Pedido aos Experts em Tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
jogadorpt
Membro Júnior
Registado: segunda jan 05, 2009 10:42 pm

quarta fev 18, 2009 10:04 pm

Olá,
Não sei se ja existe feito em algum lado, mas acho interessante existir uma tabela com o tamanho que as tartarugas devem ter em função da sua idade e espécie. Pelo menos das espécies mais comuns.
Seria uma importante ferramenta para acompanhar o crescimento das nossas amigas.
Um abraço
Jogador.
Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

quarta fev 18, 2009 10:12 pm

mas ai é que está o problema, elas crescem conforme as condiçoes, e como as condições mudam de pessoa para pessoa é dificil de dizer
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
jogadorpt
Membro Júnior
Registado: segunda jan 05, 2009 10:42 pm

quarta fev 18, 2009 10:21 pm

Mas o ideal seria saber como crescem em condições optimas. Assim, se a nossa amiga não acompanhar essa tabela é porque alguma coisa vai mal e temos de corrigir.
Jogador
Deadzao
Membro Veterano

quarta fev 18, 2009 10:25 pm

eu não conheço nenhuma tabela, mas pode ser que alguem saiba
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quarta fev 18, 2009 10:53 pm

É muito dificil se não mesmo impossivel fazer uma tabela desse género minimamente correcta, mesmo com condicões ideais os genes tambem falam e cada tartaruga tem o seu ritmo, já para não falar de outras coisas como os cuidados, 2 pessoas podem tratar da sua tarta igualmente correctamente porém com algumas diferenças que originam diferenças significativas nos seus crescimentos.

por exemplo, tenho duas tartas exactamente da mesma espécie compradas no mesmo local ao mesmo tempo, são tratadas da mesma forma e no entanto um delas é maior que a outra e bem significativamente.
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta fev 18, 2009 11:43 pm

limao Escreveu:por exemplo, tenho duas tartas exactamente da mesma espécie compradas no mesmo local ao mesmo tempo, são tratadas da mesma forma e no entanto um delas é maior que a outra e bem significativamente.
Se calhar porque uma é macho e outra é femea... :wink:
<p></p>
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta fev 18, 2009 11:48 pm

jogadorpt Escreveu:Olá,
Não sei se ja existe feito em algum lado, mas acho interessante existir uma tabela com o tamanho que as tartarugas devem ter em função da sua idade e espécie. Pelo menos das espécies mais comuns.
Seria uma importante ferramenta para acompanhar o crescimento das nossas amigas.
Um abraço
Jogador.
A questão muitas vezes nem é o tamanho, mas sim a idade... raramente se sabe com precisão a idade de uma tartaruga...

Mas posso afirmar que, segundo entendidos, uma Geochelone Carbonaria saudável com 6 meses deve medir 7,6 cm de plastrão.

Fonte: http://www.redfoots.com/hdiet.htm
<p></p>
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

quinta fev 19, 2009 3:35 am

Há muitos factores a ter em conta... se as hibernas ou não, a alimentação, a genética do individuo,...

Se seguires os cuidados a ter com ela em termos de alimentação e alojamento, podes estar descansado que, independentemente do tamanho, ela está saudável, aliás nem sempre a maior tartaruga é a mais saudável!

Abraço.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Deadzao
Membro Veterano

quinta fev 19, 2009 6:33 pm

Armindo77 Escreveu:Há muitos factores a ter em conta... se as hibernas ou não, a alimentação, a genética do individuo,...

Se seguires os cuidados a ter com ela em termos de alimentação e alojamento, podes estar descansado que, independentemente do tamanho, ela está saudável, aliás nem sempre a maior tartaruga é a mais saudável!

Abraço.
nem mais
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

quinta fev 19, 2009 7:00 pm

mesmo doque se conseidera boas condiçoes pode ser dificil, por exemplo: em termos de temperatura considera-se ideal entre os 24-28ºC, mas uma que está a 28º deve crescer mais que uma a 24ºC.

Limao uma vez ja tinhamos discutido no forum isso de uma das tuas tartas ser maior que outra e tinhamos chegado a conclusao que elas eram de sub especies diferentes, ou estou enganado? :wink:

Eu vou começar a medir as minhas tartas todos os meses, pois em pequenas crescem muito, ja tenho uma tabela e um grafico contruidos para ir la pondo os dados. Já tenho os resultados do mês de Fevreiro e a minha mississipi está com 5cm e a hieroglifica com 4cm trenho-as à meio ano, mas nao sei a idade.
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
Deadzao
Membro Veterano

quinta fev 19, 2009 8:13 pm

eu tenho uma missi e uma hiero da mesma idade e a miss tem o dobro do tamanho, e uma nelsoni que tem meses e esta bem grandote
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”