shtct não é mais que um gecko homozigótico normal mt bonitinho.

Com esse cruzamento, a unica coisas que tens é geckos de diferentes padrºoes entre normais, hi yellows(que também é line bred de normal), tangerines, hypos e com sorte super hypos, e desses 25%são het raptor, 25%het eclipse, 25%het albino e 25% não hets..

Quanto a ser homozigotico, os mack snow ão na verdade het mack snow, pois se fossem homo mack snow, seria na verdade super snow. Isto pelo facto do gene mack snow ser co-dominante... Os enigmas por exemplo são também co-dominantes, mas ainda não é conhecida a sua forma homozigótica, isto é, pelo que sei ainda não se descobriram "super" enigmas, e por isso existem inumeros criadores que não classificam os enigmas como co-dominantes mas como dominantes, se não me engano. Ms quanto à genética dos enigmas, não tenho a certeza se assim é, pois ainda é uma fase da qual se sabe pouco, e não a estudei em pormenor.

Quanto à genética, aconselho-te a dar uma vista de olhos a conceitos como gene, gene dominante, gene co-dominante e gene recessivo.
Pois existem muitas muitas morphs de geckos, e cada uma com a sua trama. Tens de compreender que as morphs line bred não trabalham ao nivel da genética.

Por exemplo, um albino nao é mais que um gecko que possiu 2 genes de albino, se possuisse apenas um era het albino, pois albino é recessivo, e dai vias um gecko normal mas que possuia genes de albinismo. Nos mack snow, se um gecko tivesse 2 genes de mack snow, era não mack snow mas super snow, se tivesse apenas um gene de mack snow, era het mack snow, mas como o mack snow é co-dominante, essa caracteristica é visivel no corpo do geck0(o fenótipo, caracteristicas que são visiveis).

:wink:
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça fev 17, 2009 11:47 pm

Rui não tiveste biologia no 12º ano? Ficavas com uma exelente base de genetica. Se conheceres alguem com um livro de biologia de 12º ano dá uma vista de olhos. cumps
PedroC10
Membro Veterano

quarta fev 18, 2009 12:04 am

Eu não tive Biologia 12º, tive Física :P :P
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quarta fev 18, 2009 12:08 am

PedroC10 Escreveu:Eu não tive Biologia 12º, tive Física :P :P
Entao parabens pelos teus conhecimentos no assunto, mostra que te intressas e pesquisas :wink:
PedroC10
Membro Veterano

quarta fev 18, 2009 12:10 am

JaimeSousa Escreveu:
PedroC10 Escreveu:Eu não tive Biologia 12º, tive Física :P :P
Entao parabens pelos teus conhecimentos no assunto, mostra que te intressas e pesquisas :wink:
Nem podia ser de outro modo, quando se tem e gosta de animais acho que se procura saber o máximo sobre eles. E o meu conhecimento de genética é básico, bem gostava de saber mais, mas para isso é preciso tempo de pesquisa que nem sempre existe..
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

quarta fev 18, 2009 1:15 am

Ca ganda confusão!! :o

Por essas e por outras é que nunca me meteria a criar Geckos Leopardo! Se tivesse era só mesmo na descontra como tenho outros répteis. Era tudo corrido a "normais" que até são dos que eu gosto mais! Já me chegam os cálculos que tenho de fazer ao fim do mês! :D

De qualquer forma admiro quem se dedica tão apaixonadamente à genética "geckoleopardiana"! ;)

Abraço!
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quarta fev 18, 2009 7:44 am

Armindo77 Escreveu: Se tivesse era só mesmo na descontra como tenho outros répteis. Era tudo corrido a "normais" que até são dos que eu gosto mais!
Deves andar distraído... MUITO distraído 8)
Ricardo Leitão
Calsonic
Armindo77
Membro Veterano

quarta fev 18, 2009 12:40 pm

trustz Escreveu:
Armindo77 Escreveu: Se tivesse era só mesmo na descontra como tenho outros répteis. Era tudo corrido a "normais" que até são dos que eu gosto mais!
Pois... devia ter dito das 5 ou 6 "morphs" que conheço, os normais são os que gosto mais... :D
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

quarta fev 18, 2009 8:14 pm

Armindo77 Escreveu:
trustz Escreveu:
Pois... devia ter dito das 5 ou 6 "morphs" que conheço, os normais são os que gosto mais... :D
isso é muito relativo, eu sou como o armindo, por exemplo nas corns há dezenas e dezenas de morphs e eu adoro a normal, mas dos exoticos a fase selvagem é sempre a mais bonita, (no geral), digam o que disser :D
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
MikeMoldao1
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 5:36 pm

quarta fev 18, 2009 8:31 pm

conheço muitas fases de geckos e todos os dias vou conhecendo novas...a normal não é a minha preferida, mas é sem dúvida uma delas (:
<p><strong></strong></p>
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quarta fev 18, 2009 8:41 pm

Gostos não se discutem. mas existem dezenas de geckos diferentes bem bonitos tanto em termos de cores como de padrão.

Isto é um Normal. que por acaso é meu

Imagem

[segunda foto indisponível - HY]
Última edição por trustz em segunda jan 24, 2011 2:58 pm, editado 2 vezes no total.
Ricardo Leitão
Calsonic
zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

quinta fev 19, 2009 2:27 pm

calsonic segundo o que se encontra nesta pagina : http://www.leopardgeckowiki.com/wiki/in ... =Wild_Type

e passo a citar: "Normal Leopard Geckos or Wild Type Leopard Geckos are generally a dull yellow color with a large amount of black spots on them. The tail will be white with black spots on it. Before all of the colorful morphs came about, Normals and High-Yellows were the only morphs available. "

como podes ler la diz que é caracteristica dos wild type terem a cauda branca com pintas pretas... a cauda do teu gecko é algo direrente da descricao feita acima...

nao deixa de ser um gecko bonito...

aqui fica uma foto dum gecko wild type:

Imagem[/img]
Armindo77
Membro Veterano

quinta fev 19, 2009 6:18 pm

trustz Escreveu:Gostos não se discutem. mas existem dezenas de geckos diferentes bem bonitos tanto em termos de cores como de padrão.

Isto é um Normal estilo Selvagem. que por acaso é meu

Imagem
Que eu por acaso acho um espectáculo... apesar de ser fase normal e possivelmente não valer tanto que as fases todas maradas (digo eu que não conheço os preços)...
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta fev 20, 2009 6:17 pm

Para quem percebe de genetica aqui fica este programa muito util!
http://www.geneticswizard.com/
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”