Dúvida àcerca dos cristaizinhos das liteiras dos nossos amigos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

sexta jul 11, 2003 12:02 pm

Boa tarde,
recentemente aderi à compra dos cristaizinhos para colocar na liteira da Lolita, no caso, "My Super Cat", mas sei que há várias marcas.
A minha dúvida é a seguinte : segundo a srª da loja e a própria embalagem, o produto dá para um mês e que muda de cor, com a urina, mas que mantém todas as propriedades.
Na realidade, os cristaizinhos brancos têm vindo a passar a laranja, mas não noto odores, mas é mesmo assim?
Com que regularidade é que mudam a liteira, no caso de usarem produtos deste género?
É que eu pus quase meio pacote e para durar o dito mês, cada meio saco, dá para 2 semanas.
Dá mesmo?
Obrigada pelas ajudas,
V.
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jul 11, 2003 12:37 pm

Olá! :D

Aqui no forum dos gatos, já algumas vezes se falou do assunto das areias sanitárias. Se consultares o tópico abaixo indicado, poderás esclarecer as tuas dúvidas com mais pormenor, pois terás à disposição várias opiniões de foristas. Eu mesma dei o meu contributo baseado na experiência que tenho com esse mesmo litter de gel de silica, do qual falas. Inclusivamente refiro outras marcas, preços aproximados e locais de venda.

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6919

Espero que fiques ilucidada! ;)
vcruz
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 12:49 pm

Obrigada Cleopatre, eu tinha consultado esse tópico, aliás, eu consulto-os todos :)
Mas o que eu queria mesmo saber era se não vos fazia impressão ficarem tanto com os cristaizinhos sem serem mudados...
Obrigada,
V.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jul 11, 2003 1:40 pm

Olá

Eu exprimentei esses cristais esta semana e olhem odiei. A casa de banho da Amélia que nunca cheira mal tinha um cheiro horrível e ela não gostou nada, são muito pesados e ela tem mais dificuldade em escavar e tapar.
Continuo a preferir a areia aglomerante com cheirinho a pó talco.

Mas acho que deve ser normal os cristais não cheirarem mal. Do que o senhor da loja me disse, para um gato adulto dura 3 semanas não dura um mês como diz a embalagem.

Beijokas
Kathleen
vcruz
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 1:44 pm

Obrigada, Katheleen :)
A menina Amélia continua fresca e irresistivel, certo?
De certeza que tudo isto não passou de um nuvem muito negra.
Agora vem o Sol :D
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jul 11, 2003 1:52 pm

Olá,

A Amélia está bem, está muito bem disposta. Mas só acalmo e vejo o sol a chegar quando vierem os próximos resultados.

Beijoka
Kathleen
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jul 11, 2003 3:27 pm

Boas tardes,

Eu uso areia normal para Gatos e para que ela renda, vou tirando sempre os cocózinhos e remexo a areia. Não cheira mal e a urina é perfeitamente absorvida. A minha Mel fica toda satisfeita e até lá vai de seguinda dar uma mijinha de satisfacção!

Agora já repararão na diferença dos preços!? Areia normal e cristais!? desculpem mas não creio que valha a pena...

Miaus,
vcruz
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 3:37 pm

Olá Petruska,
eu também usava areia normal, até que nem gostava muito por causa da poeira, mas vá que não vá.
Só que ultimamente, ganhei alergia ao ar condicionado e tudo me faz tossir, vai daí o pó, está a ver, não é? :|
No entanto, eu também tirava logo os sólidos e retirava o máximo as partes húmidas, mas mesmo assim, nestes últimos dias de calor, notava um cheirinho antipático ao pé da liteira :oops:
Agora não se nota nada, mas faz-me impressão ver os cristaizinhos alaranjados..., mas que não cheira, não.
Quanto ao preço, tem toda a razão, não tem comparação, infelismente :o
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta jul 11, 2003 3:38 pm

Boa Tarde

Eu esta semana estou a experimentar os cristais, a Nana não teve problema em se adaptar, mas eu não estou muita satisfeita acho que é um engano, porque se o preço fosse mais baixo, dava para mudar todas as semanas e assim ate não era mau, durar um mes nem pensar a Nana nem se ia sentir bem lá dentro.
vcruz
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 3:44 pm

Pois Rute, é precisamente o que eu penso, mais dia, menos dia, vou mudar os cristais e adeus um mês :roll:
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jul 11, 2003 3:45 pm

É normalíssimo que os cristais não cheirem a urina até à 3ª semana, se usados apenas por um gato adulto. A partir daí cheiram um pouquinho, mas não é nada como o areão grosso que se vende em sacas de cartão! Até a areia aglomerante me cheirava mais intensamente em menos tempo...
Tenho agora dois gatos (uma adulta e um de 3 mêses) e um saco inteiro de cristais (4 kg) dá para 2 semanas e meia. A partir daí é mesmo necessário mudar e lavar o wc. Quando o pequenino crescer, a mesma quantidade se calhar só vai durar 2 semanas, o que aliás está indicado na embalagem.
Eu e a Anaïs preferimos este litter (o Matisse não sei, porque nunca usou do outro). Para mim vale a pena, até porque o preço do mais barato é cerca de 850$00, o que não me parece excessivo para o tempo de duração que aguenta... :|

A eficácia das areias para gatos dependem muito das características fisiológicas dos felinos. Há urinas mais activas e gatos que urinam com maior frequência e em maior quantidade. A composição química das areias pode ajudar a neutralizar, minimizar ou até piorar o cheiro...
vcruz
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 3:58 pm

O que me choca é estar alaranjado, pois vê-se que está usado, como dizer "xixizado" :oops:
Mas não cheira nada e a rapariguinha não reclama... :roll:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta jul 11, 2003 4:02 pm

Olá!

Já agora também dou a minha opinião, em relação à experiência que tenho. Já usei esses cristais de sílica, e de facto absorvem o cheiro bem. O facto de ficarem laranja, não quer dizer nada. Tem o aspecto muito positivo de não largarem pó, e não criarem bactérias. O aspecto negativo é rolarem pela casa toda, quase!! Quando os uso, encontro bolinhas em todo o lado!! :evil: :evil:
Tenho 5 gatos a usarem dois caixotes ao mesmo tempo (o das fêmeas, para 3, está àparte) e dura-me cada um mais de 2 semanas! Acaba por sair mais em conta! Mas pago mais caro do que a Cleo diz! Psago 1500 escudos por cada saco!
Quanto ao areão fininho, também gasto do do Carrefour, e não desgosto!
Até porque não encontro do outro à venda agora!
Abraço!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
vcruz
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 4:08 pm

Eu paguei 9 Euros numa loja de animais mas acredito que numa grande superfície seja mais barato.
Era um saco de 6 litros.
Não são bolinhas, são cristais, e realmente é desagradável pisá-los
e por enquanto, só estou a pisar os que caiem acidentalemnte, espero que ela não tente fazer prainhas com eles, como é costume... :roll:
Kathleen
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 4:17 pm

Olá

Esses sacos de cristais na loja onde eu vou custam 5€ cada saco.

Beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”