[URGENTE] Caturra e ovo

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sexta fev 20, 2009 1:45 pm

Olá a todos!

Hoje de manha quando acordei fui ver o Nuriko e ele estava a chocar um ovo :o

A gaiola tem um monte de sementes no chao que eles atiram e com o ovo por cima , sem ninho! nao sei o que fazer, por favor, preciso de ajuda. achava que e um ele, mas agora ja nem sei!

O que eh necessario? sera um ovo que tem um caturrinho dentro? Eu tenho outra noutra gaiola e eles estao juntos muittas vezes.

O que podera ser?

Obrigada!
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta fev 20, 2009 2:52 pm

Se tem um casal de caturras, apesar de não viverem na mesma gaiola, se costumam estar juntos, pode ter aumentado a sua vontade de criar, quanto a esse ovo, nada poderá fazer pois se foi colocado o chão, dificilmente o chocaria e é pouco provavel que esteja galado, o que acho que devia fazer era ter a certeza que tem mesmo um casal, depois juntá-los na mesma gaiola e colocar-lhes um ninho.
Catih
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 3:27 pm

Não sei que fazer, pois ela choca-o com uma vontade...
Como se ve o sexo nas caturras amarelas? Pode ver no petsite, a amarela. Essa Rosita (amarela) assobia imenso!

Como é que se vê se está galado ou nao?

Obrigada por me responder :D
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 6:44 pm

Ao final de 5,6 dias pode ver o ovo contra luz e caso esteja galado irá ver o passarinho lá dentro, se estiver transparente com apenas a gema, não está galado. Quanto a ver o sexo de caturras amarelas, é pela face laranja, se tiver o laranja bem carregado é macho, se for meio esbatido será fêmea, mas o mais certo e´mesmo por teste de adn, custa 5€ e é muito mais seguro.
Catih
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Obrigada pelo esclarecimento :D

Eu acho que é macho, pelos ossos da cloaca.

Obrigada
<p>
<p>
<p>
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta fev 20, 2009 9:30 pm

Pela fotografia do seu perfil, apesar de não se ver bem pois está sempre de frente, parece-me quase de certeza que é macho, e pelo que percebi andam soltas de vez em quando, o que aconselho é que os junte na mesma gaiola apesar de os ir deixando passear e voar pela casa e lhes compre um ninho, quanto a esse ovo, o melhor é retirar-lho para que comece a procurar o ninho e o macho para poderem criar.
Catih
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 12:23 am

Eu coloquei um ninho com o ovo la dentro e ela nao quer entrar. tudo o que é novo, tem medo... enfim... :roll: :?

Bem, ate logo
<p>
<p>
<p>
mcamedjay
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

sábado fev 21, 2009 1:17 am

deixa ficar o ovo no sitio, se ela o pôs e começou a chocar, é pk não se encontra incomodada com o ambiente que a rodeia, e sim é possivel criarem sem ninho, e meter os ovos no fundo da gaiola e levar a adiante o choco, quando o par se encontra na mesma gaiola.
no teu caso, ainda não vi como são as tuas caturras, mas mesmo sendo duas fêmeas podem muito bem receber estimulos para colocar ovos.
agora assim, modificas-te as coisas, deves ter cuidado, estes tipo de stress podem causar retenção de ovos na cloaca, sabes k ela meteu o 1º ovo hj, o próximo será no domingo, é de dois em dois dias, por isso cuidado.
podes experimentar colocar os dois na mesma gaiola, pra ver se alternam o choco, nesta espécie tanto o macho como a fêmea chocam alternadamente
já viste que a caturra lutina (amarela tens os ossos da cloaca apertados certo? então é provável k seja macho)
quanto aos ovos estarem galados ou não, isso é dificil, principalmente, pk a cópula ocorre dentro do ninho, o macho entra pro ninho e chama a fêmea pro interior, por vezes tb pode ocorrer no exterior, e quando fazem, dá-se conta, fazem barulho
Catih
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 11:32 am

Obrigada pela resposta

Eu já não sei que fazer, porque são tantas respostas diferentes :(
Ela nem voa, esta "bola" e treme e esta sonolenta, agachada, em cima dum poleiro, é normal? Ainda é sábado!
Tiro o ovo do ninho (que ela não entra para la) cá fora? no mesmo sitio? talvez seja melhor... para experimentar. O que posso fazer quando o ovo fica preso na cloaca?

Eu ouvia às vezes, juntos e sozinha, um barulho que pareciam grilos mas baixinho, deve ser isso...

Obrigada
<p>
<p>
<p>
Joaoejoca
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 4:48 pm

Bem, não percebi em que dia pôs o ovo, mas se está em "bola", treme e está muito sossegada, isso não é bom sinal. Como tirar o ovo da cloaca, eu não sei como se faz, já ouvi varias versões, entre tentar parti-lo para que possa sair em pedaços, como forçar a sua saída através de massagem da zona colocando azeite para que escorregue melhor, mas deixo essa questão para quem tem experiência.
Agora, se está tipo "bola" e a tremer, devia procurar uma justificação para isso e uma solução, isso não é bom sinal.
Catih
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 5:34 pm

É extremamente perigoso parti-lo, estive a ler várias maneiras googlando. Ela já está melhorzinha, mas eu acho que ela está a fazer isso por causa dos ovos que estão para sair.

Pôs o ovo ontem

Obrigada pela resposta
<p>
<p>
<p>
Joaoejoca
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 5:41 pm

Já os juntou aos dois na mesma gaiola? junte-os e deixe ficar o ninho, mesmo que nesta postura já não vá a tempo de ainda terem sucesso na criação, logo a seguir fará nova postura e tudo correrá bem. Tem de ser o macho a chamá-la para o ninho, se ela estiver sozinha não entrará por entrar. Dê-lhes serralhas, vai ajudar nesta fase.
Catih
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 5:55 pm

Eu nao os quero por juntos, ele bica-lhe e aleija-a e nao os quero a criar, ela já está mal, nao a quero por pior.
<p>
<p>
<p>
Catih
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 8:12 pm

Um criador de outro site disse-me para lhe dar urgentemente Zooserine pois devia ser um ovo atravessado e já lhe dei. Só espero que melhore, mas continua sem querer comer nem beber, nem defeca. Mas beber lá bebe.
<p>
<p>
<p>
mcamedjay
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

sábado fev 21, 2009 9:50 pm

É preciso ter calma, primeiro de tudo, ainda não passou o dia em que deverá por o segundo ovo, acho eu que tu vês as tuas aves todos os dias, e se só deste conta do ovo na sexta de manhã, por isso até domingo sem stress, a partir daí é k é mau.
Rebentar o ovo dentro da cloaca NUNCA!!
o que podes fazer é proporcionar massagem com água morna da zona da cloaca. se chegar a ser preciso, empurrar o ovo com jeitinho de maneira a não partir, a causa provável disso, é a temperatura baixa, por isso arranja um local mais quentinho, outro facto é o de ser uma ave ainda jovem.
E arranja-lhe cálcio, uma das outras causas de retenção é falta de cálcio e o ovo não formar a casca completa
Quanto menos a manuseares melhor, menos stress lhe causas, está na postura, já lhe causa bastante stress, amanhã sim, é que deves ter cuidado caso não saia o ovo
Responder

Voltar para “Aves”