Qual colónia protegida qual carapuça...bela casinha arranjei

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta fev 19, 2009 12:04 pm

Foi abandonado um gato juvenil nas minhas traseiras, que é um jardim com algumas árvores.
O gatito está aterrorizado e vive práticamente em cima das árvores.
Desce para procurar comida e corre logo para uma determinada árvore, que até nem é muito alta.

Na 6ª. feira passada coloquei a armadilha e o gatito entrou...a armadilha fechou...e ele saíu por onde entrou :x :( forçou a porta para o lado, espremeu-se e pirou-se :(

Agora, nem se aproxima da armadilha. Come à volta dela e nada de entrar.

A minha angustia é que o tempo está contra ele.
Passo a explicar: os miúdos do bairro 6 de Maio, assim que derem por ele...adeus gato :x ou leva uma corrida em osso dali para fora ou matam-no.

Sugestões para captura?
Pensei no Vetranquil, mas não sei o efeito dele nos gatos.
Última edição por seal em sexta ago 14, 2009 3:55 pm, editado 3 vezes no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 19, 2009 4:21 pm

Boa tarde seal.

Essa medicação também é usada em gatos, sim. Mas, para já é de uso Veterinário e só mesmo comprado numa Clínica. Logo, quando o for comprar, tem que colocar todas as suas dúvidas à Vet que lho vender :wink:

Atenção que tem que ter bem calculado, mesmo que a olho, o peso aproximadamente, do animal!

Além disso, reparei que falou que o gato está sempre numa árvore.... Cuidado que quando a medicação começar a fazer efeito ao animal, ele pode cair e ferir-se gravemente pois cairá sem as suas faculdades para poder calcular distância/altura... e forma/posição de como cair. Anote-se que, muitas vezes, chega a fazer mais dano a um gato, cair de uma curta altura do que de alturas que nos pareçam mais perigosas e que acabam por nem ser tanto assim...

Essa armadilha que usou, se o animal conseguiu desenvencilhar-se dela, não está a fazer o uso desejável duma armadilha!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano

quinta fev 19, 2009 4:48 pm

O meu receio é que, sendo o jardim um espaço aberto e, ainda por cima, é às lombas, o gatito adormeça num sítio que eu não veja e aí fica à mercê dos tais gaiatos e também dos cães.

No caso de não ter efeito quase imediato, pode subir à árvore e cair e, novamente fica exposto :?

Já estou a utilizar outra armadilha.
Última edição por seal em quinta fev 19, 2009 4:52 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta fev 19, 2009 4:52 pm

É ficar por lá coisa de uma hora após ingestão... porque é quanto chega a demorar o efeito em muitos animais. Por vezes menos mas noutros... :?

Eu optava novamente pela armadilha mas com um petisco irresestível. Coloque-lhe uma sardinha CRUA :wink: porque exala imenso odor... e ele não vai resistir :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano

quinta fev 19, 2009 5:55 pm

Obrigada :wink:

Logo vou tentar com a armadilha forrada com jornal e besuntada de sardinhas.

Espero bem que o estuporzinho entre :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta fev 19, 2009 6:21 pm

Não engane o animal... :twisted: nada de “besuntice”... com sardinhas, mesmo! :P :wink: :lol:

Afaste-se da armadilha de forma a que ele não a veja por perto e preferencialmente tape-a com uma toalha escura, ou algo também escuro, para que não se aperceba das grades... :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 9:23 am

Nem sardinhas, nem besuntice, nem o raio que o partisse :x
Fui informada por 1 vizinha que ontem toda a gente se lembrou de mandar comida pela janela...é claro que tinha o pandulho cheio e por isso nada de sair da árvore :x

Assim vai ser difícil :(
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 3:21 pm

Que chatice... :| Peça ao pessoal daí para não lhe darem nada e por vezes, mesmo assim só ao fim de mais que um dia de fome é que vão ao "isco"...

Boa sorte e vá dando novidades, por favor.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 4:32 pm

Leonilde, falar com estas vizinhas é a mesma coisa que pregar aos peixes.
Não vale mesmo a pena.
Enfim...vou continuar a tentar :wink:

E, à conta da comida atirada lá para o jardim, à noitinha fui passear a cadela, distraí-me um pouco...e tunga toca de se esfregar toda numas cabeças de chicharro...ena que pivete!
Lá tive de dar banho à cadela já com um olho fechado e o outro entreaberto :x
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 7:03 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: Desculpe mas não resisti á cena... :P :lol: :lol: :lol: Parecia que consoante ía lendo, estava a ver uma comédia... :lol: :lol: :lol: :D

É preciso mesmo muita paciência para se capturar alguns gatos :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 11:58 am

Nem vos conto o meu sábado e o sábado do Gabriel :x
Por volta das 10h da matina, grande confusão de cães nas traseiras...descobriram o gato e acossaram-no até à árvore, ficando ali até se cansarem.

À tarde tive de montar guarda ao gato, pois foi a vez dos arruaceiros dos miúdos o descobrirem na árvore e, começarem a apedrejá-lo para o tirar de lá.
Lá tive de ir mais a cadela guardar o Gabriel até se cansarem e irem embora. Foram, mas com a promessa de regressarem no domingo

Desse dia não ìa passar desse por onde desse: como não comeu o dia todo, agarrei numa latinha gourmet, espetei-lhe 2 ventranquil e aguardei que viesse comer. Lá o fez ao fim de mais de 1 hora…esperei mais de 1h30 pelo efeito, que tardava a acontecer…finalmente lá o vejo mais trôpego das patas traseiras a tentar correr até à “casa-árvore dele”. Subiu na boa e eu ìa-me dando um treco…e agora?

Chamo uns quantos vizinhos, cravo uns quantos escadotes, sobreponho escadotes, subo à árvore e o estupor do gato sempre a subir mais. Rendi-me, pois de macaco não tenho nada e não ìa arriscar partir o pescoço, né?

Nisto passam 2 chavalos que costumam estar por ali a enrolar umas ganzas (que me chamam a senhora dos gatos), foram cravados, subiram à árvore e fizeram-no descer.
Depois de muita corrida, lá foi encurralado na parte da frente dos prédios, num mini jardim com muros e rede. Já não teve pedalada para subir e lá o apanhei. Tadinho urinou-se todo :cry:

Estou com muitos remorsos pelo que o fiz passar, mas sei que se não o apanhasse à má fila, ìa ter um fim muito triste.

Está muito constipado, sujo e aterrorizado.
Finalmente hoje comeu, bebeu e foi ao caixote :wink:
Logo vai ao vet e provavelmente terá de ficar lá, pois não o consigo ter em casa

Ele precisava mesmo era de uma fat temporária. Pelo menos para o fazer esquecer o trauma por que passou nos últimos dias
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 2:25 pm

Foi uma luta...mas conseguiu :wink: :D Parabéns e um bem haja por se ter preocupado com o animal.

Coloque um apelo via email...e apelos nos foruns em que tenham sector de adopção :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 4:03 pm

Obrigada Leo :wink:

Agora vai ser tratado da constipação, castrado/esterilizado... :oops: nem vi...
Depois farei apelo para adopção ou caso me tenha enganado e, for bravinho terei de arranjar uma colónia controlada para o soltar.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda fev 23, 2009 4:30 pm

Ainda bem que conseguiu apanhar o gatinho. :D
Espero que corra tudo bem com ele e que não precise de voltar para a rua :wink:
Tire fotos e vá dando notícias :P
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 4:34 pm

seal Escreveu:Obrigada Leo :wink:

Agora vai ser tratado da constipação, castrado/esterilizado... :oops: nem vi...
Depois farei apelo para adopção ou caso me tenha enganado e, for bravinho terei de arranjar uma colónia controlada para o soltar.
De nada :wink:

Que idade terá esse gatito? Já terá idade para a castração? :?
Se ainda é novito, bem domesticado, ele entra na linha...para poder ser adoptado :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”