nel Escreveu:
Olá
Quando se trata do abate de cães, entra muito facilmente em consideração o factor emocional/afectivo. Parece que estamos a condenar à morte um nosso igual, porque a associação aos nossos próprios cães é inevitável. É perfeitamente compreensível. E normalmente até se diz: "ninguém nos dá o direito de tirarmos a vida a um ser vivo". Então e as vacas, os frangos os porcos não são seres vivos assassinados aos milhares diariamente para nós comermos? Assim como aqui foi dada a imagem de se imaginar uma pessoa a olhar nos olhos de um cão num canil e decidir que ele vai ser abatido, por que motivo não se usa essa imagem em relação a um borrego, que ainda por cima tem aqueles olhinhos lindos e ternurentos?
Olá:
Acho o seu raciocínio perfeitamente lógico e bem elaborado.
É claro que com os animais que vivem connosco se desenvolvem laços afectivos mto mais fortes e estreitos do que com os animais pecuários. É por isso que lhes chamamos "animais de estimação", certo  

?
Como já disse, sou contra o abate, de uma forma geral, mas em especial no caso dos animais de estimação...e a questão que coloquei até se relacionava com os critérios de abate destes: o serem + bonitos, maiores, raças perigosas...qual?
Mas também devo confessar uma coisa, no seguimento da sua msg: eu não como carne  

e não é por causa da peste suína africana, da doença das vacas loucas, ou dos nitrofuranos dos frangos...deixei de comer carne qdo terminei a minha licenciatura (Veterinária - Produção animal), há cerca de 14 anos, e pude constatar em que condições os animais pecuários era tratados e viviam. Essa foi a única razão!
Foi a minha maneira de demonstrar que estava contra, já que os $$$ e a economia não me permitiam melhorar as coisas...baixava a rentabilidade  

XLÉPS  :p