Olá a todos.
Tenho um casal de canários já há 1 ano e acontece que em Maio do ano passado decidi cortar as unhas da fêmea uma vez que estavam grandes, acontece que entrou em stress e ficou uma série de tempo agachada e mal se segurava no poleiro. Passado umas semanas começou a conseguir segurar-se no poleiro mas nunca mais se segurou como antigamente, ou seja não flecte as patas como deve de ser, fica tipo agachada no poleiro e inclusivé o nascimento das unhas numa das patas não está com o formato normal (redondo) estão a nascer a direito devido à posição em que ela coloca a pata por estar agachada e regularmente corto-lhe.
A minha questão é, como já está quase a fazer 1 ano acho dificil ela voltar ao normal, no entanto age de forma normal, a comer, beber e a lavar-se.
Ela está junta com o macho aliás desde o Verão passado não cheguei a separá-los, será que criam na mesma? E a fêmea vai ter dificuldades??
Obrigada.
Ana
Canária paralisada nas patas
Eu se fosse a si optava por colocar a canária numa voadeira grande onde fosse obrigada a exercitar-se mais pois se ela começa a querer chocar, vão ser mais 5 ou 6 semanas agachada e pode nunca mais se endireitar e acabar por morrer por não se conseguir mexer. Coloque numa voadeira ou vá soltando dentro de casa para que voe e seja obrigada a movimentar-se mais a ver se recupera a forma fisica, só depois deverá juntar com o macho para que criem. Já tive uma canária que também ficou com um problema parecido e acabou por morrer em cima de 3 filhotes que também morreram, acho que não vale a pena arriscar.
Pode dar também um suplemento vitaminico e papa de ovo a ver se ganha mais força para se endireitar...
Pode dar também um suplemento vitaminico e papa de ovo a ver se ganha mais força para se endireitar...
Obrigada pelo conselho.
Amanhã como é dia de lavar a gaiola vou aproveitar e separo-a do macho. Como não tenho voadeira vou ter que optar por soltá-la em casa regularmente e "rezar" para que ela volte ao normal. Acha que é possível? Visto que já lá vai tanto tempo?
Quanto a vitaminas, tenho sempre à disposição papa amarela misturada com sementes da sáude e costumo dar semanalmente maçã. Penso que já é suficiente. O suplemento vitaminico a que se refere deve ser à base de complemento B12, não?
Obrigada mais uma vez.

Amanhã como é dia de lavar a gaiola vou aproveitar e separo-a do macho. Como não tenho voadeira vou ter que optar por soltá-la em casa regularmente e "rezar" para que ela volte ao normal. Acha que é possível? Visto que já lá vai tanto tempo?
Quanto a vitaminas, tenho sempre à disposição papa amarela misturada com sementes da sáude e costumo dar semanalmente maçã. Penso que já é suficiente. O suplemento vitaminico a que se refere deve ser à base de complemento B12, não?
Obrigada mais uma vez.
Obrigada pelo conselho.
Obrigada mais uma vez.

Obrigada mais uma vez.
Aos canários costumava dar um suplemento multivitaminico, nesta época dava especialmente vitaminas Ad3E, pela criação mas aconselho que por agora dê antes um multivitaminico mesmo, complexo B é bom. Não coloque na àgua, segure com jeito e coloque uma ou duas gotas directamente no bico, depois coloque de volta na gaiola para que beba agua, é mais eficaz pois as vitaminas diluidas na agua tÊm uma quantidade de desperdicio muito grande, além de obrigarem a mudanças duas vezes por dia.
Procure serralhas e dê-lhe frescas todos os dias, de preferência bem pequenas, quando ainda são muito tenras, gostam mais e têm maior valor nutritivo. Quanto a soltar dentro de casa, atenção a fechar as cortinas para que não voe contra as janelas. Espero que recupere bem.
Procure serralhas e dê-lhe frescas todos os dias, de preferência bem pequenas, quando ainda são muito tenras, gostam mais e têm maior valor nutritivo. Quanto a soltar dentro de casa, atenção a fechar as cortinas para que não voe contra as janelas. Espero que recupere bem.
Obrigada mais uma vez pelos conselhos! O casal já está separado desde Sábado passado e amamnhã como é feriado vou soltá-la no meu quarto, aliás quando ela veio para minha casa há 2 anos costumava soltar e tinha por hábito fechar as cortinas e onde tenho espelhos colocava uma toalha para ela não ter a tentação de ir contra ele. Quanto ao suplemento vitaminico costumava comprar o Glicopan que também dá para colocar na água ou directamente no bico, foi-me aconselhado na altura por ser só feito à base de complexo B.
Quanto à serralha, onde posso encontrar essa planta? Encontra-se facilmente no mercado ou tenho que ver se descubro em algum campo, sendo dificil este último porque não sei reconhecer essa planta, já estive a ver na net mas não me é nada familiar.
Quanto à serralha, onde posso encontrar essa planta? Encontra-se facilmente no mercado ou tenho que ver se descubro em algum campo, sendo dificil este último porque não sei reconhecer essa planta, já estive a ver na net mas não me é nada familiar.

Qunato à serralha podes encontrar neste link uma foto, http://bloggerbirds.blogspot.com/2007/0 ... ralha.html.
Espero que esteja a recuperar bem a tua canária.
Espero que esteja a recuperar bem a tua canária.
Já tinha visto esse link, a minha dúvida é saber onde encontrar esta planta, sem ser no campo se há à venda.
Quanto à recuperação está a ser lenta, devido a ter apanhado aquele jeito nas patas (parece que está paralisada) não flete muito bem as patas, vou tentar soltá-la com regularidade, dar o multivitaminico e tentar encontrar a tal planta. Gostava muito que ela voltá-se ao normal. Obrigada pela preocupação.
Quanto à recuperação está a ser lenta, devido a ter apanhado aquele jeito nas patas (parece que está paralisada) não flete muito bem as patas, vou tentar soltá-la com regularidade, dar o multivitaminico e tentar encontrar a tal planta. Gostava muito que ela voltá-se ao normal. Obrigada pela preocupação.
Ok. Vou tentar encontrar nos jardins perto da minha casa, telvez consiga essa planta junto ao jardim do Palácio de Queluz.
Quanto ao suplemento vitaminico, estou a ter dificuldade em encontrar o Glicopan Pet que costumava dar aos meus canários e a loja que tinha esse produto já fechou, conhece outra marca de qualidade que me aconselhe a comprar? Obrigada.
Quanto ao suplemento vitaminico, estou a ter dificuldade em encontrar o Glicopan Pet que costumava dar aos meus canários e a loja que tinha esse produto já fechou, conhece outra marca de qualidade que me aconselhe a comprar? Obrigada.