[b]Documentação[/b]

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 09, 2003 3:26 pm

Olá

Eu também não concordo que queiram cada vez mais gatinhos com o focinho muito achatado pois isso dá grandes problemas aos pobres gatinhos.
Agora deixe-me dizer-lhe uma coisa, não cruze a sua gatinha com um gato normal, pois não vão ser persas, vão ser srd e gatos assim há muitos e sem dono. Para a cruzar escolha um persa, mas pode tentar escolher um de focinho menos achatado, se tiver alguns cuidados os filhotes podem nascer com mais narizinho.
Antes de cruzar informe-se bem, os persas têm partos muito complicados.
Não tem fotos da sua gatinha no seu album, gostava de a ver.
Fale com a Mai-Mai, já que ela é criadora de Persas pode dar-lhe alguns conselhos.

A Amélis manda ronrons para o Sunny e diz que anda bem disposta e só espera que não esteja mesmo doentinha.

Beijokas
Kathleen
Tess
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta mai 02, 2003 1:11 pm
Localização: 4 gatos (2 Bosques da Noruega, 1 Siamesa e 1 Exótica)

quarta jul 09, 2003 9:39 pm

Através de doc diversa, incluindo doc veterinária, há de facto uma raça Exótica, recente é um facto (surge anos 60, se a memória não me falha nos EUA), como resultado do cruzamento que referiu. Esta informação é comprovada pela FIFe, o CPF e diversos sites a nível mundial. Não sendo especialista na matéria creio que a informação é fidedigna.
Quanto aos ácaros, segundo o veterinário, é frequente nascerem crias com ácaros. Correcto ou não n me cabe a mim avaliar.
Tratamento: Otoclean para limpeza e Conofite Forte, ao qual o vet adicionou um anti ácaros, com duração de 14 dias (7+7) sendo as 2 séries de 7 interrompidas por igual período (7 dias).
Tess
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta mai 02, 2003 1:11 pm
Localização: 4 gatos (2 Bosques da Noruega, 1 Siamesa e 1 Exótica)

quarta jul 09, 2003 9:58 pm

Quanto às suas questões julgo que a parte delas já terei respondido numa outra mensagem.
Referir-me à Luna como feinha é uma forma carinhosa de a tratar pois adoro-a.
Não cometo o erro de a comparar com os Bosques. São animais completamente diferentes, com porte e comportamento dispares.
O que é facto é que não deixo de a achar meio estranha até porque a própria cor não ajuda já que o preto predomina e o que realmente sobressai são os seus olhos redondondos e dourados, ternos e brilhantes.
O seu historial é para mim uma incognita. Sei apenas que o criador tinha, na altura, cerca de 40 gatos e deu a Luna a uma amiga minha que, pelo facto de ter um cão não pode ficar com ela e ma entregou. O certo é que ela vinha cheia de crostas corpito fora. O que foi possivel constatar na altura, já que a levei de imediato ao vet, é que ela trazia algum produto nas orelhas que as fez manterem-se mais ou menos limpas até ao momento e que pelos vistos ocultou a existência de ácaros.
Quanto ao que fazer a seguir, logo se verá.

[quote=mai-mai]
Olá,


Lá vou eu meter a colher. A sua exótica é bastante bonita. É uma tararuga bem bonita. Exótico não é uma raça, mas sim uma variedade de persas que, em concurso, são julgados simultaneamente com os persas de pêlo comprido. Como persa deverá ter as pernas curtas e grossas, cabeça grande, focinho achatado com bochechas e orelhas pequenas, o mais possível afastadas, grandes olhos e nariz curto. Não a pode comparar com um Bosques da Noruega, são totalmente diferentes. Pode crer que em exposição andam muitos exemplares que já têm ganho muitos prémios. Quanto ao peso, embora as gatas sejam mais pequenas que os machos, parece-me realmente pouco, é possível que seja devido a entrar em cio constantemente. Siga a conselho da Kathleen (ela é uma pessoa bastante informada e dá sempre conselhos muito válidos) e proceda à esterilização o mais rápido possível. Verá como engorda e fica mais meiga e calma. Entretanto, dê-lhe alguma coisa para abrir o apetite, por exemplo Nutri Plus Gel.
Quanto aos ácaros, não se nasce com eles, deve é tê-los apanhado da mãe, com a idade dela já deviam ter passado se tivessem sido tratados convenientemente. A sua vet não lhe receitou Oridermyl? É que os ácaros podem originar ótites graves. Além disso são extremamente contagiosos, mas o tratamento, apesar de moroso, é fácil.

A Bosques da Noruega é muito bonita (para mim todos os gatos são lindos) embora eu perfira os persas....

Beijinhos


Mai-Mai
[/quote]
rst
Membro
Mensagens: 149
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

quarta jul 09, 2003 11:36 pm

No que diz respeito ao narizinho é de facto um problema que o Duarte também tem.
Ele ressona imenso enquanto dorme e fica com a respiração muito pesada quando corre demasiado, é um pouco aflitivo, coitadinho...além disso também há o problema dos olhos que estão constantemente a lacrimejar. Lá engraçados são eles (com uma cara estilo bull dog) mas o pior é o resto... e de facto são eles quem mais sofrem...

O meu Duarte manda dizer que a sua Luna não é nada feinha, que até é bem engraçada, ah! e manda-lhe muitas marradinhas.
(cá entre nós, acho que ficou apaixonado) ;)
igualdade
Membro Veterano
Mensagens: 801
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Localização: 4 Gatos
Contacto:

quinta jul 10, 2003 1:58 pm

Olá, vi o seu Duarte

É um belo gatão ;)
A minha gatinha ainda tem menos nariz que o seu e neste momento está um cadinho constipada, por isso a respiração dela é mesmo muito aflitiva. Ainda não tenho fotos dela aqui porque ainda não as digitalizei, mas assim que puder faço isso, ela é parecida a uma gatinha chamada Eva que se encontra no albúm da arca.
Tenho muito medo do parto devido às dificuldades respiratórias dela, mas gostava muito que ela tivesse bébés, até ela crescer mais um pouco vou pensando nisso.

miaus
o Sunny está dormindo com as patas no meu teclado

Guida
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 10, 2003 2:10 pm

Olá

Posso estar a dizer uma asneira, mas do que sei o parto dos persas é muito complicado não pela respiração, mas porque eles nascem com uma cabeça muito grande e isso dificulta muito na altura do parto. Muitos têm de ser por cesariana, por isso se pensar nisso escolha bem o macho e tenha um veterinário para a auxiliar.

Beijokas
Kathleen
igualdade
Membro Veterano
Mensagens: 801
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Localização: 4 Gatos
Contacto:

quinta jul 10, 2003 2:17 pm

Olá Kathleen,



Está sempre por cá... Eu já assisti a partos de gatas ditas srd e numa das vezes tive que ajudar pois os gatinhos estavam mortos e um deles nasceu pelas pernas, felizmente tudo ficou bem e a gatinha recuperou. Quanto ao veterinário não estou contente com este onde vou, é caro e ainda por cima os meus meninos estão sempre a ficar doentinhos. Fui com a Princesa ao veterinário esta semana porque estava preocupada com a respiração dela, ele disse que ela estava ok e deu-lhe o program. Agora a minha amiguinha tem o narizinho todo entupido :( deve estar com gripe :( custa-me ter que voltar ao mesmo vet.
Ainda tenho remédios que ela tomou da outra vez que esteve assim, mas acho que não resultam.

Miaus


Guida
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 10, 2003 2:33 pm

Olá

Onde mora?
Pode ser que lhe aconselhem bons vets aqui.
A Mai-Mai, por causa do meu problema com a Amélia tinha-me falado que o vet onde vai com os gatos dela é muito bom e mais alguns foristas aqui gostam muito dos seus vets, por isso pode ser que lhe aconselhem um melhor.

Beijokas
kathleen
Tess
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta mai 02, 2003 1:11 pm
Localização: 4 gatos (2 Bosques da Noruega, 1 Siamesa e 1 Exótica)

quinta jul 10, 2003 8:27 pm

Olá Guida
Peço desculpa de estar a meter a colher mas, se tiver hipótese disso, porque não tentar o Dr. Fachada ali em Linda-a-Velha?
A experiência que tenho, tanto com gatos como com cães, é realmente boa. Notoriamente é um veterinário por vocação. Trata os nossos amiguinhos como se fossem pessoas (talvez melhor do que muito médicos nos tratam a nós).
Por outro lado, ele próprio faz serviço de urgência 24h/24h, deslocando-se a casa a qualquer hora do dia e da noite, nem que seja para assistir a um parto que esteja a ser mais complicado. Tem ainda o cuidado de nos telefonar a saber dos nossos doentinhos.
Talvez ele lhe resolvesse o problema.
Musky4u
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: sexta mar 08, 2002 7:25 pm
Localização: 2 hamsters ( o Bigodão e o Lelo da Purificação)

quinta jul 10, 2003 9:48 pm

Tess vou responder-te aquilo que querias anteriormente, documentação sobre as cores. Vi num site espanhol este livro ainda não o cheguei a ver mas pelo documento que puseram na internet baseado no livro parece-me ser aquilo que pedis-te: Robinson`s genetics for cat breeders.4th edition - Carolyn M. Vella et al.-Butterworth Heinemann e nesta página existe um quadro de cruzamento mas é para persas http://www.felinus-amicus.com/
rst
Membro
Mensagens: 149
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

quinta jul 10, 2003 9:54 pm

Tess:

Vi o seu Sunny, é um lindão. Como é a personalidade dele?
Dizem que os Ragdolls também são um espanto!

Quanto ao vet tm gosto imenso da minha, tem acertado em tudo o que diz respeito ao Duarte (e não tem sido pouco), por isso se mora na zona de LX tm lhe posso dar o contacto.
Bazan
Membro
Mensagens: 64
Registado: terça jan 01, 2002 1:01 pm
Localização: Bosques da Noruega: Nino e Hilda

sexta jul 11, 2003 3:08 pm

Olá. Vou responder ao seu tópico:
Quanto às cores deverá procurar por NFO colours ou patterns, no caso de Bosques da Noruega. Mas no registo dos gatos vem toda a informação sobre a cor e o grupo do gato.
Quanto às exposições há muito para explicar. antes de mais o gato que vai concorrer deverá estar no seu melhor, quanto ao peso (corpolência/estrutura óssea) e quanto ao pêlo (quantidade, aparência, apresentação).
As exposições de gatos são concursos de beleza e o gato é avaliado quanto à raça e como exemplar de determinada raça (cumpre ou não o estalão) e quanto à sua beleza. O gato tem de se apresentar impecável. Olhos, nariz e orelhas limpos.
Banho dado (de preferência) e escovados.
Antes de levar qualquer um dos seus gatos a concurso deverá ponderar a probabilidade de ganharem alguma classificação. Nem todos os gatos são bons exemplares para exposição.
Os gatos têm obrigatóriamente de ter as vacinas em dia e serem registados. A inscrição para o concurso é pago ao CPF.
Ana bazan
igualdade
Membro Veterano
Mensagens: 801
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Localização: 4 Gatos
Contacto:

segunda jul 14, 2003 2:53 pm

Olá,

O meu sunny é mesmo um espanto, é muito meiguinho, o miar dele é tão suave que quase não se ouve. Adora a nossa companhia, persegue-me por todo o lado e gosta de dormir comigo. À dois meses adquiri uma gatinha persa para lhe fazer companhia, escolhi essa raça por terem a fama de ser pouco barulhentos e pachorrentos, mas tenho tido problemas, embora eles tenham uma boa relação a gatinha anda muitas vezes doente.
Quanto ao veterinário, levei a minha gatinha ao meu veterinário antigo, aquele que ía quando morava no Algarve, a minha pequena foi muito bem tratada, ele explicou-me tudo sobre ela, que claro que não era normal ouvir-se sempre a respiração da gatinha, que ela estava a desenvolver uma gripe, agora já está a fazer antibiótico e toma umas vitaminas para fortalecer.
Quanto à esterialização das gatas, ele contou-me que na América essa faz-se às seis semanas, porque o aparelho reprodutor das gatas ainda não se começou a desenvolver, por isso nunca vão ter o cancro mamário, depois explicou-me que por cada cio as maminhas delas são estimuladas e é por isso que as probalidades de vir a desenvolverem cancro é maior.

Gosto deste veterinário


Mais uma coisa, ele aconselha a comida eukanuba em vez da purina, é mais completo o alimento. Se se colocar uma colherzinha de azeite na comida dos gatos o pelo deles fica mais bonito e brilhante.


ps - nunca deixem que um gato fique sem comer um dia pois o fígado dele vai absorver gorduras que existam no corpo e ele pode ficar com hepatite, se o gato quizer comer da nossa comida e rejeitar todas as outras deixem-no comer.



Miaus contentes - a minha menina já anda toda alegre
Guida
:D :D
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jul 14, 2003 3:11 pm

Olá

Mas cá não fazem a estilização ás 6 semanas pois não?

Julgo que a ração da Eukanuba é superior à da Purina sim. Do que tenho lido, dentro das rações superiores a da Purina é a pior e a que mais estimula os gatos a comer é a da Royal Cannin.

A colher de azeite na comida dos gatos nunca tinha ouvido, já tinha era ouvido de uma colher de óleo de girassol na comida dos cães. Não sei se um gato vai comer a comida com azeite.

Quanto a eles comerem a nossa comida parece-me que deve ser prejudicial. Nós colocamos demasiados condimentos que lhes fazem mal. O ideal é eles comerem sempre ração seca.

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”